segunda-feira, 19 de novembro de 2007

AOS VICIADOS NA NICOTINA


A partir de 1 de Janeiro de 2008 entrou em vigor a nova lei sobre a proibição de fumar em espaços públicos que abrange restaurantes, bares, discotecas, etc., podendo ir até 750 € a multa para quem fuma e 250.000 euros para quem permite fumar nos lugares onde não é permitido fazê-lo.

A verdade é que os dependentes da nicotina têm dificuldade em cumprir as novas regras de comportamento público e também eles são vítimas da própria venda do tabaco que devia ser proibido e não comercializado já que “FUMAR MATA”, como se verifica nos próprios maços. Por isso existe à partida uma grande contradição sobre a lei que proibe de fumar e a que legaliza ou permite a venda da própria droga que vai fazendo suas vítimas, não só em Portugal como em todos os paises do Mundo onde morrem todos os anos cerca de 5.000.000 (cinco milhões) de pessoas com doenças relacionadas directamente com o consumo de tabaco, sendo isto um autêntico TERRORISMO pelo grande morticínio que causa a nível global. Grande Conspiração!

Entretanto morrem também, vítimas do Tabaco, os "fumadores-passivos" que nó na Europa se calcula em 19.000 (dezanove mil) todos os anos. Existem organizações de combate a este flagelo social que tentam ajudar os fumadores a libertar-se da dependência deste vício nicotínico que é mortal, salvaguardando assim também os não-fumadores, mas infelizmente crescem novos casos de fumantes de ambos os sexos, cada vez mais jovens, que são influenciados pelo meio em que vivem onde é tão ‘normal’ fumar por todo o lado, não havendo bons exemplos até dos que deveriam ser os primeiros a dá-los. Refiro-me concretamente aos médicos ou profissionais de saúde, aos políticos e magistrados, aos professores, aos clérigos, etc., às pessoas da cultura, bem formadas, que deviam ser os melhores exemplos para a Juventude que está carecendo de valores e segue os maus exemplos dos que deviam cultivá-los e preservá-los.

Penso que os maus vícíos e maus hábitos não se anulam por decreto e sim por uma verdadeira Educação, mas essa parece faltar também aos que a ministram e falam de leis que se publicam na sua grande contradição.

Pessoalmente não acredito que a nova lei do tabaco se vá fazer cumprir ou que algum fumador prevaricador seja multado por fumar onde não é permitido e que quem o permite seja autuado nos tais 250.000 euros fixados. Não acredito! É caso para dizer que já nos estão atirando fumo para os olhos...

Mas enfim, de contradição em contradição vai vivendo o homem nesta forma de Civilização!

Entretanto, FUMAR MATA, e muitas são as vitimas da nicotina!


Pausa para reflexão!

Rui Palmela

4 comentários:

  1. Ótimo Rui, também sou contra o fumo que mata, com dados reais, mais que muitas guerras...
    E acho também que a melhor forma de acabar com esse vicio é a velha prevenção.


    abraço

    ResponderEliminar
  2. a ultima foto , reflecte mais uma vez a sua vontade sequiosa de amedrontar. o seu blog mais parece um filme de terror. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é essa a realidade de tantas vítimas de cancro nos pulmões e doentes terminais com tantos filhos que perdem seus pais.

    Claro que não é agradável ver fotos como essa, caro "Anónimo", mas a finalidade é mesmo mostrar o que faz o Tabagismo que é um autêntico TERRORISMO que mata mais de 5.000.000 (cinco milhões) de pessoas todos os anos com doenças relacionadas com o Tabaco.

    Para que saiba, essa foto é de um personagem bem conhecido que durante anos fez publicidade ao "Camel", uma marca de tabaco que era apresentada por um cowboy na televisão. Ele próprio era um fumador e apanhou cancro e depois passou o resto de sua vida a fazer campanha contra o tabaco, fazendo questão que as pessoas vissem como acabou seus dias numa cama.

    Aqui fica a explicação da foto e meu propósito que você tanto condena neste Blog. Se não gosta só tem uma coisa a fazer...

    RP

    RP

    ResponderEliminar
  4. Após a minha reacção às suas palavras, levei em consideração a sua opinião, caro "Anónimo", e resolvi retirar a foto que na verdade se torna desnecessária ao objectivo do meu texto dirigido a todos os fumadores que devem reflectir sobre os malefícios do Tabaco no seu organismo por acção directa da Nicotina em vários órgãos, principalmente garganta e pulmões, entre outros.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails