sábado, 6 de março de 2010

PORTUGAL, MEU PAIS ADIADO!


Como pode meu país progredir e dar estabilidade e segurança às suas populações com um clima de desconfiança nas Instituições e num governo que se justifica na incompetência de resolver problemas da Justiça que não funciona, do Desemprego e pobreza que vai aumentando, da Insegurança que as pessoas sentem, da Criminalidade que não é combatida eficazmente, da Indisciplina e violência nas escolas, etc., etc., a par da desconfiança de carácter de quem governa e devia estar acima de qualquer suspeição tornando-se alvo de tanta acusação?

Esta é sim uma crise que jamais vi no meu país desde os dias da Revolução em que vários governos sucederam ao longo de três décadas de Democracia depois da ditadura do “Estado Novo” que durou mais de 40 anos.

Muita gente já começa de resto a duvidar do benefício da ‘Liberdade’ conquistada num país onde os ricos hoje estão mais ricos e os pobres mais pobres, sendo verdade que muitos governantes são bem piores do que antes. De resto, o povo fala com razão ao ver tanto despesismo dos novos políticos (centenas) da AR e tantos Ministros e Secretários de Estado e gestores públicos com salários faraónicos enquanto os trabalhadores portugueses, a pagar para tudo isso, lutam e sofrem com dificuldades durante a vida inteira com risco de não terem reforma, sendo explorados até ao fim (até no caixão), enquanto os ‘eleitos’ se locupletam e gerem mal os dinheiros da Nação.

Mas eles sorriem, sorriem tanto, sobretudo falam muito, muito bem, impressionando sempre o povo ingénuo que vai acreditando nas ‘soluções’ que apresentam para resolver os próprios problemas que originam pouco se importando de resto com os mais carenciados e desfavorecidos em Portugal, meu país adiado, que se tornou numa ‘cloaca’ da Europa e precisa de novo ser levantado.

Para isso, é preciso reencontrar valores ancestrais e dignificar seu povo unindo-o e não dividindo-o como fazem os politicos profissionais em nome de seus interesses pessoais e não nacionais, estejam no governo ou na Oposição. Os eleitos do povo devem sobretudo respeitar seus compromissos e serem dignos dos lugares que ocupam, não dando aso a suspeições por envolvimento em casos polémicos, sendo investigados quando assim acontece, para apuramento da verdade que não deve ser omitida e sim divulgada mesmo antes de aparecer nos jornais ou na televisão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

7 comentários:

  1. Olá meu querido amigo Rui,

    Pois é, lendo teu relato, por um momento tive a "impressão" de estar lendo sobre o "Brasil".
    Se somos considerados "país irmão", infelizmente neste aspeto que você tão bem retratou, como sempre, identifico em muito, várias "semelhanças".

    Em nosso caso ainda, 2010 é ano de eleições, e sinceramente ainda não sei o que vai acontecer. Mas me preocupo e muito, pois vejo que a principal candidata à Presidência da República, uma guerrilheira de "dentes afiados", parece despontar nas pesquisas.
    Muito embora, eu não confie em pesquisas, pois nunca se sabe ao certo o quão reais são seus resultados e mais duvidoso ainda, é por quem são encomendadas.

    Vemos hoje aqui, um país tão carente de valores (hoje tão deturpados) princípios e ética, a corrupção correndo solta em vários setores da nossa sociedade, principalmente na política, onde milhões são roubados e "desviados" em plena luz do dia e dos "olhos" de todos, e onde ao mesmo tempo, os "ladrões" não pagam pelos crimes que cometem, não devolvem o que roubam dos cofres públicos, um país onde sustentamos crimonosos e suas famílias com "ajuda de custo", onde é gasto muito mais com um preso do que com Educação, é o mesmo país onde muitos se deixam corromper, por um tapinha nas costas, uma promessa de emprego para o "filho, tio, mãe, irmão, cachorro, papagaio, periquito", um país onde valorizam-se muito mais as telenovelas, reality shows, .. e onde no entanto, enquanto povo, temos muito ainda o que aprender no quesito "exercer a cidadania".

    Na verdade, não é só o teu país, "adiado" amigo Rui. Independente das diferenças culturiais particulares à cada um, na verdade a corrupção, o egoísmo, a ganância pelo poder, o olho voltado ao "próprio umbigo", mesmo que em detrimento de milhões de seres humanos, parece que infelizmente é o que têm falado mais alto, entre políticos e líderes de várias partes do mundo.

    E me atrevo a fazer uma relação estreita com todos os teus outros artigos, mesmo os de cunho espiritualista.
    Porque tudo o que vemos hoje, seja na política, sejam as manifestações da Natureza, enfim, tudo mesmo está interligado à forma como pensamos, sentimos e agimos, e reflete externamente, nosso modo interior de ser.

    Nestes tempos de "juízo final" estamos vendo de tudo e mais um pouco! Mas o que é pior mesmo, é ver que enquanto cidadãos do mundo, falando em "massa", não assumimos nosso papel neste mundo.

    Como você diz:

    "um clima de desconfiança nas Instituições e num governo que se justifica na incompetência de resolver problemas da Justiça que não funciona, do Desemprego e pobreza que vai aumentando, da Insegurança que as pessoas sentem, da Criminalidade que não é combatida eficazmente, da Indisciplina e violência nas escolas, etc., etc., a par da desconfiança de carácter de quem governa" - infelizmente não é "privilégio" só de teu país, meu querido.
    Temos um presidente que "não sabe de nada, não leu, não ouviu". Um presidente que assina documentos importantes e fundamentais "sem ler", como no caso do Plano de Direitos Humanos, que causou tanta polêmica (este é só um exemplo claro, pois a lista é infinitamente mais extensa).

    Mas em suma, acredito e reitero que só haverá mudança externa, quando todos mudarem seu interior. Acredito sim, que só uma reflexão profunda e uma mudança urgente de valores, como vc tão bem mencionou no texto acima, pode reverter esta situação.

    Enfim, acredito que Nasce um Novo Mundo, mas,... o Novo Homem, também têm de (re)nascer!!!

    Beijo em teu coração meu querido, desde aqui,
    deste lado do oceano.

    Lucy ♥

    ResponderEliminar
  2. e quem escolheu os governantes de Portugal? foram eles próprios que se auto elegeram? você não teceu criticas ao povinho rasca e ignorante que infelizmente temos. A meu ver , esses sim, são os grandes culpados da bagunça que você relatou.

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga Lucy,

    Sinto alguma tristeza em meu coração pelo que se passa no meu país. E tu também sentes certamente pelo que se passa no teu.

    Não vislumbro melhores dias e muitos conflitos sociais vão dar-se um pouco por toda a parte porque os homens nada aprenderam com a Crise Financeira Mundial, tal como não aprenderam com as 1ª e 2ª Grandes Guerras, pois continuam fazendo o mesmo e sacrificam sempre o povo que paga os erros dos poderosos e fraudulentos do dinheiro que obtêm grandes lucros com as crises e nada pagam e submetem os paises à sua ganância e ambição.

    Na Grécia o povo está reagindo nas ruas e na Islândia o mesmo está sucedendo e creio que vai suceder aqui no meu país e noutros que estão sendo 'apertados' para fazer sacrifícios que só beneficiam os ricos e não uma Sociedade mais justa que todos desejamos, e o mundo começa a entrar numa espiral de violência em que ninguém se entende e poderá originar-se de novo uma G.Guerra entre Nações.

    Entretanto penso que várias catástrofes vão ocorrer no Planeta e isso poderá mudar um pouco as coisas e obrigar os homens a perceber que afinal o dinheiro para nada serve e todos estamos no mesmo barco onde precisamos todos uns dos outros para ele não naufragar. Acho que me entendes?

    Um grande abraço do coração

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo querido de "além mar",

    Eu te compreendo muitíssimo bem sim! E tb compartilho desta tristeza que falas e sente o teu coração. E igualmente acredito, que infelizmente ainda veremos muitas coisas em proporções nunca vistas)acontecendo em todas as partes do mundo, sem poupar a ninguém: nem diferentes etnias, classes sociais, culturais, nacionalidade,etc. Nada!

    Nada e nem ninguém está imune a tais acontecimentos.
    Não existe hoje no mundo, um lugar a ser considerado "seguro", a não ser em nosso próprio interior, e por isso, a necessidade do "despertar de consciência".

    É aquele velho ditado: "se não aprende pelo Amor, ... aprende pela dor"!
    Mas não precisava ser assim. A sabedoria e a Misericódia Divina, tem sido muito "paciente" conosco. Mas de certo, estamos num momento, em que não dá mais para ficar em cima do muro e nem "empurrando com a barriga" (como dizemos aqui). Independente de nosso grau consciencial, todos temos "livre-arbítrio", cada um é responsável por suas escolhas, sejam elas felizes ou não.
    E de certa forma, como diz o Anônimo, é o povo que elege seus candidatos. Muitas vezes votamos em quem acreditamos que será "menos pior", e fará um melhor trabalho. Mas, podemos errar. Porém, votamos consciente.
    No entanto, a meu ver, a maior parte, faz aquilo q mencionei no comentário anterior: "vende" se voto, com interesse "favores" de políticos e canditados, que depois de eleitos, quase nunca cumprem o que prometem.
    Esse mesmo povo que elege dessa forma, a mim, igualmente ao canditado, tb não têm princípios, ética e nem caráter, pois deixam--se corromper tanto quanto.
    E estamos todos cansados de fazer sacríficios, em "prol" dos bolsos destes gananciosos corruptos. Esta é a verdade. Pois nós, como muitos, sacrificamos nossos salários, nossos rendimentos, etc. Mas e o que dizer daqueles nosos irmãos, em tantos cantos do mundo, que pagaram e ainda pagam o milionárioooo salário destes políticos, com o próprio sangue derramado por terra?!!!

    Mas, como você tão bem colocou, e como tão bem te compreendo meu amigo, a questão aqui já nem é mais política.

    Cabe-nos, fazermos a nossa parte, buscando sempre o máximo possível nosso equilíbrio interno, buscarmos a conexão com a "Fonte", continuarmos tb com nosso humilde porém necessário trabalho, ainda que por vezes pareça que jogamos "pérolas aos porcos", como disse o querido Antonio Maria Claret, em outro artigo teu.

    Mas, de certo tb que ainda encontramos outros seres e Corações que vibram no mesmo desejo de um mundo melhor e de verdadeira Paz.
    Nos juntemos então.

    Beijo no coração, meu querido,
    direto do meu.

    Lucy

    ResponderEliminar
  5. Estás certa em tudo o que dizes, Lucy amiga, irmã de jornada nesta vida, e nada mais tenho para acrescentar ao nosso frutuoso diálogo sobre algo que só o tempo nos irá mostrar.

    É bom estarmos juntos e atentos ao desenrolar dos acontecimentos que daqui em diante todos os paises vão atravessar.

    A minhão visão do futuro, porém é de esperança e verdadeira Ordem Mundial em toda a face da Terra onde todos os Povos serão irmanados pelo mesmo sentimento comum de Paz e Harmonia Universal. Sobre isto gostaria que lesses minha mensagem de um "Mundo Novo" no qual acredito após os acontecimentos há muito profetizados para o século actual. Primeiro lê minhas "breves palavras" nesta página do meu site pessoal: http://www.novaera-alvorecer.net/breves_palavras.htm

    Recebe o meu abraço fraternal e um beijo em teu coração deste amigo e irmão de caminhada que se dá pelo nome de

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  6. Nita Ferreira08 março, 2010

    Rui,

    que não esmoreçam as palavras e não doa a voz a quantos que, como tu, bradam por justiça e clarividência nesta sociedade de mentira, hipocrisia, oportunismo, corrupção e sei lá mais o quê, que dói ver de tão impune que prossegue neste nosso país adiado, como muito bem dizes. Não sei onde vamos parar mas sinto que algo tem que mudar drasticamente porque seguir este rumo começa a ser inviável e impossivel. O saco de gatos está roto e já não suporta muito mais, creio.

    Bem hajas e feliz semana

    ResponderEliminar
  7. Meu querido amigo e irmão do Coração,

    Pois sim, compartilho da mesma visão de futuro que tens, e que também "é de esperança e verdadeira Ordem Mundial em toda a face da Terra onde todos os Povos serão irmanados pelo mesmo sentimento comum de Paz e Harmonia Universal."

    E com o maior prazer e atenção, vou ler sim o artigo "Mundo Novo" e as breves palavras, que nele indica. Continuemos juntos nesta jornada.

    Muito obrigada Rui!!!

    Aceito, recebo com muito gosto e retribuo-lhe o abraço amigo e o beijo no coração, junto à minha grande estima por ti, e por teu excelentíssimo trabalho, meu querido!

    ♥ Lucy "Sem Fronteiras" ♥

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails