sábado, 31 de maio de 2008

VIATURAS ELECTRICAS ABATIDAS?


MAIS UMA VERDADE INCONVENIENTE...

Em 1996, as primeiras viaturas eléctricas de produção em série, os EV1 (Electric Vehicle 1), foram fabricados nos EUA pela General Motors e circularam durante algum tempo pelas estradas da Califórnia. Eram fácilmente recarregáveis com energia eléctrica em casa e não produziam nenhum gás de combustão (nem sequer tinham tubo de escape). Faziam dos 0 aos 100 km/h em menos de 9 segundos e eram silenciosas !

Dez anos mais tarde, estes carros desapareceram completamente! Porquê?!! Primeiro porque não podiam ser comprados e sim únicamente alugados e os contratos quando expiraram, não foram mais renovados. A General Motors decidiu simplesmente recuperar todos os EV1 no mercado para os... DESTRUIR!


Em 1997, a Nissan apresentou um modelo eléctrico, o Hypermini, no salão de Tokyo. O Município da cidade de Pasadena (Califórnia - EUA) adoptou logo esta viatura como veiculo profissional para os seus empregados. Os carros eram muito versáteis e apreciados pela sua facilidade de manobra e estacionamento, especialmente indicados para se movimentarem dentro da cidade. Porém, em Agosto de 2006 expirou o contrato de aluguer das viaturas, entre o Município de Pasadena e a Nissan, tendo esta Empresa resolvido (por alguma razão) não renovar mais os contratos e recuperar todas as viaturas para simplesmente as… DESTRUIR !



Em 2003, a Toyota decide parar a produção do RAV4-EV, um jipe eléctrico de alta tecnologia que já era muito apreciado pelos seus utilizadores. Os contratos de aluguer dessas viaturas assim que expiraram não foram mais renovados, porque a Toyota resolveu simplesmente recuperar também todos os veículos no mercado para os… DESTRUIR !

No entanto, houve ainda uma Associação, a “Dont Crush”, que entra em acção e fez pressão sobre a Toyota durante 3 meses, tendo obtido uma vitória para que os veiculos alugados fossem vendidos aos seus antigos utilizadores, mas não produziu mais nenhum.

A ser verdade tudo isto, que está sendo divulgado na Internet, chega-se facilmente à conclusão que há “lobbies” de grandes companhias petrolíferas que não querem de modo nenhum que os veículos eléctricos sobrevivam e vão forçando ou negociando com as Fábricas de Automóveis para não produzi-las em série, pouco se importando com os problemas do meio ambiente.

É este o “terrorismo” no Planeta que ainda não foi combatido e as guerras no Médio Oriente sucedem por causa do petróleo (não importa a que preço), não havendo pois nenhum interesse nas energias alternativas enquanto houver gasolina e gasóleo para queimar e poluir a Terra inteira onde as alterações climáticas são já um grave problema que afectará toda a Humanidade nos dias que correm.

Já agora aproveito para dizer que em 1978, um engenheiro português apresentou um carro movido a hidrogénio cujo projecto foi 'abafado' e nada mais se soube até hoje. Agora é que se está falando em viaturas eléctricas no país para o ano 2010, pela voz do srº 1º Ministro José Sócrates que já anunciou um contrato feito com a Nissan... Esperemos que não seja mais uma falsa promessa de políticos em campanha de eleição...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails