sábado, 17 de janeiro de 2009

A CRISE ECONÓMICA

Num tempo em que todos os governantes do planeta falam duma recessão económica/financeira, sem precedentes, tentando a todo o custo recuperar o sistema moribundo capitalista a nível mundial, fazem-se as mais diversas previsões duma Crise que afecta ricos e pobres e já não se sabe como sair dela no século actual.

Já agora, vale a pena pensar nisto:

"Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.

As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses, e o negócio prosperava... Seu cachorro quente era o melhor de toda região!

Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país. Finalmente, o filho já formado, voltou para casa e notou que o pai continuava com a vidinha de sempre. Teve uma séria conversa com ele e disse:

- Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O mundo vai quebrar.

Depois de ouvir as considerações do filho, doutor, o pai pensou: bem, se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto então só pode estar com a razão.

Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato e começou a comprar salsichas mais baratas. Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.

Tomadas estas 'providências', as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia na melhor escola, quebrou.

O pai, triste, então falou para o filho:

- Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise. E comentou com os seus amigos muito orgulhoso dizendo:

- “Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me avisou da crise”...


(Desconheço o autor)

2 comentários:

  1. Amigo Jaime,

    Não só a Europa como os EUA estão atravessando a maior Crise financeira de que não há memória, com fábricas e empresas encerrando todos os dias e milhões de pessoas no Desemprego, havendo mesmo a pior previsão para 2009 temendo-se uma crise social a todos os níveis. Na verdade o sistema capitalista está ruindo e creio que o Brasil, China e India, irão sofrer os efeitos mais cedo ou mais tarde, pois tudo se reflectirá nas economias emergentes a curto prazo.

    Aqui em Portugal, milhares de familias estão sentindo muitas dificuldades pelo aumento do Desemprego e consequente impossibilidade de pagar as dívidas do carro, habitação, etc., havendo cava vez mais pessoas da classe média recorrendo ao Banco Alimentar e outras instituições de Solidariedade Social.

    Quanto aos ricos, esses continuam sendo ricos e pouco se importam com a situação dos pobres criada pelo próprio egoismo e ambição desmedida dos poderosos do dinheiro que adoram o deus Cifrão acima de todas as coisas. Agora estão ficando preocupados pelo reverso da medalha. Também cairão!

    Enfim, amigo, tudo o que tem um começo tem um fim, e creio que esta Sociedade materialista e consumista está terminando seus dias numa crise sem precedentes bem pior do que aquela de 1929 (uma grande depressão económica) que só terminou com a 2ª Guerra Mundial. Oxalá que os homens se entendam e ultrapassem este grave problema económico/financeiro do século actual.

    Um abraço fraternal.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  2. Olá sr Rui!

    Em seu artigo o sr cita a economia. Qual o real estado da economia na Europa que sempre foi tida como sólida? A condição é crônica como parece ser o estado da economia dos EUA? Crõnica no sentido de que "vai de mal a pior" como se diz por aqui, quando o estado de alguma coisa é muito grave.
    Escreve-se, fala-se muito a respeito da atual condição econômica mundial. O sr aí no "centro do mundo" deve ter uma visão clara a respeito, pois nós brasileiros, somos de um país dito emergente, não fazemos parte do chamado G8...sabe-se lá o que isso significa! O nosso presidente Lula, anda por aí todo enfatuado, falando de boca cheia da "sólida economia brasileira".
    Enquanto isso a miséria cresce a olhos vistos, a classe média "carrega o piano", e os ricos cada vez mais ricos! Coisas de Brasil e sinais de Juizo Final!?

    Estou perguntando isso, porque afinal a realidade européia é diferente da brasileira. A miséria que se vê por aqui, há muito foi abolida da Europa, imagino! Ou, poderia eu, estar enganado?

    Jaime Gregory

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails