quinta-feira, 16 de abril de 2009

A POBREZA AUMENTA EM PORTUGAL


Segundo dados recentes existem mais de dois milhões de pessoas pobres em Portugal, não estando ainda quantificados os novos casos de pobreza devido à crise do desemprego que está obrigando muitas familias da classe média a recorrer ás instituições de solidariedade social.

A contrastar com isto há maior número de ricos no país, especialmente da classe política e gestores públicos com proventos muito acima de outros paises, recebendo em média mais 32% do que os americanos; mais 22,5% do que os franceses; mais 55 % do que os finlandeses; mais 56,5% do que os suecos"... ficando de bolsos cheios, com sinais de riqueza exterior que doutro modo não conseguiriam obter por meios normais.

É esta a “Democracia” em Portugal, onde a desigualdade social é cada vez maior, aumentando as dificuldades nas familias que chegam ao limiar das suas possibilidades, cada vez menores, engrossando as estatísticas dos que já passavam mal.

Enquanto isso, cresce o sentimento de impunidade nos casos de Corrupção em que os Tribunais absolvem gente de colarinho branco que enriqueceu depressa ou escandalosamente, não se conseguindo provar ilícitos devido ao sigilo bancário que os governos nunca levantaram por interesses inconfessáveis onde possam estar comprometidos por algo que obviamente não pretenderão mostrar nem confessar publicamente.

A verdade é que os políticos que têm governado Portugal desde a queda do regime ditadorial em 25 de Abril de 1974, têm enriquecido em pouco tempo e saiem sempre do poder para cargos públicos ou privados garantidos, onde acumulam salários e subsídios escandalosos que afrontam qualquer cidadão comum que confiou neles o destino do país que está ficando mais pobre com uma elite de priveligiados mais ricos.

Para finalizar, lembro que mais depressa se conseguem arranjar milhões de euros para tapar ‘buracos’ na banca donde saiu dinheiros para parte incerta do que para atender à pobreza que grassa em Portugal e nisto a classe politica está cada vez mais mal vista, tal como a Justiça que não funciona num país onde o povo anda cada vez mais desanimado e revoltado, podendo aumentar estados de tensão que levem de novo a uma Revolução.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Joaquim Sustelo18 abril, 2009

    É triste e revoltante que assim seja, mas infelizmente é verdade.

    Eu tenho uma arma: o voto. Mas muitos portugueses cavam a sua própria sepultura quando usam mal essa arma. Este ano temos 3 oportunidades para usá-la, vamos lá ver se não ficará tudo na mesma...

    Um abraço
    Sustelo

    ResponderEliminar
  2. Rui Palmela18 abril, 2009

    Amigo Sustelo,

    Infelizmente o voto popular para nada tem servido desde o 25 de Abril de 1974 e o povo se desinteressou pelas urnas crescencendo cada vez mais a taxa de abstenção por altura das Eleições.

    Os politicos que temos são estes e talvez a solução fosse buscarmos outros no estrangeiro para nos governar, mas pelo que vemos no Mundo eles são a mesma coisa por toda a parte. Por isso tudo continuará na mesma até ao dia em que caia a Civilização e surja uma outra com mais verdade e perfeição.

    Até lá vamos fazendo o nosso melhor pelo mundo, dia a dia, e é isso que tento fazer agradecendo a Deus a luz de cada novo dia.

    Um abraço
    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. o povo anda há 35 anos a votar em 2 partidos que têm a mesma orientação política. os culpados não são estes 2 partidos, é o POVO português !

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails