segunda-feira, 13 de julho de 2009

A PANDEMIA DO LUCRO

Por MHelena Dores

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro. Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia evitar com um simples soro que custa (apenas) 25 centimos. Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves, os noticiários mundiais inundaram-se de noticias. Uma epidemia, a mais perigosa de todas... Uma Pandemia! Só se falava da terrífica enfermidade das aves. Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas em 10 anos, 25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves? - Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande: A Farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso 'Tamiflú' que vendeu milhões de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população. Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro. Antes com os frangos e agora com os porcos....

Sim, agora começou a psicose da gripe porcina (que os suinicultores não gostaram e exigiram que se mudasse o nome) e todos os noticiários do mundo só falam disso. Já não se fala da crise económica nem dos torturados de Guantánamo. Só a gripe porcina... (a nova "gripe A"). E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo", atrás dos porcos não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque. Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, felizes pelas suas vendas milionárias com o duvidoso Tamiflú... A verdadeira pandemia é pois de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países. Mas se a gripe porcina (versus "Gripe A") é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação social e a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, então porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la? Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa sim seria a melhor solução"...

Meu comentário sobre o assunto:

Aplaudo a autora deste artigo que faz uma verdadeira interpolação sobre a nova “Pandemia Mundial” que até agora não causou grande número de vítimas (apesar dos números anunciados em todos os paises) porquanto é certo que se deve manter os cuidados de higiene e todas as medidas para contenção da propagação, mas falemos a verdade sobre outras doenças bem mais perigosas que fazem milhares de vítimas todos os dias (como as cardiovasculares, diabetes, cancro, Sida, etc.) já não falando do grande flagelo do TABAGISMO que mata anualmente mais de 5.000.000 (cinco milhões) de seres humanos. Um autêntico flagelo do século XXI que ninguém fala!

Por isso creio mais numa grande CONSPIRAÇÃO ou jogo de interesses dos grandes Laboratórios ou industrias farmacêuticas que estão facturando milhões de euros com a venda do medicamento "Tamiflu" (cuja base é o aniz estrelado), além das vacinas encomendadas para inúmeros países para ‘proteger’ as suas populações que andam cada vez mais assustadas ou sugestionadas pelos noticiários e temem ser afectadas por mais uma doença engendrada pelos homens e sua forma de Civilização que estão atingindo o auge das loucuras, ganâncias e ambição, podendo terminar seus dias no meio de grandes catástrofes e calamidades naturais, pela forma como se trata o Planeta, este sim cada vez mais doente devido à ‘estirpe’ humana cada vez mais perigosa dos tempos actuais.

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão

Rui Palmela

8 comentários:

  1. A culpa é do Sócrates

    Como provou de forma inequívoca esse grande jornalismo de investigação da TVI…

    http://www.youtube.com/watch?v=AwJ2MLiekQE&feature=fvw

    marina

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Sustelo14 julho, 2009

    GRIPE A


    Não sei no que vai dar a gripe A...
    Portanto manifesto o meu receio;
    Que destes dez milhões que temos cá
    Prevê-se que ela atinja dois e meio!

    Um quarto das pessoas! Tanta gente!
    Em cada casa um! (Sim, mais ou menos)
    Ninguém pode ficar indiferente
    Porém há que encarar calmos, serenos

    E há que ter cuidados, de higiene,
    Manter também distância ao cumprimento:
    - O beijo, só se for o mais solene!
    - Do beijo que é de amor, só o intento...

    Mas se ela se ficar por tais entraves
    E não matar ninguém quando se aloje,
    Será igual à parte da das aves
    Que temos nós por sina e não nos foge:

    Ou seja as aves raras que no bando
    Nos sacam à má fila os "cobres", notas...
    Dá pra ficar doente, esbracejando,
    Mas sem que a gente arrume logo as botas.

    Joaquim Sustelo

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo poema, amigo Sustelo, Portugal precisa mais de poetas do que de politicos que na verdade são os piores 'virus' duma Pandemia Mundial que infectam todos os países do século actual.

    Contra eles não há vacinas nem antivirais que resistam, apenas a indiferença da população pode combatê-los e torná-los meros micróbios sem poder de propagação

    Abraço fraternal e

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  4. Diana Roque14 julho, 2009

    Boa Noite,

    Não resisti a comentar este artigo, com o qual concordo em absoluto. E gostaria de acrescentar um comentário ao seu comentário final que refere "...o Planeta, este sim cada vez mais doente devido à estirpe humana perigosa dos tempos actuais."

    Assim, acho que se deve realçar que este tipo de "estirpe" humana existe desde sempre, portanto não concordo que se adjective a mesma como sendo exclusiva dos tempos actuais. Apenas se constata que devido à globalização e evolução das novas tecnologias, o impacto psicológico dos seus efeitos se pode tornar aparentemente mais devastador.

    Obrigada por mais um momento de reflexão, e por continuar a acreditar que se pode lutar contra esta "estirpe" que afinal comanda o Planeta em que vivemos. Pelo menos alguns de nós ainda nos mantemos lúcidos e conscientes destas realidades que existirão enquanto o Homem existir. Afinal, a coexistência do "Bem" e "Mal" é indissociável à nossa natureza, acho que apenas podemos tentar continuar despertos e vigilantes.

    Diana Roque

    ResponderEliminar
  5. Rui Palmela14 julho, 2009

    Obrigado pelo "feed back", amiga Diana.

    Quanto à questão da 'estirpe' humana que existe desde sempre, como dizes, eu direi que a Sociedade actual se tornou a pior de todas as anteriores no Planeta, pois se tornou a mais consumidora dos seus recursos naturais e a mais poluidora e destruidora da Natureza desde tempos ancestrais, já não falando da quantidade de armas atómicas que criou com poder suficiente para destruir toda a vida na Terra nem que seja por acidente.

    É por isso que mantenho a minha afirmação de que... "os homens e sua forma de Civilização estão atingindo o auge das loucuras, ganâncias e ambição, podendo terminar seus dias no meio de grandes catástrofes e calamidades naturais, pela forma como se trata o Planeta, este sim cada vez mais doente devido à ‘estirpe’ humana cada vez mais perigosa dos tempos actuais".

    Uma fraterna saudação e obrigado pela participação.

    RP

    ResponderEliminar
  6. António Carlos14 julho, 2009

    Ora aqui está o que eu penso e que tive o gosto de partilhar contigo há algum tempo por outras palavras. Afinal a gripe dos porcos não é uma porcaria tão grande (mas tomemos precauções). O grande problema é o capitalismo selvagem e a ausência de limites para o lucro. Como dizia um fulano delegado de propaganda médica: "Compramos toneladas e vendemos miligramas". O que eles querem é aproveitar-se dos tansos. Nunca pensei que tantos jornalistas -com (de)formação superior- se deixassem enrolar por esta máquina. Ou será que também fazem parte da engrenagem?!

    Abraço

    Tó Carlos

    ResponderEliminar
  7. Olhe só o que acabei de ler num site de noticias:

    O presidente ucraniano viktor yushchenko advertiu a comunidade internacional de que o virus da gripe H1N1 sofreu uma mutação.

    315 mortos em apenas três semanas.

    ResponderEliminar
  8. Todos os anos o virus da gripe sazonal sofre mutações. Daí a razão de se ter de fazer vacinas sempre com a nova estirpe todos os anos...

    Não é nenhuma novidade, pois que o H1N1 também sofra mutações e se torne resistente, tal como os vírus de qualquer infecção se vai tornando resistente aos antibióticos. Nada de novo!

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails