quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O VEGETARIANISMO ATRAVÉS DOS TEMPOS


Um dos maiores filósofos gregos da Antiguidade, Pitágoras, condenava o hábito de comer carne. Os pitagóricos eram vegetarianos e faziam refeições simples. Um pouco mais tarde foi mesmo o sábio Hipócrates (Pai da Medicina) que dizia:

“Somos o que comemos e bebemos”, defendendo a idéia de que ...“Todo o homem deve ser um aprendiz da natureza. Se realmente deseja cumprir o seu dever, deve tratar de conhecer as relações que existem entre a saúde do homem e a sua alimentação”.

Os mais antigos exemplos do vegetarianismo conhecidos vem da tribo dos Hunzas, um povo montanhês dos Himalais que é considerado o mais longevo do Mundo, com uma saúde excelente. Homens de 80 anos tem a mesma força e aparência de jovens de 30 e chegam a atingir uma idade de 130 anos, havendo mesmo relatos de terem chegado aos 150. Eles seguem a doutrina budista que diz:

“Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos, os reluzentes frutos e as saborosas ervas que nascem para todos, bastariam para alimentar e dar fartura ao mundo.”

Jesus Cristo viveu e ensinou uma vida vegetariana, transmitindo isso aos seus discípulos. Aliás, é o apóstolo Paulo que na sua pregação aos Romanos diz: “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, se escandalize ou se enfraqueça”... (14:21) e no Evangelho original (apócrifo) que tem o título “O Evangelho dos Doze Santos “, Jesus condena mesmo o morticínio de animais dizendo no capitulo 21 o seguinte:

“Vim para abolir as festas sangrentas e os sacrifícios, e se não cessais de sacrificar e comer carne e sangue dos animais, a ira de Deus não terminará de persegui-los, como também perseguiu a vossos antepassados no deserto, que se dedicaram a comer carne e que foram eliminados por epidemias e pestes.”

S.Basílio, Patriarca dos Monges Orientais, Arcebispo de Cesaréia, escreveu em suas cartas que... “O corpo que se alimenta de carnes é mais propício a ser vítima das enfermidades. Uma maneira de viver moderada torna o homem mais sadio e mais forte, e corta as raízes das enfermidades. Os vapores dos alimentos de carne obscurecem a luz do espírito”... e da razão digo eu.

Clemente de Alexandria dizia que os sacrifícios animais foram inventados pelos homem como um pretexto para comer carne”, e S. Bento diria mesmo que esse hábito carnívoro dos humanos resultou da sua degeneração e se teria desenvolvido mais após o Dilúvio universal em que grandes extensões de terra ficaram submersas e durante algum tempo os sobreviventes teriam de se alimentar do cadáver do animal. Mas tal não se justificava tão logo as coisas voltassem ao normal e os homens voltassem a trabalhar a terra e extrair dela o alimento vegetal. Infelizmente o homem continuou a alimentar-se de carne, cada vez mais, até ao século actual, sacrificando e chacinando diariamente milhões de seres vivos que são consumidos pela maioria da população mundial.

Foi S. Clemente quem mais influiu na sua época para que se cessasse o triste costume de sacrificar animais, mas tal prática não acabou e vamos assistindo à carnificina triste do abate de tantos seres da Criação que os humanos julgam que foram criados para a sua famigerada alimentação.

São Francisco de Assis, que era vegetariano, tinha grande piedade para com os animais e até os tratava por ‘irmãos’, sabendo também que Jesus dizia em relação à vida dos seres: “Quero piedade e não sacrifícios”...

Muitas pessoas afirmam hoje que Jesus nunca proibiu que se comesse carne e até mesmo disse: "o que contamina o homem não é o que entra pela boca mas o que dela sai..." Mas essas pessoas se esquecem ou desconhecem que Jesus falou isso apenas para defender seus discípulos que estavam com fome e comiam espigas ou o pão num sábado, violando as leis judaicas, ainda por cima sem terem lavado as mãos como era da tradição. Foi então que Jesus respondeu desse modo e não quis dizer de forma alguma que tudo se podia comer e beber sem sofrer as consequências. Isso seria insensato de sua parte. Aliás, todos sabemos hoje que milhões de seres humanos sofrem de inúmeras doenças por causa do “pecado da gula” e morrem ainda cedo pelos seus erros e excessos alimentares que fazem mais vítimas todos os anos do que as guerras dos últimos tempos. De resto, a O.M.S. aconselha cada vez mais uma alimentação onde predominam os cereais, vegetais e frutos, sendo a carne (principalmente a vermelha) cada vez mais desaconselhada.

Doutro modo, já os primeiros cristãos sabiam isso e eram vegetarianos, conforme é comprovado pelas obras de S. João Crisóstomo, havendo uma referência disso na carta de Plínio ao Imperador Trajano que dizia: “Todos os cristãos primitivos se abstinham de comer carne”.(Ep. Liv.X, 96, Ed. Goshen)

Os vestígios deste facto ainda existem em nossos dias. Prova-o a Igreja Católica, ordenando a abstinência de carne em certos dias, como a sexta-feira da Paixão. Somente quatro séculos depois de Cristo, pela primeira vez, se permitiu comer carne aos sacerdotes cristãos. No "Concílio de Ancyra", todos os cristãos que eram vegetarianos foram compelidos a comer carne. Os padres vegetarianos que se negaram foram destituídos de seus cargos. E hoje a Igreja segue outros princípios que não aqueles que seriam propícios à elevação moral e espiritual dos homens que degeneraram de sua condição e cometem atrocidades diárias contra a vida de milhões de seres de Criação que são despedaçados e devorados até às entranhas sob a forma de refeição. Mesmo os Papas têm sofrido as consequências disso pelos seus erros e 'pecados' de transgressão da sua errada forma de alimentação.

Por fim, é sabido que a substância astral inferior que impregna e exuda da carne do animal sacrificado, penetra na aura dos seres humanos, provocando maior densidade em sua transparência natural, impedindo os altos vôos do espírito.

Os iniciados de todos os tempos e de todas as eras faziam refeições simples. Os sacerdotes egípcios , que iniciaram Moises nos segredos do deus Amon, tinham de jejuar e alimentar-se exclusivamente de frutas antes dos ritos iniciáticos. Os Essênios, doutrina a qual pertencia Jesus, eram estritamente frugíveros. Na Índia não só os sacerdotes brâmanes, como a maioria do povo são vegetarianos.

Ainda hoje não é de admirar que os sacerdotes brâmanes sintam um certo desprezo pelos missionários cristãos, que falam de uma religião de amor universal mas violam as suas leis, desrespeitando os animais como nossos 'irmãos menores'. Aliás, Gandhi dizia mesmo que “O grau de cultura e civilização de um povo, conhece-se pela forma como se alimenta e trata os seus próprios animais”... Gandhi era vegetariano como todos sabemos!

Na verdade foi mais durante o periodo da Idade Média que o vegetarianismo caiu no esquecimento, voltando agora a falar-se de novo nos finais do século XX, princípios do XXI, por ser a alimentação do futuro, nem que seja por força das circunstâncias. Porém, para que o vegetarianismo seja uma ajuda na evolução humana, devemos ter sempre na mente, a idéia de estarmos trabalhando numa senda que nos conduzirá a uma vida superior no plano espiritual. Caso contrário o vegetarianismo será apenas uma muleta para sustentar o nosso Eu egoísta.


Rui Palmela

10 comentários:

  1. "Deveríamos parar de comer carne, por miseridórdia!" sim, por misericórdia aos animais, seres desprovidos de proteção, e que são sacrificados.
    O homem é um ser cruel demais, e faz do mundo o inferno para os animais. Há tanta maldade e
    crueldade sendo praticadas contra esses seres indefesos, que me emociono ao pensar, e me revolta
    ver a cara de satisfação desses cruéis carrascos de animais...

    Quando a humanidade entender a grandiosidade que é o reino animal, quem sabe as coisas começariam a melhorar em nosso planeta!....

    Obrigado, e perdoe meu desabafo,
    Beijos ternos
    Thais "beijaflor"

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que dizes amiga Thais, e hoje entendo cada vez mais a origem de tantas doenças, guerras e violência neste Mundo.

    Na verdade o ser humano tornou-se a pior espécie de animais, o maior carnívoro e predador da Terra, que mata e devora diariamente milhões de seres da Criação que tal como nós têm direito à vida e fazem neste mundo o percurso de sua evolução.

    Infelizmente milhões de pessoas ainda não entenderma isto e até acham que os animais foram feitos para nossa alimentação. E mais pensam que não têm alma e os tratam como 'coisas' e não como criaturas que merecem respeito e não maus tratos ou abandonos como tanta gente faz sem amor no coração.

    Fizeste bem em 'desabafar', pois é preciso dizer a verdade de sentimentos mais nobres que temos na alma para todos os seres vivos e não só os nossos semelhantes que tantas vezes não são dignos de consideração.

    Beijos para ti
    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Ainda não sou vegetariano... Ja tentei mas não consegui, talvez peo facto de de um dia para o outro ter deixado de comer carne e seus derivados... Ou seja numa semana não me tornei vegetariano, mas sim vegano... Enfim... E depois é que para em tornar vegetariano teria de haver dois tipos dealimentação aqui em casa... Coisa impossivel, pois os meus pais não aceitariam... Espero um dia poder ter a minah independica para poder me tornar vegano :)

    Abraços magnetcios de amor :)

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Cristiano, nunca é tarde para tentar de novo uma alimentação do tipo lacto-ovo-vegetariano, com algum peixe incluido (tipo Dieta Mediterrânica), pois esta é a melhor forma de fazer uma transição da alimentação 'normal' para a vegetariana integral.

    Muita gente desiste porque corta abruptamente com alimentos que o organismo está habituado há muito tempo e isso em muitos casos é contraproducente.

    Deve-se fazer uma mudança progressiva e não repentina para que o organismo não sinta a falta de nutrintes que passam a ser substituidos por outros mais saudáveis do reino vegetal.

    A Soja, o seitan, o tófu, as leguminosas e oleaginosas, são de facto fontes ricas em proteinas que passam a integrar diariamente a alimentação do vegetariano, bem como o arroz integral, as massas, os legumes e vegetais diversos e fruta da época.

    Como sabes, sou vegetariano há mais de 30 anos, mas eventualmente como um pouco de peixe. Carne e derivados nunca mais consumi e nem fazem falta ao homem que afinal não é um ser carnívoro e consome mais carne do que todos os animais carnívoros da Natureza juntos. Esta é a verdade!

    Quanto à questão que colocas sobre ter de se fazer duas panelas de comida em casa e isso não ser muito prático, olha, faz como eu digo a muita gente: espera que todos adoeçam lá em casa e depois faz a comida vegetariana mais saudável para todos...

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  5. Sim é verdade, obrigado pelos conselhos, vou tentar coloca-los em pratica :)

    Um abraço magnetico em si

    ResponderEliminar
  6. Sempre tive vontade de passar a ser vegetariana, por achar brutal a matança de animais. Quando comia carne lembrava-me da terrivel forma que se mata os indefesos para saborear sua carne sem o menor constrangimento. Graças ao meu filho que também pensa como eu, hoje somos vegetarianos. Quando comecei sentia dores de cabeça, o organismo leva uns dias para adaptar-se. Hoje sou felicíssima por me alimentar sem culpa e em consequencia minha saúde mudou em tudo; meu intestino trabalha melhor e minha pele parece de bebê. Para aqueles que dizem que sua família não vai aceitar, aqui vai um conselho: Aprenda a fazer sua própria comida, pois toda comida vegetariana é simples, e no geral os pais interferem por terem que fazer comida diferente. Porém se fizermos a nossa nos tornaremos independentes podendo viver nossa personalidade.
    Abraço a todos os vegas e aqueles que desejam ser.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria que todas as pessoas se tornassem vegetarianas. A saúde de todos melhoraria e os animais viveriam em paz.

    ResponderEliminar
  8. sou vegetariano, e sinto precoceito pelas partes das pessoas que não são, e queria saber se jesus cristo era?

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim, caro Anónimo, Jesus Cristo era vegetariano e nem faria sentido que não fosse. Todos os verdadeiros Mestres do Amor e da Verdade foram vegetarianos e devemos seguir seus exemplos para o bem da Humanidade.

    Por isso pouco importa que as pessoas menos esclarecidas mantenham seus preconceitos e invoquem suas razões para continuarem a comer carne, pois cada um é livre de viver e comer do modo que achar mais correcto. Cada um fala por si e eu falo por mim como vegetariano que sou há mais de 30 anos e me sinto bem de saude.

    ResponderEliminar
  10. Não me considero vegetariano, Rui Palmela, porém faço uso da mesma dieta que você, carne branca (peixe) eventualmente. Pratiquei Macrobiótica por muitos anos na juventude e então parti em voo solo desde os 30 anos, confesso que nunca abandonei os preceitos da Macrobiótica "O homem é livre para comer o que bem entender, sem portanto ficar doente" (George Ohsawa) mas nunca chego aos extremos, sobretudo agora com 61 anos de idade. Hoje, não sei ainda exatamente por que, decidi parar de comer qualquer tipo de carne, talvez seja por ter percorrido vários "sites" sobre o assunto e perceber que: de que me seve comer carne de peixe? até porque isso acontece de uma à três vezes por semana e estou seguro de que não fará nenhuma diferença. Com certeza o que li no seu Blog também me influenciou bastante, por isso resolvi postar aqui meu testemunho.
    Obrigado pela força!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails