sexta-feira, 9 de outubro de 2009

QUAIS 'BENEFÍCIOS' DO TABACO, VINHO, CAFÉ E CHOCOLATE?


Começam a surgir ultimanente informações e contra-informações sobre produtos e alimentos que estão causando alguma confusão na cabeça de muita gente, como é o caso do tabaco, do vinho, da cafeina e do chocolate que alguns ‘cientistas’ vão afirmando ter benefícios para a saúde.

Efectivamente, alguns investigadores alemães e norte-americanos ditam aquilo que o mundo repete como "verdades científicas" que podem não ser mas muita gente acredita porque até convém crer...

Assim, enquanto Dirk Taubert e os seus colegas do Hospital Universitário de Colónia (Alemanha) afirmam que o cacau baixa a pressão arterial e até pode ser bom para o coração, os seus colegas americanos da Carolina do Norte revelam que a cafeína e o tabaco podem proteger contra a doença de Parkinson.

Estudos realizados a 173 pessoas mostraram que os que consumiram cacau ou chocolate (não se sabe se por muito ou pouco tempo) tinham, em média, uma pressão sistólica 4,7 milímetros mais baixa e diastólica 2,8 milímetros menos do que aqueles que não consumiram esses alimentos. Desconhece-se porém se a dieta tinha muito ou pouco sal para todos de igual modo.

Os investigadores avisaram no entanto que as conclusões de seus estudos não devem ser tomadas como uma recomendação para consumir mais chocolate para baixar a pressão arterial, nem tabaco ou café para reduzir riscos da doença de Parkinson, pois o cancer no pulmão e doenças cardiacas matam mais depressa muita gente.

De resto, até se faz uma advertência de que "o consumo de cigarros e cafeína acarreta os seus riscos próprios, não sendo pois recomendável para prevenir o desenvolvimento da doença de Parkinson", advertiu Burton Scott, professor de Medicina.

Quanto ao chocolate, se é verdade que por um lado tem alguns benefícios para a saúde, por outro pode ser bastante prejudicial a quem o consome demasiado como é o caso dos chocolatodependentes, viciados no seu consumo, podendo desenvolver obesidade e diabetes pelo excesso calórico e vida sedentária como tanto acontece nos dias que correm.

Portanto, o melhor mesmo é ter uma alimentação saudável e bons hábitos de vida, como de resto é aconselhado pela própria Organização Mundial de Saúde como forma de evitar doenças que nenhum chocolate combate nem copo de vinho ou café e muito menos o tabaco. Esta é a verdade!
Tudo isto é nitidamente fruto de publicidade enganosa de grandes empresas que encomendam "estudos científicos" (bem pagos decerto) para dar mais credibilidade a novos mitos que vão criando com propósitos bem determinados que convencem muita gente a consumir aquilo que lhes dá prazer e alimenta seus vícios pessoais que não são os de saúde pública e universais.

Seria bem melhor que se dissesse certas verdades como por exemplo o facto de 6 em cada 10 portugueses morrem de cancro, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e enfartes, porque a alimentação é o principal factor de origem destas doenças pelo excesso de consumo de carnes e seus derivados, entre gorduras de origem animal saturadas, além dos fritos e demasiado sal, aumentando em 45% o risco de virem a ter problemas coronários, da próstata, da mama, do cólon, entre outros.

Penso que se está a brincar demasiado com a saúde pública em Portugal onde o governo devia prestar mais atenção ao que se passa e tomar medidas para protecção de seus cidadãos que infelizmente estão mal informados sobre nutricionismo e por isso são mais facilmente influenciados ou enganados pelo que se diz de certos “estudos científicos” que apontam agora benefícios ao tabaco, ao vinho, ao café, ao chocolate, etc., sem haver qualquer controle da situação. Basta apenas dizer-se à partida aquilo que toda a gente já sabe, ou seja, “para tudo deve haver moderação”...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva11 outubro, 2009

    Amigo Rui.

    Certos alcalóides como a cafeína, presente no café e cacau (chocolate), bem como a "cannabis sativa L" (esta proibida) parece que realmente faz bem ao organismo humano em especial ao fígado e cérebro, tanto que os índios brasileiros consumiam certos alcalóides. Entendo, que havendo moderação não é necessário privar-se dos prazeres da comida e da bebida (até coca-cola) segundo o gosto de cada um. Portanto, o mais importante é o equilíbrio e a moderação.

    ResponderEliminar
  2. Amigo António,

    Penso que o melhor para o organismo é não habituá-lo a substâncias estimulantes e viciantes que acabam por criar toxicodependência na pessoa, seja à cafeina (muita gente já não funciona sem beber vários cafés por dia por exemplo), seja à nicotina que mata mais de 5 milhões de seres humanos anualmente com doenças relacionadas com o tabaco (um autêntico FLAGELO ou TERRORISMO LAGAL), seja as bebidas alcoólicas de qualquer espécie (que escraviza tanta gente ao seu consumo) e até mesmo a coca-cola (a "àgua suja do imperialismo" como muitos chamam) que se tornou uma bebida muito consumida em todo o mundo com seus efeitos prejudiciais no aparelho digestivo e não só. Aliás, ela até serve para desentupir radiadores de automóveis e circuitos de refrigeração. Sabia isto?

    Pois é, caro amigo, eu conheço bem essa palavra 'moderação' que muita gente também conhecia antes de se tornar viciada em substâncias cujos 'benefícios' se tornaram em malefícios. Certo?

    O mesmo se passa com as 'drogas leves' que muitos jovens começaram por consumir e depois ficaram cativos das 'pesadas' e se tornaram farrapos humanos...

    Enfim, amigo António Marialva, o melhor mesmo é não começar a consumir aquilo que não é necessário ao nosso organismo a não ser uma alimentação saudável com toda a sua variedade de substâncias e nutrientes que são imprescindíveis para a vida e saúde. Certo?

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Em tempo:

    Quanto ao chocolate que toda a gente gosta (até eu) e muito mais as crianças, a 'moderação' é uma palavra desconhecida para os chocolatodependentes e os benefícios do chocolate tornam-se em malefícios pelo excesso de consumo que se faz diariamente. Mas, como é habitual muita gente dizer: "perdoa o mal que faz para o bem que sabe"... então cada um consuma a dose que quiser!

    Na Alimentação vegetariana, ou macrobiótica, há sucedânios de chocolate com sabor muito agradável feito com farinha de alfarroba que também tem benefícios para a saúde. É uma questão de opção!

    Como digo, gosto de chocolate como toda a gente, mas não sigo aqueles conselhos de comer 30 a 40 gramas diárias como ouvi um médico (chocoólatra) dizer um dia destes numa entrevista de rádio.

    Aprecio mais a fruta que tem mais antioxidantes do que o chocolate e este quando como é em dose homeopática e de preferência o negro sem leite ou sem açucar na composição.

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails