terça-feira, 26 de junho de 2007

OS ANIMAIS NÃO TÊM ALMA?



Todo o animal que vive não viveria se não tivesse “alma”, pois é a presença desse ‘fôlego’ ou ‘pneuma’ em todos os seres que dá vida ou alento ao invólucro físico que não funcionaria se a ele não estivesse ligada através do cérebro e sistema nervoso que tudo comanda como um condutor utiliza seu veículo estabelecendo contactos pelos circuitos eléctricos de ignição e o dirige através dos comandos de direcção.

Claro que nos animais a alma é inferior à do homem (pois este é um ser racional e inteligente) e tem graus diferentes, tudo dependendo do desenvolvimento de seu cérebro e da espécie a que pertençam. Por exemplo, enquanto os peixes têm sua "alma-colectiva" pertencente a um “espírito-grupo”, as baleias ou golfinhos já têm uma alma individual por pertencerem à classe dos mamíferos, como o macaco, o elefante, o cavalo, o cão, a vaca, etc., manifestando alguns destes animais a sua própria inteligência com memória e sentimentos, em muitos casos mais do que os humanos. Aliás, é a própria Bíblia que refere logo no início que todos os seres vivos criados por Deus são “alma-vivente” (gado, répteis e bestas-feras da terra), como está escrito, sendo que o homem surgiria muito depois e recebeu o ‘fôlego da vida’ em suas narinas, tendo sido feito alma vivente também. (Ver Capítulos 1: 20 a 30 e sobretudo o Cap. 2 : 7 do Génesis. No Livro de Eclesiastes, também é referido este assunto no Cap. 3: 19 a 21).

Portanto, os animais possuem alma, e não se resume apenas àquilo que certos intelectuais pensam ainda dizendo que poderá ser uma "forma filosófica que os homens arranjaram para escudar um sentimento de afeição ou compaixão para com alguns animais com quem temos mais afinidade ou proximidade". É muito mais do que isso! Talvez seja por as pessoas pensarem que os animais não têm alma, que são cruéis para eles e os tratam como ‘coisas’ ou lixo ou objectos jogando fora, maltratando, abandonando ou matando, julgando que não têm dor ou não sofrem como nós! Ledo engano!

Enfim, quanto à ciência, ela já explica, ou melhor, comprova a existência da alma (dos animais ou humanos) pelo processo ‘Kirliam’ (e não só), embora todos os objectos tenham um campo radiante luminoso que não se altera no seu aspecto, excepção feita para os humanos e animais (racionais ou não) que têm sensações e emoções da sua alma, emitindo eflúvios de cores diferentes conforme seja o seu próprio estado a cada momento. Existem vários estudos sérios e aprofundados sobre o assunto.

De resto, eu próprio não duvido que tenho, ou melhor, que sou um espírito que tem sua 'alma' neste mundo onde existo como ser humano até ao momento em que a morte clínica do meu corpo só é declarada se fôr partido o "cordão de prata" (feixe de energia luminoso de cor prateada referido na Bíblia) que me liga ao cérebro e este deixa de funcionar pela ausência da minha alma que deixa de estar presente e tudo se desliga como um 'apagão' em todos os órgãos vitais até ao pulsar do coração. No fundo é como deixar um carro velho e esgotado ou acidentado num cemitério de automóveis para sucata, podendo o condutor (o espírito) adquirir outro veículo um dia, tal como sucede no processo da Reencarnação.

A verdade é que somos uma unidade trina (corpo-alma-espírito), sendo o corpo o invólucro da alma como esta é o invólucro do espírito. O corpo de carne é mortal (dura apenas 80 ou 100 anos); a alma é um corpo mais subtil, astral, semi-imortal (dura vários séculos ou milénios); e só o espírito (a nossa essencia) é imortal.

Com os animais isso também sucede, pois todos somos formados da mesma substância de Vida do Universo e por isso não só os humanos tem alma, pois estes apenas a possuem em grau superior por serem "ANIMAIS RACIONAIS", embora muitos tenham deixado de o ser por terem degenerado há muito da sua condição. Direi mesmo que alguns já perderam a sua "alma" e nisto muitos animais vão à frente, pelo seu sofrimento de terem sido vítimas do homem que se tornou o pior predador de todos os seres da Criação.

Pausa para reflexão!
Rui Palmela
*

38 comentários:

  1. Welber junior evangelista pereira

    Imail:welberjuniorrock@hotmail.com
    fone: 91229995

    Tinha um cao e ele tinha 13 anos morreu recentimente ele era carinhoso e gostava muito de mim as pessoas dizem que caos nao tem alma mais acredito que eles tem sim, pois se eles que não tem pecado nao faz maldades para os outros e nao tem alma o seres humnos certamente nao tem!.
    Falam que DEUS vez lugar so para o homem no ceú mais porque então o cachorro esta na terra? dificiu de enteder os religiosos mais acredito no amor e penso que deus é o pai de tudo que existe principalmente da mais cobertura as criaturas mais ulmiudes amorosas!.

    Se alguem concordar com migo acho bom! vamos se unir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo sim.Também tenho animais e já me aconteceu vê-los e ouvi-los depois de morrerem.

      Eliminar
  2. Amigo Welber Pereira,

    Concordo consigo e digo que se Deus fez o céu só para os humanos, deve ser para muito poucos, pois ninguém pode ser verdadeiramente bom se não amar e respeitar os animais nossos irmãos, como Francisco de Assis os tratava.

    Doutro modo, porque é que será que as pessoas dizem que os animais não têm alma se foi o próprio Deus que lhes deu uma "alma vivente" tal como está escrito no Génesis da Criação? Talvez seja para não terem tantos sentimentos de culpa pela maldade e crueldade com que tratam os seres indefesos que em muitos casos têm dado provas de ter mais alma do que os seres humanos.

    Claro que é uma alma diferente da nossa, pois são animais em evolução, mas são criaturas que vivem e sofrem tal como nós e só por isso mereciam mais respeito, amor e compreensão.

    Para terminar deixo aqui um pequeno texto de alguém que dedicou um poema a um animal que morreu depopis de ter dofrido muito, merecendo da dona todo o carinho e dedicação. Ela acredita que os animais também vão para um lugar bonito onde viverão em Paz e Liberdade, porquanto...

    "Lá existem campos e colinas para todos os nossos amigos especiais, os animais, pois ali podem viver e brincar juntos, em liberdade. Lá existe abundância de comida, água e raios de sol, e os nossos amigos estão sempre aquecidos e confortáveis. Vivem lá todos os animais que aqui já ficaram velhinhos e doentes, machucados ou mutilados, pois estão perfeitos e fortes novamente, exactamente como nos lembramos deles dos nossos sonhos, dos dias que já se foram"...


    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm alma sim e nem é assim diferente da nossa.Nalguns é até muito mais evoluida do q em alguns humanos.

      Eliminar
    2. Conheço essa dor amiga.Também já a sofri várias vezes.Neste momento mais uma.Perdi a minha querida Lia! Mas q têm alma têm sim.Eu já vi e ouvi alguns dos meus,ocasionalmente e sem contar,depois de terem morrido.

      Eliminar
  3. Descobri este Blog, à 10 minutos,e como creio que nada é por acaso, fiquei entusiasmada, ao ler o texto, pois sou membro de Associação Espirita em Loures e como tal instruimo-nos seguindo os ensinamentos de Jesus através da Codificação Espirita Kardecista e realmente "Os animais têm alma", e esta muito bem explicado no texto.

    ResponderEliminar
  4. Sim, animais tem alma ... e ajudam a gente a compreender melhor a nós mesmo. São amigos que sempre estão conosco e compartilham nossas angústias e nossas alegrias ... Feliz daquele que tem um "bichinho" que o compreende e se identifica. Que Deus proteja a todos nós.

    ResponderEliminar
  5. Bem eu tinha um lindo cão que se chamava xuxo já tinha ele há 10 anos,era mais que um cachorro,ele era o nosso mi,mi,mi,então que no dia 22/11/08 as 12;00 ele simplesmente foi atropelado em frente de casa na avernida e eu simplesmente ñ pode fazer nada ai que dor no meu peito eu ñ me conformo meu pai do céu porque o meu mi,mi,mi,eu sei ele já estava velho mas ele ñ merecia ser atropelado que vida é essa ,tanta gente ruim ,cruel,sem coração,ñ morrem,estão ai fazendo e acontecendo,vcs ñ tem noção do meu sofrimento e de minha mãe,por favor quem estiver passando por essa terrivel dor entre em contanto comingo meu nome é Aline,e o meu imaile é aline1652@yahoo.com.br.

    ResponderEliminar
  6. Amiga Aline,

    Compreendo tua dor pois também já perdi dois companheiros de 4 patas, um deu o último suspiro nos meus braços e outros tive de levá-lo a uma veterinária para acabar com o seu sofrimento, pois apanhou uma doença terrivel que o fazia ganir dia e noite e não havia cura.

    A minha mulher até adoeceu com desgosto e não queria mais nenhum animal em casa, mas um dia a sobrinha apareceu com um cachorro dentro dum cesto que ia ser abatido e nós ficámos com ele. Cresceu imenso e hoje é de novo uma boa companhia que temos em casa juntamente com outro que apareceu à porta do nosso quintal, abandonado, e voltámos a criar laços com estes amigos animais que merecem nossa protecção.

    Infelizmente há pessoas sem coração que os abandonam ou tratam mal, e os atropelos nas estradas são constantes porque os automobilistas mais facilmente se desviam duma pedra (porque esta pode estragar os pneus)do que de um cão ou gato.

    Também é verdade que por vezes eles aparecem de repente e não se consegue parar a tempo. Um dia destes um pássaro bateu no vidro do meu carro e morreu. Parei e fui apanhá-lo na estrada e pedi-lhe desculpa. Ainda estava quente na minha mão.

    Um abraço para ti do coração

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui, bem se vê sua sensibilidade ao saltar do carro, pegar o passarinho e lhe pedir as devidas desculpas. Poucos fazem isto. Com certeza ele o desculpou e o universo também. Quanto aos cães vocês fizeram muito bem em adotá-los novamente porque a vida sem eles não é a mesma coisa. Eles nos ensinam muito e nos humanizam, por incrível que pareça. Aqui em casa temos uma Lhasa Apso de 3 anos, nosso 1º parente-animal, e me pergunto como pudemos viver tanto tempo sem ela. Como esta criaturinha tão pequena e que não fala tem me revelado a mim mesma... Entendo perfeitamente a dor de vcs que já perderam seus queridos animais. Não quero nem pensar quando isso acontecer...Acredito que deve existir uma situação muito especial para eles quando partem já que não tem dívidas a resgatar.
    Grande abraço a todos.
    Márcia Falcão do Brasil

    ResponderEliminar
  8. agradeço a todos os que tratam bem aos animais eles são nossos companheiros, claro que eles tem alma e até mais pura que a nossa, pois estão livre de maldade e já o homem não é assim. "A respeito de que deus fez lugar só para o homem no céu" Amigos deixem-se de disparates. o céu não é o lugar q sempre nos ensinaram q iriamos se nos comportamos bem, céu e inferno estão aqui na terra, nesta vida, aqui e agora. reparem a situação do mundo: guerras, corrupcão, fome, miséria, doenças.... isto meus amigos, isto é o inferno. céu é quando o homem está em total harmonia com a natureza, e vive respeitando, e aceitando todos os seres como parte da obra de deus, melhor dito como parte da obra da vida, porque o verdadeiro nome de Deus é Vida ! Aqueles que morrem mudam apenas de forma, mudam de endereço neste universo majestoso.
    Só morremos quando somos esquecidos. a morte é tão só uma mudança a outro lugar, a dimensões superiores, onde a paz é total.

    Beijos para todos

    ResponderEliminar
  9. eu nao sei se os animais têm alma, no entanto, devem ser respeitados.

    ResponderEliminar
  10. Paulo - COSMOPOLIS -SP26 março, 2010

    hoje dia 25/03, faz dois dias que a nossa cachorrinha GIGI, morreu , foi atropelada na frente da nossa casa, nao tivemos tempo de fazer nada, ela foi atropelada, saiu correndo para uma direçao contraria a da minha casa, a minha mulher escutou o atropelamento, saiu correndo para fora, grintando o nome dela, ela atendeu o chamado veio em direçao da nossa casa, cai ao encontrar com a minha esposa e morreu. Ela era muito doce, amavel, carinhosa, adora estar a onde a gente estava , ate no banheiro ela ia, era quanto estavamos tomando banho ou sentando no vaso, ela queria sempre estar com a nossa oompanhia, estamos todos chocados com o que aconteceu, nao conseguimos dormir de noite, comer , trabalhar, estamos ja morrendo de saudade dela, e tenho certeza que ela foi para o ceu e um dia poderemos nos encontrar de novo, pois se isto nao for possivel , a vida nao tem sentido, pois a convivencia com aqueles que nos cercam , nos tras de algum modo um laço de amor, amizade, e isto nao pode acabar simplismente, acredito que DEUS, colocou em nossas vidas, estes anjinhos para nos ajudar nesta caminhada aqui na terra, e nao foi por acaso, nao sei se vamos conseguir ter outro cachorinho aqui em casa, pois a dor da perda da GIGI e muito grande , que SAO FRANCISCO DE ASSIS e SANTA CLARA possam estar cuidando dela neste momento, num lugar muito bonito e cheio de carinho, e o que eu acredito e que me faz aliviar um pouco a perda dela. obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já senti e sinto a mesma dor.Já perdi vários amigos cães e gatos.Mas têm alma sim,nem duvide.

      Eliminar
  11. É SÓ SABE O Q É TER UM AMOR CANINO OU FELINO QUEM TEM, EU HOJE PERDI + UM SE HUMANO DE 4 PATAS, E COMO DÓI, ELA M DEU TANTO AMOR, QUANDO CHEGAR EM KSA HOJE ELA Ñ ESTARÁ M ESPERANDO... ELES TEM ALMA SIM E COMO TEM, SÃO GRANDE E COMO SABEM ENSINAR...Q tristeza estou sentindo...

    Luciana - Paulista / Pe

    ResponderEliminar
  12. Hoje faz 7 dias que a Princesa se foi, tinha 15 anos e 3 meses, ela "é" linda pra cachorro...rsss, Há um ano ela teve um AVC ficou com as patinhas traseiras fracas, mas mesmo assim andava pois era muito independente, algumas vezes tinha uns ataques no qual se contorcia e isso deveria lhe gerar alguma dor. Pedi a Deus com toda a sinceridade que tenho para quando chegasse a hora da Princesa fazer sua passagem, para que ela não sofresse nada, e acredito que recebi a graça de ser atendida, pois mesmo estando só o seu corpinho no quintal, ela estava simplesmente linda e gostosa de acariciar, parecia que estava dormindo, até a vizinha teve dúvidas e acreditou só quando a sentiu fria. Ela era branca com as orelhas caramelo, tinha todos os dentes e não estava cega, e até o ultimo dia ela andou, fez suas necessidades no lugar de sempre dormiu lindamente e foi carinhosa com todos como sempre. Princesa obrigada por vc fazer parte da nossa família. Obrigada Deus.

    ResponderEliminar
  13. hoje faz um dia que meu yiuri morreu tinha 12 anos gostava tanto de mim nâo sai um minuto de perto de mim peço a Deus que ele descance em paz sentia muita falta de ar e tocia muito eu morro em Guarai to me chamo lindalva valença peço as pessoas que tem animal que tratem eles eles nos ama de verdade sem falcidades è o unico amor verdadeiro beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Faz 1 mês que a minha linda cadela mestiça de cocker/vira-latas de 12 anos morreu.Ela foi minha primeira cadela era dócil,esperta e muito
    querida.Estou sofrendo muito,principalmente quando chego em casa e ela não está lá pra me receber...mas acredito que seu espírito esteja perto de mim sinto sua presença em minhas pernas
    embora não consiga vê-la...ontem ganhei uma cocker filhote de 2 meses lhe dei o mesmo nome da minha querida "NINA" sei que vou ama-la também,mas jamais esquecerei da minha primeira "NINA".

    ResponderEliminar
  15. Dia 10 de março perdi o meu querido, amado e inesquecível Labrador "Jung"(Iung)de nove anos e meio e só Deus sabe da minha dor e do meu sofrimento. Ele era meu amigo, meu cúmplice, meu companheiro, o meu bebê, o meu filho e posso afirmar, aos 58 anos de idade, que nunca antes havia experimentado e vivenciado um amor tão grande como o que sentia, sinto e sentirei eternamente por ele. Os aimais têm alma sim, não como a dos humanos, mas um princípio inteligente , que é o espírito criado simples e ignorante o qual vai estar estagiando por milhares de processos reencarnatórios para ir aprendendo até chegar ao Reino Hominal. É como diz o espírito Emmanuel: "O animal caminha para a evolução do homem, tanto quanto o homem evolui no encalço do anjo". E acredito que possamos reencontrar nossos animais de estimação "do outro lado" quando desencarnarmos. Isso é o que mais quero!

    ResponderEliminar
  16. Olá amiga Norma!

    Compreendo bem suas palavras e sei dar valor ao que você sente pela partida de seu amigo 'anjo' de 4 patas que na verdade continua a existir sim noutro estado tal como nós após a desencarnação.

    É verdade o que você diz sim sobre o facto de terem sua alma e uma forma de inteligência própria que evolui sempre até à condição humana, pois é esse o processo de todas as formas de vida que se resumem assim:

    O mineral dorme - o vegetal sonha - o animal sente - o homem desperta - o anjo vive...

    Já agora, veja no meu Blog AMIGOS ANIMAIS uma mensagem espiritual sobre a ascenção animal.

    O meu abraço do coração.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  17. sebastiao,eles tem alma sim e muito melhor q a nossa.
    perdi minha pitybul dia 03/06/2011nome pity, era unica coisa que eu amei nesse mundo, estou arazando nao sei como esquecer ela,era minha amiga de verdade.
    veveu 7 anos comigo, pegou leismane fiz tratamento dela, e agora ela pegou doença de carrapato,é nao reagiu o tratamento, fiz de tudo nao conseguir salva-la, nunca me deu trabalho, parecia uma criança, sinto muita falta da minha linda pity.

    ResponderEliminar
  18. Novamente me encontro próxima a um novo fim, pois perdi meu Labrador dia 10 de março conforme depoimento no dia 18 de abril de 2011 e agora estou perdendo meu Golden, já desenganado e sem nenhuma chance de cura e eu, sem poder fazer nada por ele, a não ser tentar aliviar o seu sofrimento, que aumentará cada dia mais até que sua alma se desprenda da matéria. Assim, sem coragem de aliviar de vez seu sofrimento, como foi sugerido pela veterinária, pois isso iria de encontro com minha crença e convicção espiritual, fico angustiada me perguntando que crueldade é maior: decidir pelo seu desencarne e libertá-lo do sofrimento, ou deixá-lo sofrer e agonizar até seu "fio dourado" ser cortado? Sou espírita e crente em Deus, por isso o meu grande conflito! Por favor, Rui Palmela, me ajude, pois qualquer que seja a minha decisão esta é para mim motivo de grande conflito e sofrimento! Não consigo lhe enviar um e-mail porque não tenho instalado no meu PC um cliente de email padrão.

    ResponderEliminar
  19. Querida amiga Norma,

    Compreendo bem seu sofrimento e conflito interno perante uma situação muito dificil que é tomar uma decisão que ache melhor para seu amigo de 4 patas que já está desenganado pela veterinária que aconselha a 'eutanásia' (palavra terrivel) que infelizmente já tomei em relação a um cocker que sofreu imenso com 'esgana' e não sossegava com dores dia e noite, de tal forma que aprendi a dar injecções só para o aliviar mas só estava prolongando seu sofrimento.

    Sei que é muito doloroso uma decisão dessa natureza porque temos sempre a esperança de que haja um 'milagre' que mude as coisas até ao último momento, mas temos de ser realistas e decidir na hora o que nosso coração nos diz por amor a um ente que amamos e não queremos ver sofrer mais. Tudo depende do género de doença que afecta nossos amigos queridos de 4 patas que merecem nosso carinho até ao fim, tal como aconteceu com outros dois cães que morreram (um de ataque cardiaco nos meus braços e outro envenenado), sendo já três que enterro e me despeço deles na altura agradecendo a sua companhia durante seus anos de vida.

    Portanto, minha querida amiga, só você pode tomar em consciência a decisão que achar melhor para seu amigo fiel que sofre essa doença terrivel que parece já não ter cura ou qualquer hipótese de recuperação.

    Independentmente da decisão tomada, saiba que ele partirá bem e ficará para sempre ligado a si como todos os animais e pessoas que amamos e apenas se libertam de seus corpos deteriorados, continuando a viver mais felizes noutro estado. Creia nisso!

    Um grande abraço do coração.

    Rui Palmela

    P.S. - meu email é: rmpalmela@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  20. SUELI
    OI MEU AMIGO, ESTOU INCONFORMADA, PERDI O MEU 'PITUCHO', MEU AMORZINHO, ERA UM PIQUINES, SÓ FALTAVA FALAR, TINHA 14 ANOS.
    A 4 ANOS ELE NÃO ANDAVA MAIS, TEVE UMA LESÃO NA COLUNA, COMPRAMOS UM CARRINHO DE NENE, E ASIM ELE VIVIA, TEVE UMA QUALIDADE DE VIDA QUE NEM HUMANOS TINHAM PORQUE SÓ FALTAVAMOS ADIVINHAR O QUE ELE QUERIA, ERAMOS TÃO APAIXONADOS POR ELE QUE ENQUANTO ELE VIVIA NO CARINHO DE NENE, DEIXAMOS NOSSA VIDA SOCIAL PARA TRÁS PORQUE NÃO TINHAMOS COM QUEM DEIXAR E TAMBÉM NÃO CONFIAMOS EM NINGUEM.
    E AGORA ELE SE FOI, ESTAMOS MAL, CHORAMOS MUITO, ESTAMOS ARRASADOS.
    ESPERO QUE AONDE O MEU PITUCHO ESTIVER, QUE ELE ESTEJA ILUMINADO, PORQUE FOI COMO SE EU ESTIVESSE ENTERRADO UM FILHO.

    ResponderEliminar
  21. Preciso de sua ajuda, mandei minha mensagem sobre o meu "PITUCHO", e todo o nosso sofrimentos, como fazem 2 semanas que ele se foi, a dor é imensa, a saudade é enorme, vendo todo minha amiga quer me dar um cachorrinho de tres meses, não sei se é hora, se é o momento, tenho medo de passar tudo de novo, me ajude o que é que eu faço.

    ResponderEliminar
  22. Querida amiga Sueli,

    Compreendo bem sua dor, pois também já passei pelo mesmo desgosto 3 vezes de ver partir esses nossos fiéis amigos de 4 patas de quem me despeço quando enterro seus corpos agradecendo sua boa companhia e os momentos que vivemos juntos.

    O mesmo já aconteceu com outras pessoas que participam neste meu blog e creio que a melhor forma é arranjar sempre outro animal a quem nos afeiçoamos e voltamos a ter novas alegrias.

    Claro que isso não nos faz esquecer os anteriores, sabendo que estão bem lá no mundo do "Arco-Iris" ou Paraiso dos Animais que é um lugar lindo onde um dia os iremos encontrar.

    Creia nisso e visualize essa realidade, não se privando da companhia de outro amiguinho que possa arranjar para preencher o vazio que está sentindo em sua vida.

    Deixo aqui o endereço de email de uma amiga que sofreu recentemente o mesmo desgosto e decerto encontrará de sua parte os melhores conselhos: ng.normagomes@gmail.com

    Receba meu abraço do coração e sinta muita paz pela certeza de que seu 'Pitucho' está feliz e vive noutra dimensão.

    ResponderEliminar
  23. Só mais uma coisa, amiga Sueli, entre no meu Blog AMIGOS ANIMAIS (o link está mais abaixo no lado direito a seguir aos titulos dos textos) e decerto encontrará ali algo que a consolará.

    ResponderEliminar
  24. TODOS OS ANIMAIS, SÃO ALMAS, ELES NÃO TEM UMA ALMA, POIS SÃO ALMAS VIVENTES, ISTO É, ESTÃO VIVOS. ASSIM COM RELAÇAO O ESPIRITO. OS ANIMAIS TEM ESPIRITO, QUE É O FOLÊGO DE VIDA, O SOPRO DE DEUS, A CENTELHA DA VIDA, QUE O NOSSO CRIADOR ATRIBUI A CADA SER QUE VIVE SOBRE A TERRA QUER. HUMANO OU ANIMAL. SAI O ESPIRITO, E TUDO VOLTA A TERRA. LEIA NA BIBLIA ECLESIASTES 3:19-20. TALVEZ ISSO POSSA SUPREENDE-LO.SE ALGUÉM TE PERGUNTAR UM DIA SE OS ANIMAIS TEM ALMA. VOCE DIRÁ QUE OS ANIMAIS SÃO ALMAS. DEUS NÃO COLOCOU UMA ALMA DENTRO DELES PARA TER VIDA.

    ResponderEliminar
  25. Caro anónimo:

    Claro que os animais são almas com seus corpos físicos como nós o somos com os nossos. A questão é essa mesmo dos nossos 'invólucros' (bem como dos animais) envelhecerem e sairmos deles voltando ás nossas origens no plano espiritual, tal como qualquer animal, enquanto os corpos de carne e ossos, feito cadáveres, de desintegram e regressam á terra ou matéria de que sâo constituidos.

    ResponderEliminar
  26. Ola

    Estao fazendo 36 horas que meu amigo DUQUE partiu . . .

    Era um weimaranner maravilhoso . . .

    Eu, minha filha e os outros dois cachorros que temos, estamos inconsolaveis . . . eu mesmo so choro . . .

    Duque teve uma torçao estomacal fulminante . . .

    Mas agradeco a Deus por ter me concedido o privilegio de estarmos juntos por 7 anos.

    Duquinho vai em paz, siga a tua jornada e me espera...

    Em breve brincamos juntos novamente

    ResponderEliminar
  27. Ola amigos venho aqui hj ,pois estava a procura na net sobre respostas algo que me confortace em saber se animais tem ou nao almas ou espiritos.Na terça feira dia 20 que passou dia de seu aniversario perdi minha cachorrinha chamada Belinha,ela estava completando seus 5 anos e partiu me deichando em peçados com vontade de morrer tambem,pis seus ultimos suspiros ,seu ultimos batiemntos foram em meus braços,eu a abracei tao forte e pediiii Deuss nao faça isso comigo ,belinhaaaa nao naoooooo
    a dor vinha rachando meu peito na quela hs,na quinta feira ela amanheceu doente com uma problema de coluna no qual o vet supoz que podece ser ou um tumor ou uma desgeneraçao grave um virus pois em 5 dias ela parou de andar,nao fazia coco enm xixi ,parou de comer e apenas bebia agua devido as reaçoes dos medicamentos,aquele serzinhoo peludo me ensinou coisas que eu vou levar pela vida toda e me deu algo que eu nunca recebi igual de ninguem.
    Eu estou desolada tenho vontade de ir no meu quintal e arrancar ela de baixo da terra e abraçar forte ,nao aguento e parece que que Deus me abandonou ,pois em meio de tanta gente gannciosa eu apenas pedi que ela melhorace e ele nao me atendeu ,ela partiu me deichou aqui .Eu tenho outros caes em casa e os amo da mesma forma mas nao consigo aceitar a perda da minha bebé,ela era diferente especial conseguia dobrar a gente e amolecer meu coraçao conseguindo de min tudo o que ela queria.Meu Deus pq vc nao me atendeu pq ela teve que partir tao cedo e tao derrepente.Eu fico pedindo pra que ela volte e ate chamo pelo nome dela na casa na esperança de que ela volte.Olho nos tapetes pra ver se nao tem farelos de bolacha,entro no banheiro e fico esperando ela vir cheirar por baixo da porta e arranhar para min abrir ,e quando eu abria a porta ela estava ali me olhando e arreganhando os dentinhos como quem diz....ei poxa vc me deichou de fora eu queria ter esperado vc tomar banho.Ela era incrivel,quando eu gritava seu nome la vinha ela reclamando ,rosnando baixinho como alguem mesmo que reclama pq eu estava chamando.Se vc poder me de uma palavra de conforto algo que eu possa ter certeza que um dia vou encontrala e que ela ainda vive aqui comigo ...abraços vana.

    ResponderEliminar
  28. Vana, querida amiga, compreendo bem teu desgosto e desalento pela perca de um ser que tanto amavas e te ligaste demasiado pelo coração, mas teve de partir para o lugar onde está feliz na companhia de tantos outros animais que amamos e voltaremos a ver um dia quando partirmos desta dimensão, pois os laços que nos unem não se destroem pela morte física e sim apenas sentimos a dor da separação.

    É um processo natural da vida que não podemos alterar nem nos rebelar contra Deus julgando que Ele pode fazê-lo e não nos ouve quando clamamos ou desejamos que faça 'milagres' que não acontecem conforme queremos.

    Temos sim é de compreender e aceitar que a vida é efémera neste mundo onde animais e humanos convivem e evoluem no mesmo sentido, pela experiência e sofrimento que possam ter, cada um no seu percurso, ligados pelo sentimento de amor que nos faz vibrar a um nivel superior e nesse estado devemos manter nossas almas vibrantes e confiantes no amanhã e no Mundo futuro em qualquer dimensão.

    Um abraço do coração.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  29. Em tempo:

    Amiga Vana, entra no meu Blog AMIGOS ANIMAIS e encontrarás ali decerto mais assuntos que te confortem e te ajudem a sarar a 'ferida' da desolação pela perca de tua belinha que está viva no mundo astral e no teu coração.

    ResponderEliminar
  30. dia 05-07-2012 meu companheiro pantufa foi viver para junto de Deus , e acredito que ele esta a minha espera tenho uma dor tao grande dentro de mim ,na hora que o estava a enterrar recebi uma chamada para ajudar um amiguinho de 4 pata que se eu nao o adotar ele vai ser abatido. Porque a dona irresponsavel agora nao tem tempo para ele ,so agora e que pensou ,ignorante mas como é a senhora doutora. Bem nem sei o k fazer ,mas a coincidencia e tanta ate parece que o meu pantufa entrou naquele corpo e mais uma vez me pede para o salvar ,porque a historia dele foi igual .QUE FAÇO MEU DEUS AJUDA-ME .obg a todos os que lerem e entenderem a minha dor porque perdi o meu menino com 16 anos ..ADORO-TE PANTUFA EU HEI-DE TE ENCONTRAR NOVAMENTE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fique com esse cãozinho sim.Recebeu um sinal.Aceite protegê-lo ou proteja outro q lhe apareça carente e faça-o em nome do q perdeu.

      Eliminar
  31. Bom se alma não existe então Deus e Jesus não existem, como que os evangélicos negam a existência de alma e atribuem milagres a Jesus e a Deus. Pelo que sei Jesus morreu a 2014 anos, então de onde vem os milagres? Ou todos pastores são mentirosos?
    Qual a explicação dos sabidinhos que dizem que alma não existe, pelo que alguns aqui postaram negando a existência de alma, qual a força qu e realiza os milagres? Acho que é questão de usar um pouco a inteligência não é Senhores descrentes.

    0

    0

    ResponderEliminar
  32. Sim os animais são muito mais importante que os humanos ,seus papeis invertidos o homem o tirou da natureza e eles são vitimas dos maus humanos eu sou capaz da dar minha vida por meu animal já perdi alguns e sofro até hoje eu adoro minha Maria Izabel e meu José FLOK DE mIRANDA dEUS SALVE E PROTEJA TDS OS ANIMAIS DAS MÃOS DOS HOMENS

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails