quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MAIS UMA VERDADE INCONVENINENTE...


O Presidente da Caritas Portuguesa, Prof. Eugénio da Fonseca, disse uma verdade ‘inconveniente’ de que os salários dos Ministros e Gestores devem ser reduzidos para ajudar a combater a crise e o déficit do Estado.

Eu acrescento à ideia dele uma outra que é ver também os salários reduzidos dos Deputados da AR onde foi aprovado recentemente o Orçamento que contempla uma verba de 191 milhões de euros para suas despesas durante o ano 2010.

Efectivamente o exemplo deve vir de cima, dos que pedem sacrifícios ao Povo quando este é sempre o mesmo sacrificado pelas medidas das más gestões e desgovernações de seus eleitos. Esta é a verdade conveniente que todos devemos dizer abertamente!

De resto, aproveito para contar aqui uma pequena história passada comigo quando eu estava no activo como funcionário de finanças em Setúbal, no tempo em que era 1º Ministro o Durão Barroso (hoje a ganhar maior salário na CE) e eu lancei na altura um repto ao governo desafiando todos os seus membros a abdicarem dos aumentos de seus salários, tal como eu abdicaria do meu e ninguém me respondeu.

Isto é um exemplo demonstrativo de que os que mais ganham são os que menos sacrifícios fazem para reduzir custos da Nação e sacrificam os outros enquanto se locupletam com privilégios e mordomias, estejam no governo ou na oposição.

Aliás, todos vimos como se entenderam bem os Partidos, da Esquerda à Direita, num ano de crise em que foram gastos 91 milhões de euros em 3 eleições seguidas e não abdicaram desse dinheiro que poderia servir para subsídios de Desemprego e ajudar empresas em sérias dificuldades que tiveram de fechar por não puderem mais continuar. Enquanto isso, os lideres partidários ou Deputados da Nação não abdicaram do ‘direito’ de receberem tanto dinheiro que gastaram inutilmente nas 3 campanhas eleitorais, enquanto se agravavam os problemas sociais.

Esta foi a maior falta de ética politica que todos assistimos num país que está batendo no fundo e o povo começa a estar farto e cansado de tanta contradição. Por isso, aplaudo a ideia do Presidente da Caritas Portuguesa ao defender que o exemplo deve vir de cima nos sacrifícios necessários para levantarmos a Nação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

8 comentários:

  1. Este homem devia ser despedido e preso. Está a fomentar ideias subverisvas, esquerdistas, anarquicas mesmo.

    Então como se atreve ele a pedir um abaixamento de salarios a gente que já trabalha tanto, que gere tão magnificamemte um pais tão dificil de governar e que se sacrifica tanto pelo pais?

    Isso de baixar salarios 20% a todo o funcionalismo e elenco governamental aplica-se a paises sem pés nem cabeça como a Irlanda.
    A Irlanda, a Grecia, a Espanha... são paises que não são geridos por elites com o calibre e a competencia da Elite que governa Portugal.

    Deus nos livre ter de impor reduções salariais ou de beneficios aos que servem Portgal e os portugueses!!!
    Os sindicatos revoltar-se-iam e os 900 mil funcionarios publicos viriam para as ruas em protestos em massa. Nada disso!

    Vamos sim mas é tentar cortar as pensões aos 2 milhões de reformados. Velhos, muitos deles doentes que mais dia menos dia morrem.

    Quem recebe e vive com 400 Euros por mes, pode facilmente habituar-se a viver do mesmo modo -sempre com dignidade, claro!- com 360 Euros. 40 Euros não é nada... e 40x2milhoes e uma poupança muito grande.
    E evita-se assim ter de tocar no poder de compra daqueles que servem o pais e que até mereciam um aumento de salário pois sacrificam-se tanto....pelo bem da Patria !

    E Viva Portugal.
    Renato Nunes

    ResponderEliminar
  2. :) Caro Renato Nunes, só podes mesmo estar ironizando no teu comentário, né? Caso contrário te julgaria um pérfido ditador da pior espécie como os do Fascismo ou Comunismo do passado.

    Claro que só podes estar ironizando ao dizer que o Presidente da Caritas Portuguesa devia ser preso por fomentar ideias de cortes de salários para os senhores Ministros e Gestores que 'trabalham' tanto (mandando trabalhar claro) recebendo vencimentos escandalosos em contraste com as magras pensões e salários mínimos dos portugueses que já trabalharam a vida inteira e os que continuam a trabalhar para sustentar essa gente incompetente que está sendo paga para destruir a Nação.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Eu sou capitalista neo liberal , e defendo que os gestores e administradores , patrões e altos cargos de PORTUGAL não deverão ter os seus salários reduzidos, os portugueses é que têm que se esforçar e trabalhar para acabar com a crise, as chefias são o cérebro de Portugal sem elas o estado da situação piorará. O povo deve trabalhar com as chefias e trabalhar no duro para que tudo melhore, cada macaco no seu galho, um operário é um operário um gestor é um gestor, nada de confusões , eu sou gestor e produzo mais do que cinco operários, portanto é inteiramente justo que ganhe uma quantia superior do que os restantes. Tenho contas a pagar e uma família a sustentar .

    ResponderEliminar
  4. Caro "Anónimo" (capitalista neoliberal),

    Os portugueses estão fartos e cansados de pagar as crises de más gestões e desgovernações dum sistema capitalista e neoliberalista que temos tido em Portugal e chegou o momento de pedir sacrifícios sim aos mais endinheirados e priveligiados do país, a começar pelos que chegam ao poder só para enriquecer. Certo?

    Se você acha que que o povo deve "trabalhar no duro", como tem feito até aqui, fazendo sacrifícios a vida inteira para acabar no Desemprego, enquanto os governantes e gestores públicos garantem suas vidinhas faustosas à conta do erário público e nunca sabem o que são dificuldades, é justo que o povo se levante e diga BASTA, pois já vai sendo tempo de exigirem mais respeito, mais justiça social e moralidade em Portugal. Certo?

    De resto, nenhum país progride sem seus trabalhadores que criam a riqueza mas que infelizmente está muito mal distribuida, pois só assim se compreende que tenhamos mais pobres (40% como diz o Presidente da AMI) acima 20% ou dois milhões como referem os números oficiais.

    Você diz, por fim, que tem contas a pagar e uma familia a sustentar. E eu pergunto: Os portugueses com baixos salários e reformas, além dos mais de 600.000 no Desemprego, não?!!

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Renato Nunes26 fevereiro, 2010

    Caro Rui Pamela:

    Pois claro que sim que estou brincando.
    Como poderia eu pedir prisao para um Homem que está dizendo a verdade?
    Eles são tão raros que ate ficamos espantados quando em Portugal aparece um.
    É sim caso para lhe dar um louvor.

    ResponderEliminar
  6. O povo elege capitalistas neoliberais para os governar, portanto o povo é quem mais ordena, sendo assim o comunismo e o socialismo não se adequam ás sociedades. O povo tem de ser governado por capitalistas, porque tudo o resto é tortura e ditadura.
    actos subversivos para derrubar o sistema jamais resultarão, o povo tem de trabalhar no duro...sim!!! povo quer , o povo tem. E agora o povo não tem direito a queixar-se perdeu esse direito , sabe como é? ….quem é burro que aprenda.

    ResponderEliminar
  7. Não, caro "anónimo", o povo não elege capitalistas neoliberalistas para governar mas sim pessoas que se dizem de esquerda, prometem mais justiça e igualdade social, depois chegam ao poder e fazem o oposto aplicando politicas neoliberalistas e servindo os interesses do capital.

    O problema, caro "anónimo" é que o povo acaba sempre por cair nas falinhas mansas e falsas promessas desses politicos inescrupulosos têm a arte de discursar e muita gente ingénua acaba sempre por acreditar.

    Na Roma antiga o regime de César dava pão e circo ao povo para o controlar, nos tempos modernos são as telenovelas, futebois e muitas outras distracções que mantêm ocupadas as mentes das populações.

    Mas na verdade, caro "anónimo", o povo reclama e sente-se revoltado com tanta injustiça e desigualdade social neste país onde o neoliberalismo e o capitalismo continua explorando gente honrada e trabalhadora que produz a riqueza nacional mas vive pobremente pela falta de ética dos que dominam e controlam a nossa gente.

    ResponderEliminar
  8. o povo anda escolhendo PS que se diz de esquerda há 36 anos, portanto não me venha com essa conversa que o povo anda enganado por esses falsos socialistas. mais uma coisa; você escreveu que o povo quer pão e circo...muito bem!!!! então mantêm-se a velha máxima; quem é burro que aprenda!!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails