quinta-feira, 18 de março de 2010

PORQUE NÃO CASAM OS PADRES?


Tem sido notíciado ultimanente os escândalos na Igreja Católica onde muitos 'representantes' de Deus abusam sexualmente de crianças que ficam marcadas pela vergonha ou traumatizadas para o resto da vida.

O Vaticano pede desculpa pelos clérigos pecadores ao mesmo tempo que indemniza as vítimas ou suas familias, mas isso não apaga o 'pecado' de fornicação praticado por celibatários com meninos e meninas dentro da própria Religião.

É caso para perguntar: porque não casam os padres e constituem familia honradamente? Era bem melhor do que terem comportamentos indignos com crianças, mantidos em segredo ao longo do tempo mas começa agora a tornar-se conhecido publicamente.

Penso, de resto, que a Igreja Romana devia rever a questão do Celibato que foi imposto pelo Concílio de Elvira no ano 306 d.C. com fins religiosos de entrega total a Deus, mas nem todos os sacerdotes conseguem lidar com sua “abstinência sexual” a vida inteira e acabam tendo comportamentos desviantes contrários ás doutrinas da fé que abraçaram e por fim mancharam .

S. Paulo (o grande Apóstolo de Cristo) há muito conhecia e percebia tudo isto e por isso numa de suas cartas a Timóteo ele dizia mesmo que... “os bispos e diáconos devem ser casados, maridos excelentes, irrepreensíveis, bons chefes de família, pais de filhos, honestos e sinceros, para servir a própria Igreja”. Concordo absolutamente!

Na primeira Epístola, cap. 3 – versículos 2 a 16, também se lê que os bispos e diáconos não devem ser dados ao vinho (o que nem sempre acontece), não cobiçosos, não soberbos, não contenciosos, não avarentos, de torpe ganância, etc., etc..

Ora, o Celibato não evita tudo isto, antes pelo contrário, há muitos sacerdotes cujos desequilíbrios psíquicos ou emocionais por causa disso podem desvirtuar, dentro da própria Igreja, os reais e verdadeiros ensinamentos de Cristo. Paulo tinha razão. De resto, ele mesmo dizia que "é melhor casarem do que se abrasarem"... muito menos com crianças.

Por isso, voltando ao princípio desta questão, pergunto: Porque não casam os Padres?

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

18 comentários:

  1. Rui, o que é que o celibato tem a ver com a pedofilia? E o abuso sexual?

    Nada a ver... O celibato não provoca isso.
    Se eles quisessem "fornincar" como o Rui diz, faziam-no com mulheres ou homens de idade adulta e não com crianças...

    Entende onde quero chegar?

    Muitos associam a homossexualidade á pedofilia. Eu so de saber que só na Irlanda mais de 300 Padres (os que se sabem) abusaram de crianças digo antes que ser pedofilo é ser catolico...

    Paz bem e harmonia,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristiano,

    Embora o Celibato não tenha uma relação directa com a Pedofilia, pode no entanto contribuir para comportamentos de abuso sexual com crianças como infelizmente tem acontecido.

    Se me disseres que também muitos casos de abusos sexuais com crianças são praticados pelos seus próprios pais ou familiares em casa, direi que isso resulta também de desejos e emoções sexuais descontroladas desencadeadas por outras questões que não o 'Celibato' como é evidente.

    Mas creio piamente que no caso dos Padres tem a ver com esta questão, e muitos escolheram crianças talvez por serem amorosas por natureza e cederem facilmente aos seus desejos, julgando também que nunca seriam descobertos, como de resto acontece com outros pedófilos.

    Só que, esquecem que um dia acabam por ser denunciados pelas próprias vítimas já adultas como tem acontecido na Irlanda e noutros países como no Brasil e Portugal no caso "Casa Pia" e etc. e tal.

    Enfim, amigo, no caso dos Padres é mesmo preferivel que muitos se casem e constituam familia, em vez de se abrasarem ou satisfazerem abusando sexualmente de crianças.

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  3. religião é controlo da mente. é uma treta! só serve para manter o rebanho submisso e cego! o povo devia era fazer reiki, terapias alternativas e ligar-se mais à espiritualidade (alma) e natureza... meditação, etc! ISSO SIM! RELIGIÃO É OBRA DOS LUCIFERIANOS.

    ResponderEliminar
  4. antonio maria claret soares de marialva20 março, 2010

    Amigo Rui.

    Estando eu a pensar daquela forma que tu conheces, nem vou comentar o último artigo do Anônimo, mas vou aconselhá-lo a estudar um pouquinho de filosofia, teologia e ocultismo vez que na internet existem inúmeros "sites" nestas matérias.

    Subscrevo na íntegra as palavras do amigo e irmão que fala em teu texto com muita sabedoria e conhecimento que é próprio do Rui Palmela que conheço(on line), é claro.
    Acrescento tão somente - e é com pesar que o faço - que o celibato foi instituido pelos judeus ditos cristãos juntamente com vassalismo romano de Constantino por razões meramente econômicas, contrariando frontalmente todos os ensinamentos do fundador do cristianismo Saulo de Tarso bem como de seu antecessor Jesus.
    Contudo, o celibato foi o grande responsável pela agregação de poder econômico da igreja, semelhantemente ao sionismo judeu que nem um nem outro dividem as riquezas, mas concentram-nas nas mãos de poucos. Este é o berço onde nasceu o filho dileto de todo o mal praticado por ambos (sionismo e igreja) que disvirtuaram a essência do cristianismo natural. Metafóricamente falando, Cristo foi morto três vezes: Primeiro pelos seus pares judeus na pessoa de Caifás que ainda vive como o Príncipe das Trevas (não Lucífer).
    Segundo, pelos Romanos de um império falido e vassalino (EUA, daquí à alguns poucos anos). Terceiro, pela Igreja, que de Santa e Madre, nunca teve nada.
    Tríade de maldição que Jesus passou e ainda passa.
    Na linearidade do tempo da nossa terceira dimensão densa, os mortos que enterrem os mortos, parafraseando o Mestre Crístico.
    Inadimissível, incongruente e real insentatez, é o Papa (um dos meus) rsrsr, ainda manter o celibato que é um "circo de horrores e afronta à natureza humana", nos dias atuais, onde a mentira e o engano está em franco processo de putrefação.
    Ora, manter as fossas de merda do passado abertas para que todo fedor impregne o Planêta, é o mesmo que desenterrar todos os cadáveres do dito e duvidoso Holocausto,(perdoem-me a nojenta franqueza).
    A história passada só nos é util para corrigirmos nossos desvios atuais e o futuro é incerto e não sabido como diz um meirinho brasileiro.rsrsr.
    Portanto, tanto a Igreja, como o sionismo, insistem em "malhar em ferro frio" e...a cada batida do matelo disseminam energias deletérias do que não é mais nada...mas que engripam as rodas da carruagem dos tempos.
    Dessa forma, nem Deus, nem Lúcifer, nem Anjos ou Ets, são responsáveis por tais mazelas, sendo nós mesmos os culpados, mantenedores destes frutos podres oriundos de árvores que já viraram carvão nas mãos dos predadores da Divina Natureza.
    Só isso!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. o celibato nada tem a ver com a pedofilia dos padres. A policia Judiciária descreve que o perfil do pedófilo é ; homem casado, com filhos. a maioria dos pedófilos que a PJ captura são casados e têm filhos. logo a sua teoria cai por terra. não vai ser com o casamento que os padres deixam de ser pedófilos. essa ideia de ser solteiro logo tem tendência a ser pedófilo é absurda , ultrapassada e desmitificada muitas vezes pela PJ e por psicólogos.

    ResponderEliminar
  6. a pedofilia nada tem a ver com a falta de sexo ou com a falta de afectos.... o casamento dos padres não resolveria o problema da pedofilia na igreja católica.
    a pedofilia é uma desestruturação a nível sexual\mental, a maior parte dos pedófilos são casados e vivem com uma mulher, só por isso explica que o celibato nada tem a ver com a pedofilia. A mesma ideia errónea se tinha há uns tempos, em que os homens sem namorada ou sem esposa tinham mais tendência a ser violadores, mais uma mentira
    disseminada pelo povinho burro e atrasado. e hoje em dia que não se caia na mesma burrice fazendo uma associação entre pedofilia e celibato.

    ResponderEliminar
  7. "a pedofilia é uma desestruturação a nível sexual\mental, a maior parte dos pedófilos são casados e vivem com uma mulher, só por isso explica que o celibato nada tem a ver com a pedofilia"...

    Claro que não existe uma relação directa, causa/efeito, sobre celibato e pedofilia, caro "Anónimo", mas contribui sim e bastante para essa situação, como de resto contribui para outros comportamentos desviantes de ordem sexual, como de resto acontece com padres gay assumidos devido à tal "desestruturação a nível sexual\mental" que refere e pode ter várias origens, desde kármicas até ao próprio desejo de experiências 'pecaminosas' cada vez mais permissivas no século actual onde o conceito de Liberdade se confunde com práticas libertinas da Sexualidade, numa falsa libertação de preconceitos e tabus que aumentam a INIQUIDADE.

    É isto que penso.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  8. Mais creio que muitos padres "destruturados" mental e sexualmente, poderiam ter melhor controle de seus impulsos se podessem casar e tivessem uma relação conjugal normal e uma familia estruturada e assumida com dignidade, em vez de se 'abrasarem' ás ocultas como acontece com tantos, sendo a pior maneira aquela que vem sendo conhecida ultimamente de padres que praticam sexo com crianças, tal como outros homens sem formação moral e espiritual que nem acreditam em Deus ou simplesmente perderam referências e valores éticos cada vez mais em Crise no século actual.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  9. você relacionou a homossexualidade dos padres com o celibato . não subscrevo o seu ponto de vista e julgo inútil e perda de tempo estar me a explicar.

    ResponderEliminar
  10. você fez uma pergunta; porque não casam os padres, agora eu tenho outra para si; qual é o salário médio de um padre por mês? e quem lhe paga esse salário?

    a todas a essas perguntas eu nao tenho respostas.... será que você me poderia dar algumas respostas?

    1 abraço

    ResponderEliminar
  11. Senhor bloguista:

    A imagem que serve de introdução a esta mensagem é infeliz , você colocou todos os padres no mesmo saco com essa imagem. E as imagens valem por mil palavras, não é senhor bloguista? peço -lhe que se tiver consideração pela maioria dos padres [ maioria essa que não é pedófila ] que retire esta imagem. Obrigado e que Deus o acompanhe.

    ResponderEliminar
  12. Caro senhor "anónimo", neste Blog sou eu que escolho as ilustrações para meus textos e não creio que os padres verdadeiros se sintam incomodados com a que coloquei neste tema, tanto como você se incomodou.

    Claro que a maioria dos sacerdotes não são pedófilos nem homossexualmente assumidos, sendo ambos os casos contrários à moral e ética cristã, de tal modo que o Papa Bento XVI pretende agora colocar alguma ordem no seio da Igreja que tem vindo a perder sua verdadeira imagem por causa disso.

    Tenho o maior respeito, de resto, pelos sacerdotes (católicos apostólicos romanos ou outros) que escolheram o caminho religioso, assumindo com honra e dignidade a missão para a qual se sentiram chamados pelo sentido da fé que prosseguem até ao fim sem macular a Igreja à qual pertencem. Porém, os falsos clérigos acabam sempre por surgir à luz do dia, revelando seu lado pouco religioso com tantos casos de Pedofilia.

    Por isso resolvi escrever sobre este assunto e manifestar a minha própria opinião. Se não lhe agradou, paciência, o meu objectivo não é escrever para agradar a toda a gente, mas sim para incomodar algumas mentes e fazer despertar outras.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  13. Já agora, se lhe incomodou tanto a foto que coloquei no texto, como reagiria então se eu colocasse o vídeo com imagens chocantes que passou na televisão brasileira e corre mundo na Internet de um padre apanhado em flagrante, praticando sexo com um rapaz do qual abusou durante anos?

    Claro que preferi não ir por aí. Tenho ainda alguns escrúpulos, apesar de você julgar que não!

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  14. Meu caro Rui,

    Apenas vim para 'assinar embaixo' dos teus comentários, e do teu artigo tb, incluindo a "foto" de ilustração por ti escolhida!

    Compreendi perfeitamente o teu ponto de vista, como dos demais que aqui comentaram e óbviamente concordo que Celibato não tenha uma relação direta com a Pedofilia.
    Mas há muito, que eu tb sempre acreditei que padres deveriam se casar sim. Essa velha desculpa de que se casaram com "DEUS" chega a ser uma afronta.

    E creio tb que deveriam se casar pq, afinal como pode um celibato, querer orientar os seus seguidores quanto a lida com problemas em família, orientar na educação dos filhos alheios, se ele mesmo não tem a sua própria, não constituiu uma, e não tem essa vivência no dia a dia???

    Claro que para toda regra há exceções e não gosto de generalizar em nada, mas neste caso concordo contigo.

    Já quanto ao Papa e a igreja enquanto instituição, está mais falida do que nunca, e igualmente por verem que estão perdendo território, é que desesperadamente 'atiram por todos os lados" agora, assim como foi feito aqui no Brasil, o ridículo 'acordo' mais conhecido como 'Concordata Brasil & Vaticano" que está dando 'pano pra manga".
    Com todo meu respeito aos queridos amigos católicos que tenho, quero mais é que este Papa acobertador (cuja cara e sorriso nunca me enganaram) e mais todos estes pedófilos sejam desmascarados, e tb punidos todos aqueles que acobertam e acobertaram no passado casos como esses, tal qual fez Bento acobertando seu irmão.

    Sem contar que li uma entrevista dia destes que me deixou enojada, de uma mulher vítima da pedofilia que lhe foi aplicada por uma freira, quando ela era apenas uma criança. Esta mulher dizia que não aceitava as "desculpas" de Bento XVI e que gostaria de falar 'cara a cara' com ele e contar-lhe todos os abusos que esta freira lhe havia cometido. E chega a ser irônico como Bento se parece com o Lula no quesito "não sei de nada, não vi nada, nunca soube de nada.."

    Por essas e outras, que desejo imensamente mesmo, ver essa hipocrisia e crimes pedófilos encobertos há séculos pelo Vaticano e pela igreja, virem à tona ao mundo, e que estes escandalos todos, façam a humanidade acordar.

    Um grande abraço daqui deste lado do oceano meu querido amigo do coração!

    Lucy

    ResponderEliminar
  15. Estou completamente de acordo com tudo o que dizes, minha amiga Lucy, e pouco mais tenho a acrescentar ao teu comentário que no entanto poderei concluir com umas palavras de Jesus Cristo que dizia: "Ai dos que não recebem os pequeninos (as crianças) em meu nome, porque bem melhor seria que colocassem uma mó de azenha no pescoço e se escondessem no fundo do mar"...

    Mas os padres pedófilos, interpretando mal outras de Jesus que dizia: "vinde a mim as criancinhas"... resolveram praticar sexo com elas!

    Enfim, que o Papa actual tenha alguma coragem e sabedoria suficiente para reconhecer seus erros do passado e limpe a Igreja que dirige no presente que está cheia de escândalos escondidos por muito tempo.

    Mas, tal como Jesus dizia também no seu tempo "Nada há em oculto que não se venha a conhecer", está chegando o tempo em que tudo isto e muito mais se virá a saber.

    Um abraço do coração e

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  16. existem pastores evangélicos CASADOS com MULHERES , acusados por pedofilia..!!!!!..tanto nos EUA como no Brasil.

    ResponderEliminar
  17. celibato não tem nada a ver com pedofilia, pois há padres que mesmo tendo casos com mulheres mais velhas se envolvem com adolescentes menores de idade,portanto serem casados não os impediria de pularem a cerca. Ou por acaso homens casados são santos, me aponta um.

    ResponderEliminar
  18. vai chegar o dia em que vão dizer que só padres é que são pedófilos, é bricadeira ou piada. Agora só falta dizerem que é o casamento que salva e não Jesus Cristo.Vamos ser realistas a pedofilia existe em todos os grupos sociais, não é mérito de padres.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails