terça-feira, 16 de março de 2010

OS IDOSOS DO MEU PAIS


Nenhum país que se considere evoluido ou avançado pode esquecer o bem-estar de seus idosos. Eles merecem de resto todo o respeito, carinho e atenção. Infelizmente tantos são esquecidos ou desprezados no país onde não são contemplados em nenhum programa de governo que pouco pensa nos velhinhos que vivem na solidão, seja nos lares ou em casas próprias onde se sentem sozinhos, alguns recebendo no entanto apoio domiciliar prestado por organizações de solidariedade social que tentam amenizar um pouco o problema dos Idosos em Portugal.

Lamentável é também o facto de seus próprios familiares se esquecerem dos idosos nos Lares onde os ‘depositam’ e acabam suas vidas ali, cheios de monotonia, numa rotina diária de sofá/cama, sentindo total abandono ou desapego dos que teriam alguma obrigação moral de os visitar assiduamente e lhes prestar mais atenção. Muitos morrem de desgosto ou de grande tristeza em seu coração.

Conheço casos que me fazem escrever este artigo, pois ele visa sobretudo sensibilizar a Sociedade para esta questão. De resto, os idosos não deviam ser considerados um ‘peso’ mas sim um valor social que engrandeceria qualquer país que lhes desse maior protecção. Por isso, deveria ser criada uma nova profissão (os Cuidadores de Idosos) com programas de formação especializada para lidar com seres humanos fragilizados, angustiados, sentindo-se mal amados, muitos sendo maltratados, devendo pois ser ajudados e protegidos, como desejariamos para nós um dia que cheguemos à mesmíssima situação.

Parece que os politicos do meu país não consideram a velhice um valor acrescentado na Sociedade, onde infelizmente só são válidos os que produzem riqueza e pagam seus impostos, enquanto os que terminaram sua actividade, por força da idade, ficam esquecidos ou desprezados, muitos dependendo da bondade ou solidariedade dos outros, quando deveria ser o próprio Estado a garantir seu bem-estar até ao fim da vida. Não basta encerrar Lares sem condições, há que investir em verdadeiras “Casas de Repouso” onde todos os idosos, sem excepção, possam viver em paz e tranquilidade e terminem seus dias com um sorriso de gratidão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. Caro Rui Palmela... é muito engraçado e curioso que os países com mais gente idosa sejam os países europeus (da europa ocidental nomeadamente) que são logo dos mais ricos do mundo e com melhor qualidade de vida... e os países com mais gente jovem sejam os países africanos (e também uns do médio oriente tipo iemen,oman e palestina) que são logo dos mais pobres do mundo e com pior qualidade de vida! Como é isto possível? Que explicação científica (de preferência) arranjas tu para este fenómeno? não é no mínimo curioso? Abraço! Continua assim! É de gente inteligente e bondosa como tu que este planeta precisa! FONTE: http://www.geohive.com/charts/pop_age.aspx

    ResponderEliminar
  2. Sim, é curioso, caro "Anónimo", que do mesmo modo nos paises mais ricos do Mundo morrem milhões de pessoas vítimas de doenças cardiovasculares e cancro (entre outras) por excessos alimentares, enquanto morrem de fome milhões de crianças nos paises pobres que referes onde bastaria metade da comida que se desperdiça diariamente nos paises da Europa Ocidental para evitar esse flagelo imoral.

    Aproveito para te dizer que os povos mais longevos do Mundo não são os europeus nem os americanos embora tenham sim melhor qualidade de vida mas também muita pobreza e miséria escondida.

    Já ouviste alguma vez falar dos Hunzas? São povos "pouco evoluidos" (segundo o nosso conceito de Civilização) que não conhecem a doença e morrem de velhos com idades que chegam aos 140 anos, com filhos vivos de 120. A sua qualidade de vida é excelente apesar de não terem carros a poluirem a atmosfera, não têm arcas frigoríficas para congelarem alimentos nem máquinas de lavar roupa ou louça, nem computadores e televisores de plasma para serem felizes.

    De resto, parecem ser as pessoas mais felizes do Mundo sem ter tudo isso que a nossa Sociedade precisa para viver. Como explicas isto cientificamente?

    Agradeço por fim o elogio que me dás sobre minha 'inteligência' que tenho o necessário para viver com 'bondade' para com todos os animais que merecem mas não para com todos os seres humanos que em verdade (diga-se) em muitos aspectos são bem piores do que eles.

    Abraço

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails