sábado, 26 de abril de 2008

ENTREVISTANDO DOIS ATEUS...


Julia Pinheiro, no seu programa “Tardes de Júlia” do dia 24 de Abril 2008, convidou dois indivíduos assumidos como ateus, daqueles que se sentem muito incomodados por haver milhões de pessoas no Mundo que acreditam em Deus ou numa Inteligência Suprema que criou todas as coisas no Universo. Achavam eles, os dois ateus, que todos os crentes (como eu) são ignorantes ou estão mal informados, precisando talvez de umas lições ateistas para ficarmos mais esclarecidos ou melhor orientados, segundo os seus próprios pontos de vista, claro.

E ali estavam tentando mostrar sua pretensa ‘sabedoria’ discutindo com um padre católico que também foi convidado para estar presente e se esforçava por mostrar aos dois ateus que não tinham razão para estarem colocando em causa todos os valores da Igreja ou da sua Religião. Foi uma discussão estéril, no meu entender, em que a entrevistadora foi talvez a única pessoa mais sensata e coerente que mantinha a calma e um bom discernimento quando dava por vezes sua própria opinião sobre esta questão.

Por fim, um dos entrevistados chegou mesmo a citar uma frase de Albert Einstein que dizia “Deus não joga dados com o Mundo”, como se pretendesse dizer que o grande físico e matemático também era ateu como eles, mas na verdade omitiu o resto da frase onde Einstein dizia "Deus é subtil mas não é maldoso"... De resto, ele até se considerava um religioso mas não no sentido usual do termo, pois a sua ideia sobre Deus como cientista não tem de ser como a das pessoas limitadas às suas crenças e Religiões.

No entanto, Einstein chegou mesmo a dizer que: "A ciência sem religião, é manca. A religião sem ciência, é cega”... Nisto estou completamente de acordo com ele, pois creio que um dia a Ciência e a Religião se unirão uma à outra e darão à luz um filho de Sabedoria.

Doutro modo, concordo também com as palavras de Issac Newton, o grande físico e matemático inglês (autor da obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica - publicada em 1687) que tem uma pequena reflexão muito interessante sobre a vida do Universo. E então se exprime assim:


“Esta noite deixei-me absorver pela meditação sobre a natureza celeste.
Eu admirava o número, a disposição, o curso daqueles globos infinitos.
Entretanto, eu admirava ainda mais a Inteligência Infinita que preside este
vasto mecanismo e dizia a mim mesmo: É preciso que sejamos bem cegos
para não ficarmos extasiados com tal espectáculo, tolos e ingênuos para
não reconhecermos seu Autor e loucos para não adorá-Lo.“

Issac Newton

Não sei o que é que pensariam aqueles dois ‘ateus’ no programa “Tardes da Júlia”, a respeito deste pensamento de Newton ou de outros cientistas que divergem dos seus pontos de vista, mas pobres foram seus argumentos para tentar explicar o Inexplicável, limitando-se apenas a justificar sua grande descrença em Deus pelo facto de haver na Bíblia inúmeras contradições e tantos males neste Mundo onde o homem é o único e verdadeiro culpado por viver de costas voltadas para o Céu e criar seu próprio inferno aqui na Terra.

Acham então os ateus que a solução talvez é deixarmos todos de ter fé ou de acreditar em Deus e pedir-Lhe contas por tudo o que está errado, acusando-o de ser o grande culpado...

Enfim, “cada cabeça, cada sentença” e creio que muitos seres humanos como aqueles dois ‘ateus’ ainda se encontram num estado de ‘hibernação’ do qual só despertam um dia quando a luz do Sol lhes iluminar a mente e aquecer a alma ou o próprio coração. Aí não mais questionarão a existência de Deus e decerto agradecerão a vida e o despertar da consciência de cada novo dia, vivendo em paz e harmonia, buscando Amor e Sabedoria.

Talvez fosse este tipo de diálogo que o padre Ferreira das Neves devesse ter naquela discussão em vez contraditar de um modo que não melhorou a situação. De resto, foi mesmo Jesus quem aconselhou a não pleitear com os que nada querem ouvir a não ser suas próprias palavras quando estão a falar.

Penso, por fim, que tudo tem um tempo para acontecer, até para o dormir e para o acordar...

Fica aqui esta dissertação,

Pausa para reflexão

Rui Palmela

6 comentários:

  1. O ateísmo torna o epirito árido, desprovido de conteúdo. Nunca ajudou a evolução da mente porque cria cepticismo em relação ao ingrediente fundamental da vida. A alma invencivel, e a sua causa fundamental.
    Os ateus são pessoas muito materialistas, carentes de afeição, apegados aos bens materiais, e ao show visivel e sensacionalista dos fenomenos naturais, os quais mesmo entrando pelos olhos adentro não os conseguem explicar. São pessoas cheias de medo,e de pânico,por vezes insensiveis ao sofrimento alheio- mas também há ateus muito humano, e muito avançados no campo da religião, sem disso se aperceberem !
    Deus disse ser o maior dos ateus, pois ele proprio não tem crenças, ele está alem da crença, ele vive no seio da pura da relidade. Só os humanos precisam de acreditar para se salvarem, e essa crença transforma-se um dia em realidade espiritual, dada a sua intensidade.O valor da crença e da fé reside na transformação que a propria mente causa em se transmutar em espirito. Crer é sugerir à mente para se tornar Una com a suprema realidade.
    E é esta falta de convicção ou preparação mental que os ateus não têm, e por isso as suas mentes tornam-se na matéria em que acreditam, e jamais a transcendem.
    No entanto não é facil aos homens discriminar o ateismo porque nesta linha de pensamento há também grandes almas ( como referi), com grandes potencialidades de transcendencia.
    Porque o ateismo é impossível à mente humana, esta tem sempre nalgum tempo de sua vida, de acreditar em algo subjectivo, acabando por acreditar numa das formas de Deus pessoal ou impessoal. Quiça, se um ateu acreditar na existencia de uma simples formiga ele nao estará a entrar no mundo maravilhoso da religião !!

    ResponderEliminar
  2. De que Deus vocês estão falando ? Baal, Mitra, Apollo, Deus cristão, Zeus, Allah ? Não generalizemos, pois tenho certeza que vocês não acreditam que todos os muçulmanos se explodem atoa ! Da mesma forma que existe fundamentalismo na religião existe fundamentalismo no ateísmo. Para ser ateu não é necessário ter consciência absoluta de que Deus não existe (pois nada é absoluta, da mesma forma que em religiões cristãs abdicou-se ao Velho Testamento em prol do Novo Testamento), basta evidências. E antes que algum religioso diga que eu vou queimar no inferno, digo logo (caso de fato exista um Deus determinado a me enviar ao inferno); ao encontrar-me com Deus perguntarei: Você me enviará ao inferno por que não acreditei em sua crença ? Sou amavel, compreensivo, não sou a favor de guerra, mas da paz entre os seres vivos da Terra ! E mesmo assim quer me enviar ao inferno ?
    Não há razão para acreditar num conjunto de livros escritos a centenas de anos atrás, que foi transformado em um único livro por um Império (Roma) para que a religião desse império não fosse diferente da do seu povo e com isso não gera-se descordia entre esses.

    ResponderEliminar
  3. Tá mais perdido que cego em tiroteio,heim,fio!!!como alguém pode ser,ao mesmo tempo,"um espirito árido" e uma "grande alma"??
    "ateus são materialistas",nunca vi um crente que não orasse pedindo a deus bens materiais,a igreja católica é uma das instituições mais ricas do mundo,as igrejas evangélicas seguem o mesmo passo,possuem templos suntuosos,só falam em dinheiro e prosperidade material,sem falar nos escândalos financeiros envolvendo pastores,bispos e afins.
    Tuas palavras demonstram preconceito e burrice.
    "deus disse ser o maior dos ateus",quer maior BURRICE do que essa???
    O termo "ATEU" significa "SEM deus", ou designa alguém que não crê em nenhum tipo de divindade.Este,porém, não é o caso do deus bíblico,pois o mesmo acredita em outros deuses,se não,por que dizer a seu povo para não adorá-los???
    è o mal da fé...este grilhão,esta venda nos olhos,que nos impede de crescer, de evoluir.Ao crente basta a fé,não há questionamentos e sem questionamentos não há crescimento.Dependesse da fé,ainda estaríamos pensando que a terra é um tabuleiro fixo ao redor do qual giram os astros celestes.Ainda bem que existem ateus neste mundo...

    ResponderEliminar
  4. eu assisti ao programa da Júlia pinheiro, eu tenho o programa gravado, já o vi 2 vezes. o curioso é que o teólogo Carreira das Neves no final e de uma maneira indirecta foi ao encontro dos ideais dos 2 ateus, o teólogo disse 2 coisas importantes , uma foi que não acreditava na criação mas sim na evolução, outra, foram homens que tinham fé em Deus que escreveram a bíblia e que Deus não lhe disse para eles a escreverem. 1 dos ateus no final até disse ao teólogo que ele era quase ateu. hilariante!!!!! mas real...

    ResponderEliminar
  5. Que post imbecil.
    deus nem ao menos existe.

    ResponderEliminar
  6. silva martins11 novembro, 2012

    Sr Rui Palmela,

    No Prólogo do LE, acho que responde um pouco a isto, em qualquer religião ou doutrina existe isto. deixo aqui um exerto desse prologo ao que eu indentifico (só para mim) "O texto da Cepa".

    (...)“Não te deixes desanimar pela crítica. Encontrarás contraditores encarniçados,sobretudo entre os que têm interesse nos abusos. Encontrá-los-ás mesmo entre os Espíritos,
    por isso que os que ainda não estão completamente desmaterializados procuram
    freqüentemente semear a dúvida por malícia ou ignorância. Prossegue sempre. Crê em Deus
    e caminha com confiança: aqui estaremos para te amparar e vem próximo o tempo em que a
    Verdade brilhará de todos os lados.
    “A vaidade de certos homens, que julgam saber tudo e tudo querem explicar a seu
    modo, dará nascimento a opiniões dissidentes. Mas, todos os que tiverem em vista o grande
    princípio de Jesus se confundirão num só sentimento: o do amor do bem e se unirão por um
    laço fraterno, que prenderá o mundo inteiro. Estes deixarão de lado as miseráveis questões
    de palavras, para só se ocuparem com o que é essencial. E a doutrina será sempre a mesma,
    quanto ao fundo, para todos os que receberem comunicações de Espíritos superiores.
    “Com perseverança é que chegarás a colher os frutos de teus trabalhos. O prazer que
    experimentarás, vendo a doutrina propagar-se e bem compreendida, será uma recompensa,
    cujo valor integral conhecerás, talvez mais no futuro do que no presente. Não te inquietes,
    pois, com os espinhos e as pedras que os incrédulos ou os maus acumularão no teu
    caminho. Conserva a confiança: com ela chegarás ao fim e merecerás ser sempre ajudado.
    “Lembra-te de que os Bons Espíritos só dispensam assistência aos que servem a
    Deus com humildade e desinteresse e que repudiam a todo aquele que busca na senda do
    Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; que se afastam do orgulhoso e do
    ambicioso. O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e
    Deus. São um véu lançado sobre as claridades celestes, e Deus não pode servir-se do cego
    para fazer perceptível a luz.”
    São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, O Espírito
    da Verdade, Sócrates, Platão, Fénelon, Franklin, Swedenborg, etc., etc.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails