sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ALCOOLISMO MATA MAIS DO QUE TABAGISMO?


É verdade, segundo estudos da U.C. morreram 12.600 portugueses no ano de 2005, vítimas de doenças associadas ao consumo de bebibas alcoólicas, enquanto o Tabaco matou cerca de 4.700 pessoas. Isto já não falando dos acidentes de viação que ocorrem grande parte por uma condução feita sobre o efeito do alcool e excesso de velocidade.

Como se tal não bastasse, a RTP 1 tem vindo a dedicar ultimamente seu programa matinal à “Festa das Vindimas” onde se faz grande promoção do consumo de vinho como parte da nossa cultura, sendo um facto que anualmente são produzidos mais de 700 milhões de hectolitros (hectolitro = 100 litros), sendo a maioria consumidos pelos portugueses que exportam menos de metade para o estrangeiro. Penso que o programa televisivo visto por milhões de pessoas está fazendo grande publicidade ao alcool e assim prestando um mau serviço público embora se advirta que se deve beber com moderação, mas não passa de puro engano essa admoestação. O primeiro copo de vinho é como o primeiro cigarro fumado, um leva ao problema do tabagismo e outro ao problema do alcoolismo. Muitos resistem, outros não.

Quem bate palmas e ficam todos contentes com tudo isto são os vinicultores que se estão nas tintas para as desgraças que ocorrem todos os dias nas estradas do país e em muitas casas de familia, por causa disso. O alcoolismo é um problema real e não virtual, pelo que deveria ser combatido e não estimulado por programas de rádio e TV que propagam falsos conceitos de cultura ancestral em Portugal, que afinal até está classificado como um dos paises do mundo onde mais se bebe.

Por fim, é um facto que tem vindo a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas por parte da camada jovem que se inicia cada vez mais cedo, logo desde as escolas até às Universidades, com o mau exemplo dos estudantes nas suas festas de final de curso patrocinadas por grandes empresas de cerveja.

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

  1. Sim eles são uns sacanas, fingidos de preocupados, mas só bebe quem quer e só exagera quem quer...

    É assim as pessoas são facilmente enganadas, há publicidade que diz: se não bebes não te divertes...
    Podia passar a mensagem, se bebes fazes figura de palhaço...

    Não penso beber nem fumar, mas é uma realidade nos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem caro Grifo, oxalá consigas manter-te abstémio e não te deixes influenciar pelos que bebem e acham que desse modo se divertem.

    Infelizmente criou-se a publicidade de que "beber um copo de vinho à refeição faz bem ao coração", e desse modo muita gente que não bebia passou a beber, podendo vir a viciar-se e a consumir cada vez mais como quase sempre acontece. Por alguma razão somos um país de alcoólicos, com mais de 700.000 declarados a precisarem ser tratados, e outros mais que não se conhecem mas são vítimas do vício alcoólico que atinge gente de todas as classes sociais, como de resto o tabagismo que é outro flagelo na nossa população.

    Enfim, bem hajam os que conseguem manter-se livres de vícios perniciosos que escravizam o homem e o tornam doente, degenerando de sua condição.

    Pausa para reflexão

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Ai meu Deus!!!

    e eu que ando a tomar vinho em demasia

    e juro que estou tentando só ficar na ceverjinha....rs


    Mas falando sério, o alcool em minha familia já destruiu três casamentos. Inclusive o meu.
    Isso que não estou contando o de amigos próximos; um montão! E destroe mais que o cigarro mesmo.

    Isso sem contar que entre irmãos, eu e mais três, já sofremos todos acidentes de trânsito graves e felizmente não ouve morte. No meu ultimo, por causa do excesso do alcool, ainda hoje me pergunto com foi que sobrevivi. . .

    Eu bebo e muitas vezes exagero. Mas hj tem sempre um alguém "limpo" para dirigir...

    O alcool é uma droga perigosa seja em forma de vinho, chopp, champanhe...o excesso traz desgraças de todas as formas....

    Abraço

    Tito

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo teu testemunho, caro Tito, mereces todo o meu respeito por teres a frontalidade de confessar aqui teu caso semelhante a tantos outros que não têm tua coragem de fazer o mesmo, e muitos até negam que bebem demais e conduzem, sendo um perigo nas estradas onde a sinistralidade se dá em grande parte por causa disso e carregam para o resto da vida o peso da responsabilidade de ter matado alguém, quando não são eles as próprias vitimas de seus erros e desmandos.

    De resto a maior parte dos alcoólicos nem reconhece que o é porque acha que bebe o 'normal' e é esse o grande problema que persiste em Portugal.

    Por isso sou contra toda e qualquer forma de publicidade na promoção de bebidas alcoólicas no meu país, onde infelizmente se bebe cada vez mais e os maus exemplos vêm de cima dos próprios pais que bebem e fumam e deviam ser educados juntamente com seus filhos que se iniciam no consumo de alcool e tabaco. Mas os interesses económicos falam mais alto e não há interesse em alterar a situação.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela


    Abraço.

    RP

    ResponderEliminar
  5. Vocês não jogam é com o baralho todo...cambada de fascistas.

    ResponderEliminar
  6. Diga pelo menos porque é que somos uma "cambada de fascistas", caro anónimo que nem tem coragem para assinar assumidamente.

    Aqui por enquanto ainda há liberdade de expressão e de pensamento, menos para ofensas verbais e pessoais.


    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails