sábado, 23 de junho de 2007

NICOT E COLOMBO, CULPADOS?

HISTÓRIA DO TABACO

Narra a História que o vício de fumar proveio duma raça nativa, desconhecedora de qualquer sistema de vida civilizada, como eram os índios da América Central que os invasores espanhóis encontraram nas adjacências de Tobaco, província de Yucatan. As caravelas de Cristóvão Colombo, quando do retorno da sua segunda viagem às Terras Novas, levaram dali a planta para Espanha, e, mais tarde, Monsenhor Jean Nicot, que era embaixador francês sediado em Portugal, obteve sementes dessa planta nos jardins do reino português e plantou-as na sua horta para depois levar algumas mudas para a sua terra natal.

Pouco a pouco o hábito de fumar difundiu-se pela Europa, proliferando o comércio da industria tabagista, não tardando a surgir os primeiros sintomas de intoxicação pelo fumo com várias enxaquecas e problemas respiratórios, chegando mesmo a ser proibido nas côrtes e no reino por reis e governadores naquela época . Mas...

Actualmente existem biliões de fumadores no mundo e morrem anualmente mais de 5.000.000 (cinco milhões) de pessoas com doenças relacionadas com o consumo de Tabaco, sendo cerca de 20.000 vítimas de cancro no pulmão só na Europa.

Tudo tem a ver com as várias substâncias tóxicas existentes no fumo de um cigarro, sendo a 'nicotina' o maior veneno de todas elas. Este nome de resto foi dado em memória de M. Nicot que obviamente não podia imaginar no seu tempo que daria o maior contributo à Humanidade de um flagelo que já matou mais gente do que todas as guerras históricas juntas desde o seu tempo até à Actualidade. Esta é a verdade!

O Tabagismo, de resto, é já uma doença (de toxicodependência) de que padece grande parte da Sociedade Actual, e apesar de haver campanhas anti-tabaco e leis que proibem fumar em espaços públicos e privados determinados, o facto é que milhões de cigarros são consumidos todos os dias e cresce o número de vítimas deste vício descomunal.

Na verdade, o hábito de fumar tornou-se até uma espécie de 'estatuto pessoal' que se exibe por todo o lado na vida social. Actualmente fumam médicos, professores, funcionários públicos, advogados, politicos, governantes, militares, engenheiros, artistas, filósofos, poetas, escritores, cientistas... Fumam sacerdotes e malfeitores, fumam operários e patrões, fumam polícias e ladrões, fuma a prostituta, fuma a mulher bem colocada na vida, fuma o médico-cirurgião e fuma o doente canceroso que carece de operação!

É de facto uma triste e lemantável situação!

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

4 comentários:

  1. Rui, é de facto um " cataclismo " social, o tabagismo mata mais do que assusta,já em tempos ( 82 ou 83 ) imperrompi o fumo e durante sete ou oito anos não lhe toquei, garanto que não foi a pensar na saúde que o fiz. Depois em finais de 89, um volte-face na vida, fez-me voltar a fumar ( estúpidamente reconheço ). Errei e erros pagam-se. Oxalá não seja por elevado preço! ;) Abraço. jorge assunção

    ResponderEliminar
  2. Amigo Jorge Assunção

    Nunca é tarde para corrigir erros em nossa vida, em especial aqueles que prejudicam nossa saúde e a dos nossos semelhantes quando estão connosco, pois o vício de fumar é um mal social que faz cada vez mais vítimas no mundo actual, escravizando milhões de seres humanos toxicodependentes da droga nicotina que lhes cerceia a razão.

    Faço votos para que consiga libertar-se do hábito de fumar e não sofra as consequências na forma de doenças respiratórias, do coração ou de cancer do pulmão.

    Um abraço fraternal

    ResponderEliminar
  3. Nelson Neraiel09 abril, 2010

    Olá Rui, pode explicar melhor o trecho abaixo? Você concorda com essa opinião absurda, preconceituosa e equivocada ?





    “Narra a História que o vício de fumar proveio duma raça atrasada, desconhecedora de qualquer sistema de vida civilizada, como eram os índios da América Central que os invasores espanhóis encontraram nas adjacências de Tobaco, província de Yucatan.”

    Faça sua cruzada contra o tabagismo fazendo a única coisa que lhe diz realmente respeito.... Não fume!

    E deixe os outros em paz....

    NN.

    ResponderEliminar
  4. Caro NN,

    Presumo que você é mais um fumador nato, viciado em nicotina, como biliões de seres humanos dos cinco Continentes que um dia resolveram aspirar fumaça de ervas secas ardendo lentamente à frente dos olhos, alimentando uma industria de morte lenta que rende milhões pouco importando o sofrimento de tanta gente que foi tomada pelo 'vício cigarral' que se propagou a nível mundial, vindo de facto duma raça atrasada, desconhecedora de qualquer sistema de vida civilizada, que hoje reconheceria decerto, melhor do que os 'brancos', a nocividade do tabagismo (e do alcoolismo) numa Sociedade Moderna dita avançada.

    Claro que faço minha 'cruzada' neste mundo, caro NN, pois não posso ficar indiferente ao que passa de errado na Humanidade, combatendo a ignorância pelo conhecimento da verdade, pois minha consciência me obriga a fazer algo em prol duma vida melhor, livre de doenças e sofrimentos desnecessários, para que sejamos todos mais felizes, libertos de vícios e ócios ancestrais que prejudicam a saúde do corpo, escravizam a mente e levam ao desencarne prematuramente sem que se tenham feito verdadeiros progressos espirituais.

    Não me julgue pois mal por isso, pelo que faço de bom pelos outros, e respeite meu bom propósito de transmitir mensagens com boa intenção, de alma, mente e coração. Se firo algumas susceptibilidades paciência, no fundo sei que me entendem e a seu tempo me darão razão.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails