quarta-feira, 16 de junho de 2010

"DEIXADOS PARA TRÁS"


Há um determinado filme que foi lançado nos E.U.A. no ano de 2001, cujo enredo se baseia nos livros da série "Left Behind" (Deixados para Trás) que se tornou num fenómeno de bilheteira além da venda de 50 milhões de exemplares entre obras para adultos e versão adaptada para crianças.

O filme recebeu diversas críticas da imprensa norte-americana, umas boas outras más, ressaltando o facto até de ser considerado um instrumento de evangelização onde se abordam questões muito sérias relacionadas com as profecias bíblicas, mormente as do "Sermão Profético" de Jesus Cristo e do Apocalipse de João.

As cenas começam com um acontecimento algo estranho dentro dum avião onde seguiam muitos passageiros num voo tranquilo para Londres. A dada altura desaparecem, duma forma inexplicável, vários passageiros que deixam apenas as suas coisas nos assentos. O mesmo aconteceu com centenas de voos naquela noite em que pilotos perdem-se de vista, aviões caem, tanta gente desaparece sem deixar rasto e o pânico instala-se. No meio alguém descobre que muitos 'cristãos' nascidos de novo foram "arrebatados" para algum lugar, enquanto os 'descrentes' ou meio crentes são deixados para trás...

Como se depreende o autor da obra (um pregador de nome Tim Lahaye ajudado por um jornalista) julga que é por esta forma que se fará a separação do "trigo do joio" do seio da Civilização. Os "arrebatados", segundo ele, são salvos misteriosamente por este processo que eu chamaria (à luz das séries de ficção científica) de "teletransportados"...

Mas é curioso aquilo que está escrito em Tessalonicenses I - 4:17 da Bíblia, onde S. Paulo diz que "os vivos serão arrebatados juntamente com os crentes ressuscitados para um encontro com o Senhor nos ares"... tudo levando a crer que isso tenha a ver com um 'Regaste' ou recolhimento físico de pessoas dos 4 cantos do Mundo por seres de outra grandeza (vulgarmente conhecidos por "Extraterrestres" e levadas pelos céus numa 'Fortaleza Voadora' (tipo Mansão Celeste ou Nave Mãe), onde ficarão a salvo durante algum tempo enquanto decorrerem aqui na Terra os acontecimentos de "Juizo Final" ...

Assim, fazendo eu uma leitura mais atenta sobre esta questão, direi mesmo que o filme tem alguns aspectos premonitórios que a maioria das pessoas não entende, mas que as deixa a pensar naquilo que há muito tempo foi transmitido pelos Profetas de antanho e de certo modo esquecidos pela própria Religião. Pena é que não seja dada uma visão mais profunda da origem do Mal a nível global onde todos os países, sem excepção, (particularmente os E.U.A.) têm muitas contas a prestar a Deus pela forma como tratam este Mundo e todos os seres da Criação.

De qualquer forma, seria bom lembrar que há profecias bíblicas que já se estão a concretizar e que este e outros filmes podem ser chamadas de atenção para o que pode suceder, neste século, em toda a nossa Civilização.

Pessoalmente creio que... "SÓ NA LUZ DO AMOR E DA VERDADE AINDA SE PODERÁ ALTERAR O CURSO DE DESTRUIÇÃO DE GRANDE PARTE DA HUMANIDADE, O RESTO É SÓ DIVAGAÇÃO, INDUZ NO ERRO E NA FALSIDADE"...

Oxalá que ninguém fique para trás e busque a Luz duma Nova Realidade, um novo Caminho na Evolução onde todos entendam que é preciso mudar de rumo antes que seja tarde, para que haja um Mundo Novo, uma Nova Civilização. Esta não pode mais prosseguir assim...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

7 comentários:

  1. Eu acho que tu serás um dos escolhidos Rui Palmela... Saborearás o novo mundo que emergirá após 2012! =)

    ResponderEliminar
  2. J. Antunes22 junho, 2010

    Boa Tarde

    o filme não passa de ficção Hollyodesca sem nexo. umas trapalhadas estranhas com pitadas de estupidez á mistura.

    ResponderEliminar
  3. Depende da perspectiva que tenha do filme e sua mensagem, caro J.Antunes, pois aquilo que uns acham estupidez e trapalhadas hollyodescas, outros perceberão seu alcance.

    Isso faz-me lembrar um filme fantástico que vi há uns anos (a História de Fernão Capelo Gaivota) que não é para toda a gente e muitos se levantaram do lugar para sair e não v~e-lo até ao fim porque até se exprimiam assim: "Epá, se eu soubesse que o filme era só feito com gaivotas ia para a beira-mar"...

    Está a perceber, caro amigo?

    Porém, eu penso sim que muitos filmes hollyodescos são feitos para pensar e isso muita gente já perdeu essa capacidade há muito tempo.

    Abraço

    RP

    ResponderEliminar
  4. Olá meu amigo, aqui estou novamente :)

    Bem, eu quero dizer que assisti a este filme sim Rui e mais uma vez concordo contigo (e não por falta de opinião).

    É óbvio que na maior parte dos filmes, e seja de que estilo for, sempre há partes que excedem em conteúdo, ou mesmo efeitos, etc.

    Porém, igualmente, é grande sim a mensagem que é passada por muitos deles, sendo que talvez os próprios que os produziram e os escreveram, nem tinham em mente, de forma consciente, o efeito que poderiam causar nas pessoas que os assistissem.

    E tem muitas mensagens sendo 'deixadas' à humanidade, por meio dos filmes tb.
    Mas é claro: vê, quem tem olhos para ver.
    No mais, quem não tem o hábito de pensar', apenas critica, e nada mais.

    No entanto Rui, meu querido amigo, hoje em dia, nem seria necessário nos inspirarmos ou refletirmos sobre filmes.
    Basta observarmos os 'sinais' que a Natureza e o mundo nos dá diariamente, que podemos ver e constatar, que do jeito que vai, ... não seria nem uma 'ficção' e muito menos, nem um exagero, o fim desta civilização tão consumista, egoísta, onde poder e dinheiro é o que importam, e regem a vida da maioria dos seres humanos.

    E igualmente creio que ... "SÓ NA LUZ DO AMOR E DA VERDADE AINDA SE PODERÁ ALTERAR O CURSO DE DESTRUIÇÃO DE GRANDE PARTE DA HUMANIDADE, O RESTO É SÓ DIVAGAÇÃO, INDUZ NO ERRO E NA FALSIDADE"...

    Que despertemos todos, e que ninguém seja 'deixado para trás'!

    Paz e Luz a todos.
    Beijos em seu ♥ meu querido amigo

    ResponderEliminar
  5. Tens muita razão em tudo o que dizes, minha amiga Lucy, pois ém verdade que muitas mensagens estão sendo 'deixadas' hoje à humanidade por meio de filmes e só quem tem olhos para ver entende bem e não desdenha nem critica.

    De resto, nem seria necessário fazer muita reflexão sobre o conteúdo dos mesmos, pois os 'sinais' são cada vez mais evidentes de que algo apocalíptico está vindo por aí e pode tornar-se no maior pesadelo na vida das gentes.

    Estás certa, pois, no teu parágrafo que passo a citar: "Basta observarmos os 'sinais' que a Natureza e o mundo nos dá diariamente, que podemos ver e constatar, que do jeito que vai..." não seria nem preciso uma qualquer 'ficção' e muito menos, nem um exagero, para profetizarmos o fim desta civilização consumista e materialista, egoísta, "onde poder e dinheiro é o que mais importam, e regem a vida da maioria dos seres humanos".

    Obrigado, minha amiga Lucy, por seres mais uma pessoa atenta ao desenrolar dos acontecimentos no Mundo e dares a este respeito tua própria opinião. Infelizmente muita gente já deixou de pensar ou raciocinar e até prefere nem saber das coisas em que acreditamos, vivendo fechadas no seu mundo de ilusão.

    Bem hajam os que estão atentos e conscientes, minha querida amiga, tentando fazer ainda alguma coisa para alterar a situação.

    O meu abraço fraterno e sem fronteiras para quem muito prezo e aprecio do outro lado do Oceano.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  6. vi o filme e foi perda de tempo, mais um realizador que fantasiou e ultrapassou as barreiras da estupidez. há uns tempos eram os filmes do Drácula e dos extraterrestres invasores agora temos a paranóia da destruição do mundo . Americanices meu caro !!!!Americanices!!!!

    ResponderEliminar
  7. As opiniões divergem e cada um tem direito à sua, não é cara Celeste? Afinal "onde há duas cabeças há sempre duas sentenças" e quanto a este assunto haverá certamente muito mais do que meras 'americanices' como vc diz. Tudo depende do grau de conhecimentos e de compreensão que as pessoas tenham para se pronunciar sobre a mensagem que o filme pretender passar.

    Vc diz que viu o filme e foi uma perda de tempo. O mesmo já ouvi em relação a outro filme que considero fabuloso e muita gente se levantou para sair achando que era uma perca de tempo... Sabe qual foi? "A História de Fernão Capelo Gaivota" que encerra uma mensagem profunda sobre a nossa passagem por esta a vida onde lutamos todos os dias por 'cabeças de peixe' para sobreviver e nada sabemos da verdade que nos ocultam e um dia todos teremos de conhecer, tal como "Fernão Capelo" descobriu e se tornou mais livre e feliz mas incompreendido pelos chefes do 'Bando' do qual foi expulso e partiu em busca de outros céus onde um dia, já cansado de voar, adormeceu no alto duma montanha para sempre, tendo acordado noutro estado, sem a limitação de seu corpo que deixou para trás, podendo alcançar qualquer ponto do Universo onde conheceu muito mais do que imaginava saber.

    No entanto, apesar deste filme valer a pena ver, muitos acharam que era uma perca de tempo porque só entrava gaivotas e não perceberam a mensagem transmitida nas legendas e imagens que só por si valeriam a pena.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails