quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A VELHICE E A SOLIDÃO


Num tempo em que os nossos governantes vão dizendo que a esperança média de vida aumenta e a população vai envelhecendo cheia de solidão por falta de condições sociais ou desprezo dos filhos pelos seus pais, seria justo e humano que se desse aos nossos idosos a devida atenção e mais respeito e protecção.

Infelizmente tal não acontece nem é prioritário nas politicas dos governos de Portugal, onde se morre ainda de solidão abandonados num asilo ou simplesmente numa cama de hospital. Muitos preferem o suicídio por não suportarem mais uma vida triste e vazia de sentido, sentindo-se uns pesos ou empecilhos da Sociedade que os despreza, inclusive a própria familia que tanto amaram e cuidaram.

É triste o que vi ontem numa reportagem da televisão (na RTP 1) onde tantos idosos do meu país vivem sós e abandonados, muitos maltratados pelos próprios filhos que os agridem verbal e fisicamente não sendo condenados pela justiça que falta do mesmo modo que não existe nas escolas sobre tudo isto uma verdadeira Educação.

Vale o facto de existirem algumas instituições de solidariedade social, não do Estado claro, que prestam auxílio aos idosos do país envelhecido com muitos lares de 3ª idade que vão fazendo tudo o que podem conforme os meios de que dispõem e as possibilidades que têm de zelar pelos idosos na sua grande maioria com problemas de solidão. Não bastam esmolas do Estado ou subsídios na doença que não combate o vazio que tantos têm no seu coração.

Por isso, deixo aqui desde já um recado aos politicos do meu país para que pensem seriamente neste assunto e dediquem aos idosos mais atenção.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Os filhos e os netos não sabem o bem q faz dar de si e do seu tempo em beneficio do idoso,a 6 anos tenho usufruído crescimento emocional e espiritual minha mãe é linda e feliz ☺ aos 86 anos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails