terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A MAIOR VERDADE SOBRE A CRISE


Repasso neste meu Blog um texto que recebi e cujo autor fala sobre a crise financeira mundial exprimindo à sua maneira a maior verdade do facto que todos reconhecemos e devemos propalar através deste meio de Comunicação. Faço aqui a minha parte:

"Vou fazer um slideshow para você. Está preparado?

É comum, você já viu essas imagens antes. Quem sabe até já se acostumou com elas. Começa com aquelas crianças famintas de África. Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele. Aquelas com moscas nos olhos.

Os slides se sucedem. Êxodos de populações inteiras. Gente faminta. Gente pobre. Gente sem futuro. Durante décadas vimos essas imagens no Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto, etc. Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados. São imagens de miséria que comovem. São imagens que criam plataformas de governo. Criam-se ONGs. Criam entidades. Criam movimentos sociais.

A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá, sensibiliza. Ano após ano, discutiu-se o que fazer. Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta.

Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo. Resolver, capicce? Extinguir. Não haveria mais nenhum menininho, terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta. Não sei como calcularam este número. Mas digamos que esteja subestimado. Digamos que seja o dobro. Ou o triplo. Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.

Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse. Não houve documentário, ONG, lobby ou pressão que resolvesse. Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia. Bancos e investidores"...

Na verdade é isto que todos sabemos. A 'Besta' simbolizada no sistema capitalista e consumista que criámos está chegando ao fim e os governos tentam ainda dalgum modo recuperar suas forças 'injectando' milhões que se esfumam ou se perdem irremediavelmente e poderiam servir para criar mais emprego ou erradicar a fome no planeta e/ou acabar com a pobreza e miséria de tanta gente. Tudo se resume nisto e não há nenhum governo que esteja inocente. Esta é a minha própria conclusão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts with Thumbnails