“Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices em Saúde Pública, designadamente na área da SIDA sendo, desde 1998, referenciado como o País de mais elevada incidência desta doença na população geral e nos grupos de toxicodependentes e de heterossexuais”. (Prof. Dr. Machado Caetano)
Em apenas três meses foram registados 884 novos casos de VIH em Portugal, segundo resultados publicados no boletim do Centro de Vigilância Epidemológica das Doenças Transmissíveis (CVEDF) do Instituto Nacional de Saúde.
Entre 1 de Janeiro e 31 de Março, o Centro recebeu o maior número de casos desde que a epidemia entrou no país. Dos 884 casos, 55% não apresentam sintomas da doença, 35,7% são de sida em estado visível, 9,3% estão numa fase intermediária. As idades destes seropositivos vão dos 25 aos 39 anos, e 83,8% são homens.
Outros registos distribuem as vítimas de SIDA do seguinte modo:
33,9% - Toxicodependentes. 28,3% - Homo ou Bissexuais. 26,6% - Heterossexuais. 4% - Desconhecidos. 3,1% - Transfusões de sangue. 1,6% - Hemofílicos. 1,1% - Mãe/Filho.
Em apenas três meses foram registados 884 novos casos de VIH em Portugal, segundo resultados publicados no boletim do Centro de Vigilância Epidemológica das Doenças Transmissíveis (CVEDF) do Instituto Nacional de Saúde.
Entre 1 de Janeiro e 31 de Março, o Centro recebeu o maior número de casos desde que a epidemia entrou no país. Dos 884 casos, 55% não apresentam sintomas da doença, 35,7% são de sida em estado visível, 9,3% estão numa fase intermediária. As idades destes seropositivos vão dos 25 aos 39 anos, e 83,8% são homens.
Outros registos distribuem as vítimas de SIDA do seguinte modo:
33,9% - Toxicodependentes. 28,3% - Homo ou Bissexuais. 26,6% - Heterossexuais. 4% - Desconhecidos. 3,1% - Transfusões de sangue. 1,6% - Hemofílicos. 1,1% - Mãe/Filho.
Enfim, apesar das campanha de combate a esta doença, continua a aumentar em Portugal este problema de saúde pública de nível mundial. É um flagelo actual, iniciado na 2ª metade do século XX, que em apenas duas décadas já ceifou milhões de vidas humanas com tendências a aumentar.
Entretanto, apesar de tanta informação, prosseguem os comportamentos de risco por parte de jovens e adultos de todas as idades que infelizmente fazem do sexo uma fonte de prazeres onde falta a consciência e verdadeira responsabilidade, sendo a própria Internet hoje um meio de propagação deste mal na nossa Sociedade.
Digo isto porque o número de Blog’s eróticos e sites pornográficos de convite à perversão sexual é enorme e as práticas perigosas (como sexo oral e anal sem preservativos, por exemplo) é verificado em tanta gente irresponsável que faz do Sexo uma fonte de propagação do mal com tanta promiscuidade.
Não sei se organizações como a Abraço serão alguma solução para este flagelo do século que já atinge no nosso país uma grande parte da População, porquanto as taxas de novos diagnósticos de infecção VIH são aqui as maiores da Europa, sendo que o número de casos notificados até 31 de Dezembro de 2005 era de 28.370, estimando-se hoje mais de 42.000.
Enfim, talvez pelo facto da SIDA não matar ainda tanta gente em Portugal como as outras doenças (AVC’s, cancer, cardiovasculres) não mereça ainda por parte do governo a devida atenção, como de resto nada se faz para evitar as que são originadas por erros e maus hábitos alimentares que provocam grande número de vítimas anuais na nossa População, pelo que é este um país terceiro mundista onde os políticos e governantes não são melhores hoje do que os outros que governavam antes.
Fica aqui esta minha dissertação.
Pausa para reflexão!
Rui Palmela
*
A SUA MENSAGEM '' a Sida em Portugal'' FOI COLOCADA EM 2007, NÃO SE ESQUEÇA!!!!!!
ResponderEliminaros seu dados «
33,9% - Toxicodependentes.
28,3% - Homo ou Bissexuais.
26,6% - Heterossexuais.
4% - Desconhecidos.
3,1% - Transfusões de sangue. 1,6% - Hemofílicos.
1,1% - Mãe/Filho.»
E AGORA os DADOS DO Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis EM DEZEMBRO DE 2007:
heterossexuais: 62,7%(2007) toxicodependentes: 18,6% (2007)
homo e bissexuais: 16,9% (2007)
FONTE: WWW.SIDA.PT (procure dados VIH/sida a 31 de Dezembro de 2007 em ficheiro pdf)
você alterou propositadamente os dados , incapaz de isenção, sem dúvida um livre pensador que se deu ao trabalho de inverter dados, causa principal; a profunda contaminação religiosa, para além disso eu vi em vários blogues esses dados mas você alterou os valores dos heterossexuais com os dos homo e bissexuais.
agora sim você é um livre pensador tomou a liberdade de manipular os leitores do seu blogue , tudo por convicções religiosas, e são essas as suas convicções que você tanto fala.
Caro Paulo-R
ResponderEliminarComeço por rejeitar suas acusações sobre a minha falta de isenção do que escrevo neste Blog onde não faço qualquer manipulação de informação aos leitores e sim apenas me limito a referir dados que não invento e muito menos o faço com base em quaisquer convicções religiosas pois como já esclareci noutro tópico não estou ligado a nenhuma Seita ou Religião. Certo?
Quanto aos números recentes que refere sobre a Sida, infelizmente verifica-se que continuam a aumentar todos os anos e a mudar de classes etárias e de sexo por haver muita desinformação e maior degeneração. Nisso já tive a oportunidade de dizer noutros comentários que está a aumentar o número de casos de Sida nos casais heterossexuais de idades mais avaçadas por alguma razão.
Quando escrevi este tópico os números que indiquei eram os que existiam na altura e hoje naturalmente eles mudaram mas não posso ser acusado de os ter inventado ou manipulado como por si sou acusado. Certo?
Por fim, continuo dizendo que só por uma mudança de mentalidades e comportamentos sobre o Sexo se pode acabar com o flagelo da Sida na Humanidade e não outra coisa. Não haverá nenhuma vacina ou preservativos que cheguem para erradicar esta mal que resultou de facto da promiscuidade sexual que surgiu na 2ª metade do século XX, fazendo as primeiras vítimas nos EUA nas comunidades gay em S. Francisco da Califórnia. Isto é um facto comprovado e contra factos não há argumentos que valham para os negar.
Agora a Sida está disseminada por toda a parte, numa realidade presente no Mundo inteiro, e pouco adiantam as guerras de números com mais ou menos comparações, como fazem os politicos nas suas lutas pelo poder em época de Eleições.
Rui Palmela
você escreveu; os dados poderiam ter mudado, mas eles não mudaram desde de 2003 até 2007 os heterossexuais continuam a liderar os infectados com VIH/sida seguidos dos toxicodependentes e por último os bi e homossexuais, e lembre-se que você colocou a sua mensagem '' sida em portugal'' em 2007.
ResponderEliminarveja estes dados em: WWW.SIDA.PT (procure dados VIH/sida a 31 de Dezembro de 2007 em ficheiro pdf)
heterossexuais: 56,4% (2003) e 62,7% (2007);
para os toxicodependentes: 28,9% (2003) e 18,6% (2007),
para os bi e homossexuais : 10,9% (2003) e 16,9% (2007) .
se você defende a justiça e a verdade dos factos rectifique a sua mensagem '' sida em portugal'' só assim poderei reconhece-lo como isento e não manipulador. é simples!!! volte a repor a verdade dos factos ou é lhe penoso para si admitir que são os heterossexuais os principais disseminadores do VIH/sida?
Pausa , reflexão e rectificação!
Caro Paulo-R
ResponderEliminarSegundo um Relatório da UE e ONU em Dez 2008, Portugal está entre os quatro países europeus onde a taxa de novas infecções por HIV quase duplicou entre 2000 e 2007, sendo que cerca de 40% dos casos onde o vírus foi transmitido por via heterossexual foram registados em pessoas originárias dos países de Leste onde a contaminação é generalizada e fazem parte das estatisticas no nosso país, podendo ser essa a explicação do grande aumento de casos hetero e não homo ou bissexuais como referes.
De resto, segundo diz o mesmo relatório, "o contacto sexual entre heterossexuais é a principal causa de infecção, apesar das transmissões entre homossexuais também estarem a aumentar", estando à cabeça da lista os toxicodependentes onde se inclui muitos homo e heterossexuais naturalmente.
A questão dos números apresentados no meu artigo em 2007 já estão desactualizados como é evidente (como de resto se verifica em tantos outros artigos na Internet donde os extraí na altura e continuam lá devendo ser todos eliminados ou corrigidos. É isso?
Não faz sentido pois que eu tenha de corrigir o meu numa data posterior à que foi elaborado, indicando números que não existiam na altura e sim agora. Prefiro simplesmente eliminar o tópico e fazer um outro mais actual sobre a Sida em Portugal.
Porém farei isso oportunamente e não porque me sinta obrigado a fazê-lo de imediato para satisfazer teu desejo pessoalmente.
Agradeço no entanto a chamada de atenção que me levará decerto a verificar outros textos que estejam precisando de alguma actualização ou simplesmente eliminação.
Rui Palmela
Segundo o relatório da EU e da ONU em 2008; passo a citar:«Na Europa Central e Ocidental, o contacto sexual entre heterossexuais é a principal causa de infecção»
ResponderEliminaré isso que diz o relatório...certo?
resumindo e concluindo o aumento da transmissão do VIH/sida deve-se PRINCIPALMENTE ao HETEROSSEXUAIS...
Pausa , reflexão mas sem lavagens cerebrais!!!!
Já percebi, caro Paulo_R, todos percebemos, que hoje em dia a Sida não é mais uma doença de homossexuais (como já disse claramente em textos sobre este assunto da Sida) e não são os principais transmissores da doença que inicialmente eclodiu nas comunidades gay nos EUA há cerca de 40 anos atrás. Hoje, infelizmente apanha toda a gente e é preocupante que tenha aumentado nos últims anos nos heterossexuais que têm comportamentos de alto risco, incluindo os mais idosos que passaram a fazer parte das estatísticas devido ao consumo de Viagra que motivou nmais loucuras e promiscuidade na Sexualidade. Certo?
ResponderEliminarNão pretendo dar aqui "lavagens ao cérebro" de ninguém e tão somente ALERTAR para um flagelo humano ligado ao comportamento sexual imoral, hetero, bi ou homossexual, com ou sem preservativo, praticado cada vez mais no século actual. Certo?
Por isso o Papa tem razão quando defende que a única solução é uma alteração de comportamentos e melhores discernimentos com uma verdadeira Educação.
Nisso concordo com ele e não contigo que apenas te preocupas em mostrar que houve uma diminuição da disseminação da Sida nos homossexuais, embora o tal Relatório refira que estão a aumentar de novo nos últimos anos. Certo?
Talvez tenhas que ter isso mais mais atenção, cuidado!
Pausa para reflexão!
Rui Palmela