segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE DA AMI SENTE INDIGNAÇÃO

"Temos 40% de pobres..."

O presidente da AMI, Dr. Fernando Nobre, criticou a posição das associações patronais que se têm manifestado contra aumentos no salário mínimo nacional para 450€ mensais.

Na sua intervenção no III Congresso Nacional de Economistas, Fernando Nobre considerou "completamente intolerável" que se viva com salários baixos que nem dão para pagar uma renda de casa e pessoas "com pensões de 300 euros ou menos por mês", contrastando com aquelas reformas chorudas de ministros, deputados e gestores públicos que chocam e escandalizam a maioria dos portugueses que trabalharam a vida inteira para o país e hoje passam sérias dificuldades.

Numa intervenção que arrancou aplausos aos vários economistas presentes, Fernando Nobre disse mesmo que não podia tolerar "que exista quem viva com 450 euros por mês" e denunciou que a pobreza no país está acima dos 40% e não apenas nos 18% como apontam os dados oficiais. E explicou porquê.

O presidente da AMI, visivelmente emocionado e indignado com o que se passa no país apontou o dedo também à classe empregadora e seus abusos, dizendo que "não é justo que alguém chegue à sua empresa e duplique o seu próprio salário ao mesmo tempo que faz uma redução de pessoal".

"Nada mais vai ficar na mesma", criticou ele garantindo que "a sociedade não vai aceitar que tudo fique na mesma", e citou uma frase de Sofia Mello Brayner que dizia: "Nada é mais triste que um ser humano mais acomodado". Depois, virando-se para os mais jovens desafiou-os: "Não se deixem acomodar. Sejam críticos, exigentes. A vossa geração será a primeira com menos do que os vossos pais".

Fernando Nobre concluiria seu discurso apontando o dedo aos que "acumulam reformas que podem chegar aos 20 mil euros/mês, enquanto outros vivem com pensões de 130, 150 ou 200 euros...

"Isto não é um Estado viável! Sejamos mais humanos, inteligentes e sensíveis"... concluiu.

Para corroborar toda esta indignação do Dr. Fernando Nobre, bastaria colocar aqui uma extensa lista de figuras públicas bem conhecidas com salários e reformas faraónicas que revelam bem as profundas desigualdades sociais na "Res-pública" portuguesa:

Um dos maiores exemplos é o do próprio governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, aquele que aconselha sempre o governo a subir impostos e congelar salários, mas ele ganha 272.628,00/ano, ou seja quase 18.200 euros por mês.

Os Vice-governadores do mesmo Banco ganham um pouco 'menos', ou seja: António Pereira Marta - 244.174,00; José Martins de Matos - 237.198,00; José Silveira Godinho - 273.700,00; Vítor Rodrigues Pessoa - 276.983,00; Manuel Ramos Sebastião - 227.233,00. Alguns destes senhores acumulam o seu salário com pensões elevadas chegando a totalizar 316.084,00 euros e 413.250,00 anuais.

Como estes senhores, existem outros que acumulam reformas de 18.000,00/mês e pensões como deputados da AR que escandalizam pela diferença das baixas reformas da maioria dos portugueses que para consegui-la tiveram de trabalhar até à velhice e hoje nem chega para os remédios na farmácia.

Enfim, tudo isto se passa num país à beira-mar plantado que em muitos aspectos piorou após a “Revolução dos Cravos” de 25-4-1974, pois passou a ser um ‘paraíso' apenas para a classe politica dominante que se governa a si mesma com o dinheiro do Povo cada vez mais infeliz e decepcionado com esta gente indiferente à miséria e pobreza que vai contrastando cada vez mais com a riqueza, luxo e vaidade pessoal dos que tomaram para si Portugal...

Fernando Nobre tem razão ao dizer o que pensa e exprimir sua própria INDIGNAÇÃO. Eu também!

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva09 fevereiro, 2010

    Amigo Rui.
    Vejo que na nossa "terrinha" querida Portugual não é muito diferente do Brasil.
    Poderia eu culpar os Illuminatis por todas estas discrepâncias sociais em ambos os nossos países.
    Mas vou dizer a verdade. Culpar os illuminatis por todos os males do mundo, equivale ao facínora fora da Lei que diz que foi o demônio que o levou a cometer um homicídio. Portanto isto é um sofisma grotesco.
    Se é certo afirmar que os Illuminatis foram a alavanca mestra de um capitalismo selvagem oriundo das repúblicas por eles implantadas, também é certo afirmar que muito antes deles existirem como organização, as diferenças sociais, a pobreza e a miséria já existiam desde as dinastias Egípcias e todas as monarquias, e sempre quem pagou a conta pelos desmandos dos governantes e dos poderosos foi a massa popular sempre considerada sub-humana pelos crápulas vampirescos. De nada adiante culpar fulano ou cicrano ou tal organização social. Ora, o bem e o mal está intrínseco no espírito humano e o livre arbítrio nasce do individual e vai ao coletivo.
    Para resumir a ópera, e não adentrar em campo filosófico mais profundo, o que se faz mister é mudarmos o consciente coletivo a partir de cada um de nós. Todos temos o dever humanitário de exigir uma postura diversa de nossos governantes, pregando e apregoando e insistindo na mudança de postura social e política para uma forma que seja mais justa e igualitária. Tenho dito que em pólítica não adianta mudarmos as môscas pois o estrume continua.
    Carece sim, limparmos o estrume começando por nós mesmos INDIVIDUALMETE. Uma vez limpos no nosso coração, basta interagir com os outros através de actos e palavras pacíficas que tais atitudes por sí só, serão suficientes para mudar o consciente coletivo. Com propriedade afirmo sem mêdo de errar que mal algum resiste ao consciente coletivo que exige equidade e justiça sociais.
    O caminho que o amigo tem trilhado, bem como tantos outros, que denunciam, cobram e exigem uma mudança rápida e eficaz é o caminho correto, posto que lamúrias e resignação de nada adiantam a não ser alimentar a covardia e o egoísmo.
    Portanto, devemos continuar cobrando e denunciando e nos identificando (nada de anônimo, pois anônimo não é pessoa jurídica),sem mêdo e com destemor e vamos ver se esses sugadores do sangue dos inocentes são machos! Pois toda a corja de vampiros são tão covardes que se escondem atrás de muralhas e carros blindados e andam cercados de "pit-bulls" sub-humanos que acham que podem defendê-los; Ledo engano!
    Se um único ser chamado CRISTO mudou a história da humanidade, nós todos unidos em consciencia coletiva podemos mudar os rumos do planêta e do próprio sistema solar.
    Esta é a verdade!
    Ponto final!
    Abraços ao amigo Rui e a todos os irmãos de TODAS as raças!

    ResponderEliminar
  2. É verdade tudo o que dizes, amigo António Marialva, e Portugal também não é muito diferente do Brasil onde a desigualdade e imoralidade existe há muito tempo e estes politicos actuais não são melhores do que os reis e imperadores dos tempos ancestrais.

    No fim, cada povo tem o governo que merece, e...

    "Carece sim, limparmos o estrume começando por nós mesmos INDIVIDUALMETE. Uma vez limpos no nosso coração, basta interagir com os outros através de actos e palavras pacíficas que tais atitudes por sí só, serão suficientes para mudar o consciente coletivo".

    Devemos sim continuar combatendo o erro, as injustiças, os enganos e desumanidades dos tempos actuais instruindo e despertando as mentalidades para uma vida digna tal como aquela que foram exemplos vivos os grandes homens inspirados pelo Espírito do Amor e da Verdade universal que infelizmente falta aos politicos e governantes do século actual.

    No fundo, é como dizes: "Se um único ser chamado CRISTO mudou a história da humanidade, nós todos unidos em consciencia coletiva podemos mudar os rumos do planêta e do próprio sistema solar. Esta é a verdade!"

    Um abraço fraternal

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. a democracia faliu em Portugal , vivemos numa ditadura onde as injustiças sociais são bem notórias.
    foi -se a democracia, só tenho pena daqueles que ainda pensam que existe uma democracia em Portugal, só porque botam uma cruz de 4 em 4 anos.

    ResponderEliminar
  4. Acabo de saber que o Dr. Fernando Nobre decidiu candidatar-se à Presidência da República do país que espero seja apartidário nas suas posições e não represente nenhum partido da esquerda ou da diereita, para merecer o voto das populações. Terá seguramente o meu se fôr um candidato independente e não for concorrete do PS, PSD, CDS BE ou PCP.

    Portugal precisa de alguém que seja Nobre como o Presidente da AMI que tem dado sobejas provas de estar à altura de ocupar o mais alto cargo da Nação.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Fiquei muito contente com a candidatura de Fernando Nobre à presidência.
    Já tenho candidato!
    Que Deus ilumine o caminho dele, como tem feito, e ilumine também os portugueses na hora de votar.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails