terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O CLIMA NÃO VOLTARÁ AO NORMAL NOS PRÓXIMOS MIL ANOS?


No jornal Correio da Manhã – Revista Domingo, de 1/2/2009, vem publicado um artigo que considero no mínimo perigoso e desmotivador de cuidados a ter com o nosso mundo, pois nele se refere um estudo feito por uma Susan Solomon que na sua pretensa sabedoria faz uma afirmação que serve interesses inconfessáveis dos paises mais poluidores do planeta ou de todos os que não estão interessados em reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

Na verdade ela diz que: "As pessoas imaginavam que se deixássemos de emitir dióxido de carbono, (CO2), o clima voltaria ao normal em 100 ou 200 anos. Isso não é verdade", afirma a autora peremptoriamente, concluindo sua ideia de que “mesmo que os humanos deixassem de emitir para atmosfera dióxido de carbono, as temperaturas globais continuariam elevadas até ao ano 3000”.

Por fim, o estudo foi publicado na última edição da revista norte-americana 'Proseedings of the National Academy of Sciences', depois de o presidente Barack Obama anunciar medidas para melhorar a eficiência dos combustíveis e a qualidade do ar.

Penso que não é prudente este tipo de ‘revelações’ pouco consistentes numa altura em que todos os paises estão se esforçando para alterar o comportamento desta Civilização que já afectou mais a Terra nas últimas décadas do que em milhares de anos de evolução.

Por isso, cuidado ao fazermos eco deste tipo de campanha desinformativa nos órgãos de Comunicação.

Pausa para reflexão!
Rui Palmela
Nota:
Ver outro estudo mais sério clicando na imagem acima

5 comentários:

  1. Caro Rui,

    Não li o artigo no respectivo jornal, mas penso que é abusivo se o jornal "sugeriu" esse tipo de interpretação, porque o facto do clima não voltar ao normal mais nos deve preocupar, porque os efeitos são cumulativos, ou seja as alterações climáticas vão aumentando de intensidade, e consequentemente se já temos um claro aumento das catástrofes naturais no mundo e claras maiores amplitudes térmicas em Portugal, então se não fizermos nada caminharemos para a desgraça.

    Essa lógica de que "já que as coisas não vão voltar tão depressa ao normal por isso continuemos a poluir" é de um absurdo inqualificável, não fosse eu já estar habituado ao negrume de muitas mentes humanas e ficaria a achar que tinha encontrado a maior estupidez.

    Ainda recentemente deu um programa no canal dois que mostra que neste momento há uma redução de chuvas dramática na floresta amazónica devido ao aquecimento do oceano atlântico, e segundo um modelo matemático essa floresta pode desaparecer até ao final do século. Será que alguém é tão estreito que não perceba que quando fenómenos desta grandeza como o desaparecimento total ou quase total da floresta amazónica ocorrerem, que a vida neste planeta ainda é minimamente possível sem maior sofrimento que o actual? Nomeadamente para os já existentes 6,6 mil milhões de seres humanos.

    Acha alguém que a fome, a sede e a destruição causada pelos tornados, ciclones, chuvas torrenciais, secas, incêndios, temperaturas tórridas ou geladas, será sempre um problema dos outros e nunca seu!?

    Sabe essa "inteligência" quantos seres humanos vão ser deslocados ambientais se por exemplo o nível do mar aumentar um metro?

    Por enquanto ainda estamos no tempo em que não falta nada nas prateleiras dos supermercados em Portugal, tudo é apenas uma questão de preço. Acontece que é previsível que num futuro não muito distante faltem bens essenciais nas prateleiras, e deixe de ser apenas uma questão de dinheiro.

    Aí talvez seja tarde para corrigir "enormidades"

    ResponderEliminar
  2. «...numa altura em que todos os paises estão se esforçando para alterar o comportamento desta Civilização que já afectou mais a Terra nas últimas décadas do que em milhares de anos de evolução.»

    A Mãe Natureza é o nosso reino, o reino da vida…Se continuamos a mal tratar a nossa Terra…Nossos descendentes vão pagar por isso…

    José

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão no que dizes, amigo Almocreve, essa mesma visão tenho eu há muitos anos e penso que não faltará muito tempo para que comecem a surgir os grandes exôdos de pessoas e animais a fugirem para lugares mais altos e seguros no planeta onde decerto vão haver grande conflitos sociais numa luta desesperada pela sobrevivência quando a comida começar a faltar, a água potável e muitas coisas que hoje nos habituamos, quando o nível das águas do mar começarem a aumentar.

    Os degelos já começaram, como todos sabemos, devido au aumento de temperaturas no globo que desencadearam toda essa situação devido á nossa forma de Civilização que já poluiu e desequilibrou mais o planeta num século do que em milhares de anos de evolução. Esta é a verdade, por mais que a tentem esconder, e todos somos culpados!

    Espero que os homens que estão no Poder consigam alterar um pouco a situação, mas não creio que o consigam pois esta Sociedade consumista e materialista está completamente condenada pelos erros e pecados de transgressão, destruindo a Mãe Natureza e milhões de seres da Criação.

    Há um karma enorme a ser ajustado e o Eixo da Terra já está mudando de posição,

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui, boa noite.
    Tá-se mesmo a ver porque tal "estudo" foi publicado!...
    Abraço fraterno,

    Cecília

    ResponderEliminar
  5. Olá Cecília,

    Sim, é isso amiga, o 'estudo' da tal investigadora só revela quem está por detrás dele e infelizmente muita gente o põe a circular na Internet sem pensar sequer que está a colaborar num esquema perigoso contra a redução de gases de efeito de estufa na Atmosfera que estão a causar o famigerado "Aquecimento Global" devido à Poluição a nível mundial.

    Por isso fiz esse meu artigo e revelei um outro estudo norte-americano (do Pentágono) que se pode ver clicando na imagem. Esse é decerto mais revelador da verdade.

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails