terça-feira, 13 de abril de 2010

PEDOFILIA E HOMOSSEXUALIDADE, QUAL A RELAÇÃO?


O cardeal Tarcisio Bertone, o “número dois” do Vaticano, disse numa conferência de imprensa no Chile que há uma «relação entre pedofilia e homossexualidade» tentando dalgum modo rodear a questão dos padres pedófilos que têm abalado a Igreja Católica que está passando pela pior fase de sua existência.

«Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há uma relação (directa) entre o celibato e a pedofilia, enquanto muitos outros disseram que há uma relação entre pedofilia e homossexualidade», afirmou o Secretário de Estado do Vaticano.

Esta tese já provocou as mais diversas reacções em particular das Associações Gays que acusam a Igreja de estar criando de novo um clima de ódio contra os homossexuais, quando na verdade a maior parte dos presos pelo crime de Pedofilia (abuso sexual de crianças) são heterossexuais, inclusive seus próprios pais. Nisto têm razão!

A verdade é que o psiquiatra Álvaro Carvalho, que acompanha várias vítimas no processo Casa Pia, considerou que as declarações do “número dois” do Vaticano, relacionando a pedofilia à homossexualidade, não fazem sentido. Em declarações à TSF (Rádio Noticias) ele diria mesmo que «A maioria das situações de abuso sexual decorrerão em meio familiar por pessoas que são heterossexuais e por vezes, há coincidência entre abuso sexual e homossexualidade e por vezes há coincidência entre abuso sexual e celibato», referiu.

Ora, isto deveria ser considerado pela Igreja que em vez de apaziguar e resolver as coisas da melhor maneira está provocando maior descontentamento e mal-estar com declarações insensatas e desprovidas de fundamentos válidos só para tentar explicar desesperadamente os escândalos da Pedofilia no seu seio duma forma que pode causar mais dano à imagem da “Santa Igreja” onde o escândalo e o pecado é enorme.

De resto, parece estar a cumprir-se umas palavras de Jesus que dizia “Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se”... e nisto o Papa Bento XVI devia reflectir profundamente para perceber melhor que "nada acontece por acaso" e é na própria Igreja que se concentram hoje as atenções (pelos piores motivos) retirando-lhe aquela credibilidade ou ‘autoridade’ que manteve durante séculos praticando abusos em nome da Religião, como foi o caso da Inquisição, de que já pediu perdão, sofrendo agora novos julgamentos que chegam do mundo inteiro, inclusive dos homossexuais que acusam Tarcicio Bertone de estar criando ódio e lançando a confusão.

Enfim, parece que a Igreja (tal como a conhecemos) está chegando ao seu fim como de resto falam as profecias de S.Malaquias falando de um último Papa que sucederá ao actual e terminará com isso o papado de Roma para dar lugar no futuro a uma Nova Igreja com mais Rigor, mais Verdade, mais Justiça e Santidade, Comunhão e Espiritualidade. Da velha restarão apenas os fundamentos de Cristo que nada tem a ver com a Igreja do Vaticano que tenta agora tudo por tudo para manter sua imagem viva intocável como Intituição de grande poder temporal. Mas parece que seu reinado está terminando, tal como rezam as profecias que o Papa actual bem conhece, estando também ele sendo acusado de ter mantido em segredo por muito tempo os casos que sabia de Pedofilia no seio da Igreja, que só a força das circunstâncias obrigaram a ter de falar deles por terem surgido provas e testemunhos em vários órgãos da Comunicação Social.

Penso que o Cardial Bertone (um dos responsáveis que sempre se opôs à divulgação), complicou agora ainda mais toda esta situação com a sua afirmação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

12 comentários:

  1. A Igreja Católica como está a perder a credibilidade, usa os mais "pobres e oprimidos", tentando virar a cabeça das populações para que estas "odeiam" quem tem menos culpa neste assunto, nós os homossexuais...
    Assim tenta elevar-se moralmente (o que já vai ser difícil tamanhos os números de escândalos de pedofilia).

    Como Homossexual sinto me revoltado com essas palavras vindas de um ser humano tão Ignorante como uma pedra.
    Eu sou homossexual e não sou Pedófilo e abomino os pedófilos.

    Apenas sei que nós vêmos nos outros o que nós somos... Por isso, será que com tamanhos escandalos não sera conveniente dizer por muito que magoe quem não merece de que SER CATOLICO É SER HOMOSSEXUAL?

    Fica a duvida que um dia vira a ser respondida...

    Paz bem e harmonia,

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  2. Toda esta história é lamentável e profundamente triste.
    Sem dúvida que homossexualidade e pedofilia são coisas diferentes; muito infeliz esta declaração do cardeal Bertone...

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com vocês, caros amigos Cristiano e Fernanda.

    É certo que esta questão da Pedofilia no seio da Igreja Católica está tendo muita visibilidade e sendo aproveitada pelos seus inimigos para a condenarem e destruirem. Porém, penso que bem pior fazem os altos dignitários de Roma com afirmações irresponsáveis sem medirem as consequências de suas palavras, tal é o desespero que sentem ao pretenderem defender de qualqwuer modo a grande Instiruição secular.

    Há dias também um outro membro próximo do Papa fez um discurso disparatado que depois teve de pedir desculpa pelas suas palavras insensatas.

    Tudo isto mostra um grande desespero na tentativa de manter o bom nome da "Madre Igreja" que afinal é falível e está perdendo credibilidade.

    Começam a ser dignos de pena estes homens que se julgavam intocáveis e tremem perante os julgamentos do mundo que lhes aponta o dedo pelos seus erros e pecados de omissão.

    Pausa para reflexão!

    Abraços

    RP

    ResponderEliminar
  4. Richar Darkins, um dos maiores ateus de todos os tempos e que muitos tem levado para esse caminho de "perdição", entrou com um processo crime contra o Papa, por crime contra a humanidade...

    E já tem milhões de apoiantes...

    Sendo que existem tantos Ateus como Católicos, acho que o Papa poderá vir-se a dar mal...

    Paz

    Cristiano

    ResponderEliminar
  5. Parece-me um pouco exagerado e despropositado esse abaixo assinado de Richar Darkins que acusa o papa de "crime contra a Humanidade", não achas Cristiano, pois Bento XVI em nada se compara com os criminosos de guerra (como George Bush, por exemplo e outros responsáveis por tantos crimes e mortes no nosso tempo -traficantes de Droga e etc.) que vivem impunes gozando a vida sem ninguém pretendendo acusá-los de nada. E já agora, o que me dizes sobre os abortos (que o Papa condena) praticados todos os dias no mundo inteiro, inclusive no nosso pais?

    Sabes, Cristiano, esta humanidade está mesmo precisando duma grande "sova divina" que Deus tem protelado e creio que está chegando o dia e a hora de dar aos homens uma grande e necessária lição. Decerto esses milhões de ateus que referes, tal como os milhões de crentes (inclusive o Papa), TODOS temerão o momento em que Deus colocará ordem neste Mundo que sofrerá uma grande Renovação.

    RP

    ResponderEliminar
  6. antonio maria claret soares de marialva14 abril, 2010

    Amigo Rui.

    Entendo que a relação entre pedofilia, homossexualida e também o celibato são "circunstantiais' e co-incidências relativas a cada caso. Assim como existem homossexuais pedófilos, também existem aqueles que não são, ocorrendo da mesma forma com os celibatários. Quanto ao pronunciamento do Cardeal, é evidente que o mesmo procura defender a instituição da qual é um chefe e esta é sua obrigação.

    Por outro lado, pedófilos e toda a infinidade de desvios sexuais existem em qualquer grupamento humano inclusive religioso, não sendo exclusividade da Igreja Católica, posto que entre Evangélicos ocoore o mesmo.
    A verdade é que está a ocorrer um verdadeiro "bombardeamento" contra a Igreja Católica, que entre êrros e acêrtos, difundiu a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo pela maior parte do Planêta e nós ocidentais fomos educados sob seus auspícios dentro dos melhores e mais rígidos padrões de moralidade, caridade e fraternidade humanas por mais de mil anos. Com seu enfraquecimento no pós-guerra e o auge dominatório dos ILLUNMINATIS (favor não confundir com o comum do povo Judeu ou com a Maçonaria), aliados aos Comunistas ATEUS da época, literalmente, "viraram o Ocidente de pernas para o ar", disseminando a imoralidade, o egoísmo, a corrupção, o consumismo desenfreado, o consumo de drogas pesadas, crimes de toda a espécie, tudo em nome de uma pseudo-liberdade que nos levou ao CAOS no qual vivemos nos dias atuais.
    Portanto, nem o CAOS, nem as TREVAS, têm como morada as religiões do mundo, posto que sem elas o Planêta já teria sido despedaçado há tempos. E foi graças à Igreja Católica que a filosoifia e o amor Cristicos se manteve até agora arraigado nos corações humanos, mantendo a chama da Esperança e da Fé num futuro de Amor e Fraternidade Universal.
    Quanto aos ateus do tipo Darkins citado pelo amigo Cristiano, "que vão para o inferno, antes que eu me esqueça de dizer..." Esclareço que não cometo crime contra a crença religiosa, posto que ateísmo não é religião, mas pura e singela Imbecilidade!
    Despulpem o desabafo.
    Abraços ao irmão Rui e a todos.

    ResponderEliminar
  7. Bom amigo António Marialva,

    Começo por agradecer teu comentário exprimindo pontos de vista com os quais perfilho concordando que os "desvios sexuais existem em qualquer grupamento humano inclusive religioso, não sendo exclusividade da Igreja Católica, posto que entre Evangélicos ocorre o mesmo".

    De resto fiquei estarrecido com o que se passa dentro da própria Religião Muçulmana a este respeito onde o casamento de adultos com crianças de 4 aos 10 anos é consentida e naturalmente os actos sexuais com elas. Tenho de resto um artigo neste Blog sobre o assunto que podes ver aqui: http://alvorecer-escriba.blogspot.com/2009/10/um-vazio-no-tempo.html

    Mas, é claro, os ateus como esse Richar Darkins nada dizem nem fazem nenhum abaixo assinado condenando esse crime de Pedofilia abençoado ou atentado contra a Humanidade. Falta-lhes coragem para o fazer!

    Sim, é um facto que a Igreja Católica está no alvo dos seus inimigos que se aproveitam para atirar-lhes pedras sem estarem limpos de pecado para o fazer, sejam ateus ou crentes em Deus de outras Religiões.

    O facto é que este Cardeal Bertone devia estar calado por ter sido ele o pior responsável de encobertamento de que o Papa hoje é acusado sobre aqueles casos das 200 crianças surdas abusadas sexualmente por um padre pedófilo que não sofreu qualquer condenação.

    Sinceramente vejo no rosto deste Monsenhor Bertone mais sombra do luminosidade de alma para ocupar tão alto cargo no Vaticano. Aliás, não é de admirar que assim seja pois aquele império nada tem a ver com a Verdade e Simplicidade de Cristo. Certo?

    Já leste o livro "O Vaticano Contra Cristo"? É uma denuncia do que se passa no interior do Vaticano. Não, o livro não foi escrito por nenhum ateu ou inimigo da Igreja, mas sim por um grupo de 20 Prelados do Vaticano ao serviço da Cúria Romana, com o pseudónimo "I Millenari" que tiveram a coragem de denunciar jiogos e conluios do poder, tráfico de influências, comportamentos dúbios e escandalosos,as mentiras, a promoção de incompetentes servis, os privilégios duma casta clerical, etc., fora do projecto dos Evangelhos de Jesus Cristo.

    E pronto, meu querido amigo, fica aqui mais este meu desabafo que junto ao teu.

    Meu grande abraço

    RP

    ResponderEliminar
  8. João T. Berso14 abril, 2010

    Parabéns pelo artigo!

    O que chama mais atenção para a pedofilia dos padres - atuais - é que as suas vítimas mais acessíveis eram de fato os meninos acólitos e outros. Como por conta do celibato por muito tempo a Igreja foi um refúgio autorizado para os homossexuais trancados nos armários por suas famílias, um certo número de pedófilos pode ser homossexual, assim como outros pedófilos seriam bissexuais ou tentariam as meninas.

    Se olharmos para certo caráter de denúncia da literatura "libertina" do século XVIII, quando grande número homens heterossexuais eram compulsoriamente destinados desde tenra idade ao sacerdócio... veremos uma outra face desse abuso sexual, sem falar nas freiras... Porém, além do campo encarquilhado da Igreja Católica, conheço de perto vários casos dentro de evangélicos pentecostais, tanto "parentes" ou não... de vítimas de ambos os sexos... Há uma espécie de deformação de caráter desse tipo de gente cujo prazer está em submeter inocentes, "miniaturas" de gente ainda... É um absurdo querer desviar o tema para a opção de gênero do indivíduo, seja ele hetero ou não... ...é ofensivo jogar sobre os homossexuais uma 'predisposição' à torpeza do comportamento "sedutor abusivo" envolvido na pedofilia!

    O seu texto ao fazer referências às profecias contextualiza a crise dentro de um campo maior de toda essa derrocada das vestimentas com que se pretendeu, desde a morte de Jesus, abafar o poder genuíno de sua mensagem...

    Nesses casos, me pergunto porque não fazem esses religiosos com tais criminosos, uma leitura "fundamentalista" da Bíblia? Afinal, Jesus, o bondoso Messias, ele mesmo disse com todas as letras num evangelho autorizado... "SE ALGUÉM FIZER CAIR EM PECADO UM DESTES PEQUENINOS QUE CRÊEM EM MIM, MELHOR FORA QUE LHE ATASSEM AO PESCOÇO A MÓ DE UM MOINHO E O LANÇASSEM NO FUNDO DO MAR. (Evangelho segundo Mateus, capítulo 18, versículo 6).

    Nessas horas... aí esquecem o que defendem quando a interpretação lhes interessa...

    JT

    ResponderEliminar
  9. E como se explica a apetência dos pedófilos EXCLUSIVAMENTE por menores de idade de sexo feminino? é um facto, muitos pedófilos só abusam de meninas e nunca de meninos, onde se enquadra a homossexualidade e a pedofilia nestes casos?

    ResponderEliminar
  10. Antonio Maria Claret, o "Inferno" não existe... Existem sim estados transitorios de alma...

    Deus é amor, logo o amor não consentiria com essa palavra feia, o Inferno, criado apenas para que o temessem... (Sabe assim já havia uns trocos a mais nos bolsos da Igreja e tal... Enfim)...

    Rui, acho muito bem que Richard Darkwins faça o que bem entender, ate porque o papa encobriu muitos e muitos casos de pedofilia, nada fazendo...

    Tendo ele ate conhecimento de um padre que abusou de crianças em 1978 e só agora ter feito alguma coisa, porque este escândalo rebentou...


    Quanto á homossexualidade digo-lhe porem ,q ue fico triste e muito ofendido por tais palavras desse ser que as proferiu...
    Não acho que mereça ouvir tais coisas, ainda para mais vindas de um ser huamano que deveria servir para o bem e não provocar mais odios e guerras que existem contra os homossexuais...

    Porem os tempos finais desta historia aproximam-se a largos passos...

    O barco esta prestes a tombar...

    Paz

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  11. isso é o princípio do plano da elite illuminati que visa instaurar uma só religião global!!! é apenas o início! primeiro começam por descredibilizar a Igreja Católica porque tem mais seguidores do que qualquer outra religião... as outras por sua vez serão mais fáceis de descredibilizar!!!!

    ResponderEliminar
  12. Hoje a informação é tanta que só lemos o que os grandes 'opinion makers' dizem, só entendemos o que queremos (e o que nos dá jeito) e nem nos damos ao trabalho de tentar descobrir a verdade. Neste caso concreto, nem nos damos ao trabalho de tentar entender com rigor o porquê destas declarações deste cardeal. Daquilo que li, entendi o seguinte:
    1º) O cardeal estava a reflectir sobre a Igreja e não sobre o mundo em geral. Isto é, estava a falar partindo da triste experiência da Igreja Católica. É interessante que a este propósito todos estão prontos para lhe atirar pedras, mas ninguém está disposto a ouvir o que a sua experiência (que é bem real) diz.
    2º) Ele partiu fundamentalmente dos dados que tinha sobre essa mesma Igreja. E quais são estes dados? Basicamente dois, a saber:
    a) O Relatório da John Jay College of Criminal Justice sobre os abusos sexuais por parte de clérigos, ocorridos nos EUA entre 1950 e 2002, e encomendado justamente pela Igreja deste país. Diz que mais de 80% dos casos de abuso eram respeitantes a práticas homossexuais.
    b) Partiu também das estatísticas das acusações que o próprio Vaticano tem em mãos. Essas mesmas estatísticas foram e trazidas a público no mês passado pelo Promotor de Justiça da Congregação da Doutrinda da Fé, o Mons. Charles Scicluna. Diz que entre 2001 (data em que a Santa Sé se tornou responsável directa por estes casos) e 2005 cerca de 60% dos casos referem-se a indivíduos do mesmo sexo e 30% de caráter heterossexual.
    3º) Apoiado também em alguns estudos "do mundo em geral" desenvolvidos por especialistas em psiquiatria e sociologia que dizem justamente o que ele disse.
    Por estas três razões, não entendo porque é que os lobbies gays vieram logo a público acusar o cardeal de falta de tolerância e de estar a promover a homofobia. É lamentável que estejam prontos para acusar, mas não para escutar. É como se o "feitiço se voltasse contra o feiticeiro": acusa-se a Igreja de ser intolerante e depois sob a capa da justiça comete-se maus juizos, generalizações desprovidas, difamações, acusações... isto é, aponta-se o dedo à Igreja mas não somos de longe melhores do que ela. Haja paciência, haja amor à verdade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails