segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

BRINCA-SE COM A SAÚDE...

 


Vou falar hoje de certos programas televisivos de entretenimento diário da população que promovem a gastronomia doentia de certas regiões do meu país, num tempo em que se morre cada vez mais cedo de AVC’s, ataques cardiacos e outras doenças associadas aos maus hábitos alimentares dos portugueses.

Vi recentemente num determinado canal de televisão, umas cozinheiras mostrando suas ‘artes’ culinárias com “cachola de porco”, enchidos, e outros produtos regionais, pouco saudáveis mas tradicionais, como o “ex-libris” da região. Nesse mesmo dia, no noticiário à hora do almoço, fez-se uma referência à quantidade de acidentes cardiovasculares que sucedem em idades cada vez mais jovens, situando-se já na casa dos 30 anos. Aliás há mesmo casos de crianças e jovens a quem já sucedeu esta situação, e foi noticia recente a morte de um rapaz de 16 anos de idade (André Rodrigues), natural de Longos Vales, concelho de Monção, que faleceu de AVC e cujo funeral se realizou no dia 13-11-2007.

De resto, a própria O.M.S. prevê que até 2015 morram mais de 20 milhões de pessoas no Mundo com este problema. E ainda diz o sr. Primeiro Ministro José Sócrates que “a esperança média de vida dos portugueses aumentou”, tendo baseado nisso as suas decisões de aumentar a idade de reforma para os 65 anos de idade e quiçá para os 70 ou 80... Está-se mesmo a ver que o governo pretende é manter as pessoas a trabalhar e descontar para a Aposentação até às tábuas do caixão, não vivendo o suficiente para receber qualquer pensão. Grande Conspiração!

Por isso digo que se está brincando com a saúde em Portugal, e muitos apresentadores de programas de televisão pouco se importam com a realidade dos factos e dão a sua pior contribuição, promovendo a gastronomia doentia, excepto quando têm de ceder espaço para publicidade (paga a peso de ouro claro) de alguém que fala sobre Saúde e Alimentação mais saudável. Aliás, sou de opinião que esta publicidade até deveria ser gratuita por ser de interesse público, digo eu!

Por fim, sabe-se que em cada 2 segundos morre uma pessoa de AVC no Mundo dito civilizado, sendo que em Portugal o número de óbitos por esta doença está à cabeça da lista, sendo a seguir as do coração, atingindo pessoas cada vez mais jovens. Tudo porque os hábitos alimentares dos portugueses degeneraram nas últimas décadas, agravados agora pelo sedentarismo, stress e outros hábitos novicos que fazem parte do dia a dia da população.

Os média deviam ter um papel pedagógico, não o contrário.

Pausa para reflexão!
Rui Palmela

2 comentários:

  1. Salvé Rui Palmela: Achei interessante esta sua análise sobre a alimentação. Esqueceu-se porém de outro ilariante pormenor: o facto do nosso Presidente dizer : "O que é que se pode fazer para que nasçam mais bébés em Portugal?" Se assim fosse, o índice de mortalidde também subiria,- pela ordem natural das coisas.
    É o país que temos, cujos governantes só pensam em projectos de evolução a níveis bem diferentes do que a preocupação com os seus anciãos e também para com as suas crianças...enquanto as Consciências não falarem mais alto em detrimento dos cifrões...nada evolui, ao contrário daquilo que todos pensam.
    Parabéns pelo artigo. Vemo-nos por aí...noutro molho de bits.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e apreço sobre o meu artigo amiga Maria.

    Quanto ao sr. Presidente da República, então ele não sabe o que se deve fazer para que nasçam mais crianças em Portugal? Olha, por exemplo, não ter aprovado a "pena de morte" para fetos e embriões no país... Certo?

    Vai abraço.
    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails