sábado, 26 de setembro de 2009

A ERA DO CONSUMISMO


Estamos vivendo numa Era de Consumismo em que os meios audiovisuais (televisão e afins) exercem uma influência constante nas pessoas através de técnicas persuasivas de publicidade enganosa que hipnotiza e convence a comprar, comprar, sem nunca parar. “Na Sociedade consumista quem não consome não existe”, dizia alguém.

Por isso, as pessoas mudam de automóvel ou telemóvel quando sai novo modelo, compram o produto X por ser a marca na televisão, levam três pelo preço de dois no supermercado onde é obrigado a comprar mais do que um, etc., etc.

Tudo para manter a funcionar o ‘sistema’ do lucro onde as pessoas são números em todas as contas, perdendo cada vez mais a capacidade de pensar ou raciocinar, sendo influenciadas a comprar tudo, até mesmo o que não precisam. A maior parte das pessoas já nem dá por isso e ficam tantas vezes endividadas, sendo fortemente penalizadas pela banca e pela justiça nos casos de incumprimento no pagamento das prestações que muitos assumem para o resto da vida.

São as necessidades de sobrevivência, claro, todos têm direito a uma casa, um carro, um telemóvel de último modelo, um portátil moderno, umas férias fora do país etc., etc., não contando com o Desemprego que aumenta pois os governos só asseguram os impostos e não o futuro dos cidadãos e bem-estar do país, onde os que não têm dinheiro para comprar chegam ao ponto de roubar ou simplesmente se endividarem até perderem o pouco que têm. Outros porém vivem gastando e esbanjando sem se importarem com a situação.

É esta a Sociedade de Consumo que não pára de agredir o Planeta que já vai dando sinais de saturação e reage com seus elementos contra esta Civilização, podendo estar iminente calamidades ou catástrofes naturais que jamais foram vista na Terra desde a sua formação.

Os homens agora sabem isso e fazem alguns acordos (nunca cumpridos) no combate à Poluição e “Aquecimento Global”, pretendendo também resolver o problema da energia e proliferação de armas nucleares ou destruição massiva, mas infelizmente protelam decisões que vão agravando o futuro do Planeta e a vida das populações.

Está na hora de parar para pensar e tomar outro rumo diferente do que temos vindo a seguir e não sabemos o que fazemos nem como vamos terminar.

A Era do Consumismo está no fim e pouco adianta continuar no combate à Crise Mundial duma Economia perversa que exige mais justiça, mais respeito pela Vida, pela Natureza, pelo Mundo e Ordem Universal. Se os homens não entenderem isto, terminarão seus dias pelas loucuras desta Civilização que sucumbirá pelos seus erros e pecados de transgressão, na forma de doenças, pestes, pandemias, guerras e tudo o mais que foi profetizado para dias de grande atribulação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Antonio Maria Claret Soares de Marialva27 setembro, 2009

    Amigo Rui.

    CONSUMISMO "NO" lIMITE!

    Isto é o que eu diria.
    A inbecilização e a cegueira mental humanas chegaram ao limite!
    O homem evoluiu nas ciências naturais mas regrediu na espiritualidade levando sua própria vida e a do planêta no limite!
    A mim me parece que nossos Deuses falharam em deixar nós cairmos em nossa própria desgraça, nos fazendo trilhar por um caminho que só um hecatombe nuclear ou uma tragédia natural serão capazes de fazer com que o homem retorne às suas origens divinas.
    Cristo, Moisés, buda Maomé e os demais mestres tidos como divinos falharam!
    Percebo que olhamos o mundo e o universo como em um espelho cujas imagens estão invertidas.
    Pensamos estar trilhando o caminho em direção à Luz mas é engano! estamos em direção às trevas...
    Por milhares de anos fomos iludidos e enganados pela inversão trevas/luz e bem/mal.
    Estamos prestes a abrir nossos olhos e ouvir com nossos ouvidos a Grande Revelação. "Somos o espelhos de nós mesmos...Deus e o demônio somos nós mesmos...Nós somos criaturas e criadores...Nós mesmos quebraremos a face do espelho e veremos que o Norte é o Sul e o Sul é o Norte e pense nesta sucessão.....

    ResponderEliminar
  2. Concordo com teus postos de vista, caro amigo António Marialva, pois efectivamente a Humanidade chegou ao limite da sobrevivência neste Planeta onde se comporta com tanta falta de coerência.

    Só uma tragédia natural a nível mundial poderá parar tantas loucuras desta Civilização que já causou mais estragos e destruição ao planeta em poucas décadas do que ao longo de em milhares de anos de evolução.

    Creio, de resto, que os profetas tinham razão, em especial Jesus Cristo que falava de "tempos difíceis" que sobreviriam ao Mundo cheios de calamidades (pestes, guerras, terramotos, etc.)que culminarão com uma intervenção superior (do Cosmos)a fim de salvar parte da Civilização, porquanto... "Por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias, senão nenhuma carne (vida física) se salvaria", podendo perecer a maior parte dos seres humanos vítimas dos próprios males que criaram para seu próprio dano.

    Não creio que Deus ou os Deuses nos tenham abandonado aqui na Terra onde apesar de tudo vão sustentando a vida que se manifesta sob a luz do Sol de cada novo dia, renovando forças e energias a todos os seres deste Mundo da Criação até ao limite de sua própria sustentação.

    Creio sim, é que cada um colhe o que semeia livremente, e será responsável pelo seu destino que receberá noutra vida por tudo o que faz (ou não fez) actualmente. Nem o Papa ou o Obama (os poderosos da politica ou da religião) escaparão à justiça das leis de Deus ou do Universo onde "somos o espelho de nós mesmos" (como bem dizes) e veremos a Luz ou as Trevas conforme estejam nossos olhos (da alma)abertos ou não para a Vida na Imensidão.

    Por isso importa mais desenvolvermos (nos tempos que correm) nossas capacidades espirituais adormecidas do que termos anseios legítimos duma vida mais descansada ou abastada aqui na Terra que já chegou ao seu limite para começar um Novo Ciclo ou uma Nova Era.

    Abraço

    RP

    ResponderEliminar
  3. A SOCIEDADE DE CONSUMO CONSUMIU O CONSUMIDOR CONSUMISTA.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails