sexta-feira, 9 de abril de 2010

O XAMANISMO E O TABACO


Recebi um texto de um grupo xamanista que resolvi passar aqui para debate:

“O Tabaco sempre foi considerado pelos índios como uma Planta de Poder, porém caiu em mau uso pelos brancos, perdendo sua força original e seu poder, sendo usado de forma viciante, responsável por terríveis males no organismo. O tabaco selvagem é uma planta muito poderosa e curativa, em seu estado original e na forma correta de sua utilização. O tabaco é considerado uma das plantas mais sagradas do xamanismo. Ele fumado no Cachimbo Ritualístico, carrega as preces para o Universo. É usado para fazer oferenda aos guardiões, ao Grande Mistério, etc.Fumar tabaco ( em ritual ) é evocar o Plano Espíritual.

Desde a aparição da Mulher Búfalo Branco para os nativos norte-americanos, o tabaco é considerado uma planta que traz claridade. Ele é o totem vegetal da Direção Leste, do Elemento Fogo. E, como tudo que é fogo, é ambíguo. Pode elevar, transmutar ou pode destruir.Quando o tabaco é utilizado espiritualmente, traz purificação, centramento, transforma energias negativas em positivas, serve de mensageiro. Quando utilizado como vício pode matar. É utilizado no Xamanismo Universal. No Perú é fumado em rituais na Pipa ( cachimbo ) e na forma de cigarro".
Perante tudo isto, cabe-me dizer o seguinte:

A Planta do tabaco, pode ter "poderes curativos" como quaisquer outras plantas e minerais que sejam bem utilizados para benefício do ser humano, pois até mesmo a Mandrágura (planta maléfica) e o veneno da planta Strychnos nux vomica (a estricnina) é utilizado para fins farmacêuticos,  mas não creio que em pleno século XXI se acredite ainda que o tabaco traz algum benefício ou 'claridade' à mente e carregue as preces ao Universo, muito menos a 'purificação' e o 'centramento' da alma transformando energias negativas em positivas quando é precisamente o contrário pelas experiências que se conhecem e os efeitos perniciosos do seu consumo, hoje tornado flagelo na Sociedade dita civilizada. 

Seria bom, de resto, que se desmistificasse ideias erradas no Xamanismo em relação ao tabaco que consideram “uma das plantas mais sagradas", que afinal é responsável pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo com doenças relacionadas directamente com o Tabagismo que obviamente é o resultado do consumo errado duma planta trazida por Cristóvão Colombo das "Terras Novas" para a Europa há mais de 500 anos e Francisco Nicot (um embaixador francês sediado em Portugal) havia de levar sementes dos jardins do reino português para sua terra natal. Vale a pena conhecer um pouco de História sobre a origem do vicío tabagista no século actual. Ver aqui

Doutro modo, duvido que traga algum benefício espiritual em qualquer ritual, pois já foi demonstrado por imagens captadas com a "camara kirliam" que os fumadores apresentam sua aura cheia de cores escuras e macilentas, de baixa vibração, enquanto pessoas sem vícios, de mente sã, em estado de meditação, apresentam uma aura refulgente, luminosa, comunicando verdadeiramente suas preces ao Universo.

Portanto, seria bom que todos conhecessem os malefícios do Tabaco que contém uma substância bastante nociva e prejudicial à saúde, a nicotina,  que não tem qualquer benefício de 'purificação' e sim pode trazer o corpo e a alma em 'condenação'. Respeito no entanto a crença xamânica e seus rituais utilizando a "erva sagrada" que bem utilizada, como o incenso, poderá ter efeitos de 'elevação'. 

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

10 comentários:

  1. Nita Ferreira10 abril, 2010

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma campanha pedindo que os governos proíbam a publicidade e a promoção do tabaco. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje, 31 de maio. O objetivo é proteger 1,8 bilhão de jovens em todo o mundo.
    Segundo dados da OMS, doenças relacionadas ao uso do tabaco matam pelo menos 5,4 milhões de pessoas todos os anos. De acordo com a organização, o número de vítimas fatais pode subir para 8 milhões até 2030.

    Estudos comprovam que quanto mais os jovens são expostos à propaganda de cigarro, mais chances eles têm de começar a fumar. Dados mostram que apenas 5% da população mundial está longe das propagandas por leis proibitivas em relação à anúncios, promoções e patrocínios.

    As indústrias do setor, enquanto isso, continuam buscando pessoas jovens fazendo associações do produto com glamour, energia e sensualidade. "Para sobreviver, a indústria do tabaco precisa substituir aqueles que largaram o hábito ou morreram por novos jovens consumidores", diz a coordenadora da OMS, Margaret Chan.

    O diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Rui Ramos, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que a educação pode ajudar no combate ao fumo. "Os jovens hoje são os principais iniciantes e estão começando muito cedo. A média de idade de um jovem começar a usar o tabaco é 11 anos, se nós atuarmos nas escolas, podemos impedir isso", afirma.

    Redação Terra

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por trazeres aqui mais essa confirmação da nocividade do tabaco, amiga Nita, pois é mais cego é aquele que não quer ver nem entender a realidade dos factos do grande flagelo tabagista no nosso Mundo Moderno que precisa ser combatido, tal como tantos outros flagelos do nosso século.

    Um grande abraço e bom fim de semana cheio de sol.

    RP

    ResponderEliminar
  3. Eu como qualquer outro jovem (não generalizando é claro) fumei, até bastante e durante algum tempo...

    Mas felizmente aprendi que alem de prejudicar imenso a minha saude, estava a prejudicar a parte principal de mim, o meu espirito, contaminando-o e intoxicando-o.

    Não fumo já há bastante há meses e sinto me muito bem, e desde que deixei de fumar, não sei se é por razoes psicologicas, mas não suporto estar perto de alguem que esteja a fumar, pois não suporto o cheiro... (mas ainda bem, para assim não voltar a cair em tentação ;))

    Paz bem e harmonia,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  4. Fizeste bem em ter deixado de fumar, amigo Cristiano, reconhecendo hoje que é um vício estúpido e escravizante.

    Infelizmente vejo muitos jovens (raparigas e rapazes)começando o vício por imitação seguindo os passos dos adultos mostrando seu desejo de 'emancipação' ou de afirmação, apesar de tanto esclarecimento e campanhas anti-tabaco para combater este flagelo social da civilização.

    Particularmente fico muito contristado (e ás vezes indignado) quando vejo mulheres grávidas fumando, intoxicando o bébé que trazem no ventre com o fumo de seu vício egoista. Deviam ser castigadas pelo que fazem ao próprio filho que trazem na barriga. Vi um dia destes um casal jovem, ambos fumando, e ela grávida de uns 5 meses. Vejo também muitos fumando dentro dos carros com os filhos menores atrás, pouco se importando com o mal que lhe causam. PAIS DESNATURADOS!

    Enfim, não é falta de conhecimento e sim de respeito por si próprios e pelos outros.

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  5. deixei de fumar há um mês , espero resistir até morrer. não quero mais esse vício dentro de mim. agora penso a estupidez que andava a fazer há dez anos.

    ResponderEliminar
  6. SALVE IRMAOS!!!!! GOSTARIA DE COLOCAR AQUI MEU COMENTARIO TAMBEM, O TABACO RITUALISTICO SAGRADO NAO TEM NADA HAVER COM O TABACO INDUSTRIALIZADO MUITO MENOS TODAS AS CENTENAS DE TOXINAS, COMO O CIGARRO, TAMBEM QUERO AFIRMAR QUE NAO SE TRAGA NA TRADIÇAO XAMANICA APENAS SEGURASSE A FUMAÇA NA BOCA, DE FATO ESTAMOS PERDENDO NOSSAS TRADIÇOES, O HOMEM BRANCO CHEGA E DE TUDO QUE E NATURAL FAZ MAL USO, E ACABA SENDO VITIMA DESTE MAU USO, TABACO SAGRADO NAO SE USA INDISCRIMINADAMENTE A QUALQUER HORA DO DIA, NAO! SE USA POR MOTIVOS SAGRADOS E UMA PLANTA DE LUZ!!!! RESPEITO O SAGRADO PONTO VISTA DE TODOS, NAO QUERO FAZER APOLOGIA A NADA, MAS PROCURE SABER SE ALGUM PAGE, XAMA, CURANDEIRO E PRETO VELHO SE JA MORRERAM DE CANCER NO PULMAO.
    MITAKUIE OYASSI!!!! POR TODAS AS NOSSAS RELAÇOES!!

    ResponderEliminar
  7. Olá "Vento Magnético",

    Começo por agradecer seu comentário.

    Percebo e concordo com o que diz sobre o tabaco até certo ponto, pois efectivamente podemos considerar que tudo o que foi criado por Deus (até mesmo o 'Diabo') é sagrado. Afinal nada do que existe neste Mundo existiria se não fosse O seu Criador, o Grande Arquitecto do Universo. Certo?

    Portanto, é verdade sim que o mau uso e abuso (até mesmo do Sexo), é nocivo e prejudicial ao homem. Certo?

    É como o vinho... e outras coisas.

    Por isso, percebo bem o que diz. Porém...

    O Tabaco, é uma planta que tem uma substância viciante - a nicotina (tal como o café tem a cafeina) e por isso as pessoas que a consomem, aspirando fumaça, seja em ritual ou não, acabam por ficar viciadas e arranjam para isso a sua justificação. Certo?

    Por fim, vc diz que não há nenhum page xaman, curandeiro ou preto velho que tenha morrido de cancro no pulmão. Não sei se é verdade, mas muita gente que fumou durante anos, não inspirando fumaça, apanhou sim cancer no lábio, lingua boca ou garganta...

    O melhor mesmo é não apanhar este vício "xamânico" do passado ancestral.

    Saudação fraternal

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  8. Rui,

    Encontrei este teu artigo que achei algo interessante.

    Mas quero dizer-te, que tal como foi dito já atrás por um outro cibernauta, o "Tabaco" que é utilizado em rituais Xamanico, é folha de tabaco pura, sem outras e quais queres substâncias (essas sim nocivas). Posso te dizer que sou contra as drogas e o tabaco, mas e se eu te dizer que a folha do tabaco fumada (em estado puro e simples, sem carvão e outras mil e uma substância) é inofensiva para a saude? Ou até mesmo a Marijuana, fumada por tanto jovem. O importante a reter é que não é as planras em estado natural que fazem mal, mas sim o que se coloca nestas.

    Um abraço.

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  9. Caro Cristiano,

    Podes até ter muita razão quanto à planta do Tabaco, em particular a Nicotiana tabacum originária da América que os povos indígenas utilizavam com fins medicinais e cerimoniais . Mas actualmente até mesmo os rituais xamânicos estão pejados de gente fumadora que arranja sua justificação para 'branquear' o vício tabagista que escraviza milhões de pessoas à toxicodependência, tal como qualquer droga que conheces (seja Marijuana ou outra) que nenhum Mestre da Espiritualidade aconselhou ao ser humano para evoluir em sua verdadeira condição e sim que precisa libertar-se de todas elas (Drogas) que inclui o Tabaco, o Alcool, etc. e só assim alcançará um dia a verdadeira Sabedoria não precisando de aspirar fumaça de folhas secas moidas que foram trazidas para a Europa pelos espanhóis no início do século XVI e era mascado ou aspirado na forma de rapé que aliviava algumas enxaquecas mas hoje provoca o cancro a tanta gente (principalmente na garganta e pulmões), não só os cigarros como os charutos (folhas de tabaco puras enroladas) que o Fidel Castro fumou tantos anos e deixou de o fazer por descobrir que lhe faziam mal.

    Portanto, caro amigo Cristiano, o melhor mesmo é não entrar pelo vício do Tabaco nem justificar seu uso a não ser para fins medicinais, tal como qualquer outra planta com propriedades farmacêuticas.

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de entender qual a sua visão e perspectiva do mundo espiritual. Você aponta aqui auras negras com o uso do tabaco para quem usa a planta segundo a crença do xamanismo. O quão profundo entendedor você é, sinceramente gostaria de saber, para falar de uma crença como essa. Porque como você disse tudo tem sua forma correta ou não de se usar as coisas.
    Você já participou de cachimbadas, já teve o prazer de se informar sobre os benefícios espirituais que isto carrega?

    Ahow!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails