quinta-feira, 24 de maio de 2007

A QUESTÃO AMBIENTAL NO SÉCULO ACTUAL

ALERTA PARA O ANO 2034?


Hoje há mais dióxido de carbono na Atmosfera da Terra do que há 45.000 anos atrás, dizem os cientistas que atribuem este facto à Poluição Ambiental e à desertificação (destruição sistemática das florestas).

Em pouco mais de um século, desde a Revolução Industrial, a nossa Sociedade já alterou e desequilibrou a própria química do Planeta podendo advir agora, nos tempos que correm, as piores consequências por causa disso.

As mudanças climáticas acentuam-se e já surtem efeitos globais, tendo os próprios degelos se iniciado num processo irreversível que culminará nos próximos anos com o aumento do nível das águas do Mar, podendo ficar submersas extensas zonas do Globo que os cientistas calculam não para daqui a séculos mas para 2 ou 3 décadas.

Entretanto, apesar dos alertas constantes para este problema, que é de interesse geral, não se tomam medidas para evitar o pior que se avizinha pela Humanidade do século actual. Os países ricos, os "G 8"que fazem Cimeiras do Comércio e da Globalização, têm consciência disso e dizem que é preciso fazer alguma coisa, mas tudo não passa de processo de intenções porque os interesses económicos estão acima dos problemas do meio ambiente, como diz o magnata do petróleo George W. Bush que, como Presidente na Nação mais poderosa da Terra, não é nada inteligente.

Doutro modo, a China e EUA são neste momento os maiores poluidores do Planeta que não abdicam de seus interesses económicos à custa de tanta agressão ambiental com os combustíveis fósseis (petróleo, carvão, etc.) apesar de terem tantas centrais nucleares (da chamada ‘energia limpa’) que pelos vistos servem mais para outras coisas (produção de armas atómicas) do que os verdadeiros interesses nacionais ou internacionais.

A verdade é que somos uma só Humanidade que vive no mesmo Planeta que já está sofrendo com esta forma de Civilização que o está levando à destruição.

O homem tornou-se, pois, a espécie mais perigosa e predadora da Terra que já carece urgentemente duma grande e necessária Transformação. Por isso, antes que os homens destruam o que levou milhões de anos a construir, a Mãe-Natureza começa a ter uma palavra a dizer e decerto serão vistos Acontecimentos jamais ocorridos neste Mundo desde a sua formação.

Quem puder entenda. Pausa para reflexão!

VEJA AQUI UMA CRIANÇA DE 13 ANOS DANDO LIÇÕES AO MUNDO TOCANDO NA CONSCIÊNCIA DOS GOVERNANTES DE TODAS AS NAÇÕES:

*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails