quinta-feira, 16 de junho de 2011

UBUNTU, O QUE SIGNIFICA?



Achei maravilhosa uma história que recebi por email e compartilho com todos os leitores deste Blog para aprendermos mais uma lição que devia servir para melhorarmos a nossa Sociedade cada vez mais desigual e competitiva onde prevalece mais o ter do que o ser.

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), apresentou um caso de uma tribo em África onde um antropólogo estava estudando seus usos e costumes e quando terminou seu trabalho teve que esperar pelo transporte que o levaria até ao aeroporto de volta para casa. Sobrava ainda muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo. Então, propôs uma brincadeira simples para as crianças que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de guloseimas na cidade e colocou tudo num cesto muito bonito e o escondeu atrás de uma árvore. Depois chamou todas as crianças e combinou que quando dissesse "já!", elas deveriam ir correndo até à árvore e a que chegasse primeiro ficaria com tudo o que estava dentro do cesto.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele traçou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças deram as mãos umas ás outras e saíram correndo em direcção à árvore.

Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comeram, felizes. O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque é que tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo e assim ganharia mais doces. Elas simplesmente responderam:

- "Ubuntu, tio. Como poderia uma só ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando, estudando aquela tribo, e ainda não havia compreendido a essência daquele povo. Sem se aperceber estava introduzindo algo mau (o egoismo) contrário à sua cultura. Ubuntu significa: “Somos todos nós!"

Atente para o detalhe: “SOMOS”, não pelo que temos...

6 comentários:

  1. Amigo Rui,
    Lindo texto repliquei em nosso blog.
    Tao simples e tao belo.
    Ai me lembrei...
    Somos amigos virtuais a quase 10 anos...que bom!!Abençoada semana pra vc!
    Bella

    ResponderEliminar
  2. Salvé, amiga Bella! É sempre um prazer ver-te por aqui.

    Sim, o texto é belo e merece ser divulgado pela lição simples que devemos tomar das crianças da tribo Ubuntu (na África do Sul) que deviamos ensinar aos nossos filhos e netos que infelizmente se tornam egoistas e calculistas pela educação errónea que lhes damos julgando que as preparamos para a vida nesta Sociedade competitiva, materialista e consumista, da qual fazemos parte.

    Até o próprio antropólogo ficou desconcertado julgando que estava ensinando alguma coisa boa mas se apercebeu que estava introduzindo algo mau naquela tribo que ensina ás suas crianças o espírito da partilha e da solidariedade que nós descuramos na educação dos nossos filhos.

    Um grande abraço!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Tribo em África ???

    Uma nação que adora os demônios e fazem sacrifícios de crianças achando que vão ter sorte não tem nada pra ensinar a ninguém.



    ResponderEliminar
  4. Caro Armando Souza,

    Penso que vc fala de África com o mesmo desdém ou desprezo que aqueles que a colonizaram e escravizaram povos nativos que sofreram nas mãos de seus 'senhores'. Uma nação que adora demónios?!!! A qual nação vc se refere? Angola? Moçambique? Cabo Verde? Guiné Bissau? Tanzania? Congo? Mauli? Kenia? Argélia? Namibia? Mauritânia? etc., etc. Esclareça melhor qual o país do continente africano onde se fazem sacrifícios de crianças para 'dar sorte' a não ser as que morrem de fome todos os dias com a indiferença dos povos 'civilizados' do planeta que desperdiçam diariamente milhares de toneladas de alimentos que vão para o lixo!

    E já agora, a que país vc pertence onde não se adoram 'demónios' através de vícios escravizantes como o alcool, o tabaco, as drogas, etc. e quantas crianças se sacrificam legalmente pelo aborto no ventre das próprias mães?

    Enfim, caro Armando, vejo que vc é uma pessoa 'crente' mas certamente pouco inteligente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda me assusto com o preconceito e o descaso que a nação africana é tratada. São escravizados, explorados, abusados ,excluídos até do direito de ter direitos. São olhados como uma subraça,sao abandonados a própria sorte, morrem de fome e de doenças como diarreia. Conheço o Cristo. Amo o Cristo. Sigo o Cristo. Com ele aprendi que a devemos tratar o proximo como gostariamos de ser tratados. Aprendi a tolerancia quando ele perdoou a adultera, esteve com o cobrador de impostos, e disse que TODOS eram filhos do mesmo PAI. E, mais, que deixava um unico mandamento AMAI A TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PROXIMO COMO A SI MESMO. Ele falou de amor, do nao julgamento, do perdão, da aceitação e da misericordia.
      Se ele disse " Não julgueis" como pode alguem não só julgar como tambem condenar alguem? Quer dizer que só a nossa cultura, a nossa crença, é a certa? Fico penalizada que a mensagem de amor de Cristo seja assim tao deturpada,vilipendiada pelo odio e pela intolerancia. Não ha muito tempo na historia do nosso planeta, cristaos se matavam e se perseguiam em nome de verdades e interpretações particulares. Repetindo o espetaculo horrendo dos circos romanos que tanto condenavam. Jesus Cristo só deixou uma mensagem AMOR< AMOR< AMOR.......

      Eliminar
  5. Os demônios estão por toda a parte, em todos os continentes! Não é um privilégio do continente africano... Se há sacrifícios, quem os cometem são os adultos... endemoniados! E não sacrificam só as crianças, mas os negros, os índios, os brancos, os amarelos, os pobres... a natureza, os animais, etc, etc... Enfim, sacrificam Jesus, novamente... Pelo menos, enquanto estamos vivos, devíamos sempre afirmar "ubuntun", a começar nos nossos lares, já seria um bom exercício! Sheila

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails