sábado, 2 de janeiro de 2010

A PAZ PARA O MUNDO


Na homilia do Dia Mundial da Paz, o Cardeal Patriarca de Lisboa abordou questões importantes para o homem e fez um apelo semelhante ao do Papa Bento XVI para que todos os cristãos e não cristãos mudem os comportamentos e consumismos desmesurados, tendo em atenção o planeta onde vivemos que já está dando sinais sérios de grande perturbação devido à nossa forma de civilização que tem de mudar de rumo antes que seja tarde, pois disso depende nossa sobrevivência e de todas as criaturas da Terra que só agora a Igreja parece ter grande preocupação.

Ao ter ouvido as palavras destes grandes responsáveis da Igreja Católica sobre um assunto que há décadas ando alertando as pessoas para o mesmo facto, escrevendo centenas de textos como faço hoje dando meu contributo para que todos mudem hábitos de consumo inclusive os da alimentação, é de estranhar que a Igreja fale tanto de Paz para o Mundo, sem perceber ainda que ela não será possivel enquanto milhões de seres humanos (cristãos e não cristãos) continuarem em guerra com a Natureza e devorarem até às entranhas os animais seus irmãos. Sim, todos os místicos e Mestres da Humanidade entenderam desde sempre a profundeza desta verdade que infelizmente a maior parte das pessoas (crentes e não crentes) não leva muito em atenção.

Curiosamente, é hoje o próprio responsável do IPCC da ONU, Dr. Rajenda Pachauri, que faz apelo ao não consumismo de carne que a Organização Mundial de Saúde também subscreve, não só por questões de ordem ambiental mas também de saúde já que a maior parte das doenças (mais de 75%) provêm do consumo de carne e seus derivados do cadáver do animal.

Seria bom, por isso, que toda a Humanidade fosse vegetariana e contribuiria verdadeiramente para a Paz Mundial já que a própria violência diminuiria e as guerras seriam impossíveis, tal como dizia Leon Tolstoi (autor do livro Guerra e Paz) e também Albert Einstein que afirmava: «A maneira vegetariana de viver, por seu efeito puramente físico no temperamento humano, exerceria uma influência benéfica sobre toda a Humanidade»... Palavra de cientista!

Por isso, é mister que todos mudem seu “módus vivendi” se querem verdadeiramente contribuir para um mundo melhor, com mais verdade e mais amor, respeitando a Natureza e a vida de todas criaturas que dela fazem parte, inclusive o homem que se tornou na pior espécie, a mais perigosa e predadora do Planeta que o está levando à destruição.

Que os senhores do Mundo, os maiores consumidores de carne e poluidores do meio ambiente, entendam esta mensagem e cultivem nos povos uma verdadeira educação alimentar que seja justa e humana, capaz de alimentar também mais gente. Caso contrário, não adiantam discursos cheios de boas intenções com palavras vãs que comprometem o futuro da Humanidade e não servirão para resolver os graves problemas do século actual que são a consequência dos nossos comportamentos, única causa e origem de todo o mal.

A Sociedade Moderna tem de mudar radicalmente seu errado estilo de vida que se generalizou por questões de ordem económica e interesses egoistas que levaram a uma complexa situação que só será resolvida agora (no todo ou em parte) se todos mudarmos nossos hábitos de consumo e amarmos mais o Planeta e todos os seres da Criação. A Paz no Mundo virá por acréscimo...

Ponto final. Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. Feliz Ano Novo,Rui e aproveito suas palavras certeiras para complementar (não é perseguição.....rssss).

    Esse consumismo fica ainda mais evidente por ocasião dessas festas
    de final de ano : os supermercados todos superlotados, as pessoas "desesperadas" para comprar o quanto podem.

    Poucos estão realmente interessados no aspecto de fraternidade da data e mesmo aqueles que aproveitam o feriado para se retirar para a praia, estão mais interessados em encher o porta-malas de comida, do que em aproveitar e se beneficiar do contato com a natureza.

    As pessoas, de modo geral,estão massificadas ,robotizadas, elas fazem exatamente as mesmas coisas, praticam os mesmos rituais todos os anos, como se programadas , enfrentam kms de fila e perdem horas para chegar à a praia, vestem branco, comem lentilha, pulam 7 ondas, sem perceber que estão mergulhadas até o pescoço sempre na mesma onda ( sic) .

    Nada contra esses rituais, são até divertidos, mas desde que a pessoa não se engane e não coloque nos rituais a responsabilidade que é só dela - melhor seria se esses rituais servissem para disparar ações na vida prática, como o de pular ondas, por exemplo , que servisse também para pular as ondas no dia-a-dia, surfar sobre elas e não mergulhar de cabeça em toda onda produzida, seja em que praia for.

    Sem querer tirar a azeitona da empada de ninguém, a impressão que tenho é que as pessoas fogem desesperadamente de si mesmas, têm medo do silêncio (da pausa para reflexão )que as farão escutar e perceber quem elas realmente são, o que é uma pena, porque é justamente o que faria toda a diferença na Terra - as pessoas perceberem quem elas realmente são.

    Desejo a todos om ótimo início, que todos pensem em termos de ponto de partida, de largada de mais uma corrida , não importa se a ultima a bandeirada não foi pra nós , importa que temos sempre a chance de na próxima chegar ao pódium -nem tudo acontece como o previsto durante uma corrida.
    Ninguém começa uma corrida já contando com a derrota,nem os que estão nos ultimos lugares da fila de largada.

    ResponderEliminar
  2. Começo por agradecer os votos de ano novo, amiga Soninha e desejo igualmente para você.

    Grato também pelo comentário cujas palavras subscrevo inteiramente, pois a verdade deve ser dita por mais que custe a muita gente.

    De resto, os tempos que vivemos estão cada vez mais conturbados e tanto aqui em Portugal como aí no Brasil as pessoas parece que nada entendem do que se está a passar no planeta e se deixam ir na onda do consumismo sem saber onde vão parar. É como dizes, "estão massificadas, robotizadas, fazem exatamente as mesmas coisas, praticam os mesmos rituais todos os anos, como se programadas"...

    Bem hajam os que andam atentos aos sinais dos tempos e já mudaram há muito os seus próprios comportamentos.

    Um abraço fraterno

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rui!
    Desde já os meus votos de Feliz Ano Novo.
    Ah, tantos textos interessantes que perdi ultimamente (época de festas e férias afasta-me da blogosfera!), mas entretanto já pus a minha leitura em dia.

    Esses 10 votos para 2010 eram também os meus de 2009; mas claro, continuam válidos, então vou adoptá-los novamente, até porque sinceramente não fui bem sucedida. Não a 100%.

    Quanto aos restantes temas, "pego" na deixa da Soninha sobre as pessoas andarem robotizadas, porque a explicação para os males do Mundo está aí. Temos que despertar deste transe que nos mantém cativos a hábitos, vícios e maneiras de ser. Um desafio para 2010!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. antonio maria claret soares de marialva04 janeiro, 2010

    Amigo Rui.

    Teu artigo cá escrito, bem como da Soninha e Fernanda subscrevo totalmente.
    Meus votos são para que milhões de pessoas leiam estes escritos aquí postos e realmente meditem sobre sobre suas vidas e principalmente observem os avisos que a Natureza vêm nos demonstrando nos últimos dez anos.
    Desejo que as pessoas observem os estranhos fenômenos climáticos, as catástrofes bem como a INTENSA atuação da NASA E ESA.
    Faço votos que as pessoas se desgrudem da tela da televisão e vasculhem a telinha dos Pcs em busca de conhecimento científico, moral e social.
    Fica aquí os meus votos para 2010.

    Um grande abraço ao rui, Soninha e Fernanda.

    ResponderEliminar
  5. Estive vendo o vídeo e o discurso de Xico Xavier do ano de 1972 que infelizmente não ajudou muita gente a se libertar do consumo de carne, sendo ele próprio também responsável pelo facto de milhões de brasileiros ainda hoje estarem 'condicionados' ao consumismo de milhões de cadáveres de animais que não devia fazer mais parte da alimentação dos tempos actuais.

    É de estranhar, de resto, que um médium vidente do nível de Xico Xavier tenha revelado naquele tempo muita ignorância sobre a verdadeira alimentação e nem sequer tenha aconselhado o peixe, em vez de carne como substituição e apenas se limitou em agradar a gregos e troinanos que o ouviam, ou temeu ser acusado ou perseguido pelos criadores de gado ou pelo governo brasileiro que afinal precisa que as pessoas consumam carne por questões económicas do país e não de saúde. Certo?

    De resto, a maior parte das doenças que as pessoas padecem se deve precisamente ao consumismo de carne e seus derivados, de tal modo que a própria Organização Mundial de Saúde desaconselha cada vez mais o seu consumo e faz apologia duma "Dieta Mediterrânica" (na base cereais, leguminosas, vegetais, frutas) e neste sentido está fazendo hoje um papel melhor do que o Xico...

    Sou vegetariano há mais de 30 anos e me sinto bem de saúde, bem melhor hoje com 58 anos do que quando era jovem e comia bifes e tudo o mais que julgava bom para minha integridade física e mental. Ledo engano! Hoje falo por experiência própria e verifico que uma alimentação sem cadáveres de animais é muito mais saudável e nos liberta de magnetismo denso e nos favorece a nível espiritual.

    Fica aqui mais esta explanação.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails