sexta-feira, 20 de abril de 2007

SERÁ QUE DEUS É O CULPADO?


Perante tantas desgraças que se têm abatido na sociedade norte-americana, uma verdade é dita pela 1ª vez na TV pela filha de Billy Graham (um pregador evengélico norte-americano) quando foi entrevistada no Early Show por Jane Clayson que lhe pergunta como é que Deus permite tanta coisa má que sucede no país, especialmente os acontecimentos do 11 de Setembro, os tiroteios e mortes nas escolas, etc. A dada altura ela responde:

Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Mas por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas... Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua protecção se nós exigimos que Ele não se envolva mais connosco?

Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém!

Logo depois o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: "Um perito nesse assunto deve saber o que está falando". E então concordamos com ele.

Depois alguém disse que os professores e directores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar)

Depois alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas tivessem sua sexualidade livre e fizessem aborto sempre e quando quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito também que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas (preservativos), tantas quantas quisessem para que pudessem se ‘divertir’ à vontade. E nós dissemos: "Está bem!"

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. E nós não vimos mal nisso!

Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na internet. E nós passámos e ver tudo isso como resultado da “democracia”, onde muitos já acham que podem e tem o direito de ter liberdades e fazer tudo, até o que não é legal ".

A par dessas coisas, há a cultura das armas no país, onde, em qualquer lado um jovem pode comprar facilmente um colt ou uma carabina de forma legal (mais fácil do que comprar um maço de tabaco).

Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...

Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:

Nós só colhemos aquilo que semeamos!!!

12 comentários:

  1. Estou farto de ver o doutor enterrar-se neste atoleiro de contradições sucessivas e inventar factos estranhos. Estou propondo que o doutor ao sair de casa para ir à Igreja dos Brasileiros vista camisa preta, e se você não tem amarre um lenço preto no pescoço. Será que Deus é culpado? Essa hipocria é para quê? Leave com vergonha e não invente que é feio. Como sei que é preciso uma grande banana para publicar este comment vou voltar a contar tudo na assembleia do Deus que o doutor desdenha a toda a hora. Que ele lhe perdoe e não castigue como o doutor merece.

    ResponderEliminar
  2. Caro senhor "anónimo", quem está ficando farto das suas palermices sou eu, e vou ainda deixando passar as suas mensagens sem qualquer conteúdo para que as pessoas vejam até onde vai sua tolice e mediocridade de beato (ou "rato de sacristia") que devia era ir para o teatro fazer papel de cómico já que tem muito jeito para isso.

    Passe bem e não me chame tanto de doutor que qualquer dia começo mesmo a convencer-me que o sou...

    ResponderEliminar
  3. esta era de obscurantismo nada percebe de deus.
    Essa é a razão de tantos males em seu nome . Seitas assassinas com a de David koresh, Asahara, a Verdade Suprema assassinaram milhares de pessoas em nome de deus .
    DEUS É UMA REALIZAÇÃO INTERIOR, INTIMA E PESSOA na forma de todo o bem; felicidade, paz,imortalidade e sapiencia. E não pdoe ser sequer um homem o ceu sentado num trono, a punir os maus, etc....

    ResponderEliminar
  4. Deus, deuses...um dia saberemos quem é esse Deus que você tanto inocenta ou condena ou Deuses para os politeístas.

    ResponderEliminar
  5. Deus só tem culpa pelo que acontece de bem na humanidade, quando as coisas correm mal a culpa passa a ser do Homem. quando as coisas dão para o torto é preferível meter o rabinho entre as pernas e culpar os outros. Retórica labrega e primitiva inocentar os deuses que tanto nos orientam como nos abandonam.

    ResponderEliminar
  6. Só para lhe fazer estas perguntas:
    Será que Jesus Cristo acreditava em Deus?
    Ele terá morrido mesmo quando crucificado? Ao que sei outros submetidos a igual suplício sobreviveram... e ele? O seu desaparecimento não estaria já programado? Algures, agora não me ocorre o local, mas perto de Índia ou Paquistão, por essa altura apareceu um indivíduo com idade semelhante, que proclamou uma religião tendo como simbologia a CRUZ. A documentação é muito escassa e permite várias interpretações aos factos. Mas como saber se o guarda que impeliu a lança não estava previamente aliciado para fazer apenas a ferida e não o atingir mortalmente? Sabe a corrupção ao que penso é tão velha quanto o homem... Sei que as religiões cresceram paralelamente com o homem. No caso da Cristã, o seu poder cerceou ao longo dos tempos o conhecimento dos podres que dentro dela proliferaram. Mas uma coisa eu estou convicto, tem sabido utilizar as estratégias mais adequadas para se não deixar aniquilar pela ciência. Recordo apenas esta mais recente: Copérnio foi excomungado pela sua teoria contrariar o que a Igreja proclamava de harmonia com o que Ptolomeu dizia. Passados 300 anos, vem o Papa João Paulo II retirar essa excomunhão....
    Se achar que pode dar-me retorno, gostava me dissesse se conhece "CRISTO FILÓSOFO" de Frederic Lenoir, e me desse seu parecer sobre seu conteúdo.
    Com os meus cumprimentos.JCosta

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante sua tese, caro amigo J.Costa, e quanto à pergunta que me faz sobre Jesus Cristo, claro que minha resposta não poderia ser outra a não ser: SIM, ele acreditava e se confessava "Filho de Deus" e muita gente não o entendeu e até o chamou de blasfemo na época por se igualar ao Pai e ensinou que todos somos irmãos.

    Quanto á questão da crucificação e o sofrimento a que foi sujeito, não duvido dos factos históricos relatados nos Evangelhos apócrifos que são unâmines no mesmo ponto além de haver referências de alguns historiadores da época falando disso.

    Sobre sua morte e'ressurreição', cada um pode acreditar ou não. Pessoalmente sinto ele vivo em meu coração e creio em Deus como Ele acreditava e não duvido que o Amor é o único Caminho que nos leva à Vida na Eternidade além desta vida transitória e ilusória onde uns cultivam o bem e outros o mal, cada um colhendo conforme o que semeia tal como Jesus Cristo avisava.

    Quanto à questão dos dogmas e conceitos religiosos da Igreja Cristã ou outras, penso que virá o dia em que muitos se desfarão pelo conhecimento da verdade que não é exclusiva de nenhuma Religião mas sim podemos vislumbrá-la interiormente à medida que abrimos para ela nosso coração.

    Um abraço fraternal e

    "Pausa para reflexão"!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Sr Rui Palmela, por seu retorno.
    Fico-lhe grato por ter merecido a sua atenção.
    Como sabe, e muito mais que eu talvez, de filósofo e psicólogo, todos temos um pouco. Acho até que isso é uma característica inata, que em alguns se nota mais, e em outros nem tanto.
    Na síntese de suas duas respostas, não lhe vou tentar dizer que o modo como expõe essas suas respostas me transmitem, pode até ser que um pouco desfocadamente, a sua personalidade, que se me apresenta como muito interessante. Mas minha tendência é mesmo de começar a construir o seu tipo de personalidade. Forte, de firmes convicções, e alguém que gosta de dirimir as coisas sob o ponto de vista de como as concebe e encara. Não é fácil encontrar muitas pessoas assim e, quando se encontram normalmente se encontram demasiado absorvidas para darem atenção a tudo que lhes surge pela frente. Daí mostrar minha gratidão pelo seu retorno.
    Apreciei o que diz, mas balizado, como vem acontecendo com outros interlocutores com quem converso também. Pautam tudo que chamamos de vivência, pelos manuais em que assentam suas crenças, e nunca nada para além deles, porque neles acreditam encontrar respostas para todas as suas perguntas ou dúvidas.
    Vou fazer alguns meus comentários, mas integrados em seu próprio texto.
    Mas antes, até para que também possa ir construindo o modo de como me poderá passar a observar, vou fazer-lhe uma resenha muitíssimo suscinta, para que possa melhor rebater-me.
    Sou de família muito humilde e natural de uma aldeia beirã, vivendo no campo até aos doze anos, apenas me deslocando à aldeia para fazer a instrução primária.
    Fui para o Seminário, que frequentei por um período relativamente pequeno.
    Depois disso vim para Lisboa como moço de mercearia.
    Mais tarde fiz carreira nas Forças de Segurança.
    Mas o facto mais relevante é o de que fui um cristão praticante até já uma idade bem madura, até que, pelo conhecimento que ia absorvendo me foram cada vez faltando respostas convictas para minhas perguntas e dúvidas. Aí fui tentando me colocar como observador exterior e, com a continuação do conhecimento que fui absorvendo acabei por me colocar numa posição que não sei definir bem, nem acho isso relevante, talvez um agnóstico, que não um ateu. E tal poderá entender com a resposta que vi um sacerdote dar a um ateu e que nela me acho enquadrado. Ele disse para o ateu: numa coisa nós estamos de acordo. Nem eu lhe posso provar de forma palpável a existência de Deus, nem você me provar a sua não existência. Logo, quando me perguntam se eu acredito que Deus existe, eu respondo honestamente: não sei.
    E vou passar ao comentário:
    Como não foi aceite minha resposta, vou truncar:
    Com os meus cumprimentos e, se teve a paciência de ler, minha gratidão também.
    Um abraço.
    José Costa

    ResponderEliminar
  9. Parte truncada:
    Muito interessante sua tese, caro amigo J.Costa, e quanto à pergunta que me faz sobre Jesus Cristo, claro que minha resposta não poderia ser outra a não ser: SIM, ele acreditava e se confessava "Filho de Deus" e muita gente não o entendeu e até o chamou de blasfemo na época por se igualar ao Pai e ensinou que todos somos irmãos.
    "Pois eu aludi ao livro "CRISTO FILÓSOFO", porque na realidade minha postura se identifica com a maioria do que ali é descrito. E, quanto à postura de Jesus Cristo, pessoa de um vanguardismo talvez inultrapassável, o que me ressalta, é que para poder semear sua filosofia, precisava de se impor como alguém que não pudesse suscitar as mínimas reticências a quantos o escutassem. Claro que, como constava das escrituras??? que viria um messias para poder redimir os que acreditavam, ele viu aí a adequada forma de se impor, intitulando-se filho enviado seu pai, Deus. Poder-se-ia dizer que estava a ser desonesto? Eu não vejo por esse lado, porque a filosofia que procurava implantar no meio em que se inseria era demasiado importante, e daí isso ser apenas um pormenor irrelevante.
    Este o motivo de minha pergunta: Será que Jesus Cristo acreditava em Deus?
    Claro que sua filosofia até aos dias de hoje não poderá ainda ser contestada, e provavelmente nunca o será. Mas que tem sido altamente desvirtuada com os aproveitamentos que dela abusivamente têem sido feitos. Tais factos, e são demasiados, tem originado as mais diversas controvérsias."

    Quanto á questão da crucificação e o sofrimento a que foi sujeito, não duvido dos factos históricos relatados nos Evangelhos apócrifos que são unâmines no mesmo ponto além de haver referências de alguns historiadores da época falando disso.
    "Sim, sua postura não lhe permite poder ver as coisas por um prisma diferente, na medida em que ela assenta na aceitação incontestável do que encontra nos Evangelhos apócrifos como diz. E isso limita seu campo de investigação, porque ache que outras fontes fora desses escritos nem poderão ser tidos em conta.
    Mas convido-o a se debruçar de quando apareceu pela primeira vez a tentação de impor uma religião monoteísta. É que antes existiam várias mas todas mais ou menos politeístas. Acho que remonta a 1.300AC a 1.400AC que um rei tentou impor, mas que não foi aceite na altura, vindo o caso a ser retomado por um seu neto e que a partir daí ela se começou a consolidar. Tal tinha a ver com o evitar de gerrilhas dentro do reino pelas diferenças de crenças, e que havendo apenas a concepção de um Deus, poria cobro a toda essa situação. E que resultou em boa parte ao que penso que na altura em que me debrucei sobre o assunto constatei."
    Trunquei de novo...

    ResponderEliminar
  10. Continuação...
    Sobre sua morte e'ressurreição', cada um pode acreditar ou não. Pessoalmente sinto ele vivo em meu coração e creio em Deus como Ele acreditava e não duvido que o Amor é o único Caminho que nos leva à Vida na Eternidade além desta vida transitória e ilusória onde uns cultivam o bem e outros o mal, cada um colhendo conforme o que semeia tal como Jesus Cristo avisava.

    "Aqui, sua crença inabalável, e não pretendo minimamente beliscar sua postura, mas equaciono tal firmeza de crença com a dos islamitas radicais, que aceitam tornar-se homens/mulheres bomba para matar os por eles ditos infiéis que não se enquadram em seus valores, pois que a sua morte é um privilégio que lhes é dado por Alá, permitindo assim que passem de imediato a ir para junto de sua glória."

    Quanto à questão dos dogmas e conceitos religiosos da Igreja Cristã ou outras, penso que virá o dia em que muitos se desfarão pelo conhecimento da verdade que não é exclusiva de nenhuma Religião mas sim podemos vislumbrá-la interiormente à medida que abrimos para ela nosso coração.

    " A Verdade a que se refere, outras religiões a apregoa também com igual ênfase, talvez com molduras diferentes, mas no essencial convergem."
    E já agora aproveito para lhe formular um convite de reflexão também:
    Está devidamente comprovado cientificamente que o Universo tem uma dimensão que ainda nos não é possível avaliar. Mas do que já se obtiveram provas evidentes e que ainda não vi refutar, eu pus esta reflexão, minha, que é a seguinte:
    Através do telescópio HUBLE, perdoe se não está correcta a palavra, já foram obtidas fotos de nebulosas que poderemos dizer que dos confins do Universo a uma distância de cerca de 14 milhões de anos luz do nosso microscópico planeta TERRA. Para além desses 14 milhões existirão outros tantos ou não sei de quantos mais. Pela crença cristã Deus foi o Criador de tudo. Veja-se: como é que dentro dessa imensidão, veio a um pontinho tão minúsculo ( planeta TERRA) para se dar a conhecer e criar aqui como que a sua base de assento para dar vida e glória aos seus habitantes, e mais precisamente num ponto situado na Mesopotâmia...." Não acha que um pensamento desses é redutor de mais para poder ser aceite?
    Mas muito mais, imaginá-lo como à nossa imagem, ainda que utilizando as coisas por ordem inversa, de que foi ele que criou o homem à sua imagem????

    ResponderEliminar
  11. Passei por aqui e vi que terá outros assuntos de maior importância que lhe absorverão sua atenção. E são bastantes pelo me é dado ver em seu Blog.
    Deixo os meus cumprimentos e um dia poderei ter o seu retorno também aqui, que aceitarei sempre com muito interesse.

    ResponderEliminar
  12. Olá Prezado amigo Serico,

    Começo por agradecer sua participação, sempre prestimosa, neste meu Blog e seus comentários pertinentes que merecem a melhor reflexão sobre as várias questões colocadas que esperam minhas respostas nem sempre dadas de imediato por razões que se prendem com algo que esteja fazendo no momento, como foi o caso de ontem em que estive montando um video para colocar no Youtube que pode ver aqui:

    http://www.youtube.com/user/ruipalmela?feature=mhum

    Já agora, se quiser saber melhor do que se trata faça uma pequena leitura de minhas “breves palavras” que servem de introdução nesta página de meu site pessoal:

    http://www.novaera-alvorecer.net/breves_palavras.htm

    Claro que não deixarei de responder às suas questões oportunamente e quiçá tenha mais algumas para me colocar após ver e ouvir essa minha Mensagem de um Mundo Novo.

    Abraço fraterno

    Sempre a considerá-lo,

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails