domingo, 21 de setembro de 2008

PORTUGAL, UM PARAISO CRIMINAL?


Há quem me censure por eu dizer mal do meu país quando falo do que está mal dentro dele. Paciência, isto é ser livre e honesto para dizer o que penso, tal como acontece com outros cidadãos de países onde a liberdade de expressão e de opinião ainda faz parte da sua Constituição.

O que acontece em Portugal é preocupante e deve ser conhecido por fazer parte da Comunidade Europeia ou desta grande Aldeia Global. Penso que é bom dizer ao mundo o que se passa com a “Democracia” e a Justiça (ou falta dela) no meu país onde, de resto, a maioria dos portugueses estão ficando fartos da situação criada por um governo que se preocupa mais com politicas economicistas do que a Criminalidade, alterando leis para colocar fora das prisões muitos criminosos que davam despesa e agora andam à solta fazendo assaltos quase diários, muitos sendo apanhados em flagrante pela policia que os leva a Tribunal mas são libertados de seguida pelos juizes que se limitam a cumprir a lei aprovada pelos deputados da maioria.

O povo sente cada vez mais revolta e indignação e já fala em milicias populares para fazer justiça por mãos próprias, já que a outra não funciona. A população de Estarreja, por exemplo, já se reuniu para esse fim mas a GNR local conseguiu convencer as pessoas a não fazerem isso por ser ilegal e prometeu que faria mais patrolhamento na povoação. Devia ser assim no país inteiro.

Entretanto alguém escreveu sobre a Justiça portuguesa o seguinte:

- Processo Casa Pia: nada
- Processo Apito Dourado: nada
- Assassinatos de seguranças na noite: nada
- Caso Maddie: nada (com direito a humilhação no estrangeiro...)
- Caso Freeport: nada
- Caso dos sobreiros PP: nada
- Caso BCP: nada
- Caso Vale e Azevedo: nada
- Operação Furacão: nada

Mas uma senhora que roubou um frasco de champo num hipermercado foi apanhada e o Estado português gastou 700 euros para lhe levantar um processo, apesar da pessoa ter pedido desculpa e se prontificar a pagar o produto.

Também prendeu-se um jovem que fez um download de música, o primeiro português a ser condenado à prisão por pirataria musical na Internet. O Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por ter cometido este ‘crime’ de fazer um download e partilhado música ilegalmente! O processo foi instaurado pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e a Audiogest.

Enfim, muito mais havia para dizer sobre a justiça no meu país que se tornou num "Paraiso Criminal", com leis brandas para criminosos que matam pessoas, roubam carros à mão armada (carjacking), assaltam ourivesarias, caixas multibanco, postos de gasolina, etc., mas são soltos de seguida quando apanhados e levados a Tribunal, saindo primeiro que os agentes policiais que ficam fazendo seus relatórios enquanto os transgressores levam apenas termo de residência, aguardando em liberdade até serem julgados e condenados. Muitos vão fazer a mesma coisa e o povo já começa a perder a paciência com toda esta situação.

Entretanto, na Assembleia da República, discute-se a aprovação do "casamento" de pessoas do mesmo sexo...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

  1. Caro amigo
    Isto não é falar mal, nem falar bem é constactar um facto.
    Infelismente para todos nós !
    Um abraço
    Rui Gaspar

    ResponderEliminar
  2. ... realmente, é difícil falar de justiça em Portugal, devia existir tudo com nos E.U.A., retirando a pena de morte...

    ResponderEliminar
  3. Olá irmão de luz!

    Como eu gosto de vir ler os teus post, se bem que muitas vezes não comente.

    Este foi um deles. É caricato o país onde vivemos e, tal como tu, não me importo nada que me censurem por dizer menos bem do sítio onde nasci. Bem, eu escolhi nascer aqui e, se calhar, um dos objectivos foi esse mesmo: tentar abrir os olhos dos portugueses. Quanto a ti tenho a certeza que esse é um dos teus propósitos nesta passagem aqui pela Terra! Obrigada amigo.

    Beijinhos de Amor, Paz e Luz!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas palavras de apreço, amiga Angel Light, pois na verdade ando sempre atento ao que se passa não só neste nosso país mas ao que se passa no mundo onde a 'Besta' (do Capitalismo e materialismo com tanta injustiça e desiguldade social) está prestes a cair com todo o mal que criou na Terra onde não terá mais lugar quando aqui se iniciar a Nova Era.

    Um abraço do coração e obrigado pela tua participação.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Tu tens razao nao e criticar nem e dizer mal e so alertar para a realidade que muita gente nao quere admitir mas sabe que existe. A sociedade muitas vezes tem as prioridades todas fora de ordem. As influencias contam muito, e se tem dinheiro entao nao se conta mais que ja tens uma ideia do que se passa ....corrupcao e cada vez mais prevalente. Os crimes que muitos politicos fazem contra a sociedade muita gente nao se interessa ate lhe comecar a tocar na casaca.

    Muito para dizer mas a sociedade nao quer ouvir.

    Ahhhhahahah. belo trabalho que fazes aqui!

    ResponderEliminar
  6. felicitações pela sua imensa fronatlidade !
    Infelizmente muitos portugueses ainda têm muito medo da autoridade, dos politicos, dos tribunais,das leis injustas. Claro que é preciso leis, ordem, autoridade e sanidade politica. Mas essa amalgama de elementos servem propositos de classe muito especificos. Uma coisa é ter medo, outra coisa totalmente distinta é falar com frontalidade sobre o que pensamos e o que sentimos em relação aos politicos e aos grandes esbanjadores dos recursos de Portugal, do Planeta- os multimilionarios.
    Se vivemos em liberdade ainda não podemos dizer muitas coisas sob pena de sermos punidos,porque esta míope liberdade de expressão oral é coxa e não se endireita com estes pseudo socialistas e pseudo sociais democratas. Desde que aplaudamos o sistema destes politicos, que votemos, que nos deixemos explorar com a mentira e a falsidade,desde que tenhamos a mesma mentalidade dos politicos conservadores que têm levado Portugal à desgraça. Tudo bem ! Mas se não for assim há sempre uma lei para nos punir ,ao menos por difamação ou calúnia.
    Há milhares de leis neste pobre e desgraçado país que oprimem o comportamento dos portugueses, muitas delas atrasadas, outras desumanas e muitas são verdadeiros atentados á dignidade dos cidadãos e dos animais.
    As leis são feitas pelos politicos legisladores, ditos doutores ( mas muito ignorantes em esferas essenciais da vida !) com o intuito de servir o povo mas com a condição que eles sejam servidos acima de tudo. São eles que aprovam as leis contra a dignidade do trabalho,das reformas chorudas para Presidentes, Ministros e outros criminosos sociais ! Nunca aprovam leis que punam as acções dos politicos,a não ser quando essas acções "passem para o nivel do escandalo publico".
    Há leis contra tudo; contra a propriedade rustica/urbanas dos seus titulares, contra os negocios das pessoas, porqu o Estao na forma de uma elite minoritaria ambiciona e inveja o lucro dos pobres ! Os pobres não podem ganhar muito sob pena de serem persegudiso pelo fisco e peas leis.
    Desde Abril 74 Portugal tornou-se um país da vergonha Mundial graças a actos de verdadeiros tirnaos que estiveram no Poder, ditos socialistas ou sociais democratas. Hoje são os mesmos a controlar a vida da nação. Falta dizer que portugal é parecido à Guine conacry em que é preciso um general morrer depois de 35 anos nom poder para haver uma pequena transformação no pais. Aqui já não há generais a mandar ( pelo menso de uniforme militar) mas há o poder viciado que se transmite de mão em sempre sempre para a mesma elite, sempre para os mesmos conservadorese tiranos do país.Só houve um golpe de Estado mas foi suficiente para essa transmissão viciada de poder, que se faz à custa da exploração dos portugueses,e da sua ignorância crónica. Por exemplo, o Algarve uma das provincias mais belas da Europa está de rastos graças aos PDms, aos Protais e outras burrices que os politicos inventam para atrasar ainda mais o País.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails