sexta-feira, 9 de julho de 2010

TOURADAS EM PORTUGAL, ATÉ QUANDO?


Começam de novo, por esta altura do ano, a transmissão directa na TV de espectáculos tauromáquicos e bem assim em várias localidades do meu país, sendo a mais vergonhosa de todas a de Barrancos onde se matam todos os anos vários toiros em plena praça pública perante uma multidão ávida de sangue, com cheiro de morte, cujas práticas de selvajaria não se coadunam com uma festa religiosa realizada ali frente à capela em honra de "Nª Srª da Conceição"...

Pior ainda é o facto da própria Igreja Católica não se manifestar e até ficar num silêncio ensurdecedor, mostrando afinal o seu lado pecador em concordar com tais espectáculos sangrentos e violentos, anti-cristãos, como de resto mostra noutras coisas ignóbeis que não condena e até pratica actos de crueldade contra a vida de animais. Veja-se o caso do Santuário de Fátima...

Mas voltando à questão das touradas no meu país, é lamentável que haja ainda tanta gente enchendo praças de toiros, vibrando de emoção, aplaudindo os 'bravos' toureiros e cavaleiros espetando ferros num animal encurralado, se confrontando com o "bicho homem" que não faz jus à sua verdadeira condição de ser humano e se exibe em práticas de crueldade onde a 'arte' de maltratar um animal chega ao ponto de lhe desfechar um golpe fatal depois de o torturar e cair sem vida pelo chão. Poucos são os momentos em que o toiro leva a melhor, pois tal como alguém dizia: "A corrida de toiros é um jogo sujo onde o toiro é o único animal honesto"...

Por fim, é estranha a posição de certos dirigentes politicos e autarcas do meu país que se revelam ainda bastante retrógrados de mentalidade, e até mesmo o candidato socialista à Presidência da República, Manuel Alegre, é um acérrimo defensor das touradas e toiros de morte em Portugal, além de ser um exímio caçador....

E assim vai o mundo onde os verdadeiros Homens e Mulheres não ocupam ainda os lugares que um dia deverão tomar quando esta Sociedade cair e outros a levantarem com base em verdadeiros valores e princípios que no futuro jamais serão descurados.

Até lá, lutarão sempre aqueles que como eu acreditam qua ainda é possivel mudar o mundo, tornando-o melhor, com mais verdade e mais amor.

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

8 comentários:

  1. Bruno Margarido09 julho, 2010

    De toda esta celeuma sobre os touros só posso é entender que da parte de quem defende o fim das touradas já deveria então ter havido o fim da caça. Já deveria então ter havido também o fim do Jardim Zoologico de Lisboa,um conceito do século XIX onde os animais são retirados do seu meio natural para poderem ser exibidos em espaços exiguos de cimento só para usufruto do homem que vai a um circo de animais bizarros onde o elefante toca a campainha, o gorila por detrás de grades exibe toda a sua tristeza e onde o golfinho vive numa piscina e o foca é obrigada a bater palmas para fazer rir o publico e o urso tem para poder nadar uma mini piscina de 4 por 2 metros.Acabarem com os animais a trabalhar no circo. O fim deplorável de exibir animais para venda dentro de pequenas gaiolas em grandes espaços comerciais.
    E os combates de boxe só são diferentes de uma tourada porque em vez de ser um homem a cavalo a picar um touro são dois homens a esmurrarem-se mutuamente na cara até ao esgotamento de um deles.E noentanto até é um desporto Olimpico.
    E não devia ser permitido o abate de centenas de vacas diáriamente para consumo humano porque estas vacas têm os mesmos direitos que os touros.
    Parece-me ser unicamente uma trica de interesses onde os revoltosos, para a libertação do touro, não querem saber dos outros animais,nomeadamente o homem,nem tão pouco do touro porque se não houvesse tourada não existia este tipo de touro, mas querem sim o fim de uma vida rural campesina de séculos, para poderem executar a figura do marialva.
    Espero que não acabem as touradas. Quanto ao touro... vou falar primeiro com a vacas para ter um certo enquadramento e depois teremos que saber se o touro perfere ficar com os "a favor" ou "contra" das touradas e finalmente pedimos o conselho do Fernando Tordo que é um perito em touradas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Bruno,

    Concordo em muitas coisas do que disse, mas não na conclusão.

    Por outro lado, um erro não justifica outro erro, e por isso não é pelo facto de haver outras coisas erradas que se devem continuar com as touradas.

    A minha opinião sobre este assunto é apenas esta: Sou contra a existência de espectáculos públicos sangrentos e violentos que ainda persistem em pleno século XXI.

    Recordo e subscrevo até as próprias palavras da UNESCO que diz sobre as touradas o seguinte:

    "A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"... e a própria Religião, digo eu, apesar desta continuar em silêncio perante a crueldade praticada em vários pontos do nosso país, especialmente Barrancos, os todos os anos se cometem ali barbaridades matando toiros frente à capela numa festa religiosa em honra de "Nª Srª da Conceição"...

    É preciso acabar com isto, em nome do Bom Senso e de uma maior Cultura no país que deve evoluir e não viver mais na ignorância preso à velha 'tradição'.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. querido Rui Palmela... acredita... meteu-me nojo de ver isso na tv recentemente... já cansa realmente... tou completamente de acordo contigo... pobres animais... sofrem demasiado nas mãos dos humanos... :(

    ResponderEliminar
  4. Susana Andrade10 julho, 2010

    Hoje enviei para a RTP a seguinte carta de protesto:

    Exmos. Senhores,


    É com profunda tristeza e desagrado que verifico na vossa programação continuam a promover e pactuar com o assassinato de animais inocentes! É verdadeiramente lamentável e imoral que o façam!

    Caso desconheçam, um inquérito efectuado recentemente diz que 74%! dos portugueses são contra as touradas! Talvez até conheçam esta realidade, mas se fazem parte do lobby das touradas, é ainda mais grave!



    Após a chamada "representação" (que para o animal é bastante real) de animais sendo perfurados/massacrados com ferros em formato de arpão, os mesmos são arrancados do seu dorso, já na penumbra dos currais no interior da praça de touros, rasgando ainda mais a sua carne já massacrada!

    Este horroroso espectáculo que se passa nos bastidores, a TVI nunca teve interesse em mostar, porque?!

    O fim das touradas será um salto civilizacional e a tvi está, ao promover estes shows de morte, do lado errado da História! Pensam que isso vos aumenta as audiencias? Pelo contrario...

    Qualquer dia é bom para dizer BASTA!
    Façam-no também!

    Este email será enviado bcc, para que os meus amigos tomem conhecimento do vosso posicionamento e assim possam decidir se querem ou não continuar a ver um canal apologista da carnificina de animais.

    Susana Andrade

    Setúbal

    ResponderEliminar
  5. Ora bem, sobre este assunto controverso e já tantas vezes debatido pelos peritos da moral pública e pelos muitos cientistas da ordem popular, acho que as touradas são o reflexo de um convívio praticado pelo homem e pelo touro, no sul da Península Ibérica, e que, por ventura ou desventura, se expandiu por alguns outros lugares do Mundo, inspirando outras formas de humilhar os animais e de fazer destas touradas a satisfação de alguns e o desagrado de outros mais. Contanto, acho muito mais grave os genocídios que se praticam descaradamente na Birmânia ou no Sudão, assim como acho muito mais grave o que acontece nos matadouros públicos, nos aviários, e em muitos outros sítios que fazem dos animais um altar de sacrifício muito mais extenso do que a carnificina que a religião nos dá a provar de uma forma abusadora no Antigo Testamento, - mas, com pézinhos de lã, lá vamos venerando os profetas e seguindo as exigências dos Deuses, que se sentem felizes com os sacrifícios de quem é mais inocente. E o que dirá o verdadeiro Deus disto tudo? Quando a tourada é geral os toiros andam assim!

    ResponderEliminar
  6. Amigo António Prates,

    Antes de mais começo por agradecer seu comentário sobre o assunto.

    Quero dizer também que a prática das touradas é de origem romana e ficou na Peninsula Ibérica quando esta foi ocupada durante 8 séculos de romanização.

    Como sabe, nas antigas arenas romanas as pessoas se divertiam a ver outras sendo sacrificadas e mortas pelos leões e nessa altura César Augusto (o Imperador Romano) introduziu uma espécie de "tourada" onde cavaleiros de Tessália perseguiam diversos touros dentro duma arena, tal como hoje os cavaleiros tauromáquicos, até ficarem cansados e poderem ser pegados pelos cornos como hoje fazem os forcados.

    Portanto, origem das touradas não é portuguesa nem espanhola como muitos pensam. E se naquele tempo os romanos se divertiam a ver espectáculos sangrentos de prisioneiros cristãos a serem atirados aos leões, hoje as pessoas continuam a gostar de ver sacrifícios e sangue de um animal que por ser corpolento é violentado pelo homem para satisfação ou divertimento de muitos.

    Por fim, deixe-me dizer-lhe que efectivamente é bem mais cruel aquilo que você diz e passo a citar:

    "acho muito mais grave os genocídios que se praticam descaradamente na Birmânia ou no Sudão, assim como acho muito mais grave o que acontece nos matadouros públicos"... etc.

    Claro que sim, meu amigo, porém eu lhe digo que para se justificar uma coisa errada não se deve ir buscar outra. UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO ERRO, como dizia alguém e muito bem.

    Um abraço.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  7. Faço minhas as suas palavras muito acertadas! A mania que têm as pessoas de ir buscar umas desgraças para justificar as outras.É como aquelas que acham que em vez de nos preocuparmos com o sofrimento dos animais,deveríamos-nos preocupar com o sofrimento das crianças.Continuemos nesta luta!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu só queria agradecer a todas as vossas opiniões (incluindo a do autor claro) pois ajudaram-me a elaborar uma composição sobre esta polémica.
    Obrigada e espero que este tipo de blogs nunca deixem de existir pois são muito úteis.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails