segunda-feira, 19 de abril de 2010

PAPA CHORA EM MALTA COM VÍTIMAS DE PEDOFILIA


A recente visita do Papa Bento XVI a Malta, país profundamente católico onde o apóstolo Paulo teria estado no ano 60 da nossa era depois de ter naufragado e dado à costa naquele arquipélago de 5 ilhas ao Sul da Cicília- Itália, tendo convertido seus habitantes ao Cristianismo, foi palco de uma homilia papal (no dia 18-4-2010) com a presença de 900.000 pessoas que escutaram suas palavras.

Ali recebeu depois um grupo de 10 cidadãos malteses, vítimas de pedofilia, que fizeram um pedido de audiência para serem recebidos pelo Papa que os escutou atentamente e fez um pedido de desculpas pelos pecados dos 3 padres católicos que abusaram sexualmente de crianças naquele país nos anos 80 e 90. O Papa exprimiu "vergonha e dor", tendo ficado profundamente comovido (com lágrimas nos olhos) pelas histórias das vítimas e do sofrimento de cada uma delas e suas famílias.

Enquanto Bento XVI estava em Malta, o Vaticano teve de lidar com um novo caso "potencialmente explosivo": o cardeal Dario Castrillon Hoyos, o ex-responsável do Vaticano que elogiou um bispo francês por ter encoberto um padre pedófilo em 2001, revelou numa conferência em Espanha que agiu com a aprovação do falecido Papa João Paulo II que obviamente não se pode defender da acusação.

A verdade é que a Igreja Romana (Católica e Apostólica) está sendo alvo de ataques de todos os lados, em particular daqueles que não tendo autoridade moral e espiritual para o fazerem aproveitam agora todos os factos dos padres degenerados que cairam em tentação e falharam na sua missão, dando má imagem da Instituição secular religiosa que está sendo posta em causa mas que apesar de tudo tem sua primordial importãncia no mundo cristão, como outras religiões têm para seus fiéis mesmo com os pecados dos homens que as criaram. De resto, recordo as palavras do verdadeiro homem santo (Jesus Cristo) que dizia: “ai dos que não entram (no Reino de Deus) nem deixam entrar os que (pela fé) já iam entrando”... Isto serve para todas as Religiões!

Efectivamente cada um será responsável pelos seus actos e quanto mais alto for seu cargo de responsabilidade, maior ‘peso’ terá de suportar. É isso que está acontecendo ao actual Chefe da Igreja Romana (Bento XVI) acusado de ter acobertado também vários casos de pedofilia, que ele bem conhecia, embora hoje fale abertamente condenando os abusos por força das circunstâncias, pois não poderia ficar em silêncio perante tudo o que vem sendo publicado na Comunicação Social que denuncia casos de padres pedófilos no seio da Igreja Católica do século actual.

Concordo, porém, com um amigo meu, crente em Deus como eu, que se coloca ao lado da Igreja defendendo seus valores, contra seus grandes inimigos que professam o Ateismo, pois nas horas de luta e dificuldade deve imperar o Bom Senso pelo reconhecimento das Leis de Deus e a superação de erros pelo espírito da Verdade.

A Floresta não deve ser abatida pela árvore doente à beira da estrada e sim esta deve ser arrancada para que não contamine outras. Por isso entendo as palavras do Presidente de Malta, George Abela, que pediu ao Papa para que "seja feita justiça de forma a que todos vejam"... Nisto Bento XVI tem de ser coerente e firme na sua decisão de ‘excomungar’ ou expulsar da Igreja padres pedófilos e outros prevaricadores que envergonham seu Ministério e este cumpra, verdadeiramente, sua Missão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

64 comentários:

  1. a pedofilia está instalada há tempo demais e problema é que tem gente muito poderosa a usar o "produto" como conseguimos perceber no caso "Casa Pia"

    vai continuar até os pais destas crianças começarem a agir por sede de Vingança! oh que pena é um pecado... e violar uma criança não é? Sejamos Cristãos e "olho por olho, dente por dente"

    Pedofilos? Pena de morte! Façam justiça pelas proprias mãos, terão todo o Direito de o fazer e até podem alegar loucura passageira.

    ResponderEliminar
  2. Todos concordamos que a pedofilia é um crime que deve ser condenado em qualquer país, inclusive nos que professam a religião do Islão onde os casamentos infantis são tolerados e até mesmo o mais conhecido de todos os clérigos muçulmanos deste século, o Aiatóla Komeini, que num discurso pedófilo diz o seguinte:

    «Um homem pode obter prazer sexual de uma criança tão jovem quanto um bebê. Entretanto, ele não pode penetrar; sodomizar a criança não tem problema. Se um homem penetrar e machucar a criança, então ele será responsável pelo seu sustento o resto da vida. A garota entretanto, não fica sendo contada entre suas quatro esposas permanentes. O homem não poderá também se casar com a irmã da garota...É melhor para uma garota casar neste período, quando ela vai começar a menstruar, para que isso ocorra na casa do seu marido e não na casa do seu pai. Todo pai que casar sua filha tão jovem terá assegurado um lugar permanente no céu»...

    Não sei o que é que os inimigos da Igreja Católica têm para dizer sobre este discurso ou se tem a mesma coragem de condenar estas palavras de um alto responsável muçulmano como têm para o Papa cristão.

    Enfim, quanto à justiça mosaica do "olho por olho, dente por dente" ou a pena de morte para condenar os pedófilos do nosso século, pessoalmente não subscrevo essa ideia por ver as coisas doutro modo e entendo que a pedofilia é uma 'doença'(kármica ou não) que deve ser tratada como tal e ninguém deve fazer justiça pelas suas próprias mãos e sim exigir aos governantes que legislem de forma a dissuadir quem tenha a tentação de abusar sexualmente de crianças, condenando severamente tais actos ilícitos para que sirvam de lição.

    ResponderEliminar
  3. Volto a repetir, a Igreja esta a ser alvo de grandes ataques de todos os lados, pelo facto de quem anda a chuva molha-se.

    Já era tempo... Ja ansiava este momento á muito tempo.

    Estamos na recta final deste sistema de coisas e observa-se que todas as verdades estão a vir aos poucos (agora com mais intensidade) ao decima.

    A Igreja não mais será a mesma...

    Dos poucos Católicos que existem, cerca de 200.000.000 milhões em todo o Mundo, dentro em breve poucos restarão...
    Refiro me a 200.000.000 e não aos 1000.000.000. milhões como as estatísticas indicam pelo facto de que Católicos não praticantes para mim não contam. Ou se é, ou não se é... E é sempre bonito dizer-se que se é algo que não se é de todo...

    As lagrimas do papa para mim significam nada, ate porque ele deveria ter vergonha na cara e pedir ele perdão pelas omissoes dele e nao pelas dos outros Cardiais e Bispos...

    Acredito que ele tem muita culpa no cartorio nesta situação...

    Afinal cada vitima leva milhares de euros de imdminização que a Igreja paga do seu "bolso", o que não convem, pois assim não há 2000 mil euros para comprar as botas que o santinho do papa usa...

    É só um desabafo,

    Paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  4. Cristiano,

    Sou da mesma opinião de que o Papa actual (Bento XVI) tem muita "culpa no cartório" e tenta dalgum modo corrigir todo o erro da Igreja que não teve firmeza de condenar todos os padres pedófilos julgando que o melhor seria encobrir a situação.

    No entanto não concordo que ele hoje seja alvo de tanto desrespeito e acusação por parte de tanta gente que se julga no direito de lhe apontar o dedo como se fosse um criminoso que querem sentar no banco dos réus, como um bode expiatório de todos os pecados dos pedófilos da Igreja que na verdade não passa duma pequena percentagem (sempre censurável claro) comparada com a quantidade de pedófilos na nossa Sociedade.

    Creio mesmo que muitos são "católicos" ou crentes em Deus, outros são ateus, agnósticos, politicos, etc., muitas sendo as crianças que são abusadas sexualmente pelos parentes mais próximos de quem ninguém suspeitava.

    Sim, é verdade, a Igreja daqui em diante não será mais a mesma, mas não por falta de fiéis como julgas e sim porque se impõe a sua Renovação depois de passar por toda esta fase de 'vergonha' que o Papa já falou e mostra grande determinação de fazer dentro da Igreja uma certa 'purificação'.

    Claro que não terás grande simpatia pelos seus princípios e valores que rejeitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou mesmo a homossexualidade, e outras coisas que provocam a ira de muita gente que gostaria de ver a queda da Igreja que consideram uma inimiga da Liberdade. Porém ela será sempre importante na vida de milhões de pessoas que se sentiriam perdidas e até desesperadas se os seus inimigos conseguissem alcançar seus intentos. Neste caso não faço coro de ataques ao lado dos que não tem qualquer autoridade moral e espiritual para fazê-lo e sim observo com atenção tudo o que se passa e vou emitindo, com prudência, minha própria opinião.

    Por fim, verifico que não te manifestaste em relação ao discurso pedófilo de um alto dirigente islâmico, nem te pronunciaste em relação aos casamentos infantis que parecem ser prática comum em Gaza como de resto já referi aqui num texto com fotografias que me chegou ás mãos.

    Quanto ao teu desabafo a respeito dos 2000 euros que supostamente custam as botas do Papa, concordo contigo se isso efectivamente for verdade.

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  5. "Por fim, verifico que não te manifestaste em relação ao discurso pedófilo de um alto dirigente islâmico, nem te pronunciaste em relação aos casamentos infantis que parecem ser prática comum em Gaza como de resto já referi aqui num texto com fotografias que me chegou ás mãos."

    Rui desconheço isso, já ouvi falar por alto, mas não tomei muita atenção...

    Mas agora fica a duvida:

    Eles fazem isso porque? Porque são "maus"? Ou porque faz parte da cultura deles? (Claro que não é correcto, visto aos olhos de nós ocidentais), mas em comparação com os abusos cometidos por sacerdotes da Igreja (que não foram assim tão poucos como isso, e muito estão em segredo dos deuses) será que errado errado não será a conduta dos sacerdotes da Igreja? Não faz parte da cultura da mesma e estes sim agem por "malvadez"...

    Estas a ver onde quero chegar Rui?

    Quanto aos ataques dos inimigos da Igreja, não concordo contigo.

    A mim tanto me aquece ou arrefece, que a mesma seja a favor dos casamentos gays ou contra...
    Ate porque ela não poderá fazer muito em relação a isso, visto que praticamente todos os países do Mundo estão sobre um estado laico e sendo que ate mesmo grande parte dos Católicos praticantes são a favor da liberdade individual de cada um...

    Revolto me sim, contra os crimes da Igreja, e contra as desigualdades que esta provoca...
    Os sapatos do papa é mesmo verdade, custam por volta de 2000 euros, pois são da versace ou lá que marca é, e são banhados a ouro (palavras da minha catequista, ha cerca de 2 anos quando me preparava para o Baptismo).
    O altar de 250.000 mil euros em Lisboa tb é verdade, e sim não foi ele a pedir tal coisa, mas como chefe da Igreja poderia se opor a tal situação, pedindo por exemplo que desses 250.000 mil euros, 200.00 mil fossem doados a instituições de caridade...

    Isso sim era de valor.

    E sou contra a manipulação a que a Igreja expõe os seus fieis... Isso sim sou totalmente contra... Dizendo-lhes que estes arderão no Inferno caso não sigam a sua doutrina. O que leva a que 90% dos Catolicos praticantes assim o sejam devido ao factor MEDO...

    E a queda da Igreja quer queiramos quer não, um dia dar-se-á...
    Ate porque o novo sistema de coisas novas não consentira com a perdição a que a santa igreja leva...

    É a minha opiniao...

    Paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  6. Percebo o que dizes sobre a questão dos casamentos infantis em Gaza, Cristiano, pois podem ser considerados como parte duma cultura religiosa e não por "malvadez" como achamos no mundo ocidental. Aliás, os pedófilos de cá também consideram que não fazem mal às crianças porque gostam delas ao ponto de as desejarem e terem actos sexuais com elas pouco se importando de resto que isso seja censurável, como de resto os "casamentos gay" o são e tu achas que não...

    É tudo uma questão de 'pontos' de vistas que uns têm e outros não, mas que é preciso cada vez mais civilizar e harmonizar à luz da verdade e moralidade que deve haver na Civilização. Claro que poderás achar que os "casamentos gay" para ti são um direito conquistado em Liberdade que nos paises muçulmanos são impensáveis e até condenados com pena de morte, porém os "casamentos infantis" em Gaza são abençoados pelo Aiatóla Komeini com aquele discurso pedófilo que citei e para nós é horripilante...

    Enfim, quanto ao resto até posso concordar com o que dizes sobre a Igreja e o Papa que terminará o seu império como está profetizado por S.Malaquias e até pela própria Mensagem ou 'Segredo' de Fátima.

    De resto, ela está passando uma crise que a obrigará a repensar muita coisa errada e terá de mudar sua orientação sofrendo uma Transformação tal como o Mundo onde vivemos que terá de passar por um "Juizo Final" como o que Jesus anunciou para esta geração. "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar", dizia ele com a firme certeza de que a Humanidade vai ser confrontada com acontecimentos apocalípticos necessários para uma Nova Civilização onde não haverá "casamentos gay" nem "casamentos infantis", nem tantas outras coisas abomináveis e censuráveis à luz da Verdade e da Razão.

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  7. Richard Dawkins: "eu vou prender o Papa"

    Richard Dawkins, o militante ateu, está a planear uma emboscada legal para que o Papa Bento XVI seja detido por “crimes contra a Humanidade” durante a sua visita ao Reino Unido.
    Para o efeito, o autor já consultou uma série de advogados de direitos humanos para que seja aberto um processo contra Ratzinger sobre o alegado encobrimento de centenas de crimes sexuais dentro da Igreja Católica.
    O escritor acredita que o Papa não poderá invocar imunidade diplomática contra um eventual mandato de detenção, na medida em que ele não é um chefe de estado reconhecido pelas Nações Unidas.
    Dawkins, autor de “A Desilusão de Deus”, acusa o Santo Padre de encobrir de forma descarada o abuso sexual de menores dentro da comunidade católica: “Quando os seus sacerdotes são apanhados de calças na mão, o instinto deste homem é encobri-los e evitar escândalos. E depois que se lixem as vítimas”.

    ResponderEliminar
  8. Penso que esse Richard Dawkins quer é protagonismo internacional à conta do Papa actual a quem pretende levar a Tribunal.

    Talvez ele não saiba que iria sim abrir uma "caixa de Pandorra" da qual sairiam coisas que não seberia controlar, pois muitos 'segredos' estão ainda muito escondidos e muitos são os pedófilos das classes elitistas (contrários à Igreja) que tudo fariam para não serem descobertos ou denunciados.

    O sr. Richard parece ser ingénuo demais para querer sentar o Papa no banco dos réus acusando-o de "crimes contra a Humanidade" quando os maiores criminosos andam à solta, os grandes predadores de crianças bem protegidos e instalados em suas poltronas, gozando seus dias de forma descansada, vendo a "raia miuda" ser condenada enquanto eles vão escapando de acusações até mesmo quando seus nomes constam em processos que se arrastam pelos anos e prescrevem pela demora propositada de seus advogados bem pagos para desacreditar as próprias vítímas.

    A Igreja pelo menos assumiu com frontalidade e pagou caro pelos pecados de alguns de seus padres degenerados, pedindo perdão ás vitimas e suas familias, indemnizando-as justamente.

    Quem se julga, pois, o sr. Dawkins, para "planear uma emboscada legal para que o Papa Bento XVI seja detido por 'crimes contra a Humanidade' durante a sua visita ao Reino Unido"?

    Ele deveria era ser processado pelo Vaticano que decerto terá também bons advogados para levá-lo a Tribunal por difamação ou delação.

    ResponderEliminar
  9. O Richard Darkwins merece o meu total apoio...

    Irei hoje mesmo lançar uma petição, a qual acredito tornar-se uma petição a nível Mundial em busca de assinaturas de apoio ao Richard Darkwins...

    A Pedofilia enraizada na Igreja Católica terá de terminar um dia, e não é com desculpas que lá vamos.

    Existem muitos pedófilos e verdadeiros criminosos ai soltos... Pois bem é uma realidade que não é cercada.

    Agora as realidades que nos conhecemos e que estão á mão e a nossos olhos poderemos sempre fazer qualquer coisa.
    E eu estou farto de ver esta Igreja decadente e que leva muitos á perdição prevalecer, quando na realidade ela não passa de um embuste que vai mutando os seus pensamentos conforme lhe apetece e conforme lhe convém...

    E depois é o Inferno e tal para controlar as populações... E depois elas só acreditam e não desrespeitam a Igreja pelo facto de terem MEDO... MEDO E MAIS MEDO...

    Se eu acreditasse no Inferno tb teria medo...

    Graças a Deus livrei me desta megalomana seita a tempo...

    Paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  10. Hoje em dia há milhares de petições na Internet sobre tudo e mais alguma coisa, caro Cristiano, e tu podes também criar a tua onde poderás conseguir uns quantos subscritores para condenar o Papa actual.

    És livre de fazê-lo, como eu sou de escrever tudo o que coloco neste meu Blog assumindo o que faço. Porém não terás minha subscrição nesse teu propósito, mas seguramente assinarei todas as petições contra a Pedofilia, os casamentos gay, o aborto, a tauromaquia, a violência doméstica, etc., etc., pois darei sempre meu contributo de cidadão universal contra tudo o que considero um erro e mal civilizacional.

    Quanto à questão do 'Inferno', a Igreja há muito que abandonou essa ideia e sabe que o próprio 'céu' também não é um lugar mas sim um estado da alma (o Nirvana do Budismo) que alcançamos pela libertação plena dos desejos inferiores e de todo o sofrimento neste corpo material.

    Portanto, estás desactualizado em relação ao conhecimento da Igreja do século actual que evoluiu em relação a época medieval. O 'Inferno' hoje não é mais aquele lugar onde as almas ardem eternamente sob a guarda de uma figura sinistra com um tridente, mas sim é este próprio mundo onde vivemos (parte física e astral) onde cada um colhe conforme o que semeia e se perde cada vez mais por caminhos que o afastam da Luz mergulhado em trevas ou ignorancia espiritual.

    ResponderEliminar
  11. Rui, não quero entrar em choque contigo por isso irei deixar de dar a minha opinião neste tópico sobre o Papa e a Igreja, ate porque tb acho que estas desactualizado... Ainda ha dois anos andei na catequese e foi isso que me ensinaram, o fogo do inferno, onde Deus castiga os Ímpios por toda a eternidade, dando-lhes sofrimentos insuportaveis, queimando os "corpos" eternamente, e renovando-os a todo o isntante para que estes possam dsofrer mais e mais e mais...
    Onde ha ranger de dentes... Onde apenas existe sofrimento...

    É de realçar que todos os blogs catolicos que acompanho, como o saudedalma.blogspot.com, todos provêm de Catolicos Praticantes, de Padres, de Bispos, e todos eles ensinam o Inferno de fogo...

    Por issos era que sou euq ue estou desactualizado?

    Olha podes sempre ir a Fatima e entrares numa livraria e teras lá muitos livros acerdca do fogo que arde sem fim... Onde quem não for "bom" e não crer na Igreja, sera depojado eternamente...

    Paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  12. A 'catequese' dos catequistas são ainda muito primárias e as mentalidades de base levam ainda muito tempo a actualizarem-se em relação ao Conhecimento mais avançado da Igreja, caro Criatiano. Aliás, todos sabemos que ela (Igreja) tem uma parte Esotérica (só entendível aos seus líderes) e uma parte Exotérica que se pode ministrar ou revelar a toda a gente.

    De qualquer forma, a linguagem teológica dos sacerdotes mais actualizados nada tem a ver com a dos mais antigos, em particular aqueles dos meios rurais. Certo?

    Mas isso pouco importa para o assunto em debate do qual não nos devemos desviar e sim tentar manter um certo nível de discussão frutuosa e construtiva para não entrarmos em 'choque' um com o outro sobre o que pensamos e divergimos sobre coisas que em parte concordo com a Igreja e outras não. De resto, recebi dela princípios e valores que ainda mantenho, pois também andei na catequese em criança e não me sinto hoje prejudicado por isso. Aliás, sinto-me cristão porque professo os bons Ensinamentos de Cristo mas não estou ligado à Igreja de Roma nem a qualquer outra porque a minha Religião é Deus que está acima de todas elas.

    Isso porém não me dá qualquer autoridade para julgar o Sumo Pontífice da hierarquia católica como tu fazes colocando-te ao lado dos que o acusam de "crimes contra a Humanidade" como é o caso desse tal sr. Richard Dawkins, um militante ateu oportunista que quer protagonismo com todo este escandalo da pedofilia que envergonha a Igreja do século actual.

    ResponderEliminar
  13. Gostaria de colocar uma pergunta. No mundo ocidental quem é que de forma livre e descomprometida já alguma vez revelou as artimanhas de um pedófilo? É que segundo muitos estudos, um em cada dez pessoas é alvo de abusos sexuais em criança. Quer isto dizer que no nosso país teria que haver cerca de 1 milhão de queixas... Se supusermos que todos vivem 80 anos, teríamos que ter em média cerca de 12500 casos por ano...

    ResponderEliminar
  14. Caro Rui, já me ia deitar, quando vi este novo comentário. Confesso que não resisti responder-te.
    Ao contrário do que dizem os mitos dos jornalistas – e que pelos vistos se vão espalhando – quem quiser se inteirar acerca da doutrina, do credo, dos ritos, da história e de tudo o mais que diga respeito à Igreja Católica, não precisa de se esforçar muito para ter acesso. Basta ter vontade e disponibilidade para ler e ler muito.
    Quer isto dizer que não há segredos, porque a Verdade que foi dada à Igreja e que ela conserva – porque a sua função é justamente essa, a de ser sacrário e anunciadora de uma Verdade – é justamente para ser transmitida e anunciada na íntegra.
    A hierarquia não guarda nenhum segredo, como que se guardasse para si alguma coisa. Se o faz, não está a ser Igreja… porque a Igreja, como corpo de Cristo, é uma realidade escancarada, no sentido em que é sua obrigação dar Jesus ao mundo.
    Mas desta questão surge outra muito mais pertinente. Falas da catequese, que transmite a Mensagem Cristã – que, repito, é na íntegra acessível a todos, daí não ser nem poder ser de todo esotérica –, como algo meramente da ordem do conhecimento. Ora, citando o primeiro número da primeira encíclica deste actual papa, «ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo». Quer isto dizer que o cristianismo não se baseia num saber, mas numa relação. Quer isto dizer também que a catequese (ainda se defina etimologicamente como “instrução”) não se enquadra em primeira instância num sistema de escolarização, ao serviço de uma transmissão de saber, como insinuas. Se o faz, fá-lo mal…! A catequese é uma instrução na relação viva com Jesus, que nos revela o Pai e nos faz viver no seu Espírito Santo.
    Em termos práticos e perante isto é preferível ter um catequista com pouca instrução académica que vive em profunda intimidade com Jesus, do que um catequista que até sabe somar 2+2 mas que acha que o cristianismo é um valor. Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, não é uma ideia, não é uma sabedoria, não é um valor, é muito mais do que isso. É uma pessoa, uma presença concreta, uma “louca” amizade que se me oferece vinda do Céu, e de igual maneira para todos, sem segredos, seja eu clérigo, seja eu leigo, seja eu pagão! O segredo está em cada um de nós e o segredo que não é segredo é só um: abrir a inteligência e o coração Aquele que se dá, e é Deus connosco, o homem Jesus, que contínua vivo.

    ResponderEliminar
  15. Caro Cristiano Costa,
    Ainda sobre o inferno, já alguma vez pensaste na tua vida sem amor, sem alegria, sem bondade, sem prazer, sem perdão, sem justiça, sem verdade, sem união, sem amizades, sem beleza………. Seria certamente um “inferno”. E tal significaria que Deus, fonte de todas estas coisas, estaria ausente. Quer isto dizer então que o inferno não é mais do que a ausência de Deus.
    Para explicar esta realidade o próprio Jesus utiliza esta linguagem do fogo eterno, da geena… imaginar uma pessoa no meio de um fogo é certamente uma imagem terrível mas que não é para meter medo mas serve para exprimir uma realidade igualmente terrível, a da ausência da fonte da Unidade, de Bem, de Verdade e de Beleza, que é Deus.
    http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/h/inferno.html

    ResponderEliminar
  16. antonio maria claret soares de marialva21 abril, 2010

    Amigo Rui.

    Interessante notar o ódio descabido de pessoas contra a Igreja e nomeadamente o Papa, cujo pontificado é de apenas alguns anos.
    O Papa, como Pontífice Sacerdote da Santa Madre Igreja está a demonstrar HONRA E LEALDADE ao povo e à Missão Crística ao reconhecer os desmandos praticados por alguns Clérigos da maior organização que já existiu na HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
    Tais pessoas ou são ignorantes ou se fazem de ignorantes por algum escuso motivo.
    Ora, pedofilia, HOMOSSEXUALISMO, gerontofilia, masoquismo, sadismo,necrofilia, são DESVIOS DE CONDUTA, na maioria das vezes doentias, cujas causas a comunidade médico-científica ainda não soube precisar, incluindo as práticas dessa natureza no Islamismo, que estupra crianças e corta as mãos de um ladrão que furta para alimentar-se.
    Também doentias são as sagas de poder de organizações ateístas que propalam "direitos humanos" e apóiam guerras genocidas como no Iraque (recentíssima) e as bombas de Hiroshima-Nagazaki, onde LOUCOS E DOENTES "Imperadores" derramaram toneladas de "sangue dos inocentes" e que a "vingança da natureza" estamos vendo a se manifestar de forma clara, verdadeira e irreversível!
    Por outro lado, bastou o Rui Palmela (cuja sabedoria e ponderação é imbatível e sem custo algum) dissertar sobre o perdão, o amor e a moderação, está chover impropérios sobre si e já logo vão querer cruxificá-lo também!
    Acho que todo ser tem o direito de pensar, falar e se manifestar, porém existe uma lógica e uma inteligência mínima a ser observada para que não se profira asneiras, como o tal Richard que corre o risco de ser trancafiado em um manicômio.
    De resto, acho excelente tais conversações, pois após a tempestade vem a bonanza. rsrsrsr
    Abraços a todos e em especial ao Rui Palmela, o qual parabenizo pelo ótimo "site"!

    ResponderEliminar
  17. Caro Ra,

    Li atentamente teu comentário que entendo perfeitamente no que toca à pessoa de Jesus, o Cristo (o escolhido ou ungido de Deus), sendo homem como qualquer um de nós, sujeito ás mesmas leis da carne e do sofrimento humano, filho de Deus como todos os homens e mulheres desta Humanidade o são, porém um 'Avatar' dos Reinos Celestes que por amor aceitou descer à Terra para nos indicar o verdadeiro Caminho da Vida, tendo sido por isso perseguido e crucificado.

    Claro que está vivo no Reino de Deus e no coração de todos os homens que o amam como eu. De resto, dizes bem que "O segredo está em cada um de nós" e o segredo é só um: abrir a inteligência e o coração àquele que se dá, e é Deus connosco"...


    A Igreja Cristã e o Clero Romano fazem no entanto seu papel de manter vivo o conhecimento dos Evangelhos de Jesus pelos tempos que bem ou mal chegaram até hoje, fazendo-se guardiã de princípios e valores que subscrevo inteiramente, os de ordem ética, moral espiritual, mas não o seu poder institucional e riqueza material com uma história negra que bem conhecemos da época medieval (com os crimes hediondos praticados pels Inquisição) e os erros cometidos no século actual. Ela não é de facto "Santa" nem "Infalível" porque é feita por homens imperfeitos como tu e como eu, nem o Papa é o "sucessor" de Pedro que também negou por 3 vezes seu Mestre, tal como a Igreja nega ainda a verdade de coisas que eram ministradas pelos primeiros cristãos e foram suprimidas da Religião.

    Por fim, há 'segredos' sim que o Vaticano tem conhecimento e não revela aos fiéis comuns por não estarem preparados para tal. O mesmo dizia Jesus aos seus discípulos que dizia: "muito mais tenho para vos dizer mas não estais preparados para suportá-lo agora, mas virá o dia em que tudo conhecereis pelo espírito da verdade"... que será revelada a todos os que a procuram, como eu, dentro ou fora de qualquer Religião, pois a Luz vem de cima ou está dentro de nosso coração. Certo?

    Posto isto,

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  18. "Interessante notar o ódio descabido de pessoas contra a Igreja e nomeadamente o Papa, cujo pontificado é de apenas alguns anos".

    Dizes bem, amigo António Marialva, pois apesar de eu não ser um devoto do Papa nem da "Madre Igreja" romana que tem méritos e deméritos pelos tempos, verifico que há todo um exército de pessoas sem Deus, os ateus, e outros prevaricadores da moral contrários à religião, que tudo fazem agora para 'crucificar' o Papa actual a quem acusam de ter "culpas no cartório" pelos abusos de padres que já conhecia dos casos de pedofilia na Igreja que ele tenta manter integra, reconhecendo hoje publicamente (por força das circunstâncias claro) o mal praticado por alguns sacerdotes degenerados.

    Acusar por isso o Papa de "crimes contra a Humanidade" é tão descabido e sensurável como pretender sentar Barak Obama no banco dos réus responsabilizando-o por todos os crimes cometidos pela América ao longo da história.

    Enfim, esse tal Richard Dawkins quer mesmo é protagonismo fácil e consegue-o facilmente tendo o apoio de todos os ateus do planeta e dos que sendo 'crentes' em Deus também fazem coro contra a Igreja Romana que apesar de tudo deve ser defendida pelos seus valores e não pelos seus erros que afinal todos cometemos e não gostamos por isso de ser acusados disto e daquilo e sim procuramos corrigir e aperfeiçoar nossas acções.

    É assim que entendo e manifesto minha opinião.

    Pausa para reflexão!

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  19. Rui e restantes participantes deste topico, respeito a vossa opinião, mas não a aceito, visto que ela vem profundamente das raizes Cristas a que vos "obrigaram" a conhecer quando ainda muitos jovens.

    Como notei num comentario indirectamente enviado a mim, em que se usa HOMOSSEXUALIDADE destacada e não apenas homossexualidade.

    Contudo, tenho a dizer que a pedofilia é errada, um disturbio de malvadez, cometida por monstros humanos, onde muitos casos e casos foram descobertos, mas onde muitos mais, mas muitos mais estão a ser encobertos, talvez ate mesmo pelo santissimo papa, suja majestade...

    É de realçar que os que chamam de ignorante e hipocrita a Richard Darkwins, de certo são pessoas sem nenhum nivel academico, pelo seu desconhecimento em relação a este GRANDE HOMEM que eu admiro muito.
    Que não quer protagonismos mas sim que a verdade venha ao decima, visto que MUITA GENTE QUER TAPAR ESSAS VERDADES.

    É de realcar Rui que defendes a Santa Igreja, quando ela por uma simples questão difere dos teus ideias... Se bem reparares a Igreja é uma amante nata da Tauromaquia, financiando grandes "CORRIDAS"...

    Só por ai vê-se os valores cristãos desta Seita megalomana...

    Não estou contra a Igreja em si, apenas a quem sei que te culpa no cartorio nos casos recentes de pedofilia...

    Agora faço a pergunta:

    Se tivesses um filho que fosse abusado sexualmemte em criança, e eu tivesse conhecimento disso e omiti-se isso de ti, escondendo porque isso era uma vergonha e um escandalo para mim (pelo facto de que eu conhecia o abusador do teu "filho"), o que tu farias quando descobrisses, visto que não fui eu que abusei, mas tive durante muito tempo em meu conhecimento esse facto...

    Paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  20. E só mais um aparte...

    Sei que pelo facto de ser homossexual e não lutar contra estes meus instintos que para muitos são animalescos, sou vito neste blog tanto por ti, como pelos outros participantes como "O PECADO" em pessoa, e por isso não merecer credibilidde nenhuma...

    Para muitos já sei, o Inferno me espera... Lol... Mas não estou preocupado com isso...

    Abraço de paz

    Cristiano

    ResponderEliminar
  21. Caro Cristiano,

    Começo pelo teu último aparte onde fazes questão de afirmar sempre tua homossexualidade que hoje em dia é mais tolerada mas não condieres um valor ético ou humano porque não é com toda a certeza.

    No entanto creio que a Igreja não condena pessoas como tu e sim diz a verdade sobre esta questão, por muito que isso te custe ou não, e nisso estou ao lado dela como de resto a condeno em muitas coisas onde peca por trangressão ou omissão. Certo? Creio que já fui bem claro nessas coisas que bem conheces, mas isso não me faz um inimigo da Igreja nem de qualquer Religião que devemos defender pelos seus valores, por muitos aceites e por outros não.

    Quanto ao sr. Richard Darkwins que muito admiras e chamas de ignorantes a quem o censura por não terem talvez o mesmo "nível académico" que não leva ninguém ao céu nem o faz qualquer ser humano mais perfeito (aliás, o homem não se mede pelo númrero de seus diplomas mas pelas suas qualidades humanas, morais e espirituais), penso sim que ele quer protagonismo e notoriedade pessoal por levantar a voz contra o Papa actual a quem quer levar a Tribunal.

    É tão descabida e estapafurdia esta ideia que aplaudes por ele ser um 'militante ateu' à frente de um movimento contra a Igreja Católica (não sei se contra outras) que não posso ficar calado a observar sem dizer o que penso dando a minha opinião, como de resto tu dás a tua.

    É esta a liberdade de expressão que por enquanto ainda temos onde podemos exprimir nossos pensamentos cada um tomando sua posição. Já conheces a minha sobre a Pedofilia (na Igreja ou não), os Casamentos Gay, o Aborto, a Pornografia, a Tauromaquia, a Violência Doméstica, e outros males da nossa Sociedade inclusive os erros e má forma de alimentação.

    ResponderEliminar
  22. Um abraço Rui ;)

    Respeito a tua opinião independentemente de não a achar aceitavel...

    Paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  23. josé Manuel21 abril, 2010

    Sr. Rui:

    esta questão do Papa não é uma questão de ataque á igreja católica. trata-se de se fazer justiça. entendeu? a justiça aplica-se ao Papa a si a mim e a todos, independentemente do seu estatuto, religião ou seja o que for. entendeu?
    ninguém é intocável e nem mesmo o Papa. E se O Papa for a um Tribunal nenhum mal vem ao mundo, e isso não significa que ele venha a ser condenado. entendeu?
    as vitimas de abusos sexuais merecem que se faça justiça. entendeu?
    esta questão é uma questão de justiça e não de ataque á religião. ponha isto na sua cabeça e interiorize que ninguém é intocável e imune á justiça.

    paz e justiça !!

    ResponderEliminar
  24. Caro José Manuel,

    Citando um pouco suas palavras, você diz que "as vitimas de abusos sexuais merecem que se faça justiça". E eu concordo com isso, seja quem for, rico ou pobre, crente ou ateu, culto ou ignorante, alta figura de Estado ou mero cidadão, lider carismático de partido ou religião. Certo?

    Isso porém não me faz concordar com nem assinar petições seja contra quem for, muito menos ao Papa Bento XVI do qual não sou devoto mas respeito sua posição como alto dignitário de uma Religião.

    As acusações de que é alvo, quase o transformam num verdadeiro criminoso pedófilo que o tal sr. Richard Darkwins pretende levar a Tribunal por "crimes contra a Humanidade". Mas que raio de acusações são estas a não ser pelo aproveitamento mediático a fim de obter protagonismo e tornar-se notado pela polemização que possa originar?

    Claro que esse sr. Darkwins conta com todos os que possam servir seus intentos, cegos que se deixam conduzir por outro cego que se julga inspirado pela luz da razão mas não passa de um oportunista que explora a situação. Certo?

    Ele devia era acusar alguns cardeais da Cúria Romana (os que mandam no Vaticano mais do que o Papa), obrigando-os a confessar sua culpa pelos maus aconselhamentos ao Papa a quem deviam respeitar e não deixar que seja alvo de tanta acusação, enquanto a Igreja se envergonha por toda esta situação.

    ResponderEliminar
  25. Já agora, caro José Manuel, acabei agora mesmo de ouvir no telejornal da 13h aqui em Portugal, que foi preso aquele Monsenhor aí do Brasil cujo vídeo causou escândalo pelas imagens onde o sacerdote foi apanhado na cama a praticar actos sexuais com um adolescente que durante muitos anos ele abusou. Também foram presas, ou estão em prisão domiciliária, duas pessoas que testemunharam falsamente para o proteger da justiça.

    Os padres prevaricadores, seja de que religião forem, devem eles próprios ser responsabilizados e condenados pelos seus actos perante a justiça, não o Papa que lamenta e abomina tudo isto. Certo?

    ResponderEliminar
  26. Caro José Manuel,
    Ao longo de toda a história, da humanidade e consequentemente também da Igreja, os homens sempre sentiram a necessidade de ter um “bode expiatório”. Na verdade, e dito de forma abreviada, esta expressão vem justamente do povo de Israel. Numa das suas festas anuais agarravam num bode e enviavam-no para o deserto. O coitado do animal escolhido era símbolo de todos os pecados do povo e carregaria consigo até ao deserto a culpa desses mesmos pecados para ali morrer e morrer também o seu “lixo”, isto é, para os seus pecados serem expiados.
    Hoje, num mundo com tanto lixo, inclusive na (e não exclusivo à) Igreja, há uma sede para vingar este mal do mundo. O mesmo é dizer, há uma sede para expiar estes pecados. E parece que ultimamente escolheu-se para bode expiatório o Papa. No sentido literal do termo o mundo quer fazê-lo carregar todos os pecados da humanidade, inclusive os muitos da Igreja (são 2000 anos de história!).
    Não deixa de ser caricato que de todos estes pecados da Igreja é delícia dos iluministas contemporâneos fazerem referência, não à pedofilia, mas à Inquisição (como se tivesse comparação com as vitimas do holocausto, do comunismo, de Darfur, ou mais recentemente com o Iraque), condenando-a e condenando a Igreja tão veemente por tão graves erros cometidos em nome do Senhor (ainda que os responsáveis tenham sido rostos em concreto, de homens ditos de Igreja; o que não deixa o facto de ser uma verdade). Mas dizia, não deixa de ser caricato hoje querer-se ressuscitar a inquisição! Mais caricato ainda é que não há falta de candidatos a inquisidores! Eu julgo até que o Sr. Dr Richard “Darkwings” é candidato a inquisidor mor.
    Das duas coisas uma: ou é preciso ser muito hipócrita para repetir as tontarias que o Sr. Dr. Darkwings diz (já nem falo da questão de falta de inteligência), ou a vida daqueles que das suas palavras fazem eco é um emaranhado de ódio/feridas/desorientação/falta de paz, que têm a cabeça tão metida na areia que não conseguem ver a verdade.
    Oh Cristo, vem à terra ver isto!

    ResponderEliminar
  27. Cristiano, aquele que pertence a Cristo,
    É próprio das pessoas maduras na fé fazerem uma distinção fundamental e vital para a vida em Cristo: há uma clara diferença entre pecado e pecador. Um é o sujeito e o outro é o predicado.
    Por isso quando dizes que és visto «como "O PECADO" em pessoa, e por isso não merecer credibilidade nenhuma...» por aqueles que vão lendo estes comentários, acho que fazes um comentário injusto. Falo por mim, claro. E falo de acordo com a doutrina da Igreja. Porquê, porque como cristão sou chamado a amar o pecador, mas condenar o pecado. São coisas distintas, que não podemos confundir. Qualquer pessoa, aos olhos de Jesus, por maior traste que seja, é mirada com amor. O pecado do pecador, porém, é condenado (ver o que o papa disse há muito pouco tempo a este propósito e que a Igreja sempre disse desde a sua existência: http://www.zenit.org/article-24414?l=portuguese).
    Eu como cristão sou chamado a amar-te (agapao/ser caridoso) simplesmente pela tua dignidade de homem, criatura de Deus e, neste caso concreto, Filho de Deus e meu irmão em Jesus. E acho que todos nós sabemos que não há verdadeiro amor sem verdade. Daí que a Igreja aponte o dedo a tudo aquilo que torna a humanidade miserável e limitada, não livre. Que é o caso da pedofilia, da homossexualidade, prostituição, roubo, assassínio, etc.
    A Igreja reprova o caso específico da homossexualidade não só por questões de ordem natural, mas porque o próprio São Paulo escreve contra ela. Lê a Carta aos Romanos 1, 16-32. Foi escrita há quase dois mil anos, mas pelo seu conteúdo parece que foi escrita ontem.
    Por fim, dizes também que «o Inferno me espera». Tenho que te dizer que quando alguém morre a Igreja nunca poderá dizer que o defunto foi para o inferno. Sem querer chocar, ela nem pode dizer isso do Hitler… Quanto muito poderá dizer que está no céu. Mas nunca poderá dizer que está no inferno, simplesmente porque não tem forma de o saber, porque a ele não está ligado. Ela só tem acesso ao Céu, a quem está ligado pelas razões óbvias.

    ResponderEliminar
  28. Bem, até me assustei com tantos comentários desde esta madrugada… isto tem estado movimentado!
    Queria dizer algumas coisas ao Rui, que não tem muito a ver com o post em questão, mas que acho que precisam ser comentadas.
    1º- Jesus não só indica o caminho, como abre caminho e é ele próprio o caminho para toda a humanidade: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida» (Jo 8)
    2º- Continuo a afirmar que essas teorias esotéricas acerca da Igreja são puros mitos cada vez mais disseminados pelos ditos clones Dan Browns & Co. Jesus é a plenitude da revelação. E a Palavra dessa revelação está plenamente acessível a quem o desejar. Não há ritos secretos, não há doutrinas escondidas, não há pseudo-evangelhos deliberadamente ocultados.
    3º-Afirmavas: «O mesmo dizia Jesus aos seus discípulos que dizia: "muito mais tenho para vos dizer mas não estais preparados para suportá-lo agora, mas virá o dia em que tudo conhecereis pelo espírito da verdade"... que será revelada a todos os que a procuram, como eu, dentro ou fora de qualquer Religião, pois a Luz vem de cima ou está dentro de nosso coração. Certo?» Será certo se essa luz que vem de cima já habita em nós. Nós não temos luz própria. A luz que podemos reflectir é a do Espírito Santo que habita Jesus e que habita os baptizados e nos prepara para suportar essas coisas que Jesus tem para dizer. Quando Jesus diz isso aos discípulos refere-se ao dia do Pentecostes, ao tempo da Igreja, que já aconteceu há mais de 1950 anos. Quer isto dizer que desde então todos os membros da sua Igreja estão preparados para entender e suportar o que Ele TINHA para dizer.
    4º A Igreja é um mistério, tal como a dupla natureza, humana e divina, de Jesus. Como Jesus ela é Una e Santa. Porquê? Porque o pecado que associas à identidade “Igreja” não pode ser visto em primeira instância como colectivo ou social. Este, devido à liberdade pessoal de cada ser humano, surge necessariamente do pecado pessoal sistemático de um vasto conjunto de indivíduos de uma mesma sociedade/comunidade. Neste sentido, quando há pecado social na Igreja, ela permanece Santa porque o pecado que (erroneamente) lhe podem associar não é dela enquanto identidade, mas do pecado pessoal das pessoas que nela vivem.

    ResponderEliminar
  29. Jósé Manuel21 abril, 2010

    Sr.Rui

    o senhor escreveu:" o transformam num verdadeiro criminoso pedófilo (o PAPA)"

    Richard Darkwin quer levar o Papa a tribunal baseado em acusações, acusações essas que vão ser analisadas por juízes e depois daí, sairá uma sentença. Caro sr Rui, é assim que funciona a justiça ou o senhor não sabe?

    parece me que você tem medo que o Papa vá a tribunal.....não tenha medo Sr. Rui !!!!. quem não deve não teme.
    Richard Dawkins não quer que o Papa vá para a prisão...ABRA os olhos !!!!! o que Richard Dawkins quer é que a igreja católica , através do Papa, apanhe um valentíssimo correctivo e impedir que situações de pedofilia deste género voltem a acontecer.

    e eu concordo com esse correctivo e ninguém de bom senso quer ver o Papa na cadeia. entendeu !!!!! é um correctivo, uma espécie de açoite pedagógico que se manda a uma criança para ela se emendar !!!! é isto Sr. RUI !!!!!entendeu ??

    ResponderEliminar
  30. Caro José Manuel,

    Não sei qual motivo o leva a pensar que eu teria algum 'medo' de que o Papa um dia vá a Tribunal. Isso parece-me até despropositado ou uma provocação quando lhe falta melhor argumentos para debater os meus num bom nível de discussão.

    De qualquer forma, percebo bem seus pontos de vista, caro José Manuel, e creio que não são os mesmos do tal sr. Richard Darkwins que acusa o Papa de "crimes contra a Humanidade" que tanto quanto sei são dos piores que normalmente se incute aos chefes militares ou ditadores acusados de genocídios em massa que a Justiça aplica a pena máxima de prisão perpétua. Não será assim?

    Sim, eu entendo bem o que pretendem todos os oportunistas e inimigos da Igreja Cristã que juntam ao voz ao lado desse tal senhor "académico" cujas posições polémicas são bem conhecidas e você acha que ele quer apenas que o Papa apanhe um correctivo ou um "acóite psicológico" para impedir que crimes de pedofilia se repitam dentro da Igreja. E fora dela não? Quem poderá sentar-se então no banco dos reús para impedir que todos os pedófilos no mundo continuem a abusar sexualmente de crianças?

    Claro que entendo, caro José Manuel, querem fazer do Papa uma espécie de "Bode Expiatório" cuja finalidade é mesmo pôr em causa a autoridade da Igreja e todos os seus valores que incomodam ainda muita gente do nosso século. O pretexto são os casos de pedofilia cujos responsáveis, esses sim, devem responder pessoalmente pelos seus actos perante a justiça e não o Papa. Este deve apenas tomar medidas, sem esse tal 'correctivo' que você fala, para que mais nenhum caso se repita dentro da Igreja como de resto parece estar fazendo desde há algum tempo desde que estalou o escândalo dos padres pedófilos um pouco por todo o lado.

    Não sou adgovado do Papa, caro José Manuel, mas me apercebo do que estão tentando fazer-lhe como símbolo do Mundo Cristão num tempo em que a 'Besta' usa todas as artimanhas para enfraquecer uma Instituição que tem poder e que apesar de tudo deve existir (remodelada claro) cumprindo sua missão.

    Tenho os meus 'olhos' abertos, caro José Manuel, e por isso saio em defesa da própria Religião, cristã ou outra, pois são pilares da Moral e valores de ordem espiritual que devem ser preservados em qualquer civilização.

    Entende, caro José Manuel?!!!!!

    ResponderEliminar
  31. RA, a Biblia condena a homossexualidade, isso é um facto, mas agora coloco te umas questoes que gostava que me respondesses com toda a garra a ver me es tu que me convences do contraio. Vou usar expressoes que não são minhas, porque como iras perceber eu não sou pai e tenho só 20 anos lol.

    Então aqui vai:
    "eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo,capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço?

    O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos,
    homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu
    afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-
    me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos?
    Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz
    claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a
    senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora?
    Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do
    altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade
    visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?
    Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19,
    plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa
    usa roupas feitas de diferentes tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a
    maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso de reunir todos os
    habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24,
    versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar
    privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado
    no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14?

    Confio plenamente na sua ajuda amigo RA a livrar me destas questoes, pois não sei o que fazer, se queimo por exemplo as pessoas em fogo ou se posso derramar-lhes acido em cima...

    Enfim.

    Paz

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  32. PARTE 1:

    ♥ Olá Rui, meu querido amigo e irmão do coração

    Nossa este bate-papo esquentou! rsrs. Bem, pensei e pensei, e por fim decidi que não ficaria fora desta tb. E de cara já peço desculpas, pois isto ficou demasiado grande rsrs. Então o farei em duas partes:

    Gostaria de deixar registrado a minha forma de pensar diante destes acontecimentos todos, com base naquilo que acredito e vivencio.

    1º - Quero dar um olá ao Cristiano, pois tb venho acompanhando seus comentários ao longo do blog, e cá pra nós: eu já gosto muito de vc meu querido!
    E não sei quanto aos demais, mas eu não o vejo como 'a mosca do cocô do cavalo do bandido" rsrsrs
    (se não me permitir estes termos, podes deletar viu Rui rsrs).
    Quero te dizer que tenho amigos homossexuais e os amo e respeito muito (pois me respeitam tb), e porque afinal eu tenho para mim algo de um grande Homem (em maiúsculo mesmo) que lutou a vida toda em nome de um Grande Sonho, que tb é o meu, e acredito que o de todos aqui, ...MARTIN LUTHER KING e dizia que:

    "Sonho com o dia em que sejamos julgados por nossas ações, e não pela cor de nossa pele" -

    e ainda acrescento:
    - que sejamos julgados sim somente por nossas ações, e não por nossa cor de pele, sexo, opção sexual, credo (ou ausência de um), ou qualquer 'aparente' diferença entre nós. Pois somos diferentes sim, mas não significa que sejamos ' desiguais'.
    Portanto, eu em particular não o vejo como anomalia alguma. E aprecio sim sempre, teus comentários, embora hoje eu não concorde com algumas coisas que falou, mas isso não faz com que eu perca o meu respeito por vc ok meu querido! rsrs.
    E te digo mais: obviamente que quando eu for mãe, desejo sim meus filhos heteros, desejo ter meus netos, etc e este é uym direito meu,, que ninguém me pode tomar de pensar assim. Mas saiba, que se acaso algum deles viessem a ser homossexuais, eu o amaria da mesma forma, e como mãe, eu moveria céu e terra para defendê-lo das garras maldosas da 'ignorância' e do preconceito, se assim fosse necessário.

    2º - Concordo sim contigo quando fala que muitos foram 'educados' no seio do medo, e muito disso foi imposto pela religião. Aliás, é imposto por vários seguimentos e não se estende somente à catolica.
    Portanto sou totalmente contra qualquer instituição (seja ela qual for), que queira conquistar adeptos pelo medo (já que é um aniqui8lador), ou ainda tornar seus seguidores, seus 'cofres' particulares.
    No entanto quando pequenina, tb fui educada e batizada na igreja católica, e só quando cresci um pouco mais é que pude fazer a minha própria opção e segui o meu caminho na espiritualidade.

    3º - Este obviamente não é o meu nome, mas foi o pseudônimo que escolhi para assinar na net, em qualquer lugar por onde eu passe e visite:
    - Lucy "Sem Fronteiras"

    E porquê isso? Porque é assim que me sinto: acreditem ou não, tenho amigos(as), católicos, espíritas, esporitualistas, judeus, ateus, umbandistas, evangélicos, universalistas, e NDA (nenhuma destas alternativas rsrs), e sabe porque somos amigos?
    Porque nos centramos no que temos em comum e não no que pensamos divergente. E porque sempre, acima de tudo, mantemos o respeito, um pela crença do outro. Sabemos conviver em meio às nossas diferenças.
    Portanto, antes de mais nada, acredito piamente, que se não soubermos e nem conseguirmos respeitar as diferenças, de forma alguma haverá paz nem no mundo externo e nem em nosso interior.
    E uma vez que algum religioso (seja de que seguimento for), bate no peito e grita "a minha religião está certa!", ele está dizendo que todos os demais no Universo, estão errados. E essa é uma das maiores provas de egoísmo que tb possamos dar.
    Pois a mim, "Deus é o Todo que está em Tudo", assim qualquer tentativa em definí-Lo ou 'prendê-Lo' a um seguimento qualquer, é algo absurdamente insensato, limita-O, em nossas míseras características mundanas e humanas tão egoístas.

    (.....)

    ResponderEliminar
  33. PARTE 2:

    (....continuando)

    4° - e para mim o mais importante e fundamental:

    A ÚNICA 'RELIGIÃO' DE JESUS E TODOS OS GRANDES AVATARES QUE PASSARAM PELA TERRA, É O AMOR!!!

    Portanto, que não me venham querer converter a algo especificamente, pois é somente esta, o AMOR FRATERNO E UNIVERSAL que pode definitivamente nos libertar e tornar o mundo o paraíso com que tanto sonhamos . E o Amor (em seu mais amplo sentido) não exclui ninguém. Apenas ama.

    5° - Com base nisso tudo acima, quero dizer que, sejam sim, todos os culpados e/ou responsáveis por quaisquer crimes, no caso os de pedofilia pauta deste texto do Rui, que sejam sim julgados independente de os envolvidos serem brancos, pardos, vermelhos, amarelos, ricos, pobres, intelectuais, ou representantes de que instituições forem.

    No entanto, outra coisa que tenho comigo, é de que violência, só gera mais violência.
    Não é desejando fazer 'justiça com as próprias mãos' que mudaremos o mundo, ou o tornaremos melhor.
    Nem uma ação neste mundo, que for movida pelo ódio, preconceito, raiva, ignorância, poderá ter exito. Isto é um fato.

    Portanto, se o Papa, ou quem quer que seja tiver que responder por algo, seja por calar-se, ou o que for de 'concreto' que tenha feito, assim será.
    Mas não cabe a nós cruxificá-lo e muito menos a este Richard que eu mesma estive a visitar o seu site e seu perfil no Youtube e a mim não passa de um ateu desequilibrado, que não sabe mais o que fazer para chamar a atenção, devendo ele, colocar uma melancia ao pescoço.
    Vi muito bem a forma ignorante e preconceituosa com que ele lida com quem pensa diferente dele.
    E a mais, pelos comentários infelizes que pude ver em seu site e perfil, sinceramente, mais parece alguém do 'baixo astral' encarnado, trabalhando contra a ordem, o equilíbrio, a união, a fraternidade e a paz. Pois quem trabalha como formador de opinião, deve saber muito bem o que diz. Deve ser responsável, pois sabe que tem a capacidade de influenciar pessoas.

    Não sejamos movidos pelo rancor! Não sejamos contaminados pelo ódio.
    Lembro muito de uma: "quem com ferro fere, com ferro será ferido'.
    Tenhamos bom senso!!!
    E a mais, com toda a sinceridade Cristiano meu querido, a mim a impressão que dá, é de que vc fala com certa amargura no coração, e me atrevo a dizer que de certo é pela forma com que vc e seus pares são excluídos e discriminados, pela 'instituição Igreja Católica".
    Mas acredito que assim como eu, vc tb deve ter amigos que tem afinidades ao catolicismo, mas de certo são boas pessoas e nobres, e grandes amigos teus tb.

    Portanto meu querido, abra seu coração, não se deixe levar pelo calor das emoções não. Não julguemos com rigor para não sermos julgados igualmente.
    Sou contra muitos desmandos da igreja 'instituição' e que vem de longa data na história da humanidade. E concordo que todos sejam punidos e julgados segundo suas ações. Mas assim como há muitos safados, pedófilos, criminosos, aproveitadores, sem carater em vários seguimentos filo-religiosos, o contrário tb é verdadeiro.
    Há muita gente boa, e são nososs 'irmãos planetários', antes de tudo, não nos esqueçamos disto, e tb merecedores de respeito.

    (......)

    ResponderEliminar
  34. PARTE 3 - FINAL

    (....) Prender ao Papa em uma visita, é totalmente insensato, insano.
    Como disse o Rui, é como querer acusar Obama pelos crimes e guerras todas, causados pelos EUA a tantos povos ao longo de nossa história.

    E para completar, há sim o aspecto ESOTÉRICO e tb o EXOTÉRICO, e isto na minha modesta opinião, não somente dentro da igreja, mas sim, em outros seguimentos tb. A parte que sempre foi destinada somente aos Grandes Iniciados de todos os tempos. Ficando a maioria, com o exotérico.
    A maioria = a massa.

    Por fim, não mudaremos o mundo, movidos por sentimentos que não sejam fraternos. E deixo claro, que não sou defensora da igreja católica enquanto instituição.
    Apenas defendo o bom senso, sempre!

    E só mais uma coisa: diplomas, troféus, prêmios e insígnias espalhadas no paletó, nunca foram e nem nunca serão, sinômimos de hombridade, caráter, inteligência, bom senso, espírito nobre e alma grande. Nunca!

    Muita Paz, Luz e Amor a todos nós
    Pois precisamos, e muito!

    ♥ Um beijo de Amor e Paz a ti meu já querido Cristiano, e em cada coração que por aqui passar, como sempre, direto do meu ♥

    E outro beijo carinhoso do ♥ a ti Rui, meu querido e estimado amigo de além mar...

    "Lucy Sem Fronteiras"

    ps: Desculpa hein Rui, não cumpri com o prometido. Falei que seriam duas partes, mas escrevi em três heheheh

    ResponderEliminar
  35. Caro Cristiano, aquele que pertence a Cristo!
    Ainda que isto não venha a propósito do post… espero que ele aprove a minha resposta.
    Muito rapidamente, duas coisas
    1) Ler a Sagrada Escritura, como de resto acontece com qualquer outro livro, envolve ter em atenção alguns critérios. O primeiro é certamente entender que tipo de livro bíblico estou a ler. Nos casos concretos a que te referes são livros do Pentateuco, isto é, dos primeiros cinco livros da Sagrada Escritura, portanto do Antigo Testamento, da Antiga Aliança, antes de Jesus, que versam sobre a Lei. Todos estes livros apresentam coisas estranhas, para não dizer anedóticas ou abominações (como é chamado o código apresentado no Levítico nos cap. 11-15). Mas não me querendo perder em detalhes (porque isto não é o sitio para o fazer), quero apenas dizer que todas estas leis têm uma só finalidade: «Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo» (Lv 19, 2b). O Ideal do povo judaico é justamente esse e portanto transcreve para a sua vida quotidiana leis que julga que os ajudam a alcançar tal objectivo. Ainda que pareçam coisas ultrapassadas.
    2) O texto que te dei do início da Carta aos Romanos pertence ao Novo Testamento, isto é, depois de Jesus, que é a revelação final e plena de Deus. Trata-se de uma carta escrita por São Paulo e aborda temas concretos dentro do esquema da nova Lei. E que Lei é esta? Justamente a que Jesus ensinou, a Lei da Caridade. Nesta Nova Lei, que completa a anterior, levando-a à perfeição, somos todos chamados não a fazer a nossa vontade, mas a vontade do Pai do Céu, a ser fecundos, a gerar vida como Jesus gerou até à ressurreição. Nesta ordem de ideias, a carta insurge-se contra a homossexualidade justamente porque se apresenta como algo estéril e algo contra a Lei da Caridade. Por fim, devo dizer que a Lei da Caridade, que é perfeita, ao contrário da Antiga Lei, é imutável, segue sendo a mesma ontem, hoje e para todo o sempre, porque ainda que Nosso Senhor seja todos os dias uma novidade para humanidade, segue sendo o mesmo, porque é Um só.
    Que sejamos também um só, como é desejo de Jesus! A maior anedota ou a maior abominação é vivermos separados uns dos outros não as “contradições” do AT!
    Quanto ao ácido ou o fogo, o menino já deveria de saber que essas coisas só os adultos devem mexer!!! ;)

    ResponderEliminar
  36. Minha querida Lucy,

    Começo por agradecer teu belíssimo comentário com o qual concordo em tudo o que dizes, do princípio ao fim, sem nada ter para acrescentar. Fiquei rendido à grande clareza de espírito que possuis e destaquei 3 parágrafos que para mim resumem todo o assunto que aqui estamos a tratar:

    Primeiro, quanto ao tal sr. Richard Dawkins, é u m facto que... “diplomas, troféus, prêmios e insígnias espalhadas no paletó, nunca foram e nem nunca serão, sinômimos de hombridade, caráter, inteligência, bom senso, espírito nobre e alma grande. Nunca!”

    Segundo, quanto aos julgamentos e acusações ao Papa... “Não sejamos movidos pelo rancor! Não sejamos contaminados pelo ódio! Tenhamos bom senso!"

    Por último, quanto ás opções e marguras do Cristiano, deveras que é "o AMOR FRATERNO E UNIVERSAL que pode definitivamente nos libertar e tornar o mundo o paraíso com que tanto sonhamos. E o Amor (em seu mais amplo sentido) não exclui ninguém. Apenas ama”.

    És uma deusa de corpo inteiro, de mente iluminada, querida amiga e irmã de jornada.

    Um beijo grande para ti e abraço do coração. E grato pela tua participação.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  37. Bem, o “rolo” de comentários já vai longo… quase que não o desenrolamos até ao fim!
    Li o comentário da amiga charmosa brasileira sem fronteiras e não posso deixar de concordar com algumas coisas e com outras levantar algumas questões que passo a partilhar:
    1) O Sr Dr Darkwings é um óbvio charlatão.
    2) O Papa é um óbvio “bode expiatório” de gente frustrada e mal na vida.
    3) Dizias que «o AMOR FRATERNO E UNIVERSAL que pode definitivamente nos libertar e tornar o mundo o paraíso com que tanto sonhamos». Eu concordo contigo. Mas dizias também que «há sim o aspecto ESOTÉRICO e tb o EXOTÉRICO, e isto na minha modesta opinião, não somente dentro da igreja, mas sim, em outros seguimentos tb. A parte que sempre foi destinada somente aos Grandes Iniciados de todos os tempos. Ficando a maioria, com o exotérico. A maioria = a massa.» Como é possível conciliar uma e outra afirmação? Se somos todos irmãos, como há uns que são iluminados/gds iniciados e outros não? Isso não é descriminar, fazendo de alguns irmãos de primeira e os restantes irmãos de segunda? Onde está a fraternidade universal?
    4) A Igreja não é uma dualidade carismatico-institucional. É uma unidade carismatico-institucional inseparável. Se dizes que não és «defensora da igreja católica enquanto instituição», que Igreja Católica defendes?
    … bem, fico-me por aqui. Tinha mais questões, mas tenho que ir dormir que o dia de amanhã é longo. Uma santa noite a todos! Que Nosso Senhor nos faça um, como Ele é um!

    ResponderEliminar
  38. Rui meu querido,

    Fico com meu coração tocado por tuas amorosas palavras, e a mim, só cabe agradecer e sinceramente, fazer sempre por merecê-las.

    Beijo sincero do ♥, com verdadeiro Amor Fraterno e respeito que tenho por ti, "sem fronteiras" de nenhuma espécie!

    ps: já agora vou responder com atenção merecida ao caro "Ra"
    me aguardem rsrs

    ResponderEliminar
  39. PARTE 1

    Olá caro Ra,

    Primeiro, prazer e obrigada pelas palavras a mim endereçadas!

    Bem, em verdade, acredito que não fui incoerente no que afirmei Ra. E se vc analisar a minha fala com o "Coração" e não com a 'razão' e a lógica, vc facilmente vai compreender o que quis dizer.
    E reitero que não defendo mesmo nem uma instituição, seja ela católica ou não. Mas defendo sim o direito de toda e qualquer pessoa seguir o caminho que melhor lhe falar ao Coração (que não o físico), e ao seu grau consciencial.

    Existe sim os aspectos Esotéricos e Exotéricos, mas isso não é uma questão de eu te provar isso, pois não o tenho que fazê-lo uma vez que quem não acredita és tu e não eu.
    Porém, muito ao contrário de como vc entendeu, o fato de eu ter mencionado grandes iniciados, não quis com isso de forma alguma apontar que a Iluminação é somente para alguns.

    Veja Ra, há os dois lados desta 'moeda':

    - O 1° é que infelizmente muitos que 'pensam' que detém o poder (um falso poder diga-se de passagem) - seja na política, na religião, e em tantos outros meios 'infiltrados' na sociedade - normalmente 'velam' ou ao menos tentam velar, a maior parte do Conhecimento, a parte mais sutíl e profunda. E o fazem no sentido, egoísta de manipularem os demais, justamente por este mesmo poder que acreditam ter. E sendo assim 'velam' muitas coisas da humanidade, que hj está mais perdida do que 'cego em tiroteio'.

    Não precisa ser nem um gênio para observar isso no mundo em que vivemos. Não fosse isso, não teríamos desigualdade, não teríamos guerras, e nem discriminação.

    2° Quanto a Iluminação, é óbvio que muito ao contrário do ser humano, DEUS não faz distinção com nem um de Seus filhos. No entanto, todos são 'chamados', o "portal" é aberto a todos tb.
    Porém, meu caro Ra, sejamos realistas: nem todos querem entrar!

    E porque não querem 'entrar"?
    Muito simples ao meu ver: porque muitos que se dizem religiosos, caridosos etc, batem no peito e falam em nome de Deus, andam com a bíblia feito desodorante em baixo do braço, mas na verdade, seu efo é tão grande, que não permite com que deixe seu orgulho de lado, não lhe permite se desfazer de suas falsas crenças e moralidades, e ser humilde, seguindo o ÚNICO CAMINHO que JESUS indicou: repito O DO AMOR!!!

    Pois muito ao contrário de muitos religiosos que falam em SEU Santo nome, o AUGUSTO MESTRE JESUS não andava com ricos, senhores de portes, ouro e posses.
    JESUS sim caminhava era ao lado de pobres, doentes, leprosos, ladrões, e prostitutas, ... e nunca perdeu sequer uma única oportunidade em poder passar as lições e mensagens de Amor que até hj uma ínfima minoria compreendeu.

    (....)

    ResponderEliminar
  40. PARTE 2 - FINAL

    (....) E te afirmo com todas as letras, que enquanto a humanidade não compreender que não temos mais tempo para defender pequenos grupos, seitas ou religiões que sejam, e que agora cabe envolver a todos com igualdade, tenho certeza meu caro Ra, não haverá Paz no Mundo. Tenho a mais plena convicção disso.

    Portanto somos dotados de livre arbitrio e é uma lástima que infelizmente nem todos saibam o que fazer 'com o seu'.
    O mundo já está faro de quem ataca, crítica e rotula.
    Só precisamos é de Amor. Amor e não apegos.

    Pois é muito fácil a meu ver, amar os consanguíneos, os familiares e amigos com quem nos afinizamos.
    Mas quero ver vc amar aquele que te magoou, que te humilhou.
    Só quando isto ocorrer teremos paz, e neste dia com certeza, não haverá mais disputa alguma, por religião.
    Porque este AMOR tão fraterno e inimaginável a quase que totalidade da humanidade, está acima de qualquer coisa que possa ser quantificada pelo homem.
    No mais, porque Jesus, disse:
    "amai a teu próximo como a ti mesmo". É tão 'simples"! Pq então tanta dificuldade em praticar?!

    E para finalizar, um 3° motivo pelo qual aos homens comuns (e isso incluí a quase que total parte de nós tb), houve sim a necessidade de O Conhecimento Maior (que não é oferecido em nem uma escola desta Terra), ter sido velado pelo próprio Redentor da Humanidade, Mestre Jesus.
    Pois ELE mesmo já sabia que somos feito um cálice. E portanto se despejasse 'muita Luz', de certo iria transbordar. Não iríamos compreender.
    Não saberíamos o que fazer 'com tanto"! Por isto ELE falou por parábolas, que te afirmo, nem um religioso no mundo ainda hoje, conseguiu compreender mesmo depois de 2010 anos!

    E pior: aqueles que tendem a praticar o mal, poderiam deturpar ainda mais, usando-o em benefício de si mesmos (como tb já acontece).

    E para finalizar mesmo, deixo uma frase sábia de Voltaire, que sintetiza tudo o que vivencio e tenho para mimnha realidade:

    "ACREDITO NO DEUS QUE CRIOU OS HOMENS, E NÃO NO DEUS QUE OS HOMENS CRIARAM"!

    Por fim, plagiando meu amado amigo:

    " E pingue-se ponto!"


    Muita Paz, Luz, Sabedoria e Discernimento a ti e a todos Ra,

    Beijos em teu coração, direto do meu ♥

    ps: As coisas que falo, aprendo em espírito, com o Coração, vivencio Deus em mim, e não fora.

    ResponderEliminar
  41. Lucy, gostei de te ler.
    Es uma querida, e digo te que não sou movido pelo rancor nem pelo odio. E como disse a Igreja a mim pouco interessa no que toca a homossexualidade pois poucos (mesmo os Catolicos) lhe dão ouvidos nos tempos que correm.
    E pelo facto de eu viver num estado laico e num continente tb ele praticamente laico ;).
    Lucy, eu não fui criado num ambiente Catolico. Mas há 3 anos atras resolvi andar na Catequese para assim me preparar para o Baptismo e para fazer a primeira Comunhão. Foi maravilhoso, lindo, perfeito o meu Baptismo aos 18 anos, e a minha primeira Comunhão uma semana depois tb foi linda, para todos, sem festa e apenas o meu "espirito" festejou. Era um Catolico praticante e verdadeiro. Seguia a Doutrina da Igreja em todos os seus aspectos. Ae ao dia em que percebi que a Igreja não passa de um embuste. Em que nem os proprios padres creem naquilo que falam.
    Depois foi o andamento da imposição do medo e eu não luido com o medo, pois este é o maior obstaculo do amor.
    Veja só que andei um ano na Catequese ate me Baptizar e nunc a mas nunca me explicaram o que era a Biblia, nem como se lia, nada... (Só tive um primeiro contacto com a Biblia quando frequentei as Testemuhas de Jeova, pessoas pelas quais sinto um enorme carinho pelo amor que me demonstraram, pelo carinho e acima de tudo pelo altruismo.

    Hoje passados quase 2 anos que deixei a Igreja Catolica e qualquer outro credo, sinto me livre e afirmo e digo com todas as palavras assim como diz o José Saramago que a Biblia é um livro de maus costumes e venha quem vier não me tira essa opinião ate porque eu já li a Biblia e para mim sempre disse que o que foi dito foi dito, e um versiculo não elimina outro, por exemplo, se eu matar uma pessoa, não eliminarei esse facto só pelo facto de salvar outra...

    É o que penso Querida Lucy e amigo RA.
    E não não sou ateu.
    Já tive mais do que provas de que "deus" existe, não como um senhor de barbas brancas, mas como uma essencia divina que nos ama mais do que é possivel amar, nos guia, nos auxilia e nos proteje, e nunca mas nunca nos condenando, mas sempre tentando nos mostrar o caminho...

    Um abraço na paz,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  42. José manuel22 abril, 2010

    Cristiano Costa:

    a bíblia tem de ser vista e contextualizada no tempo em que foi escrita, tendo em conta aspectos das sociedades de então.
    a meu ver a bíblia é um manual para corrigir problemas que existiam na sociedade judaica, muito antes de Cristo.

    ResponderEliminar
  43. Concordo com o José Manuel. Por isso mesmo é que veio Jesus Cristo ditar o NOVO TESTAMENTO alterando muitas coisas do velho onde se ensinava o "olho por olho, dente por dente". A graça e a verdade veio pois por Jesus que passou a dizer: "Dai a outra face" e "Amai os vossos inimigos"...

    Não sei se o Cristiano aprendeu isto na Catequese e chegou à conclusão que afinal a Bíblia é "um livro de maus costumes" como diz José Saramago, um ateu amargo.

    Enfim, cá por mim, a Bíblia é um Manual de Instruções para esta Humanidade que ainda não sabe lê-la nem entendê-la verdadeiramente na Actualidade.

    ResponderEliminar
  44. Olá José Manuel,

    Entendo o que quer dizer, mas como lhe disse uma coisa não apaga a outra...

    Volto a repetir, usando este exemplo: Se eu matar uma pessoa, ao salvar outra isso não apaga nem impede que o que eu tenho feito foi um erro, e por isso não considero a Biblia nada de positivo para a Humanidade...
    E por muito que me esforce para entende-la não dá.

    Quanto ao ateu amargo, gostava de dizer que amargo amargo é o D.José Policarpo, pois esse sim , expressa odio em cada palavra que profere.
    Pa«ra não falar que vai contra todos os principuos ensinados na Biblia...
    Vejam só que ate fuma, quando sabendo que a Biblia informa que o nosso corpo templo que deve ser preservado e conservado...

    E depois é o diz que disse do olho por olho, dente por dente...

    Limito me a observar e a constatar factos relativos ao Mundo, á biblia, á humanidade...

    Um abraço na paz para vocês...

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  45. José Manuel22 abril, 2010

    Cristiano costa:

    No entanto, a bíblia não é sagrada nem deve ser levada á letra. A meu ver foi escrita por homens e Deus não teve qualquer interferência na sua escrita.

    ResponderEliminar
  46. Cara Luz sem fronteiras, a respeito do esotérico (porque para mim o exotérico não é questão) acabaste por me dar razão. Não se trata apenas de acreditar ou não, mas de também de constatar. Não se chega a uma verdade separando a fé da razão ou vice-versa. Mas explico. Uma coisa é esotérica quando há segredos deliberados. Ora na Igreja católica não há segredos deliberados, há uma verdade que está acessível a todos aqueles que queiram, e como tu dizes e bem, segundo a sua santa liberdade. Uma coisa é esotérica se por definição esconde verdades, e logo se é dirigida apenas a alguns. A Igreja Católica, como o próprio nome indica, tem justamente a pretensão contrária, de ser Universal, para todos!
    Desculpa insistir nisto, mas se apresentamos o cristianismo como esotérico, abrimos a porta ao dualismo. E Jesus nunca pregou o dualismo, sempre a unidade, porque Ele é um com o Pai e o ES, e quer que nós também sejamos um. O mistério do mal não tem a mesma força que o mistério do bem, porque Jesus venceu a morte!
    Vivamos nessa vida que nos é oferecida, já, aqui, agora!

    ResponderEliminar
  47. Caro Cristiano, tenho pena que a tua catequese tenha sido tão pobre, pelo menos pelo que contas. Ter um ano de catequese sem ter havido tempo para falar da Sagrada Escritura, mas sim das fivelas de ouro dos sapatos do papa, é no mínimo frustrante… pelo menos para mim, como católico que sou e como catequista.
    Fazer uma catequese de iniciação não é fácil… mas iniciar alguém em Cristo é levá-lo a conhecer pessoalmente e intimamente o amor de Cristo, é levá-lo a “perder a cabeça” por Cristo, porque passa necessariamente a querer amar como Ele ama… e quem ama como Ele ama, faz “disparates”, como o querer dar cada sopro da sua vida ao serviço de cada mulher e cada homem deste mundo.
    Quanto à Sagrada Escritura, ela não pode ser lida como quem lê o Código de Direito Civil, em que cada artigo pode ter valor por si. A Sagrada Escritura é um livro que conta uma história de amor, que se lida de “enfiadeira” há que entender que ela nos vai introduzindo num mistério maior, que acaba por revelar um grandioso rosto de Luz, de Alegria, de Perdão. É o próprio Deus que se revela como um Homem louco de amor, como um amigo real, como uma presença concreta e não abstracta. Por esta razão ela é muito mais do que um código de condutas, ou um almanaque de variadas culturas ou mesmo um livro de histórias, ela é Palavra de Deus!
    Deixar-se trespassar por esta Palavra é crescer como Homem!
    Rezo para que descubras isso. Pax!
    E espero que tenhas deixado de mexer nos fósforos e no ácido ;)

    ResponderEliminar
  48. Caríssimos irmãozinhos de Jesus, Cristiano, aquele que é de Cristo, e a Luz radiante brasileira sem fronteiras,
    Acho que concordamos no essencial, porém, julgo que discordamos na concretização.
    A verdade não é múltipla mas una e chama-se Amor. Mas este Amor tem um nome, um corpo, braços, pernas, um coração, um rosto: Jesus. Aquele que é Deus connosco. Acho que esta parte é a que concordamos. E não vale a pena desenvolvê-la.
    Acho que discordamos, ou melhor, não estamos na mesma onda, na forma como pensamos que acedemos a essa fonte de amor que é Jesus. Certamente que acedemos a Jesus pelo nosso interior, afinal o seu Espírito habita em nós pelo baptismo. Mas se a fé pode e deve ser vivida pessoalmente, ela também pode e deve ser vivida em comunidade. Aliás, é uma das exigências no discipulado, como de resto acho que entendem. Mas se a fé vivida individualmente não apresenta aparentemente grandes problemas, em comunidade, não podemos dizer o mesmo. Porque se é verdade que a comunidade é expressão da presença real de Jesus (como ficou patente no testemunho do Cristiano a propósito do seu baptismo!), ela também nos faz encarar o que de pior “habita” em nós e que é a divisão (como disse a Luz resplandecente). Há uma regra básica para viver o Jesus, o seu amor. É a regra ou lei do serviço (e não do poder!). Sem a Lei do Serviço não há Lei de Amor. E vice-versa. E se o amor funda a dimensão carismática da Igreja que vocês tanto apreciam, o serviço funda a dimensão institucional, porque implica a entrega total ao outro (e não só o coração).
    Viver na Igreja como uma comunidade viva, como o corpo de Jesus ressuscitado, que se alimenta dos sacramentos, é algo extraordinário e supera qualquer vivência da fé reduzida a dimensão pessoal.

    ResponderEliminar
  49. o Papa chora as vitimas!!! quanto cinismo !!! deveria chorar quando encobriu os padres e bispos abusadores. aí ele não chorou. tentou abafar os escândalos...

    ResponderEliminar
  50. Ra, eu em momento algum disse que expressa amor por Jesus...

    Contudo respeito a sua opinião...
    Assim coma do Jo´se Manuel e do Rui...

    Dou findada a minha participação por este topico ;)

    Um abraço na paz una e santa regida pela lei universal que é o amor, directamente do centro do universo que é tudo e que tudo é uno...

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  51. Caro Cristiano,
    Dizes que não expressaste qualquer amor por Jesus, mas levas na tua essencia o seu nome.
    Primeiro pelo próprio nome, és de Cristo!
    Segundo, és baptizado! És de Cristo!
    Terceiro, a forma como falaste do teu baptismo não me pode deixar entender que nunca expressaste amor por Jesus!
    És de Cristo, quer queiras, quer não queiras! Porque por tua livre vontade, como tu o próprio disseste, quiseste ser baptizado. Espero que a tua catequista te tenha ensinado que o baptismo enraiza a nossa existência na essencia divina, porque »imprime um carácter indelével«... é tipo uma tatuagem, que por mais que a laves, ela jamais sairá.
    Quanto à Bíblia, desculpa a sinceridade, mas acho que perdeste tempo a lê-la porque te passou tudo ao lado, tanto a dimensão humana, como a dimensão espiritual.
    Quanto ao Saramago e a Bíblia, todos sabem e conhecem as ideologias do senhor "noblado". É comunista, detesta tudo o que seja religião. Tenho pena. Concordo com o José, é um homem fisicamente e psicologicamente seco. Vê-se que dedicou a sua vida a procurar "uma coisa" que insiste em não encontrar.
    Em Suma, quanto ao Patriarca, voltando ao tema, quanto ao "Darkwings" e também quanto a nós todos: buscamos a felicidade, mas os sinais do mundo e os da nossa vida mostram que continuamos a não conseguir alcançá-la sozinhos.
    Maranathá! Vem Senhor Jesus!

    ResponderEliminar
  52. Amigos, este foi seguramente o tópico mais participado deste Blog que mereceu vários comentários e todos eles foram importantes exprimindo os pontos de vista de cada um.

    Lembro que um diamante tem várias faces que decompõem a luz em várias cores cada uma com sua própria tonalidade, tornando-o mais belo.

    Espero que este debate tenha sido enriquecedor e nos tenha feito entender que ninguém tem a exclusividade da verdade e da razão e devemos apenas respeitar a opinião de cada um conforme seu grau de consciência e também de evolução.

    No fim, o que importa verdadeiramente é sermos livres de expressar nossos pensamentos e tentarmos dalgum modo contribuir para um mundo melhor, com mais verdade e mais amor.

    Desejo para todos um bom final de semana.

    Uma saudação fraternal

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  53. Ra, o meu Baptismo foi bom sim senhor, pelo facto de que naquela altura andava iludido e andava com medo... Tenho total consciencia de que me Baptizei apenas pelo facto de que sempre me ensinaram que não há Salvação a não ser pelo Baptismo.
    É claro que foi bonito. Pelo menos na minha mente tinha acabado de ganhar a Salvação.

    Mas as coisas para mim a esse respeito mudaram...

    E não é por ter Cristiano como nome que isso indique que tenha Cristo na essencia, ate porque o meu nome foi escolhido por minha mãe (pessoa que apenas me "pariu", deixando me logo, abandonando me e nunca mais querendo saber de mim, fazendo me passar necessidades enquanto ela vivia numa vida e vive de luxo) que escolheu esse nome porque era "Chique" na altura, onde passava uma novela em que havia um personagem com esse nome...

    Não acredito em Jesus Cristo, nem na Igreja, nem na Biblia...

    Mas uma coisa tenho a certeza, sou mais do que simples materia que um dia se detiorara... Sou eu, uno, puro e santo... E um dia serei "Deus" na essencia, na vida, no amor, na paz, e serei feliz...

    Amo-me...Amo-vos...Perdoo-me...Perdoo-vos, esta é a frase que me guia diariamente...

    Um bem haja a todos, a VOCES que no fundo são EU, e um abraço em mim que se transmite a vos, sob forma de paz e amor genuino e puro...

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  54. Rui deixa-me fazer uma pergunta da concorrência eheh ;)...

    RA, tens algum blog?

    Abraço na paz

    ResponderEliminar
  55. "Tenho total consciencia de que me Baptizei apenas pelo facto de que sempre me ensinaram que não há Salvação a não ser pelo Baptismo"... (Cristiano Costa)

    Cristiano,

    A palavra Baptismo significa Renovação pela água como símbolo de purificação e faz parte do ritual de consagração (ou aceitação do sagrado) de qualquer Religião.

    Veio do próprio nome de João Baptista que chamava a si todas as pessoas crentes em Deus que deveriam arrepender-se de seus pecados e começar uma vida nova, mais correcta e verdadeira, como condição essencial para se libertarem dos caminhos do mal.

    Ele, João Baptista, era primo de Jesus Cristo (em quem não acreditas) e tinha a missão de preparar as 'veredas' do Caminho daquele que seria o Enviado ou o Messias há muito esperado: Jesus, o Cristo que também foi baptizado.

    Claro que pelo facto das pessoas se baptizarem na Igreja Católica ou qualquer outra não lhes garante a 'Salvação' de suas almas, pois isso mesmo disse Jesus Cristo (em quem não acreditas) ao afirmar "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus"... como decerto não entrarão os padres e bispos pedófilos, nem todos os que se comportam impiamente na Terra, nem os que fazem pagamento de promessas ou frequentam a Igreja todos os dias ou conhecem as Escrituas de cor e salteado, como era o caso dos principais do Templo (os Sacerdotes de Israel) que condenaram Jesus Cristo no seu tempo.

    Penso, por isso que devias saber distinguir melhor as coisas ao afirmares simplesmente: "Não acredito em Jesus Cristo, nem na Igreja, nem na Biblia"...

    Eu te digo pelo contrário que acredito em Jesus Cristo, acredito nos seus Evangelhos (a palavra da Verdade) e na Igreja Universal (a Invisível) que nada tem a ver com templos de Pedra e sim com o Espírito da Paz, do Amor de Deus, da Luz e da Comunhão.

    Por fim dizes que és "uno, puro e santo..." ao seres um homem pecador como tantos outros, crentes ou ateus, que se afastam de Deus, embora saibas que és mais do que "simples matéria que um dia se deteriorá" e que seguramente terás de voltar a "nascer de novo", alhures no tempo, conforme teu grau de consciência evolucional aqui na Terra que te projectará (ou não) para Reinos Superiores acima desta dimensão.

    Claro que todos somos Deus na Essência, não na Existência, e uns levarão mais tempos do que outros a transformarem-se pela vida (neste ou noutros mundos) até alcançar a Perfeição.

    Se tens esse objectivo, não creio que o alcances ao negares Jesus Cristo e sim completares-te com Ele, pois efectivamente ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém chegará aos Ceús pela via do 'pecado', mesmo que fale em Amor amando, perdoando-se e perdoando, exprimindo alguns conhecimentos ou compondo frases mais profundas na sua forma de comunicação.

    Até o 'Demo' sabe compô-las melhor do que tu e acredita em Jesus Cristo a quem tentou persuadir no 'deserto' da vida humana, tal como faz hoje ainda a milhões de almas incautas convencendo-as a viver de forma impia levando-as por caminhos de condenação.

    De resto é esse o projecto da chamada "Demo-cracia" onde homens sem Deus e negadores de Jesus Cristo dominam o mundo falando duma suposta 'Liberdade' e 'Igualdade' onde aumenta a Iniquidade. É essa, de resto, a nossa realidade.

    ResponderEliminar
  56. Boa noite Cristiano,
    Há coisas que conseguimos perdoar por nós mesmos. Pelo menos assim pensamos... Mas na vida aparecem situações e pessoas que é tramado perdoar, que é tramado amar… e desafortunadamente a coisa piora com a idade.
    Já disse que acredito que o caminho para a felicidade é a do Amor segundo Jesus, que implica o perdão. Mas confesso que olhando para a minha vida vejo situações que por mim só não chego ao perdão e ao amor. É necessário abrir as janelas e as portas à luz da alvorada que é Jesus, para que uma nova vida em mim tome lugar. Um novo fulgor, uma nova oportunidade de pelo Seu perdão em mim, eu seguir em frente amando o que à partida parecia impossível. E amando até morrer, como ele bem ensina. É um dom que ele me dá. Há dias melhores, há dias piores… como dizia a Aung San Suu Kyi (confesso que tive que ir ao Google ver como se escrevia ;), uma politica birmanesa, detida em casa pelo regime: «Um cristão não é uma pessoa perfeita. É um pecador que não desiste».
    Rezo a Nosso Senhor que nunca desistamos de chegar ao Céu. Rezo-lhe para que te faça viver todos os dias o baptismo que recebeste!
    Quanto ao blog, não me parece que te interesse. É descaradamente católico, apostólico, romano. Mas és bem-vindo. A casa tem pouco movimento, mas é de todos e para todos: www.myparish.blogspot.com.
    Pax!

    ResponderEliminar
  57. Ra, eu digo antes que o caminho para felicidade é o nosso amor e não o de Jesus, pois ele já esta ultrapassado...

    O teu blog é interessante.

    Aqui fica o que penso da chamada Igreja Catolica Apostolica Romana:

    Penso que não é o nome correcto para esta megalomana seita.
    Pelo que tenho lido, estudado e aprendido acerca dela, o nome mais correcto para Igreja Catolica Apostolica Romana, seria antes, PAGANISMO ROMANO GREGO E BABILONICO...

    Paz

    ResponderEliminar
  58. Citando:

    "Ra, eu digo antes que o caminho para felicidade é o nosso amor e não o de Jesus, pois ele já esta ultrapassado"...

    Cristiano, apesar dessas tuas palavras serem dirigidas ao participante Ra, eu peguei nelas para te dizer o seguinte:

    Jesus, foi (e é) aquele que mais amor tem pela Humanidade inteira(incluindo todos os que o negam como tu), mas avisou que no dia do Juizo serão separados os vassalos da 'Besta' dos que seguem e professam os seus Evangelhos.

    Podes até dizer e fazer tudo o que te aprouver, e andar por margens opostas à verdade, mas seguramente terás de "nascer de novo" para aprender a aceitar aquilo que rejeitas sobre o verdadeiro Caminho da Vida que Jesus nos ensinou e tu vais dizendo que ele está ultrapassado.

    Pois eu direi que ele está cada vez mais actualizado e a sua Doutrina do Coração supera a do intelecto humano cada vez mais mergulhado em trevas fazendo da luz escuridão.

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  59. Rui,

    Quanto a isso depois veremos ;)

    Um abraço grande em ti...

    PAZ

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  60. Caro Cristiano, aquele que é de Cristo ;)
    Folgo em saber que ao pensares na Igreja Católica Apostólica Romana, pensas com todos esses adjectivos (como dizes «PAGANISMO ROMANO GREGO E BABILONICO»). Basta ler alguns livros de história para acrescentar muitos outros. Diz a doutrina da Igreja que o mundo apresenta muitos sinais do entendimento/manifestação/revelação de Deus. Por essa causa, é “natural” que se deixasse e que se deixe influenciar pelas diversas culturas do universo. A este processo chama-se “inculturação” e consiste justamente em discernir – com base na Verdade que lhe foi confiada – os elementos culturais que estão de acordo com a Mensagem Cristã e rejeitar os que a contradizem. O processo de inculturação, longe de diminuir a realidade eclesial ou de manchar a sua pureza, potencia-a enquanto realidade humana que vive o seu Deus, também Ele verdadeiro homem.
    Quanto à “tua” lei de amor, sem querer ser paternalista, devo dizer que a idade ensina-nos que por mais virtudes que tenhamos, que por mais vontade que tenhamos para amar, em consciência, ficamos sempre aquém do que no nosso coração surge como ideal. Há sempre coisas que atrapalham (e muitas vezes coisas em nós). Ora, Jesus não só veio-nos mostrar o caminho da plenitude humana, revelando-se como homem perfeito, o protótipo da criação, como veio corrigir esses “defeitos” que nos impedem de amar. Jesus não é uma peça de museu. Não está ultrapassado, não pertence a outro tempo, porque Ele está vivo! Como diz o Rui: «Jesus, foi (e é) aquele que mais amor tem pela Humanidade inteira (incluindo todos os que o negam como tu).» Em resposta disseste: «Quanto a isso depois veremos ;)» Meu caro, não esperes! Não deixes para depois. Há um livrito do famoso filósofo (matemática, etc.) Pascal («Fragmentos», creio eu) onde a propósito da forma como se vive a vida ele fala “da aposta” e da aposta justamente em Jesus Cristo. Ele diz que se apostarmos nunca perdemos! Perdemos, sim, se não apostarmos em Jesus. Da minha experiencia de convertido devo dizer que ele tem razão… mesmo que chegasse à (insólita e impossível) conclusão de que Jesus era afinal uma peça de museu, eu nunca teria perdido o meu tempo seguindo-o!
    Por fim, quanto ao meu blog, eu bem avisei que não teria grande interesse para ti ;) Mas serás sempre bem-vindo.
    Um Santo Domingo a todos! E parafraseando o Rui «Pausa para reflexão», neste meu caso, pausa para rezar Vésperas!

    ResponderEliminar
  61. Ra, bem me pareceu que o outro blog era meio estranho, mas apesar disso tb é de teor Catolico, só que se encontra todo em Inglês...

    Estas perdoado lol...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  62. Cristiano, e o teu, já agora?
    Para eu poder dizer: "interessante"! ;)

    ResponderEliminar
  63. Ra, eu não tenho blog, já tive, era de conteudo gay, tive e ainda devo ter, mas nunca mais lá fui e nem sei já qual é o nome...
    Sorry...

    Abraços

    ResponderEliminar
  64. Cristiano, que bom te teres esquecido!
    Nosso Senhor é providente. Assim não me sinto obrigado a lá ir lol
    ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails