quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A "ESPERANÇA MÉDIA" DE VIDA


Enquanto os políticos do meu país dizem (mais do que os médicos) que a esperança média de vida dos portugueses aumentou e pode situar-se hoje entre 78 anos para os homens e 81 para as mulheres, surgem estatísticas mostrando o contrário falando de um número cada vez maior de jovens e crianças vítimas de cancro e ataques cardíacos.

Penso que os senhores políticos omitem decerto a verdade dos factos sobre o verdadeiro número de óbitos anuais que falam por si de pessoas cada vez mais novas a falecer de doenças súbitas como os AVC’s (a maior causa de mortes em Portugal), seguindo-se as doenças do coração e de cancer entre outras degenerativas (como a de Alzheimer, Esclerose múltiplia, etc), reduzindo-se pois cada vez mais a tal “esperança média” de vida de tanta gente que fica incapacitada ou parte cedo deste mundo.

Não sei onde se baseiam os senhores políticos do meu país para fazerem suas afirmações proféticas de maior longevidade para um povo cada vez mais doente devido aos hábitos alimentares que degeneraram nas últimas décadas e onde falta ainda uma verdadeira Educação Alimentar ou qualidade de vida sã na vida dos portugueses.

De resto, não prevejo grande longevidade para os nossos jovens, hoje com problemas de Obesidade, devido à famigerada “fast-food” ou “comida de plástico” de que são grandes apreciadores nas lojas MacDonalds, entre pizzas, hamburgers, coca-cola, doces e salgados, sorvetes ou gelados, que consomem o ano inteiro mais do que fruta.

Claro que existe agora maior preocupação por parte dos governos e dos pais, mais informados, que tentam dalgum modo defender seus filhos das lacunas da lei que não condena a publicidade enganosa (que faz tantas vítimas e devia ser considerada criminosa) sobre o que faz mal à saúde ou é prejudicial não olhando a meios para atingir seus fins: o lucro.

Por isso, creio que os governos não estão muito interessados em mudar as regras e controlar melhor a situação, pois os interesses económicos falam mais alto e todos sabemos de que vivem as grandes industrias farmacêuticas e outras afins que prosperam com o negócio da doença no seio da nossa Civilização.

Entretanto, vai-se convencendo as pessoas de que vivem mais tempo e consegue-se assim também aumentar a idade de reforma para os que trabalham (até ao caixão), pois grande parte dos cidadãos não chega sequer a usufruir dos anos que restaria na sua vida de aposentação, morrendo cedo ainda no activo (conheço tantos casos) terminando vítimas de AVC’s ou ataques do coração.

Perante tudo isto, penso que há uma mentira arquitectada pelos que governam e enganam a população, tendo outros propósitos que não aqueles que deviam servir os verdadeiros interesses de um povo que afinal devia corrigir erros e hábitos alimentares para ter mais saúde e eliminar de suas vidas todos os vícios perniciosos como o tabaco, o alcool, etc, pois haverá maior qualidade de vida e de sobrevivência se soubermos todos viver com inteligência.

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Embora seja da opinião de que a esperança de vida se restringe a cada minuto que passa, porque existem muitas formas de levarmos descaminho, concordo com esta Reflexão Alvorecida, e confesso que me interrogo sobre todos estes factores aqui enunciados, quando os senhores das notícias nos transmitem todas essas avultadas Esperanças de Vida…

    Mais uma vez, os meus parabéns pelas Reflexões aqui descritas, que elucidam a causa do tempo e que Alvorecem o conceito de todos os dias!

    ResponderEliminar
  2. Lá isso é verdade, mas sempre pensei que tudo contava, menos a taxa de mortalidade infantil... Achas que há aldrabice???
    Vou dar a sociedade de consumo em historia... é a causa de tudo.


    Ps: Obrigado por responderes ao meu pedido, nem foi um não, foi só uma não resposta...

    ResponderEliminar
  3. Há muito, muito tempo existia uma civilização na Terra constituida por homens gigantes.O seu sistema social era justo, livre e sem pressões. Não existiam prisões, fome, mentiras, doenças.

    Esses seres podiam usar livremente poderes ocultos como a telepatia, a invisibilidade, a levitação e a longevidade.
    Desconheciam o medo, o ciume e o ódio. Viviam sem dinheiro mas conheciam o oiro e faziam dele ornamentos e perfomances artisiticas diversas.
    Constituiram uma civilização por mais de 3000 anos ( a.c),e a sua existencia começa a adquirir provas palentologicas, sobretudo provas convincentes de sua existencia. São essas provas que explicam finalmente as grandes piramides do Egitpo ou as cabeças gigantes do Olmedas da meso america... Esse povo chamava-se Atlantes. O seu nivel de vida era esmerado e a sua vida era longa, mais de 200 anos com desconhecimento total da doença e do desiquilibrio.
    Mito ou realidade para mim isso não é importante. Sei que existiram e que continuam entre os humanos ainda que transformados pelas mutações temporais..
    jacinto Pereira

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails