quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A FOME NO MUNDO




É vergonhosa a situação a que chegou o homem com sua forma de Civilização, onde a fome mata todos os dias milhões de pessoas em todo o mundo, a maior parte crianças que não chegam à idade adulta por falta de alimento, enquanto outras comem demais e ficam obesas pelos erros e excessos alimentares induzidos pelos próprios pais.



É um mundo de contrastes de abundância para uns e miséria para outros, faltando cada vez mais o senso da moral e da razão que devia nortear o mundo dos homens e restabelecer a Igualdade e Direitos Humanos que devia abranger todas as pessoas sem excepção. Doutro modo, o desperdício de toneladas de alimentos que vão diariamente para o lixo, daria para matar a fome nos paises mais pobres onde só os governantes  têm a barriga cheia (até demais) e gastam milhões em armamento ou acumulam riquezas  pessoais, pouco se importando com a miséria de seu povo. Todos somos responsáveis, todos devemos dar nosso contributo para mudar a situação!

Por isso assine uma petição contra este flagelo em África para que seja prioridade dos governos combater a fome e miséria naquele Continente onde os egoismos (nacionais e estrangeiros) fazem sofrer muita gente. Não custa nada, sua assinatura pode fazer toda a diferença. Clique no seguinte endereço:
 http://www.1billionhungry.org/lucyramos/

Rui M. Palmela

7 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva12 agosto, 2010

    Excelente a dissertação do amigo Rui e bastante propícia.
    Parabenizo a amiga Lucy pela iniciativa de colher assinaturas que já assinei de bom grado.
    Isto é muito bom porque passamos das palavras à Acçao e dessa forma as coisas poderão mudar mais rapidamente nomeadamente no sentido de acabar com esta rídicula situação sobre a qual o amigo Rui se refere.
    Não obstante seja eu cético quanto ao "picadeiro" da ONU, mas uma pressão deste tipo poderá surtir efeitos bastante positivos.
    Acho também, que poderíamos pensar em uma maneira de nos organizar como entidade civil para a arrecadação de alimentos e o envio destes à estas pobres crianças que nada têm para comer. Deixo aquí esta idéia que a mim me parece bastante viável.
    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui meu querido amigo de além mar,

    Saudações ao amigo Antonio Maria tb,

    Em 1º lugar, concordo com ambos, pois é uma bela dissertação, que embora breve, propõe uma profunda e muito necessária reflexão.
    A questão da Fome no Mundo é gravíssima e têm que ser feito algo urgente, pois não dá mais para se conviver com esta diferença gritante, onde uns tem demais, e outros morrem sem nada.
    Ainda há multidões, milhões de seres humanos, que diariamente 'gostariam' de dormir, a ter que vivenciar a dor da fome, da miséria, .. a dor de uma mãe ao ver seus filhos passando fome, morrendo sem ter o que comer.

    E esta, infelizmente é uma realidade mundial, que não se restringe somente à África meus amigos.
    Por outro lado eu tb tenho minhas ressalvas com relação à ONU, pois assim como Einstein dizia, eu tb acredito que " ... a ONU somente irá cumprir o seu papel, o dia em que todos os seus representantes forem escolhidos por toda a Humanidade, para representar seus interesses".

    Porém, como foi dito, a pressão é o que conta. E eu acredito imenso na mobilização em massa.
    Vejam o exemplo que tivemos aqui no Brasil há pouco tempo: uma campanha de circulação apenas nacional (interna) onde em pouco tempo conseguimos nos mobilizar pela internet e conseguimos mais de 1 milhão e 600 mil votos, para a campanha do Projeto Ficha Limpa, que foi votado a menos de 3 meses, cobrando que políticos com a 'ficha suja' fossem impedidos de candidatarem-se a cargos públicos.
    Depois de meses de muito esforço, finalmente conseguimos! Foi um grande passo dado , embora ainda há muito por fazer.

    Logo, essa campanha que já está correndo o mundo, tem toda a chance de dar certo, e de conseguirmos um número imenso de assinaturas.
    É mesmo uma pena que muitos ainda no mundo, não tenham acesso a essa ferramenta poderosa que é a internet, e pode ser usada para o bem (como o contrário tb é verdadeiro), e pela forma como podemos nos mobilizar por meio dela, coisa que infelizmente não acontece nos meios de comunicação de que têm acesso a massa, onde só passam 'enlatados' e o tal do 'pão e circo'.

    Temos sim de exigir de todos os líderes mundiais, que tenham como prioridade a questão da fome no mundo, hoje, agora!

    Pq igualmente a humanidade perde tempo neste momento, se questionando sobre o que irá acontecer de catástrofe e miséria no ano de 2012, quando as catástrofes e a miséria, ocorrem hoje, EXATAMENTE NO AGORA!!!

    E devemos sim participar ativamente tanto quanto pudermos, presencialmente ou a distância como neste caso, pois a solidariedade e a fraternidade, serão o 'alimento do futuro'. Um futuro, que nem é tão longe assim.

    No mais, sou grata ao Antonio Maria pelos comentários referindo-se a mim, e grata a ti Rui, por publicar este artigo e divulgar o link aqui em seu blog tb, meu amigo do coração.
    Vamos sim todos juntos, divulgar o quanto pudermos, aos nossos amigos, contatos, enfim, em todo meio quanto possível.

    Quanto a idéia do Marialva, aguardem pois estes dias vou publicar um artigo no blog sobre isso, e sobre o 'alimento do futuro'.
    Após, poderemos conversar mais a respeito ;)

    Meus amigos, deixo a ambos um abraço fraterno e desde já lhes agradeço pela participação nesta iniciativa que eu tb abracei com toda minha vontade, e com a qual tb tenho me dedicado da forma que posso.

    Antes de ir porém compartilho de algo: tenho uma grande amiga do coração, que é professora, e consciente como ela só, está fazendo um trabalho incrível divulgando a petição entre seus alunos, e fazendo-os assinar tb, e participar ativamente desta iniciativa.
    Isso me tocou profundamente o coração. Pois as crianças, são o futuro das nações!

    Beijos em seus corações, direto do meu ♥♥♥♥♥

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais começo por agradecer as felicitações pessoais do amigo António Marialva sobre minha dissertação. O meu grande abraço.

    Agradeço também muito particularmente a ti, minha querida amiga Lucy Sem Fronteiras a tua sempre prestimosa visita e colaboração neste meu Blog.

    Na verdade não se compreende que em pleno século XXI o flagelo da Fome e Miséria no Mundo ainda seja uma lamentável realidade, pois que aquilo que falta nuns lados, se tem demasiado e se desperdiça noutros.

    Aliás, enquanto uma parte da população mundial morre de doenças resultantes de excessos alimentares (A Obesidade é de resto considerada já uma nova 'Pandemia' do século pela O.M.S.) outra parte sucumbe de subnutrição, sendo certo que em cada 3 segundo ou "estalar de dedos" morre uma criança de fome no mundo.

    E é bem certo também aquilo que dizes, amiga Lucy, no teu parágrafo: "...a humanidade perde tempo neste momento, se questionando sobre o que irá acontecer de catástrofe e miséria no ano de 2012, quando as catástrofes e a miséria, ocorrem hoje, EXATAMENTE NO AGORA!!!"

    É verdade, querida amiga, tanta gente falando de catástrofes do "fim do Mundo" para 2012 e elas existem AQUI E AGORA, em cada dia que passa, alimentadas pela indiferença dos que têm de mais e pouco se importam com os que têm de menos.

    E se Einstein disse bem o que pensava sobre a ONU, eu lembro por outro lado uma frase de Luther King que dizia: "O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons"...

    E nisto sabemos que muita gente 'boa' cala contra os erros , injustiças e desigualdades sociais, quando devia ser colaborante na luta contra o mal (qualquer que seja a sua roupagem) no século actual.

    Infelizmente muita 'gente boa' fica indiferente. Essa é a verdade!

    No entanto, é de louvar sim o esforço de milhares de voluntários que periodicamente fazem um peditório nacional na recolha de alimentos para distribuir aos mais carenciados da nossa Sociedade e isso se passa aqui em Portugal.

    Mas, como sempre, são os governos que deviam zelar mais pelo seu Povo e não as instituições particulares de Solidariedade Social que têm suas limitações e não recebem apoio estatal.

    Penso sobretudo que deverá haver primeiro uma verdadeira Revolução Cultural e de comportamentos na vida das pessoas para que pensem de forma Global e não egoisticamente ou pessoal.

    Devia-se por isso ensinar sobretudo às crianças que se deve "comer para viver e não viver para comer"... e que "os excessos são como o defeitos".

    Na verdade, como muito bem dizes, amiga Lucy, "as crianças são o futuro das Nações" e é louvável sim o trabalho de tua amiga professora (Jeane) que gostaria de felicitar também pelo seu trabalho de estar divulgando entre seus alunos a petição na luta contra a Fome no Mundo. Um bem haja para ela e para ti também, minha querida amiga, pois todos somos poucos para tornar AQUI E AGORA este Mundo melhor, com mais verdade e mais amor.

    Grato pela tua participação e presença enriquecedora neste espaço virtual onde és sempre benvinda.

    Abraço do coração

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. Não é impossivel de todo acabar com a fome no Mundo. Se todas as nações se juntarem, esse problema seria resolvido na "hora"...

    Espero ainda ca estar para ver o dia em que toda a alma diga: Hoje tive o que comer, e jamais voltarei a ficar "subnutrido"...

    Paz e esperança, a luta sera vencida pelo Bem :),

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  5. antonio maria claret soares de marialva14 agosto, 2010

    Agradeço a todos e muito propícia a mensagem de fé e esperança do Cristiano.
    Tenho dito que se as mulheres dominassem o mundo este já seria muito melhor.
    Felizmente, vejo que as mulheres estão a tomar à frente na luta por um planêta limpo e justo onde o amor haverá de prevalecer.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. ♥ Ohhh Rui,

    Muito obrigada meu amigo querido, pela acolhida calorosa de sempre!
    É um prazer poder vir aqui e me expressar livremente, e na verdade, como se estivéssemos em uma sala conversando com amigos :)

    Nem sempre posso me fazer tão presente quanto gostaria, e vc bem sabe o p, pois como trabalho com turismo, então por vezes, fico longe da net.
    Mas sempre que eu puder, vir dar minha pequenina contribuição, e mesmo lhe 'ouvir' assim como aos demais amigos que aqui dão seu contributo, esteja certo de que virei com prazer e alegria meu amigo do coração.
    Tb agradeço e deixo a todos o meu abraço do coração.

    E vamos sim, nos unir em pensamentos, sentimentos e ações por um mundo melhor.
    Pois, ninguém é tão melhor sozinho, quanto todos nós juntos! ;)

    Beijos no ♥ direto do meu ♥

    ResponderEliminar
  7. antonio maria claret soares de marialva18 agosto, 2010

    Quando as mentes e corações humanos se únem, as fronteiras físicas da terceira dimensão se tornam virtuais. A beleza e magia humanas se expandem numa magnífica explosão de luzes e cores que transcendem o próprio ego individual levando o espírito além das fronteiras do espaço-tempo. É a sublimação da alma-vivente que se mescla com o Espírito de Deus no "leque" da criação contínua e renovadora do UNIVERSO!
    Assim como foi no passado, ainda é hoje e sempre será o reflorescer da alma humana na união e criação CÓSMICA!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails