segunda-feira, 24 de novembro de 2008

QUAL EDUCAÇÃO EM QUE VIVEMOS?


Por um cidadão do país irmão, de nome Acid:

"Na semana passada estava jantando, a TV do estabelecimento estava ligada e acabei assistindo a Malhação e a novela das 6. O que mais me impressionou foi a actuação afetada dos actores (todos eles!), que mais parecia que estavam entupidos de cocaína até o tampo, todos agitados, com movimentos exagerados e falando alto. Pela homogeneidade das actuações (não importando se era actor consagrado ou novato) cheguei à conclusão de que se trata de algo planejado, estudado, para atrair a atenção de um certo público, de uma certa faixa etária.

Nossos jovens (e não tão jovens assim) já não conseguem fixar a atenção em algo "normal" (boring) e precisam cada vez de mais e mais estímulo, assim como precisam de música cada vez mais alta e barulhenta para "agitar" nas festas, ou de outros estimulantes que não o álcool ou mesmo os hormônios sexuais, tendo que apelar para drogas de todo tipo. Acho que para muitos eu pareço um velho falando, e talvez esteja me sentindo velho, mesmo.

Valores como honra, lealdade e decência, que ainda eram ensinados na minha geração, já foram para o brejo. Revendo os desenhos da minha infância encontro dezenas de valores morais e olha que cresci na saudosa e politicamente incorreta década de 80, onde "Os Trapalhões" faziam piada com negros e nordestinos e "TV Pirata" consagrava Tonhão e Zeca Bordoada.

Mas o triste mesmo é perceber que a coisa vai ficar cada vez pior. E nem é coisa de velho ranzinza que tem lembranças distorcidas do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. É um facto constatado por qualquer um que a educação brasileira (diria até mundial) vai de mal a pior.

Minha avó estudou em escola pública, e teve uma excelente formação. Aprendia francês, latim, piano, era incentivada à poesia, às redacções, bordado, enfim, ela teve a preparação de um ser humano integral. Minha mãe já não teve acesso a uma boa escola pública fundamental, mas beneficiou-se de uma excelente formação técnica no nível superior.

Já eu, que estudei a maior parte da vida em escola particular, tive um ensino que foi uma piada na escola pública. E a faculdade é um desmantelo só. Ou seja, através de gerações, ficou evidente o descaso do Estado para com o ensino, que é uma das coisas mais importantes garantidas pela Constituição brasileira. Constituição esta que é cada vez menos mencionada, pois não é interessante que o povo saiba que tem direitos, acabaram com aulas de Educação Moral e Cívica... qualquer coisa que possa trazer uma luz de consciência e questionamento a esse mundo de trevas em que nós vivemos”...


Faço minhas as suas palavras, caro Acid, pois aqui em Portugal a Educação também não é a melhor, a começar pela própria Ministra que tem pretendido apenas apresentar números à Comunidade Europeia com alunos ‘burros’ que passaram a ter bom aproveitamento. Tudo em nome de politicas economicistas em que ela passou a prejudicar os próprios professores como bodes expiatórios dum sistema que está mal há muito em Portugal, agravando-se ainda mais nos últimos meses pela sua teimosia de aplicar um modelo de avaliação que os docentes não aceitam e ela nunca quis lhes dar razão. Agora já vai reconhecendo seus erros mas continua fazendo um "braço de ferro" com os sindicatos porque lhe falta estaleca ou educação democrática para resolver a situação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Os morangos com açucar (ou a novela das 6h) não presta:

    1º alunos incultos
    2º não retrata a realidade
    3º Incomoda ver aquilo
    4º Novela demasiado betinha para o meu gosto (não vejo novelas xD)

    PS: tenho (+/- xD) 15 anos

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, caro Grifo, cada vez mais vejo os jovens deste meu(nosso)país seguindo valores em que não acredito e tarde será talvez quando se aperceberem que estão sendo vítimas de interesses contrários ao seu futuro, manipulados por gente adulta sem sabedoria na alma e amor no coração.

    Pausa para reflexão

    Abraço

    RP

    ResponderEliminar
  3. Uma psicóloga que escreveu, corajosamente algumas verdades.

    Uma psicóloga que assistiu ao filme CAZUZA escreveu o seguinte texto:

    "Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados..
    Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

    Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

    Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.

    No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta...

    São esses pais que devemos ter como exemplo? Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora...

    Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

    Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

    Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

    Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

    Precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

    Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?

    Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde.

    A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'

    Karla Christine
    Psicóloga Clínica

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails