quinta-feira, 20 de maio de 2010

O MUNDO EM CRISE


Num tempo em que quase todos os paises do mundo sofrem o reflexo duma crise profunda generalizada, não só de ordem económica e financeira mas sobretudo de valores éticos que se invertem na Sociedade Actual, aumenta a tensão social em particular no espaço europeu onde se tomam medidas drásticas para controle dos ‘déficits’ comunitários (o caso da Grécia, Espanha, Portugal, Roménia...) mas como sempre é o povo a pagar os erros duma prole de politicos insensatos e incoerentes, incompetentes mas previlegiados, que nunca são responsabilizados e sacrificam recorrentemente os mais pobres e carenciados.

Analisando porém as coisas duma perspectiva futurista, considero que há males que vêm por bem e nada acontece por acaso neste mundo onde vivemos, pois até mesmo o vulcão na Islândia obriga os homens a pararem para pensar e reflectirem sobre tudo o que se está a passar no planeta que carece duma grande Renovação e essa será feita de várias formas, quer os homens o desejem ou não.

Creio, de resto, que a Civilização tal como a conhecemos sucumbirá no seu próprio ‘Progresso’ cheio de crises e iniquidades que formam um ‘cancro maligno’ que destrói as sociedades. Várias foram as que cairam pelos tempos e esta certamente não será excepção, sendo a pior de todas pelos males engendrados como nenhuma outra criou contaminando mares rios e Oceanos e o próprio ar que respiramos, sendo a Humanidade do “Juizo Final” que já está pagando caro pelos seus erros e desmandos que terminarão talvez numa Grande Guerra ou Apocalipse se os homens continuarem nessa mesma direcção.

Efectivamente o Mundo está em Crise e os homens terão de mudar de rumo e perceberem que para nada serve seu dinheiro, riquezas, bens materiais e tudo o resto que lhes dá poder e honrarias nos tempos actuais. O Mundo está mudando sim, como certos politicos dizem para fazer valer seus argumentos falsos na recuperação das ‘Economias’ que servem apenas os interesses de poderosos do Capital e não dos Povos a quem pedem sacrifícios e mais sacrifícios para que os seus senhores continuem vivendo no lucro e na abastança, luxos e vaidades pessoais, enquanto aumentam nas ruas as contestações contra as injustiças e desigualdades sociais.

Todos, porém, irão ser confrontados com a fúria dos Elementos da Mãe Terra que também se agita em suas entranhas e penalizará esta Humanidade tresloucada, consumista e materialista, que não respeita mais as Leis de Deus, da Vida, da Natureza e da Ordem Universal, invertendo valores fundamentais, morais e espirituais, aceitando tudo como sendo ‘normal’, mesmo a impudicícia e a imoralidade, que cresce nos paises onde se fala tanto de ‘Liberdade’ forjando o Erro e Iniquidade que precede sempre, como no passado, a queda da Civilização.

Desta vez poderá ser bem pior, a menos que os homens parem para pensar e cheguem todos a um acordo internacional para não entrarem em guerras nem conflitos mundiais e sim se unam solidariamente para enfrentar os grandes problemas e dificuldades que a Humanidade vai passar, como nunca antes aconteceu no Mundo desde a sua fundação. Isto já tinha sido dito há mais de 2000 anos pelo mais justo dos homens a quem poucos deram atenção.

Pausa para reflexão!

Palmela

Rui Palmela

8 comentários:

  1. silvas na eira20 maio, 2010

    o povo vota há 36 anos no PSD e PS. o povo é burro e manso.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, está cada vez mais certo o velho ditado popular que diz: "cada povo (ou país) tem o governo que merece"

    Não sei se o povo é burro e manso, ou tem infinita paciência para suportar e tolerar politicos politicos e governantes mentirosos e falsários que mudam facilmente como o próprio vento.

    A verdade é que somos um povo ordeiro ou acomodado à realidade dos tempos que vivemos e por fim talvez tenhamos mais consciência do que esses 'pulhas' da Nação que chegam ao poder para nos sacrificar e espezinhar ainda mais, pedindo sacrifícios a quem sempre tem sido sacrificado, enquanto eles gozam de seus grandes privilégios e o povo continua a dar-lhes o voto porque efectivamente se interessa mais pelo Benfica campeão ou o mundial de futebol que vai começar a dar na televisão e isso serve até para acalmar os ânimos, vindo mesmo a calhar para o governo que também aproveitou a visita do Papa a Portugal para forjar medidas que doutro modo enfrentariam grande contestação.

    Enfim, todos somos culpados da situação em que o país se encontra, pois muita gente se endividou mais do que podia (o Governador do Banco de Portugal alertou para isto há alguns anos) e agora todos sofremos esta crise no pais que também se deve fundamentalmente a uma má governação. Mas eles continuam lá...

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  3. antonio maria claret soares de marialva21 maio, 2010

    Caro Rui.
    Na primorosa dissertação do amigo de fato foi resumida toda a crise que o mundo está a passar. Também bem disse: "Há males que vêm por bem". Este é o "sinal" inequívoco de que o sistema atual está entrando em irreversível colapso e falência que acabará trazer novos horizontes à mente humana modificando seu insano proceder que deu origem às desgraças atuais.
    Se o atual sistema foi provocado pelos Illuminatis, Nazistas, Sionistas ou o Imperialismo selvagem dos poderosos, isso pouco importa pois a máscara da mentira e da iniquidade acaba de cair ponto à descoberto os verdadeiros "Satâs" que causaram todas essas tragédias. Como exemplo cito o atual acôrdo trilateral Brasil-Turquia-Irão que está a ser ignorado pelo Grupo dos 5+1, deixando claro quem são os opressores. Esta "cortina de fumaça" que o gestor do "Grande Império" está a fazer desvia a atenção do mundo do MAIOR "ACIDENTE" ECOLÓGICO, da história da humanidade que jogou ao oceano milhões de litros de petróleo cujas consequências para o planêta são imprevisíveis. De resto, afirmo que todos esses males estão provocando uma mudança no "inconsciente-consciente coletivo" que resultará numa nova postura do ser humano em relação a si próprio, à coletividade e o Planêta.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo de além mar,

    Pois é, meu querido, mais um ótimo texto, e que infelizmente não é um 'poema' e nem algo fictício, e sim, retrata a realidade atual, não somente em Portugal, mas do mundo como um todo.
    Sim, pois afinal, pode haver países que tenham sido mais afetados diretamente e outros ainda estejam conseguindo se 'segurar'. Mas a crise é de todos.
    Ou melhor, vida difícil, fome, miséria, sacrifícios por parte do povo, sempre houve.

    No entanto, somente quando ela chegou aos 'bolsos' de banqueiros e homens de 'colarinho branco', aí sim, ela passou a ser de 'todos'. Já com os lucros, não é bem assim, pois somente dividem e 'compartilham' conosco, dos prejuízos.
    Uma crise criada pela ganância deles próprios, que são capazes de doarem trilhões em euros ou dólares para salvar instituições bancárias, mas não tem a mesma atitude, doando tão menos, para acabar com a fome no mundo, pq na verdade, este de fato, não é o real interesse 'deles'.

    Mas fora isso, como tão bem colocou meu querido Rui, parece que somente por meio das manifestações da Natureza, é que se pode hoje em dia, chamar a atenção de governantes e do povo em geral. Ainda que não tenham captado o real motivo de tantas erupções, maremotos, terremotos, e mais tantas catástrofes naturais que vêm ocorrendo. Parecem 'anestesiados'.

    Concordo contigo tb, de que se outras civilizações foram extintas,
    conosco não haveria de ser diferente. Pois não há mais lugar no mundo, para este sistema consumista ao extremo em que vivemos, e não será mais permitido que suguemos até as entranhas da Terra.

    Como li em um blog dia destes 'a Terra fará conosco, igual se faz um cachorro cheio de pulgas, quando se 'chacoalha' para derrubá-las por estarem lhe incomodando".

    Quanto ao povo, sim, este têm o governo que merece, ou.. que elege!
    Para 'ajudar' a aumentar mais os desmandos do governo, basta que todos se distraiam agora com a copa do mundo, ou os BBBs da vida, telenovelas e pronto!

    Louvado seja Deus, que tenha misericódia, pois sinceramente, não precisa ser profeta para prever o futuro do planeta, se continuarmos desse jeito.

    Beijos meu querido, em teu coração, direto do meu.
    Saudações de Paz e Luz a todos.

    Lucy "Sem Fronteiras"

    ResponderEliminar
  5. antonio maria claret soares de marialva21 maio, 2010

    Em tempo:
    Também concordo com a feliz dissertação de minha patricia Lucy.
    Porém discordo dos três no que tange à "cada povo tem o governo que merece" e da questão da vingança do Planêta.
    Quanto ao ditado referido, este teve origem nas "elites Dominantes" para justificar suas atitudes exploratórias posto que ao povo sempre foi negado a educação adequada para que pudesse discernir sobre o verdadeiro sentido do voto, bem como das mentiras ou verdades dos seus eleitos. Em todo o mundo, sempre a educação ou foi negada à massa popular como nos países do terceiro mundo, ou então, a educação foi dirigida à ciências exatas e biológicas como no caso dos paÍses do primeiro mundo, para tão somente servir aos interesses dos "Senhores Trevosos", como no caso da educação dos EU onde muitas pessoas do povo pensam que a capital do Brasil é Buenos Aires. Dessa forma não se pode culpar o "povão" pela ignorância que lhes foi imposta pelos "vampiros sanguessugas"!
    Quanto às catástrofes naturais, estas surgem da lei de "causa-efeito" e "ação e reação" que são leis Universais mas não são exclusivamente oriundas da ação humana. Não posso deixar de elogiar a figuração metafórica da Lucy do cachorro a se chacoalhar-se para derrubar as "pulgas" que o incomodam, mas complemento para dizer que as pulgas caem (o povo), mas os "carrapatos" (Elite Trevosa)permanecem até serem arrancados à fôrça.
    Por outro lado, penso particularmente, que devemos deixar de "teorizar as desgraças alheias" e as "profecias catastróficas" e começarmos definitivamente a acusar "dando nomes aos Bois" aos verdadeiros "Predadores da Raça humana". Ora, as Teorias da Conspiração há muito deixaram de ser teorias e hoje, mais do que nunca são VERDADES provadas; exageros à parte, naturalmente.
    A Sra Merkel está a tentar segurar uma UE (sonhos Nazistas oriundos da "SS", do quato Reich)! Inútil!
    Os Illuminatis, através do Pentágono e Skool&Bones dos Clinton, enganam o povão americano tentando segurar um Império Falido! Inútil. Inglaterra, França (ingrata),China e Russia fazem um "jogo duplo" por dinheiro! Também inútil. Quanto a Israel (berço de ouro de Caifás) não preciso falar pois Cristo já falou sobre a "Raça de Víboras"! Inútilidade de inutilidades...(como disse o grande Salomão).
    Este é o verdadeiro tabuleiro de um jogo onde disputam o Santo manto de Deus e seu filho Jesus Cristo. Inútil!
    A bíblia nos revela em Apocalipises "A grande Meretriz vestida de escarlate(sangue)... o Monstro de sete cabeças (5+1+Israel)..."os reis do Norte"...
    Não estou a teorizar nada e nem tampouco a agredir os povos citados, mas singelamente falando sobre coisas verdadeiras observadas e provadas pelo empirismo histórico. Também não acuso somente estes aos quais me referí, mas também a todos os governantes que com suas botas de poder e iniquidade pisam sobre a indivisível beleza humana do planêta Terra!
    Por outro lado da moeda, digo mais aos incrédulos e ateus, agnósticos provincianos da ignorância histórica da antropologia e teologia; Se não fosse as Religiões e a santa fé do povo no supremo Deus, este planêta já teria se transformado num "Mad Max" e implodido Há séculos. Cada povo tem o direito à fé segundo a qual escolheu. Livre Arbítrio é condição UNIVERSAL de todos os seres!
    Falei e disse!
    Abraços a todos.
    Pausa para reflexão.

    ResponderEliminar
  6. Meus bons e queridos amigos de Além Mar:

    Começo por concordar com tudo o que disse a Lucy em sua clamorosa dissertação e em parte com o António Marialva quanto ao povo inculto ou ignorante que elege seus governantes sem se importar que eles sejam 'carrapatos' do poder onde crescem e engordam tal como as carraças que sugam o sangue do 'povo-cão'.

    Direi mesmo que ninguém está inocente dos problemas em suas vidas, pois estes surgem mais nuns e menos noutros por alguma razão. Aliás, conheço bem alguns casos de extravagâncias e gastos supérfluos de pessoas que apesar de não terem possibilidades de o fazerem arriscam e ficam endividadas, recorrendo depois aos familiares ou amigos pedindo dinheiro emprestado que nunca mais pagarão. Contam de resto que serão sempre servidas e ficam aborrecidas quando os familiares ou amigos têm a coragem de dizer não.

    É certo, porém que todos têm os mesmo direitos a ter uma casa, carro, plasma na sala, portátil novo, fazer viagens de férias, etc., etc., o problema é que muita gente foi imprudente porque quis e agora estão em 'papos de aranha' para pagar tudo o que devem porque não contavam com a Crise e o Desemprego no mundo moderno cujo sistema está ruindo como um baralho de cartas.

    Infelizmente é como a Lucy diz, os governos arranjam sempre dinheiro para salvar a banca onde milhões de euros desaparecem para contas invisíveis de alguns gestores(muitos deles saidos do governo) e não se arranja o mesmo dinheiro para salvar empresas em dificuldades onde milhares de trabalhadores acabam ir para o Desemprego e suas familias sofrem grandes necessidades.

    Muitos se revoltam e fazem manifestações de rua convocadas pelos Partidos e sindicatos que se vão unindo em defesa da população, mas o facto, caros amigos, é que as sondagens indicam que voltariam a ganhar os mesmos figurantes incompetentes que têm enganado o povo nas eleições e o combate à Corrupção é letra morta com politicos pouco interessados em alterar a situação.

    Por isso está certo o ditado que diz: "cada povo (ou cada país) tem o governo que merece"...

    É pena que paguem todos a burrice dos muitos que se deixam iludir pelas palavras dos politicos profissionais, autênticos vendedores da "banha da cobra" que conseguem o número de votos suficientes (dados pela população) para continuar a gozar de grandes privilégios pedindo sacrificios ao povo que ainda não aprendeu a lição e continua fazendo más escolhas sendo pois responsável também pelo afundamento duma Nação.

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  7. texto maravilhoso... maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  8. Nita Ferreira24 maio, 2010

    É verdade, amigo. Ou os homens param, arrepiam caminho e dão as mãos tomando medidas drásticas, práticas e claras, renunciando ao individualismo e perseguindo o bem comum no Amor e da Verdade, ou... o Homem e o Planeta sucumbirão em grande dor e sofrimento.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails