terça-feira, 5 de maio de 2009

A POLIGAMIA EM PORTUGAL?


Ouvi num programa de rádio nacional (o RCP) uma conversa com um senhor doutor (de que não me lembro o nome) que defendia politicamente uma "discussão séria" sobre a Poligamia em Portugal, sendo ele favorável à autorização dos casamentos poligâmicos (um homem poder casar com várias mulheres e uma mulher poder casar com vários homens).

O ilustre convidado, convicto de suas razões sobre o assunto, alegava que a Poligamia já era uma prática muito antiga que ainda hoje é muito comum em vários paises islâmicos (ele inveja isso pelos vistos) e que no seu entender devia ser oficializada em Portugal. Mais referia ainda que foi Stº. Agostinho (um romano convertido ao Cristianismo) que combateu as práticas poligâmicas por questões que o senhor doutor não acha válidas talvez e por isso defende que devam ser recuperadas essas mesmas práticas no século actual.

Não sei se o senhor doutor é casado e concorda que sua espôsa seja repartida com outros homens ou sua filha (no caso de ter) venha a conhecer diversos maridos ao mesmo tempo, engravidando de todos eles, constituindo assim uma grande ‘familia’ de que se orgulhe com toda a liberdade do seu ser, pois se é verdade que a poligamia faz parte da cultura muçulmana (talvez porque Maomé teve 16 mulheres) todos sabemos que a mulher do Islão não tem os mesmos direitos que os homens e não pode sequer prevaricar como as mulheres ocidentais, sob pena de sofrer uma condenação à morte por apedrejamento se fôr apanhada em adultério ou infidelidades conjugais. No mundo árabe, a Poligamia faz parte da cultura desses povos (veja-se o caso dos haréns de mulheres reservado ao seu soberano - O Rajá ou Marajá, que bem conhecemos das histórias de mil e uma noites.

Sinceramente, penso que há algo de errado neste senhor doutor que revela uma grande falta de bom senso e cai em contradição nas próprias palavras, afirmando ainda que somos seres poligâmicos e não monogâmicos, justificando talvez a tese de que deviamos todos ser filhos de vários pais ou nossas mães tivessem vários maridos...

Enfim, creio que a grande Crise de valores em que vivemos está fazendo vir ao de cima muitas ideias e pensamentos degradantes de pessoas que revelam o que têm nas suas cabeças e não raras vezes conseguem induzir muita gente em erro, tendo espaço aberto para o fazerem nos órgãos de Comunicação Social onde são convidados para dar suas opiniões favoráveis à Degeneração total.

Penso que é preciso estarmos atentos e sobretudo andarmos mais conscientes a estes e outros ‘sinais’ dos tempos que indicam cada vez mais a profetizada queda da Civilização que está chegando ao fim ou cairá decerto como outras cairam devido a tantas formas de Degradação.

Creio que a Sociedade Actual se vê representada na Estátua que simboliza a queda dos Impérios, referida na bíblia, para que surja uma Nova Humanidade eleita naturalmente pela qualidade, onde não se confunda mais liberdade com libertinagem e não se repita os mesmos erros e desregramentos do passado que estão levando o homem à destruição pelos seus inúmeros ‘pecados’ de transgressão.

O sr. ‘doutor’ talvez veja isto doutra forma...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

36 comentários:

  1. Pedro Ivan06 maio, 2009

    Mais uma vez Rui parabéns pelo tema, pois é muito interessante, bem.. quanto a este assunto não vou mentir que já pensei em ter mais que 1 mulher, mas só que não sou estúpido para não me aperceber que depois caso elas aceitassem viver as 2 comigo e após nos casarmos iríamos enfrentar o problema de termos crianças de diferentes mães, e é claro que isso não é o mais correto, para não falar de que sendo assim (poderia) deixar de haver 1 mulher para cada homem e vice versa, e ainda há mais outros problemas graves em consequência dessa "união".

    ResponderEliminar
  2. Olá meu amigo, quanto tempo.

    Sabe, a boca fala do que o coração está cheio, nesse caso ele (o tal doutor) está justificando uma necessidade dele,o problema é que ele quer vender a neurose dele e o que é pior a mídia para ficar no ibope passa isso.

    Todos nós temos responsabilidades.
    Só mesmo a espiritualidade superior para ter paciência conosco e se não fosse pela intercessão deles (irmãos superiores) caminhariamos sem dúvida alguma para a extinção.

    Abraços

    Roselly

    ResponderEliminar
  3. Sr. Rui, eu vivo na mesma casa com 2 mulheres há 20 anos, somos muito felizes, partilhamos a cama, o corpo, a alma e as despesas. tudo vai bem, graças a elas a mim e a Deus , somos católicos praticantes e imensamente devotos, o que nos guia até ao divino é o amor e felicidade entre os 3. como o vejo tão generoso e humano espero que compreenda a nossa situção, não vivemos em pecado mas em harmonia com Deus e com toda a humanidade.
    um abraço fraterno para si SR. RUI!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria um prazer conhecer. Gostaria de poder falar do deste assunto com a vossa família. Sou antropólogo , estou interessado em perceber o casamento no plural, o meu email é vandoluz@hotmail.com contacto telefonico 961059234. Agradeceria de ter poder falar do assunto. abraços

      Eliminar
  4. Rui Palmela18 maio, 2009

    Olá caro Anónimo,

    Acho interessante o facto de você viver com duas mulheres há 20 anos e serem muito felizes como "católicos praticantes" e "imensamente devotos" como diz e não duvido.

    Não me cabe ajuizar se vive em 'pecado' ou não, pois isso é consigo e com suas duas companheiras que aceitam a situação. Mas já agora permita-me uma pergunta: Você aceitaria com a mesma 'felicidade' se uma delas decidisse arranjar dois homens ou três (o direito é igual) para viverem todos na mesma casa e na mesma cama, "tudo ao molhe e fé em Deus" como se costuma dizer?

    Claro que há casos e casos e se vocês 3 aceitaram viver assim sem problemas e sentem-se felizes em amor e felicidade, em harmonia com Deus e com a Humanidade, é isso que importa e não me cabe julgar quem assim vive a sua liberdade.

    Mas decerto reconhecerá o propósito da minha dissertação sobre a Poligamia que não faz parte de nossa Educação Ocidental onde eu não consigo imaginar minha mãe ser mulher de vários maridos ou meu pai viver com várias mulheres na mesma casa, apesar de se dizer que "ao homem cabe 7 mulheres e meia" que, a ser verdade, então a si falta-lhe ainda5 e a filha de uma. Que acha? Desculpe a ironia.

    gradeço o seu comentário corajoso e a confissão que merece meu respeito e consideração.

    Um abraço fraterno para si e suas duas companheiras,

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o autor deste post!
    Degradação da nossa civilização!
    Ate comentarios ao post de um determinado anonimo reflectem a degradação da sua pessoa, se bem que nao tem essa noção!Crise de valores ...

    ResponderEliminar
  6. Era só para coorigir alguns malentendidos sobre a cultura muçulmana,é verdade que o homem tem a liberdade,e não o direito,para ter uma,duas três ou quatro mulheres,mas a frase no sagrado alcorão não acaba aqui,porque depois vem o mais importantes,que é à condição que o homem esteja justo para com elas em tudo.Acham que somos justos para conosco próprios para o ser com os outros!?
    O problema aqui é a mentalidade do homem,que foi,ao longo da história da humanidade,egoista,que analisa as coisas conforme lhe interessam.
    Mas,embora seja proibida a poligamia no mundo ocidental,acontce,mas por outros meios,pois hoje em dia encontramos muitos homens com amantes,e viceversa. a única difrença é que o parceiro não sabe da situção,e normalmente quando uns dos parceiros se descobre,o dá cabo do lar,ou vinga-se fazendo pior.
    nota: eu sou solteiro,muçulmano de 31 anos,nem pretendo casar-me com mais duma mulher,uma já é dor de cabeça mais,agora imagenem 2,3,ou 100..

    ResponderEliminar
  7. oi! esse cara aí em cima que vive com duas mulher. será que ele tem potencia para elas as duas? eu acho que poligamia é bacano mas as mulher não podem dar por nada, isso de moralismo é coisa de cara de pau home que é home tem de dar assistência técnica ás mulher necessitada. um abração diretamente aqui do Brasil terra quente onde o sangue arrebita nas ajuda fora da cerca. Valeu ! GALERA!!!!

    ResponderEliminar
  8. joão giovaldo30 setembro, 2009

    esse homem das 2 mulheres , isso é mesmo verdade? eu nem uma tenho e esse aí tem duas, dizem que existem 7 mulheres para 1 homem , e quem anda com as minhas 7? sou contra a poligamia desregrada, tudo tem o seus limites, nada de abusos, de vez em quando pode fazer-se uma investida, mas devagarinho sem dar nas vistas, todos temos o nosso lugar e isto dá para todos, sem desperdicios mas com muito respeito , isto é par usar mas não abusar. . Sr. Rui gosto muito da sua escrita é actual e nada antiquada, nota-se que você é evoluido e educado. parabens e continue!
    despeço me com muito humildade e respeito.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  9. La estamos nos a limitar o amor de novo... Tudo é amor... Qual o mal de se gostra de duas pessoas ao mesmo tempo? Onde isso esta escrito? Na biblia? Nesse manual de maus costumes?
    Quando existe amor, amior verdadeiro, amor genuino, penso que não ha nada melhor do viver com a pessoa de quem se gosta, alias das pessoas com quem se gosta e se tiverem relaçoes sexuais para expressar o amor melhor...
    Mas porque é que limitamo sempre o amor? (Deus é amor, logo limitamos muito Deus)... Enfim...

    Nisso sou liberal, desde que haja amor, não apenas, desculpe a palavra, tesão sexual... Ate porque seo sem amor para mim não conta nada...

    Luz nos coraçoes de toda humanidade...

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  10. A limitar o amor como, caro Cristiano, ou o que é que tem a ver o Amor com sexo?

    Não, não sou assim tão liberal como tu e prezo minha companheira com quem mantenho uma relação fidelidade conjugal de há muitos anos, pois é assim que deve ser na vida de um casal. Certo?

    De resto, eu não toleraria que ela tivesse aventuras com outros homens e continuasse a viver comigo. Não estou a imaginar também que ela gostasse que eu arranjasse duas ou três mulheres lá para casa e dormissemos todos na mesma cama.

    Doutro modo, já tive pessoas na minha casa a quem ajudei dando guarida e comida durante algum tempo por terem sérias dificuldades na altura. Isto sim eu chamo de AMOR. Certo?

    Já agora deixo aqui um poema da Rita Lee numa canção sobre o Amor e o Sexo que separa bem o significado das duas palavras. Aqui fica:

    Amor é um livro - sexo é esporte
    Sexo é escolha - amor é sorte

    Amor é pensamento - teorema
    Amor é novela - sexo é cinema

    Sexo é imaginação - fantasia
    Amor é prosa - sexo é poesia

    O amor nos torna patéticos
    Sexo é uma selva de epiléticos

    Amor é cristão - sexo é pagão
    Amor é latifúndio - sexo é invasão
    Amor é divino - sexo é animal
    Amor é bossa nova - sexo é carnaval

    Amor é para sempre, sexo também
    Sexo é do bom... Amor é do bem...

    Amor sem sexo é amizade
    Sexo sem amor é vontade

    Amor é um, sexo é dois
    Sexo antes, amor depois

    Sexo vem dos outros,
    E vai embora
    Amor vem de nós,
    E demora

    Amor é cristão - sexo é pagão
    Amor é latifúndio - sexo é invasão
    Amor é divino - sexo é animal
    Amor é bossa nova - sexo é carnaval

    Amor é isso, sexo é aquilo
    E tal e coisa... e coisa e tal


    (Rita Lee)

    ResponderEliminar
  11. Entendo bm o que diz, mas não existe o certo nem o errado... Apenas existe o que é... Portanto a poligamia não é errada, apenas é o que é... Claro que eu nunca me vejo numa relação "poligama" (não sei se é assim que se escreve), mas tambem não censuro quem o faz, pois quem me diz a mim que essas pessoas não se amam?

    Quanto ao tema sexo e amor... É claro que são duas coisas destintas... Mas o sexo quando bem usado, a energia dele juntamente com o amor cria uma especie de laço que une as pessoas... Ou seja sexo com amor é bom e recomenda-se...
    Sexo não é so para reprodução, assim como tambem não é so para satisfazer os desejos mais sublimes e carnais do ser humano, se não, para isso eu fzia sexo comigo mesmo (masturbava-me).. O sexo é mais do que isso, bem utilizado serve para expressar amor... Serve para amar e ser amado... É assim que eu penso... É assim que eu sou...

    Em amor com amoor...

    Luz...

    AbraÇO ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive lendo o artigo e seus comentadores.
      Permita me que o congratule por fazer um comentário minimamente inteligente.
      Preocupante o nível educacional da nossa população.
      Para quem tem responsabilidades no formação existe uma tarefa gigantesca. Para que está no terreno fica abismado quando constata o preconceito e a ignorância sobre sexualidade. Para quem tem competências religiosas, é vergonhoso continuarem a promover a intolerância para com os diferentes credos.

      Eliminar
    2. UAU; UMA PESSOA QUE ASSUMIU SER...QUALQUER COISA!

      Eliminar
  12. Existe sim, caro Criatiano, o certo e o errado, o falso e o verdadeiro, o pecado e a virtude, a verdade e a mentira, o belo e o feio, o doce e o amargo, a riqueza e a pobreza, a fome e a gula, etc., etc.

    Não podemos ignorar realidades (duais) com as quais convivemos e devemos tornar as coisas mais harmoniosas entre si.

    Por isso se criaram e estabeleceram valores éticos ao longo das épocas que infelizmente se estão a perder totalmente. Aliás a maior Crise que o mundo atravessa é desses mesmo valores. Entendes?

    A 'Besta' procura de certa forma dominar as pessoas de forma mais habilidosa com filosofias e doutrinas muito liberais que destruam todos os valores morais e espirituais. É preciso estar atento...

    Almas incautas são facilmente seduzidas, nos tempos que correm, para a completa degeneração, vendo tudo normal e actual sem saber distinguir o "trigo do joio" que se mistura sempre no auge da queda da Civilização.

    Creio, de resto, que são estes os tais "tempos derradeiros" em que "os últimos actos dos homens serão piores do que os primeiros"...

    Resta pois aos mais conscientes cumprirem a sua missão de "trabalhadores da luz" para uma Nova Ordem (Moral e Espiritual) aqui na Terra após os acontecimentos no Mundo que vai sofrer uma grande Transformação, de que ficará uma parte reduzida da Humanidade que seguirá valores e princípios há muito perdidos e de novo se estabelecerão.

    Creio nisto,

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  13. Crise de Valores?
    Agora mais do que nunca com a provação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque não o casamento entre 3 pessoas. O que o proibe para alèm de uma constituição caduca e preconceituosa? para mais, essa proibição vai contra a liberdade religiosa de alguns portugueses.
    Têm tanto direito 3 pessoas que se entendem de contrair " casamento " ou o estado não proibir uma relação de facto entre 3 pessoas do que o casamento " contra natura" de 2 pessoas do mesmo sexo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. adorei :) se se amam não vejo qual o problema em serem 2 ,3 ou 4 mulheres para um homem só ou vice-versa .

      Eliminar
  14. Caro "poligâmico", gostaria de fazer só uma pergunta para si.

    Você diz que têm tanto direito 3 pessoas de contrairem casamento como duas do mesmo sexo que agora podem fazê-lo contrariando a tal "constituição caduca e preconceituosa" em Portugal onde se passam coisas ignóbeis (contra a moral e bons costumes) que um dia só terminarão mal.

    Portanto, você como cidadão português (penso eu que seja) acha que até mesmo a Poligamia deva ser também discutida e aprovada, mas só em relação aos homens ou às mulheres também? É que, estou vendo 'machos latinos' casados com duas outrês mulheres aplaudindo tal hipótese, mas não sei se gostariam de ver o contrário e passarem elas a ser "fêmeas latinas" de 3 homens (ou mais) ao mesmo tempo em que todos os 'machos' em casa se entendam....

    ResponderEliminar
  15. Pessoalmente acho que não existe nada de errado na Poligamia, isto porque assumindo assumindo que vivemos num país livre a poligamia só existe se todas as partes estiverem em acordo


    no meu caso eu tenho uma namorada que recentemente confessou-me ser Bisexual, eu pessoalmente poderia passar o resto da minha vida só com a minha namorada, mas ela é que tem interesse em encontrar-mos uma segunda mulher para a nossa relação

    Admito que ao inicio custou (ao contrário do que muita gente pensa, ter duas namoradas não é algo tão positivo quanto muita gente pensa, nem é caso de se ser gigolo)

    Por isso, pessoalmente não vejo problema na questão da poligamia, isto assumindo, tal como eu disse, que todas as partes estão de acordo

    ResponderEliminar
  16. Pois claro, caro "Anónimo", você não vê mal nenhum na poligamia por estar numa posição que lhe agrada de ter relacionamento com duas mulheres na cama devido à 'bissexualidade' de sua namorada. Agora inverta a situação e imagine que sua namorada desejaria ter o mesmo tipo de relacionamento mas com outro homem... Você seria assim tão 'liberal' e concordaria com a Poligamia de sua companheira?

    ResponderEliminar
  17. "Pois claro, caro "Anónimo", você não vê mal nenhum na poligamia por estar numa posição que lhe agrada de ter relacionamento com duas mulheres na cama devido à 'bissexualidade' de sua namorada."

    Não vejo mal nenhum por ser ela a querer. Eu pessoalmente ficava feliz ao viver apenas com a minha namorada, a verdade é que trazer um tercera pessoa para a relação tem os seus prós mas também tem muitos contras.

    Não sei poque é que insinua que me agrada, nem sei o porquê do seu tom, quem o houve até pensa que a estou a obrigar ou que sou algum gigolo




    "Agora inverta a situação e imagine que sua namorada desejaria ter o mesmo tipo de relacionamento mas com outro homem... Você seria assim tão 'liberal' e concordaria com a Poligamia de sua companheira?"

    Nao, não seria e não vejo qual é o problema disso, não existe hipocrisia nenhuma, tal como eu disse, e volto a repetir:

    "não existe nada de errado (...) se todas as partes estiverem em acordo"

    Agora pergunto-lhe eu, quem é você para nos cortar a liberdade? ou até para nos julgar? Aliás, estrahamente a minha namorada até é religiosa

    ResponderEliminar
  18. Caro "anónimo",

    Primeiro, nada tenho com seus gostos pessoais e de sua namorada. Estou apenas respondendo às suas questões e questiono livremente sobre comportamentos sexuais imorais mesmo que sejam de acordo de todas as partes. Na Roma antiga os bacanais eram aceites por todos os que faziam parte da civilização decadente que se está repetindo actualmente, tudo em nome da 'Liberdade' que está repleta de Iniquidade.

    Você pergunta por fim quem sou eu para 'cortar' essa liberdade que você alude, e eu respondo que não sou ninguém, apenas faço o que acho mais correcto em minha vida, tentanto dalgum modo fazer este mundo melhor, com mais verdade e mais amor.

    É só!

    ResponderEliminar
  19. A moralidade é algo que varia consoante a pessoa, são poucas as coisas que podem ser consideradas universalmente morais ou imorais


    por isso não estou a ver o seu argumento. A mim, este parece-me largamente baseado no preconceito

    ResponderEliminar
  20. Sim, claro, caro "anónimo", a perca de valores e princípios éticos fundamentais nos tempos actuais tem levado a esse tipo de pensamento onde o mal vai sendo cada vez mais conquistado como coisa 'normal' e o bem é um 'preconceito' que muitos mantêm ainda em nome do que pensam e acreditam. O tempo dirá de sua justiça e não me cabe a mim julgar nem condenar os que prevaricam em nome de suas próprias convicções, pois também tenho as minhas e decerto você as rejeita.

    ResponderEliminar
  21. nos tempos actuais? eu diria que isso é um mito, quanto muito hoje até estamos mais calminhos, basta só ver os belos "valores" que a igreja instarou durante por exemplo as crusadas, quantas mortes e violações foram feitas em nome dos valores?


    Na minha opinão o senhor está a lutar por uma ilusão, ou melhor a lutar por algo que nunca mudou

    ResponderEliminar
  22. Não se julga a floresta pela árvore, caro anónimo, as religiões são feitas por homens imperfeitos como eu e você, tal como os partidos politicos onde há gente que luta por verdadeiras causas e outros são oportunistas e corruptos que apenas querem chegar ao poder para enriquecer, fazendo o contrário daquilo que prometem ao povo.

    Do mesmo modo a Igreja tem no seu seio gente boa e honesta que pratica o bem e falsos padres ou pastores que pecam em nome de Deus apregoando a moral que eles próprios não têm.

    Portanto, em todos os tempos os homens do poder (politico ou religioso) têm cometido erros e excessos que devemos sempre denunciar. É isso que faço neste tempo em nome do que penso e acredito seguindo valores e princípios éticos que infelizmente se estão perdendo ou destruindo nos tempos actuais.

    Aliás, estes são os tempos profetizados cheios de sinais anunciados que precedem a queda da Civilização, pois todas as anteriores cairam por causa disso e esta (a pior de todas) não é excepção. Sim, nenhuma outra cometeu tantos erros e excessos no Planeta como a que vivemos no tempo actual, apesar de haver tanto 'Progresso' (cientifico e tecnológico) mas estando em CRISE (não só económica ou financeira) tendo na base um perigoso retrocesso moral e espiritual.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  23. As referencias religiosas abundam neste texto. Essas mesmas referencias sao só por si, pois a liberdade de escolher ser agnóstico ou ateu ou ate mesmo a de optar por a vida que nao contempla a religião, uma grande agressão a uma boa parte dos leitores.
    Penso que a poligamia e algo bastante comum na natureza, sem prejuízo para nenhuma das espécies ou género onde se comprova este comportamento. Na nossa génese somos animais racionais, o que nao nos exclui de ter muitos instintos e comportamentos similares a muitas outras espécies do reino animal. Claro que a nossa pressuposta racionalidade também nos faz estar a uma grande distancia de qualquer outra espécie existente e conhecida, no que diz respeito a inteligência e utilização das capacidades que advêm da existência de um cérebro pensante dentro dos nossos craneos.
    Dito isto, gostava de acrescentar que o bem estar, a felicidade e o amor sao das coisas mais importantes da vida de qualquer pessoa, seja qual for a forma como cada um consegue estes objectivos, dentro de um pensamento respeituoso pelo próximo. Se alguns indivíduos conseguem sentir amor por mais do que um parceiro simultaneamente, pois isso será direito seu, desde que esse mesmo amor múltiplo seja conhecido e consentido por todas as partes envolvidas na relação. O transporte exclusivo da poligamia para o plano sexual e uma forma preversa e pouco clara de combater fantasmas de cabeças pouco iluminadas ou iluminadas por uma religião criada sob falsas pretensas e 600 anos após a morte do seu criador e mártir.
    Pensemos no génese de uma relação que e o sentimento chamado amor. Parece impossível ou ate mesmo pouco comum que sintamos amor por mais do que uma pessoa?
    Com esta reflexão apresento me como um homem casado, a espera do primeiro filho com muito orgulho, fiel a 100% e sem qualquer vontade de algum dia ser poligamico, mas com uma enorme certeza de que somos livres de escolhermos o nosso caminho, e nao obrigados por qualquer "lei" criada por pessoas com objectivos pouco claros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, caro "Anónimo", vejo que é uma pessoa muito liberal ou suficientemente livre para aceitar a Poligamia ou mesmo o Swingismo achando que isso é uma forma das pessoas se sentirem mais 'felizes' na Sexualidade, o que não é verdade por estudos feitos a esse respeito que revelam desfechos deveras infelizes.

      Vejo também que é um homem casado e por isso lhe faco a seguinte pergunta: Como veria a coisa ao contrário? Ou seja, uma mulher casada com vários homens? E já agora se em vez de um filho fosse uma filha sua a optar livremente por essa via da Poligamia? Aceitaria tudo de forma normal como um grande liberal?

      Eliminar
    2. Embora já tenha passado imenso tempo desde que este post foi feito, não pude deixar de fazer um comentário. Discordo plenamente da opinião do autor do post. Não tem argumentos claros, são pouquíssimo coerentes e a pesquisa feita pelo senhor acerca da realidade do tema (para contrapôr um pouco o que o senhor ACHA do tema) deixa muito a desejar.
      Concordo com o Anónimo que comentou um pouco acima, ao qual o Rui respondeu com argumentos que, uma vez mais, não têm pés nem cabeça.

      "(...)todos sabemos que a mulher do Islão não tem os mesmos direitos que os homens e não pode sequer prevaricar como as mulheres ocidentais, sob pena de sofrer uma condenação à morte por apedrejamento se fôr apanhada em adultério ou infidelidades conjugais."

      Em que é que este argumento se encaixa com a perspetiva da poligamia? Deu-se ao trabalho de pesquisar um pouco? Poligamia envolve actos sexuais e amorosos... Não é uma desculpa para maltratar as mulheres. O povo Islão têm muito que se lhe diga nos direitos das mulheres, mas a poligamia, desde que seja consensual, constitui precisamente um direito.
      Não quero aborrecer ninguém a explicar como funciona toda a dinâmia da poligamia, pois creio que se estivesse realmente interessado, ter-se-ia dado ao trabalho de conter a sua opinião ignorante antes de fazer uma breve pesquisa. Repare que sou apenas apoiante e não praticamente... Sou o que se chama de uma pessoa com dois dedos de testa.
      Sugiro que, se quiser escrever textos com "ar de quem sabe", se informe. A poligamia é possível, praticável, com inúmeras vantagens, bens como desvantagens, e não deveria ser olhada de lado nem à luz de algo tão retrógrado como a Bíblia (que suponho que seja sua companheira, pelo que dá a entender no seu post).

      Cumprimentos,
      Sara Tomé

      Eliminar
  24. Cara Sara Tomé,

    Li atentamente sua opinião a respeito deste tema e respeito todas as que divergem das minhas, pois não espero que todas sejam concordantes e não tenho também a última palavra a dizer sobre esta questão, pois não tenho a exclusividade da verdade.

    Por isso não me julgo com "ar" de quem tudo sabe e aprendo sempre com os que sabem mais do que eu, mas duvido que vc seja uma boa professora sobre o assunto só porque concorda com a Poligamia e eu não!

    De resto, vc acha que eu devia informar-me melhor antes de escrever meus textos, uns mais polémicos do que outros, uns informativos e outros interventivos, mas essa é a minha liberdade de expressão e de opinião segundo meu reaciocínio, consciência e razão, que obviamente poderá ser muito diferente da sua. E ainda bem que é assim, tal como diz o velho adágio popular de que "onde houver duas cabeças, haverá sempre duas sentenças".

    Vc diz que é uma pessoa com "dois dedos de testa" e nisso tenho de confessar que tenho muitos mais, pois ela é saliente e alongada, se é que que se pode medir o raciocínio e inteligência por aí.

    Quanto à questão das mulheres do Islão, eu as referi por saber que não têm sequer liberdade de opção como as ocidentais nestas questões do sexo e muito mais. A Poligamia ali não é consentida para elas e sim apenas para os homens que podem casar com mais de uma (talvez seja por isso que muitos homens ocidentais se convertem ao Islão),fazendo parte de sua cultura e tradição.

    De resto os haréns de mulheres coabitando com o mesmo homem (o Marajá ou Rajá) é algo que conhecemos bem nas história dos filmes árabes e não faz parte de nossa cultura e educação ocidental.

    De qualquer forma cada pessoa é livre de viver como quer em nossa Sociedade Actual e se vc não vê mal nenhum em viver com outras mulheres na mesma casa com o mesmo homem, isso é uma questão de opção pessoal, embora tal casamento poligâmico não seja reconhecido nem autorizado de forma oficial. Talvez venha a ser um dia no mundo ocidental, como já o foi o casamento homossexual, este jamais reconhecido no Islão onde até existe a condenação à morte a quem seja apanhado nessa prevaricação.

    Em suma, Sara Tomé, eu colocaria sempre a mesma pergunta sobre a questão da Poligamia que vc aprova embora diga que não é uma praticante. Aliás, a infidelidade conjugal desde sempre revela essa tendência de se manter em segredo um relacionamento com mais de uma ou duas mulheres ao mesmo tempo, mas normalmente dá sempre mau resultado quando se descobre a situação, mesmo que em alguns casos continue de forma consentida a relação.

    Por fim, faço a mesma pergunta para os homens praticantes da poligamia se achariam bem suas mulheres e filhas fazerem o mesmo e terem vários homens na cama numa relação poligâmica, tanto como eles gostam de ter em jeito de bacanal ou orgia sexual.

    Confesso, minha amiga, que me repugna essa abominação e nada tem a ver com a bíblia ou com a religião.

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a poligamia nada tem a ver com o islamismo. Porque continua a insistir em manter islamismo e poligamia no mesmo barco? Vários homens estão nessa situação e concordam com isso. Pesquisa um pouco.

      Eliminar
  25. Boas,
    Depois de ler todos os post só posso concluir que é tão fácil criticar!!!!

    Na realidade a moral, os bons costumes, a fé, o feio e bonito, e por ai em diante não são mais do que noções impostas pela sociedade, sim!

    Ora vejamos, antes da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tal não era permitido, agora é e o que mudou??? Nada, rigorosamente nada, porque a essência está lá desde a Grécia Antiga, e é simples, chama-se AMOR!

    Podemos também analisar a situação da Poligamia numa outra direcção, vamos imaginar que eu era casada e que o meu marido tinha mais 2 mulheres (por exemplo), eram só vantagens, mais pessoas para dividir tarefas, para ajudar na educação das crianças! Não consigo ver nada negativo nisso!

    A questão aqui é quando as pessoas misturam poligamia com promiscuidade!

    Não sei se teria uma relação poligama, no entanto uma coisa eu sei, o AMOR deve ser multiplicado e não dividido!

    Pausa para reflexão!

    Ana Mateus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou poligama e concordo plenamente. Nós somos três e é muito mais fácil com tudo.

      Eliminar

  26. Cara Ana Mateus,

    Reparei agora no seu comentário e não me coibo de exprimir o que penso sobre a última frase onde diz que "o Amor deve ser multiplicado e não dividido"...

    Eu diria antes que o Amor deve ser multiplicado e repartido por toda a gente e sentido na alma e no coração por todos os seres da Criação, mas isso nada tem a ver com relações sexuais promíscuas, mono ou poligâmicas, que muitos seres humanos gostam e defendem em nome da sua 'liberdade' num mundo cada vez mais cheio de Iniquidade em que tudo já se aceita com normalidade e se invertem os verdadeiros valores da vida que muitos criticam e acham que estão errados por terem sido cultivados por esta ou por aquela Religião.

    Pessoalmente não sigo nenhuma corrente religiosa específica mas aceito todas as que ensinam os homens e mulheres deste Planeta a viverem em paz e comunhão e terem mais amor no coração, amando-se uns aos outros e respeitarem a vida de todos os seres da Criação. Se as religiões apontam esse caminho, estou com elas e aplaudo sua missão, caso contrário não passam de meras instituições que iludem e exploram a ignorância das populações.

    Posto isto, e voltando à questão da Poligamia que vc analisa numa perspectiva diferente da minha e até acha vantajosa para divisão de tarefas numa casa, inclusive para ajudar na "educação de crianças", duvido que sua ideia seja séria e honesta porque no fim confessa que não sabe se algum dia teria uma relação dessa natureza.

    Enfim, cada pessoa é livre de viver e fazer como lhe aprouver mas numa Sociedade organizada deve respeitar regras e valores fundamentais para que haja ordem e não o caos moral e social. É isso que nos distingue como seres humanos que devem ter comportamentos dignos e não descer ao nível do animal irracional.

    É só!

    Rui Palmela



    ResponderEliminar
  27. Olá,
    Eu sou poligamia. Vivo com a minha namorada e o meu namorado, que também namoram um com o outro. Vivemos bastante felizes e não é nada como estás a pintar nesse texto.
    Estás a confundir vários temas como poligamia e direitos das mulheres. Pode existir poligamia e as mulheres terem os mesmos direitos que os homens. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Digo isto porque na minha casa há um grande respeito mútuo e existe bem mais igualdade de géneros do que em muitas casas monogamicas e heterossexuais.
    Tal como pode existir monogamia ao mesmo tempo que machismo. Volto a dizer que um conceito nada tem a ver com o outro.

    Outra coisa é, degradação da moralidade? Por quê? Preferes monagamia e traições? Que é o que mais existe. E sei disso porque estou dentro da matéria. Conheço algumas acompanhantes e elas sempre disseram que a maior parte dos seus clientes são homens casados e com filhos. Ridículo.

    E digo, se uma filha ou filho meu me viesse dizer que tem mais do que uma pessoa, eu ficaria muito feliz, tal como se apenas tivessem uma pessoa. Com mais do que uma até é melhor. Para se chegar aí, teve de existir muita confiança no casal e tem de existir muito respeito e igualdade, tal como lealdade.

    Para estares a criticar algo assim. Para estares a criticar algo que não fazes ideia do que é. É porque neste momento vives uma vida que não é a melhor para ti. Quem tenta estar contra algo que faz muitos felizes, e porque não é feliz.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Isso que vc fala é uma relação a 3 e quem faz poligamia é seu namorado com as duas cara Anónima. Não é vc a poligama e sim o homem que vive com duas mulheres ou uma mulher que vive com dois ou mais homens. Mas se isso faz vocês 3 felizes que continuem assim mas não queira inverter valores e princípios em que assentam as familias e os valores da nossa Sociedade. Claro que vc conhece homens e mulheres casados que são clientes de prostitutos e prostitutas que fazem favores sexuais que em casa não conseguem com suas mulheres ou maridos, porém isso não deve servir de bom exemplo para ninguém nem do conhecimento de seus filhos. Certo? Cada um é responsável moral pelo que faz e a seu tempo chegará à conclusão se errou ou não!

    Quanto à ideia que vc faz das pessoas monogâmicas que se comportam com dignidade nos seus relacionamentos conjugais, decerto não existe santos e santas nos casais heterossexuais mas penso que todos devem reconhecer que não devem fazer ao outro o que não desejam que façam a si. Esse é sempre a melhor atitude de respeitar e cumprir um compromisso com alguém que se escolheu para nosso par. Certo?

    É assim que penso e decerto a maioria dos seres humanos que seguem regras e normas comuns dentro da Sociedade onde se inserem.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails