segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

"A DOENÇA E O PECADO"



Li em tempos num conhecido jornal cristão (a "Seara") um artigo interessante que tinha por título "A doença e o pecado". Neste artigo o seu autor (católico) abordava a questão das doenças dizendo o seguinte:

"Hoje tudo se explica por micróbios, vírus, alterações genéticas, maus comportamentos alimentares, tabaco, álcool, e eu sei lá quantas mais coisas bem definidas, palpáveis, analisáveis, extirpáveis, etc. Tal associação das doenças aos pecados das pessoas é para muitos uma manifestação de sectarismo religioso e de ignorância"... pretendendo pois dizer que certos males do nosso corpo (e da alma) estão associados ao pecado ou à existência do "Não-Amor", como referia o autor.

Também uma determinada psicóloga norte-americana (Louise L. Hay), baseada em estudo científicos de Psicossomática, afirma que todas as doenças são criadas por nós devido a um estado de ressentimento e de “não-perdão”, concluindo que poderiamos evitá-las ou curá-las apenas perdoando alguém...

Muito bem, então à luz desta visão de coisas quer dizer que o próprio Papa João Paulo II teria sido vítima de seu 'ressentimento' ou “desamor” com os outros, pela doença terrivel que tinha e o levou à morte... É isso? Será que o chefe máximo da Igreja Católica, no seu "estado de graça" e santidade no Mundo Cristão, sofreu da doença de Parkinson e outros problemas de saúde devido aos seus pecados?

O que pretendo dizer, sobre o tal artigo do jornal católico e dos estudos da srª Louise Hay, é que o "desamor" ou o “não-perdão” não explica tudo sobre a verdadeira origem das doenças, mas sim o facto da sua maior parte dever-se ao "pecado da gula" que é um dos 7 pecados de “transgressão”. Sim, porque na verdade, existe muita imoralidade e desigualdade no Planeta onde nuns lados milhões de seres humanos morrem de fome e na miséria (de que a Igreja não é alheia), enquanto noutros se morre de excessos alimentares que dão origem à Obesidade (a “epidemia silenciosa” do século XXI como diz a O.M.S.) e tantas outras doenças como a diabetes, o cancer, os AVCs e em especial os ‘enfartes’ do coração. Isto será ‘kármico’ como alguns dizem, mas eu digo que é devido à ignorância e ao "módus vivendi" dos seres humanos e sua falta de compreensão sobre a verdadeira alimentação.

Portanto, gostaria de acrescentar a minha própria ideia de que muitos pecados dos vícios (alcool, tabaco, etc.) e erros alimentares durante a vida inteira, atingem também os mais altos dignitários da Igreja Católica (ou outra) e pode causar os piores prejuizos para a saúde e sofrimentos desnecessários de doenças súbitas ou prolongadas com mortes prematuras como foi o caso, por exemplo, do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António, falecido em Março de 1998 com um cancro nos pulmões (na pleura) devido ao tabagismo, pois ele era um grande fumador do mesmo modo que milhões de pessoas vítimas do cigarro que morrem todos os anos (mais de cinco milhoes) em todo o mundo. É um flagelo da Humanidade que paga caro seus erros e desregramentos por prejudicarem o seu corpo físico (o “templo do espírito”) que os próprios ‘eclesiásticos parecem não respeitar e sim degradar.

Enfim, não discordo dos estudos científicos da tal psicóloga norte-americana que associa a origem das doenças ao nosso estado de “não-perdão” ou “desamor” - pois creio que muitos sentimentos de ódio, raiva, rancores, inveja, ciúme, etc., envenenam o corpo e a alma) mas penso sim que milhões de pessoas sejam doentes por descurarem sua alimentação e nisso incluo ‘crentes’, ateus, sacerdotes ou malfeitores, "publicanos” e "pecadores", iletrados ou doutores, que não levam a sério os bons conselhos e Ensinamentos dos Mestres e Profetas da Humanidade que sempre se esforçaram ao longo dos tempos por combater o erro e a ignorância dos homens com o conhecimento da verdade.

E se é um facto que primaram pelo Amor e o Perdão, a Bondade e a Solidariedade, também é certo que não pode haver Paz, Saúde, Bem-Estar e Harmonia neste Planeta enquanto os homens continuarem se alimentando de forma errada, desregrada, matando e devorando até às entranhas milhões de seres da Criação. Isto gera um karma terrivel para a Humanidade que sofrerá sempre as consequências de sua própria degeneração.

Penso que muita gente desconhece as consequências dos seus erros e comportamentos contra as Leis da vida, da Natureza, da Ordem do Universo, sendo que as próprias Religiões 'pecam' por omissão ao esconderem dos seus fiéis a importância fundamental duma verdadeira forma de alimentação como aquela que foi indicada logo desde o início no próprio Génesis da Criação (ver cap. 1:29), onde é indicada para o homem uma alimentação do reino vegetal e não animal.

Na verdade são os maus hábitos de vida e os erros ou excessos alimentares que originam inúmeras doenças, ou quase todas nos tempos que correm (parte são de origem kármica claro), porém é certo que "pela boca morre o peixe" (como diz o velho adágio popular), ou “o homem cava a sepultura com os dentes” como dizia um médico naturista que relacionava as doenças com nossos comportamentos e maus hábitos de alimentação.

Assim, penso que a maior parte das doenças hoje em dia vêm sim do "pecado da gula", do "pecado de transgressão" e também do "pecado de omissão"...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Para mim, um dos maiores pecados de que enferma a espécie humana decorre da sua própria condição...
    Certamente que, haja esperança, um dia virá em que a humanidade, tendo à sua frente o precipício dos tempos, dirá: será este o caminho? O meu caminho?
    Um abraço, pensador.
    Fernando Manuel Pereira

    ResponderEliminar
  2. HÁ AINDA OUTROS MALES QUE AJUDAM A PIORAR A DOENÇA:

    1º - RIQUEZA SEM TRABALHO
    2º - PRAZERES SEM ESCRÚPULOS
    3º - CONHECIMENTO SEM SABEDORIA
    4º - COMÉRCIO SEM MORAL
    5º - POLÍTICA SEM IDEALISMO
    6º - RELIGIÃO SEM SACRIFÍCIO
    7º - CIÊNCIA SEM HUMANISMO

    (MAHATMA GANDHI)

    "AS ENFERMIDADES SÃO OS RESULTADOS NÃO SÓ DOS NOSSOS ACTOS, COMO TAMBÉM DOS NOSSOS PENSAMENTOS".

    ResponderEliminar
  3. a respeito do papa , eu tenho uma esplicasao pela á doença, doença é pecado, e eu nao crei que ele foi um santo, o pecado que causou sua morte foi tanta idolatria. idolatria é pecado, na biblia fala , adoraras somente o senhor teu Deus.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails