segunda-feira, 17 de março de 2008

EDIR, O "PASTOR" DOS POBRES...


Têm surgido, nos últimos tempos, muitos pregadores da "Palavra do Senhor" que falam alto para as multidões e conseguem atrair sobre eles as maiores atenções. Um nome bem conhecido é Edir Macedo, bispo primaz da Igreja Universal do Reino de Deus, que é hoje detentor de grande fortuna conseguida à custa dos ‘dízimos’ de milhares de pessoas, bem como da venda de seus imensos livros publicados em vários países e dos quais parece ter enorme êxito com alguns que se tornaram “best seller”.

Nascido numa família católica praticante, frequentou terreiros de Umbanda antes de se tornar evangélico, tendo-se filiado na Igreja Nova Vida nos anos sessenta e mais tarde fundou a sua própria IURD no ano de 1977, iniciando assim uma nova "Cruzada do Caminho Eterno".

Acusado de "charlatanismo, curandeirismo e estelionato" esteve preso por infracção às leis brasileiras, tendo o Ministério Público acusado este ‘Pastor' por "importação fraudulenta de equipamentos e uso de documento público falso" de que resultou um processo aberto pela Justiça Federal.

Recitando textos bíblicos do Velho Testamento, da lei mosaica que instituia a obrigação do pagamento do dízimo, muitos são os pregadores que hoje falam em nome de Jesus Cristo que abomina tudo isto e condena estes 'pastores' que convencem tantas ‘ovelhas’ a doarem 10% dos seus bens ou rendimentos mensais para suas Igrejas, induzindo a ideia de que as pessoas serão castigadas se nada doarem.

No Brasil, autêntico ninho deste tipo de acontecimentos nos dias que correm, a imprensa brasileira vai fazendo duras críticas e denunciando a riqueza material destes pastores evangélicos que enriquecem facilmente com o dinheiro acumulado de cada 'Pregação' (coisa que nunca aconteceu com Jesus e seus discípulos), sendo Edir Macedo bem conhecido pelas suas mansões de Luxo, proprietário do grupo de Comunicações Record, Rede Família, Record News, Line Records, 37 estações de rádio Rede Aleluia e um parque gráfico Universal Produções, visto assim como o maior empresário religioso do Brasil, país onde a pobreza, a fome e a miséria é ainda uma realidade na vida de milhões de pessoas, havendo inúmeras crianças que vivem nas lixeiras à procura de comida e coisas para vender e poderem sobreviver.

Enquanto isso, este e outros 'Pastores' do "reino do Dízimo" (assim são conhecidos pela sua ânsia de dinheiro), conseguem arrastar multidões que os seguem iludidos por curas e milagres prometidos, sendo fácil iludir ou enganar pessoas fragilizadas pela vida dificil do dia a dia, carentes e sem esperança no amanhã, precisando de acreditar em algo que os governos não conseguem oferecer. Perante esta crise do 'vazio', os negociantes da "Palavra de Deus" avançam e proliferam por todo o lado, confiscando 10% dos já parcos rendimentos das pessoas que entregam de boa fé seu dinheiro para seus mentores espirituais que acabam vivendo no Luxo e no Fausto, tal como se verifica também na Igreja Católica Romana, a dos Mormons ou outra, cuja riqueza material no entanto é distribuida em parte pela Comunidade nas várias acções sociais que realizam.

As críticas devem ser feitas sim quando existem excessos nos seus líderes que usufruem de privilégios exagerados que nunca teriam numa vida de trabalho honesto e moralmente correcto. Nestes casos, penso que deveria haver uma investigação séria por parte dos governos de cada país que deviam actuar de conformidade com a lei contra os que se aproveitam da fé, ignorância e ingenuidade das pessoas, pelo uso (ou abuso) da palavra do "Senhor". Mas, como neste aspecto ninguém está isento ou “limpo de pecado”... é mais dificil exigir moralidade no combate à desonestidade e à Corrupção.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Nota: Já agora, se tiver curiosidade, veja a mansão de luxo do "Pastor dos Pobres" neste link: http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=235384

2 comentários:

  1. Os que lhe falam de religião querem 2 coisas: seu dinheiro ou sua liberdade.

    ResponderEliminar
  2. olha boa gente honesta que prega a palavra de deus,devemos combater essa grande babilonia de pastores gananciosos que estar por ai,devemos cobrar do congresso uma lei urgente que fiscalize essa renda toda que mas de 10 milhoes de evangelicos de todo brasil dar para esses lides religiosos .sem nenhuma fiscalizaçao.todos vivendo com suas familias em alto luxo isso nao e justo para com os fies.acho tambem que a igreja deve pagar inpostos ja que gera renda,e o que sobrar seja para manutençao da palavra, e uma renda minima para pastores como qualquer trabalhador.e uma percentagem para fazer as açoes sociais ajuda aos pobres, monitoradas por um orgao do governo.afinal que disse jesus acerca dos impostos?dai a cesar o que e de cesar e ao pai o que e do pai.sendo assim e legal que essa verba gigante que sao arrecardada por ano ,nas congregaçao,nada mas justo que seja pago inposto e monitorado por uma lei.ou alguem vai mim dizer que dinheiro nao gera ganancia independente de fe ou religiao!?.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails