terça-feira, 17 de novembro de 2009

10 CUIDADOS URGENTES PARA SALVAR A HUMANIDADE


1. Cuidado com o planeta. Precisamos de uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo, nossa visão de desenvolvimento. Foi decretado o princípio de destruição da Natureza. O povo brasileiro deve ter um missão especial em relação à Amazónia. Quem destrói a natureza são as grandes potências, os paises mais industrializados.

2. Cuidado com as cidades. As metrópoles, a urbanização, a vida na cidade é um sinal dos tempos que pede nossa atenção. Deter o êxodo rural, criar empregos e humanizar a cidade é tarefa urgente. Hoje cidade é sinónimo de droga, violência, fome, desemprego.

3. Cuidado com a sociedade sustentável. Sem um desenvolvimento social, ético e espiritual, o consumismo acabará nos consumindo a todos. O mundo pode ser diferente.

4. Cuidado com o outro. É preciso sair da subjectividade para a alteridade. O outro fala e provoca ou convoca nosso eu para o diálogo franco e aberto, onde deve haver sempre tolerância e compreensão. Viver é conviver com o outro, com o diferente. Para cuidar do outro é preciso encontrar-se no outro. Quanto mais servimos mais nos realizamos, mais nos encontramos, mais nos harmonizamos. É no altruísmo que está nossa felicidade e iluminação.

5. Cuidado com os pobres. Aumenta a pobreza e surgem "novas pobrezas", incluisive moral e espiritual . Não se pode combater a fome e a pobreza, apenas corrigindo os efeitos das estruturas sociais, é preciso ir às causas. Alguém dizia: "Quando falo dos pobres vocês me chamam de santo, mas quando falo das causas da pobreza vocês me chamam de esquerdista"...

6. Cuidado com a saúde. Sabemos que saúde é o bem-estar físico, psíquico, social, espiritual, é uma atitude de vida. Ser saudável é também enfrentar saudavelmente a doença e ter um sentido para a vida. Muitas doenças têm sua origem no pecado (da gula e outros). Então, a 'conversão' é também caminho de cuidado e zelo pela saúde.

7. Cuidado com a família. A salvação da pessoa e da sociedade está estreitamente ligada ao bem-estar da família que é uma comunidade de amor e do cultivo de vida. A finalidade da família é a continuação do género humano, o aperfeiçoamento pessoal, a prosperidade da sociedade, a sorte eterna de cada um. O futuro do mundo passa pela família.

8. Cuidado com os valores eternos. A alma, Deus e a eternidade são valores que não passam. Cuidar da alma é cuidar das emoções, dos sentimentos, dos desejos, dos sonhos. Os valores conferem sentido à vida e alimentam a esperança. A perda de valores é causa de crises e vazios, doenças e violências.

9. Cuidado com a espiritualidade. É a abertura para Deus, para a mediação, a oração, a experiência religiosa. Sem Deus o homem acaba construindo um mundo contra si mesmo. Fé e razão são duas asas que elevam o ser humano ao encontro com a verdade. Sem espiritualidade o homem é alguém perdido ou desencontrado, sedento, doente, muitas vezes num "beco sem saída".

10. Cuidado com a morte. Desde que nascemos estamos morrendo. Ao morrer acabamos de nascer. Morremos para viver ("se um grão de trigo não morrer fica ele só"... dizia Jesus), é o trânsito para a plenitude, a ressurreição para outro estado da Existência. Por isso, cuida da morte para que ela tenha o bom sentido que dermos à vida. Quem não pensa na morte acaba banalizando a própria vida.


Com base num texto de Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina - Brasil

5 comentários:

  1. 11.a raiz de todos os males; o capitalismo neoliberal, uma forma de estupidificação que embrutece e desumaniza o povo .

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, esse texto, Rui. Concordo com todos esses cuidados, e tento colocá-los em prática.

    Li algures que está previsto que em 2050 70% da humanidade viva em cidades, mas francamente até me pareceu um número "optimista". Assusta-me imenso essa fuga da ruralidade, que representa um distanciamento da natureza, e da origem do próprio homem, para o artificial e individualista das cidades. E assim o homem se desumaniza cada vez mais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Caro Rui,

    Tenho andado por aqui e por ali tentando encontrar algum tópico seu sobre a origem e finalidade da alma... Ou seja, em que fale da finalidade do homem... Gostaria muito de ouvir a sua opinião em relação á "salvação" dos homens...

    Se, todos os homens serão salvos um dia. Ou, se, na opinião do Rui, depois do fim deste sistema de coisas "ruins" que se econtra para breve, os que não mudarem a sua conduta moral, ética e espiritual ficarão perdidos para todo o sempre. Ou terão outro tipo de oportunidade para mudar, não que seja aqui mas noutro mundo ou noutra dimensão. Gostaria imenso de saber a sua opinião em relação a este assunto., pois a minha já esta formada a respeito disso, mas como acompanho diariamente o seu blog gostaria de ouvir a sua opinião, isto se não for pedir muito é claro :)..

    Um grande abraço,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  4. Olá Cristiano,

    Face à tua pergunta, creio, tal como tu, que todos os seres humanos recebem as mesmas oportunidade de evoluirem, na Terra ou no Cosmos, conforme o grau evolutivo em que se encontrem.

    Na verdade já Jesus dizia a Nicodemus, que apesar de ser um homem bom e mestre de Israel, ele teria de "nascer de novo" (da água e do espírito) para entrar no Reino dos Céus"... Ou seja, para ascender a outros níveis mais elevados, supra-humanos, das Esferas Celestiais.

    Creio, de resto, que "todo o homem será arcanjo e todo o arcanjo já foi homem...", tal como todo o santo já foi pecador.

    Todos recomeçarão sua vida em qualquer lugar para continuar fazendo seu percurso evolutivo nos planos físicos, até se libertarem de tudo o que aprisiona à matéria à medida que se for formando o "corpo luz" necessário à tal Ascensão.

    Claro que isso pressupõe um aperfeiçoamento do ser humano a todos os níveis, ético, moral e espiritualmente necessário para alcançar a perfeição.

    É nisto que acredito,

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. A minha opinião é a mesma que a sua.

    Obrigado pela sua resposta...

    Assim sinto me mais confiante em continuar a acompanhar o seu blog, que afinal tem muito a ver comigo..

    Um grande abraço cheio de luz e de paz para si ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails