terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A MÃE TERRA ESTÁ REAGINDO



A MetSul Meteorologia, com base em pedidos de informação da imprensa, passou a investigar relatos de um intenso e repentino aquecimento que levou o medo ao noroeste do Rio Grande do Sul – Brasil, e considera a possibilidade que a origem do facto esteja em um fenômeno até hoje não documentado no estado gaúcho. Moradores de pelo menos cinco cidades do noroeste do Rio Grande do Sul relataram que no começo da tarde de sexta-feira (05/10/2007) experimentaram uma sensação de calor com elevação da temperatura excepcionalmente intensa em curtíssimo espaço de tempo.

Na localidade de Cândido Godói, a população foi para a rua assustada e algumas pessoas tiveram que ser atendidas no posto de saúde local com crises de pressão arterial. "Parecia o fim do mundo", disseram alguns moradores ouvidos pela MetSul. Todos os depoimentos coincidem em indicar que a sensação era de calor incomum a ponto dos moradores verificarem seus automóveis na garagem ou mesmo as imediações a fim de constatar se havia fogo ou incêndio. "É como se de repente tivesse sido aberto um forno ou estívessemos junto a uma churrasqueira", relatou o jornalista Olavo Ciotti do jornal de Cândido Godói. Segundo ele, o calor veio com violência quase de forma instantânea e minutos depois se foi. "A sensação era de 25ºC em um instante e de 40ºC nos minutos seguintes", contou uma moradora de Santo Ângelo. No interior de Santo Ângelo, o motorista de uma camioneta escolar chegou a parar o veículo porque, segundo ele, a percepção é que pudesse estar incendiando. Além de Candido Godói e Santo Ângelo, o fenômeno foi relatado em Eugênio de Castro, São Pedro do Butiá e Campinas das Missões. A população de diversas localidades ainda relatou que o calor extremo repentino veio acompanhado de vento forte.

As três estações meteorológicas automáticas da região no entanto não registaram qualquer elevação fora do normal da temperatura, o que é bastante estranho e não confirma o calor repentino testemunhado pelas pessoas, haventando-se a hipótese de ter sido um heat burst que é caracterizado por uma dramática, quase instantânea, elevação da temperatura acompanhada de uma queda substancial do ponto de orvalho (humidade).

Seja como fôr, o facto é que fenómenos desta natureza estão acontecendo ultimamente em várias partes do Mundo, originando fogos intensos e incontroláveis na Europa, Austrália e EUA, enquanto as tempestades com enxurradas diluvianas se multiplicam nos últimos tempos. De nada adiantam as estações metereológicas registarem ou não estes factos que vão afectando a Humanidade nos dias que correm por causa das alterações climáticas que se agravam enquanto os homens negoceiam as emissões de CO2 na Atmosfera através de Protocolos que não respeitam.


A verdade é que o futuro da Humanidade está em perigo e pode sofrer um revez repentino, enquanto se discute ainda a hipótese das energias alternativas. Placas gigantescas da Antártica já degelaram e o aumento do nível das águas do mar começa a verificar-se em algumas zonas do Planeta, prevendo-se o pior em poucos anos, não em século ou milénios.


Virão “dias de Noé”, dizia Jesus no seu Sermão Profético para tempos de “Juizo Final” que serão estes seguramente no século actual, sendo certo que os cientistas já observam alterações donde fazem a curto prazo as suas graves previsões.

Resta a esperança de que os homens parem todos para pensar e consigam encontrar uma solução que minimize os efeitos desastrosos, catastróficos ou apocalípticos, desta nossa Civilização.

Na verdade a MãeTerra está reagindo...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Poucos pararam para pensar, e quando pensam poucas vezes chegam à origem do problema... eles próprios! Mas pela sua atuação errada e valores errados.
    O cometa anunciado já se está aproximando, daí tantas catástrofes... os cientistas na realidade só se aperceberão poucos dias antes da proximidade física do dito cometa à Terra, mas as alterações já se verificam um pouco por todo o lado... e só vão aumentar em dimensão.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails