segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A QUEDA DO CAPITALISMO


Tudo o que tem um princípio tem um fim, tudo o que nasce morre um dia, todas as civilizações cairam quando atingiram seu auge e esta certamente não será excepção.

As ‘crises’ precedem sempre derradeiros acontecimentos que se multiplicam nos nossos tempos e a queda do Capitalismo (tal como do Comunismo) parece estar a desencadear-se no século actual, apesar das grandes ‘injecções’ de dinheiro que os governos estão fazendo aos Bancos para salvar a situação, resultante aliás de tanta ganância e ambição.

“A culpa é dos pobres”, afirmaram alguns analistas e economistas que arranjam sempre para estas crises as suas próprias justificações, isentando quase de culpas os verdadeiros responsáveis que criaram o próprio 'monstro' que agora se volta contra si devido a desvios e escândalos financeiros de tanto dinheiro em "paraisos fiscais" e enriquecimentos pessoais, além dos pagamentos faraónicos dos grandes gestores e tantos prevaricadores da Economia mundial que agora assistem ao desmoronamento de tudo como um baralho de cartas que afecta principalmente as populações e os mais desgraçados dos paises subdesenvolvidos.

O sistema faliu, de facto, pela falta de sustentabilidade e sobretudo pela falta de honestidade dos homens que o geriram durante décadas, incentivando ao consumo e gastos dos cidadãos que recorreram ao crédito fácil para comprar tudo o que desejavam (casa, automóvel, mobilias, viagens de férias, etc.) e os governos pouco controlaram a situação apesar de saberem que havia excessos e a maior parte das pessoas sobrevive com baixos salários, tendo perdido poder de compra agravado pelo desemprego que gera mais pobreza no seio de cada Nação, onde uma minoria abastada subsiste sempre e pouco se importa que os outros passem mal, mas agora já pressente também o perigo de vir a perder suas riquezas acumuladas com a queda do Capitalismo na presente geração.

Curiosamente, já dizia Karl Marx no ano de 1867, in Das Kapital, o seguinte: "Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado". Qualquer semelhança não é mera coincidência...

É claro que estão a envidar esforços para tentar salvar a situação, mas as coisas tendem a se complicar cada vez mais e poderão haver grandes agitações sociais, agravadas de resto por acontecimentos ou desastres naturais que se adivinham nos tempos actuais (como os degelos, as alterações climáticas, etc.) que obrigarão os governos a tomar medidas drásticas onde não haverá mais lugar à “Democracia” ou qualquer sistema de Liberdade antes de se iniciar (das ‘cinzas’) uma Nova Era de Humanidade. Até lá, todos vão tendo a esperança de que é possivel continuar com esta forma de Civilização, mas creio que ela está chegando ao fim pelos erros e excessos cometidos há várias décadas, estando o mundo a precisar agora duma grande Transformação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

15 comentários:

  1. Felizmente! o pior são as catástrofes, causadas por tudo isto. :(

    ResponderEliminar
  2. Depois das grandes aflições de George Bush, os democratas e republicanos chegaram a acordo para aprovar uma lei de salvação nacional com a injecção de uma verda de 700 mil milhões de euros que já há quem diga que são insuficientes e que outras mais terão de ser aprovadas, calculando-se que um dia poderá ser uma de 5 triliões de dólares.

    Entretanto, segundo alguns analistas, os EUA já gastaram com a guerra do Iraque mais de um bilião de dólares e continuam a gastar mais não sei quanto até terminar o custo total (com dinheiro e vidas humanas) de um dos maiores erros de sua história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente isto e incrivel e inimaginario para o leitor desatento: Imagine que os Estados Unidos nao tem dificuldade nenhuma em injectar uma verba de 700 milhoes de Euros numa guerra sem sentido, nao contando com a perda de vidas humanas, mas, no entanto para alcancarem o objectivo duma vacina contra a SIDA por exemplo onde sao necessarios cerca de 100 milhoes de dolares para se realizarem os testes finais e necessario muito estudo, muita consistencia e muitas reticencias para aprovarem uma verba que provavelmente salvaria muitas vidas

      Eliminar
    2. Pra mim tudo isso é de proposito, tudo planejado com antecedência....ainda acho que a derrubada do World Trade Center foi o marco inicial da queda do capitalismo, ja que ele era um grande símbolo capitalista, mas penso que muitas estruturas ainda terão de ser abaladas amtas da grande queda...é esperar pra ver e se proteger da melhor forma possivel sem grandes espantos!

      Eliminar
  3. Quem assistiu ao programa "Prós e Contras" na RTP 1 do passado dia 6,onde estiveram presentes professores economistas, empresários e analistas, ouviu e tirou conclusões sobre a queda do Capitalismo e todo o sistema de liberalização do mercado no mundo inteiro e vai começar uma nova era de nacionalizações...

    A Crise é geral e já ouço alguns empresário liberais sociais admitirem que o Estado deva intervir e oriente a Economia por uns anos até as coisas se restabelecerem...

    ResponderEliminar
  4. Estimados Hermanos Cósmicos

    Les estamos comunicando que los libros:

    EL SER UNO I - LOS ARCANOS DE THOTH
    EL SER UNO II - PLANETA 3.3.3.
    LOS GUARDIANES DE TERA

    Se encuentran disponibles y GRATIS en nuestro nuevo site:

    www.elserunolibros.com.br
    elseruno@elserunolibros.com.br

    El Conocimiento del SER UNO es transmitido por los maestros de Alfa Centauri. Ha llegado a nosotros para ayudarnos a depurar nuestras energías-pensamientos, solo de esta forma podremos entrar al ALINEAMIENTO CÓSMICO que comenzará en el año 2,014
    SOMOS TODOS SOMOS UNO
    El universo agradece

    POR FAVOR DISTRIBUYE ESTA INFORMACIÓN Y FORMA LA CADENA DE CONOCIMIENTO, ENTENDIMIENTO Y AMOR

    ResponderEliminar
  5. Estimados Hermanos Cósmicos

    Les estamos comunicando que los libros:

    EL SER UNO I - LOS ARCANOS DE THOTH
    EL SER UNO II - PLANETA 3.3.3.
    LOS GUARDIANES DE TERA

    Se encuentran disponibles y GRATIS en nuestro nuevo site:

    www.elserunolibros.com.br
    elseruno@elserunolibros.com.br

    El Conocimiento del SER UNO es transmitido por los maestros de Alfa Centauri. Ha llegado a nosotros para ayudarnos a depurar nuestras energías-pensamientos, solo de esta forma podremos entrar al ALINEAMIENTO CÓSMICO que comenzará en el año 2,014
    SOMOS TODOS SOMOS UNO
    El universo agradece

    POR FAVOR DISTRIBUYE ESTA INFORMACIÓN Y FORMA LA CADENA DE CONOCIMIENTO, ENTENDIMIENTO Y AMOR

    ResponderEliminar
  6. O dinheiro falso explodiu. Ninguém rasgou nem queimou o dinheiro impresso – notas e moedas - nem lançaram o ouro no abismo. Portanto a crise é causada pela procura do dinheiro falso que estava em bolsas abaloadas que não suportaram a pressão do gás explosivo e tóxico - dinheiro invisível- que:explodiu e desapareceu. Esse dinheiro, que era uma nova modalidade de inflação que, até certo ponto, preservava os produtos alimentícios, não deu certo; tinha mesmo que explodir.
    Agora os criadores dessa nova inflação que virou fumaça, estão perdidos e atordoados porque vai ser difícil explicar onde estava o dinheiro que vai ser usado para cobrir os rombos causados pelo dinheiro explosivo ou inflamável que estava guardado nas bolsas abaloadas. O defensor dos excluídos aconselha-os a tentar convencer o deus dos paraísos fiscais a liberar esse money que circula no universo paralelo que também podemos classificar como; caixa 2- inferno ou império satânico.
    Agora o pobre é experto / E os ricos não sabem mais / Por isso. está manifesto./ que tapear não vale mais/

    Bernardo Lopes

    ResponderEliminar
  7. Boa dissertação, caro Bernardo. A ganância e ambição desmedida tinha de dar fiasco e agora quem paga as diferenças são os governos que não controlaram a situação e 'injectam' milhões para evitar o pior. E cá estamos todos para pagar...

    ResponderEliminar
  8. CaroRui
    Estou de acordo consigo sobre este seu tema literário criativo e promissor de verdade futura mas a short term.
    O capitalismo tal como o conhecemos que transforma em bestas e loucos nas corrida ao dinheiro e ao poder terá um fim.
    Os danos desta mentalidade que se estruturou na raiz mais profunda da mente são irreversíveis e irreparaveis......
    Jacinto Pereira
    (lic.Ciencias Sociais)

    ResponderEliminar
  9. Ps: peço desculpa, tive de rectificar este texto depois de o apagar dos comentarios

    Infelizmente, caro Sr.Rui, é preciso acontecer uma tragédia ao Nivel MUNDIAL, para que os homens aprendam com os seus actos fatidicos, que formaram esta estória negra. A Nova Era pode chegar a qualquer momento,e então é preciso estar espiritualmente preparados para apanhar o comboio dos anjos.
    Esta é uma era de miseria e de primitivismo de consciencia,pois não pensemos que a historia divina ditou um destino linear e lógico à vida humana.
    O que nos está destinado a Deus pertence. Aos politicos, os principais criminosos da historia, Deus deve ter reservado algo especial, mas como ele é o Ser mais misericordioso que existe acaba por perdoar, fazendo passar a alma, não obstante, pelo fogo da purificação.
    Essas calamidades que sucintamente, mas que genialmente refere, são o preludio de algo terrivel que ainda está para chegar,a menos que os dirigentes malditos que governam o mundo com o consentimento da ignorancia dos votantes, se redimam,o que seria um verdadeiro milagre.
    Cada um à sua maneira, e escutando uma voz interior que não cessa de clamar, devemos encontrar o nosso caminho interior, com uma só regra; fazei o minimo mal possivel e cultivai o bem em cada acção do quotidiano.....

    ResponderEliminar
  10. o império dos yankees domina o mundo há décadas , enquanto esse império estado unidense não ruir, o mundo não terá paz nem fraternidade.

    ResponderEliminar
  11. Pior que o capitalismo seria a ascensão do comunismo, lembrem dos massacres nos paises comunistas e as horriveis condições de vida nos quais os paises comunistas passam

    ResponderEliminar
  12. Pelo andar da carruagem ,afirmo sem sombra de dúvida : O Capitalismo vai cair.O mundo entrará num cáos.O poder estabelcido pelo dinheiro ruirá.A solução que os líderes mundiais encontrarão será: Um único mundo governado por aqueles que pregarão a felicidade de todos na verdadeira paz mundial.Será uma espécie de comunismo sem ser comunista.Todos os habitantes da terra viverão sem fronteiras e as oportunidades serão oferecidas a todos com liberdade de expressão e até de religião.Existirá apenas uma moeda pois as outras perderam seu valor.A propósito tudo isso já está escrito na Bíblia a nuito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja ouivu falar no projeto Vênus? É uma grande e linda cerca na qual não me sinto incluido....será que eliminarão tais pessoas?

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails