domingo, 26 de setembro de 2010

A POLITICA E OS POLITICOS OU O QUE DIZIA GUERRA JUNQUEIRO



Costuma-se dizer no meu país que “quem cala consente ou não é filho de boa gente” .

Eça de Queirós, um dos mais importantes escritores portugueses do século 19,  não calava e dizia sobre os polticos do meu país que eles são como as fraldas sujas que devem ser mudadas frequentemente para não cheirar mal, mas a 'porcaria' já é tanta que o povo suporta o mau cheiro sem ter mais vontade de fazer nada para 'limpar' Portugal.

Mas não é de agora, pois Guerra Junqueiro (outro grande escritor luso) já dizia em 1896 que somos... "Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (...)”

Referia-se ainda o célebre escritor aos politicos do seu tempo, que nada diferem dos actuais, almejando o poder a qualquer preço, dizendo que são...  ”Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam na vida publica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na politica portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (...)”

Concluia o escritor sem papas na lingua que eles, os politicos, governam com  “Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do pais, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria”.

Terminando por dizer que...

”A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; Dois partidos (esquerda ou direita, governo ou oposição), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)"

(Guerra Junqueiro, in "Pátria", 1896)

Não há duvida que este discurso do escritor portugues do século 19 que não conhecendo José Sócrates nem Passos Coelho do século 21 (dos dois partidos maioritários do pais - PS e PSD), mostra que nada mudou há 200 anos a esta parte, sendo mais do mesmo como “farinha do mesmo saco”.

Penso que a Politica é, ou devia ser, a ciência ou a arte de tornar o mundo melhor, mas os politicos que chegam ao poder gerem seus interesses (não do Povo) e terminam fazendo o mundo pior.

É esta a minha conclusão. Quem quiser exprima livremente a sua,

Pausa para reflexão!
Rui Palmela

5 comentários:

  1. venha 2012 logo... tou muito cansado... estamos todos... o capitalismo é demasiado desumano... sejamos humanos!!!

    ResponderEliminar
  2. antonio maria claret soares de marialva27 setembro, 2010

    Amigo e irmão Rui.

    Só posso elogiar tua dissertação por nos lembrar dos escritos dos grandes escritores Eça de Queiroz e Guerra Junqueira.
    Lembras, também, aos políticos, de sua real missão e dever junto ao povo que é a de ajudá-lo e não explorá-lo em benefício próprio ou de outrem.
    Felizmente, parece que à "conta gôtas" começam a se conscientizar de que "TODO O PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME SERÁ EXERCIDO". Também, tenho observado que o povo está a tomar ciência de seu poder reinvidicatório, alertados e instruídos que estão sendo por pessoas de "boa vontade", como o amigo o faz neste blogue.
    Com um pouco mais de otimismo, acredito que estamos no caminho certo subindo cada degrau da evolução, embora apoiados por muletas em razão de milenar engessamento mental e espiritual.
    A Democracia, liberdade e amorosa solidariedade humanas, são conquistadas através do exercício destas.
    Grande abraço, irmão!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo apreço e elogio, meu querido amigo e irmão de além mar.

    Na verdade nada mudará se não mudarem as mentalidades do povo e dos politicos e seus próprios comportamentos no mundo que muitos julgam que ficará melhor no ano de 2012 ou simplesmente terminará esta Sociedade materialista e consumista que tem seus dias contados.

    Efectivamente devemos fazer hoje o que desejamos seja melhor amanhã. Esta é a verdade! E para isso devemos estar todos mobilizados, exigindo dos governos mais justiça e paz, amor e solidariedade, união e fraternidade. Quem não fizer assim não tem legitimidade para ficar neste Mundo após as necessárias transformações, pois estas têm de começar primeiro dentro dos nossos próprios corações.

    Abraços

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. as ideologias destes 2 partidos ,PS e PSD estão a inquinar Portugal há 35 anos. mas o povo consente e cada um tem o que merece,os tolos não aprendem , enganam-se com papas e bolos.

    ResponderEliminar
  5. António Carlos Coimbra29 setembro, 2010

    O Eça tinha razão, o Junqueiro também. Há e sempre houve iluminados com capacidade para analisar a realidade momentânea e o futuro no nosso país. Mas tudo continua na mesma. SEMPRE, apesar de alguns intervalos para comer pipocas. A solução habitual é cortar aos que menos podem.

    Como resolver isto? Seria acabar com mordomias inconcebíveis de que alguns beneficiam (Indivíduos, Institutos e Empresas). Não falo de quem trabalha e produz. Sou a favor de premiar os que TRABALHAM. O pior são os outros, os premiados por serem ou terem sido bons MILITANTES ou AMIGOS... Por estas e por outras é que detesto partidos políticos.

    É só tacho e conveniência. E ai dos que lá entrarem com boas intenções, rapidamente são convertidos ou excomungados (há aqui qualquer coisa de religiosidade ou não?). Acabar com a "MAMA" é complicado porque talvez as comadres se zangassem e depois era grave... e aí, como é hábito, entra o Zé!

    Ai República, república que andas tão "Monárquica", onde é que está o teu Rei? Onde está a nossa PÁTRIA? QUEM MANDA EM PORTUGAL?

    Grande abraço ao RUI que é dos que andam despertos e não pertence a ninguém. Nem sempre concordo com ele mas respeito-o profundamente porque diz o que pensa e não o que é "politicamente correcto".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails