D. João II, décimo terceiro Rei de Portugal, cognominado de O Principe Perfeito, escrevia numa carta ao rei de França no século XV o seguinte: "Obrigação é do bom Príncipe e prudente, não somente galardoar seus vassalos com honras, cargos e dignidades merecidas, mas castigar com rigor, severidade e justiça aos que são prejudiciais em sua república, para que os bons com o exemplo do prémio sejam melhores e os maus ou com castigo se emendem, ou com as maldades pereçam".
Portugal está passando hoje sérias dificuldades tal como na 1ª República em que foi preciso encontrar um homem íntegro e honesto, capaz de equilibrar as finanças públicas, tendo conseguido isso ao longo de 40 anos em que governou o país e morreu pobre. Estou a falar de António Oliveira Salazar.
Os politicos actuais falam de "Democracia", chegam ao poder onde estão meia duzia de anos, enriquecem em pouco tempo, arruinam a economia do país e nunca se lhes pede contas pelas suas incompetências e maningâncias (politicas ou económicas) levando uma vida faustosa à custa de quem produz a riqueza e morre pobre também.
Algo está mal nesta República que precisa de um novo homem, integro e honesto, capaz de governar Portugal mas que infelizmente não se vislumbra no quadro politico actual.
E para todos compreendermos melhor o que se passa neste "jardim à beira mar plantado" onde uns quantos senhores 'doutores' (uns socialistas outros não) tomaram conta da situação e se tornaram novos ricos no pós 25 de Abril de 1974, aumentando suas contas bancárias enquanto o povo paga as crises e vive mal, aqui ficam alguns exemplos que não deviam ser mais repetidos e se devia corrigir tanta injustiça e desigualdade social em Portugal, quando se sabe também que o Governo se tornou fiador de 20 mil milhões de euros de transacções intra-bancárias para que a Banca e seus gestores (muitos politicos que já estiveram no Poder) tenham garantido o seu futuro. Eis alguns nomes bem conhecidos:
Antes - Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
*Agora - Presidente do BCP Angola
-------------------------------------------------------------------------------------
José de Oliveira e Costa:
Antes - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
*Agora - Presidente do Banco Português de Negócios (BPN)
-------------------------------------------------------------------------------------
Rui Machete:
Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
*Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN e Presidente do Conselho Executivo da FLAD
----------------------------------------------------------------------------------------
Armando Vara:
Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
*Agora - Vice-Presidente do BCP (indiciado no processo "Face Oculta")
-------------------------------------------------------------------------------------
Paulo Teixeira Pinto:
Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
*Agora - ex-Presidente do BCP depois de 3 anos de 'trabalho', saiu com 10 milhões de indemnização e mais 35.000EUR x 15 meses por ano até morrer...
------------------------------------------------------------------------------------
António Vitorino:
Antes - Ministro da Presidência e da Defesa
*Agora -Vice-Presidente da PT Internacional e Presidente da Assembleia Geral do Santander Totta, e ainda... umas 'patacas' como comentador RTP
-----------------------------------------------------------------------------------
Celeste Cardona:
Antes - Ministra da Justiça
Agora - Vogal do CA da CGD
------------------------------------------------------------------------------------
José Silveira Godinho:
Antes - Secretário de Estado das Finanças>
*Agora - Administrador do BES
------------------------------------------------------------------------------------
João de Deus Pinheiro:
Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
*Agora - Vogal do CA do Banco Privado Português
-----------------------------------------------------------------------------------
Elias da Costa:
Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação
*Agora - Vogal do CA do BES
------------------------------------------------------------------------------------
Ferreira do Amaral:
Antes - Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)
*Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato.
Dentre estes nomes e outros de gente que esteve no Poder e hoje têm seus 'taxos' cheios, são:
Durão Barroso, ex-1º Ministro e actual Presidente da Comissão Europeia; Vítor Constâncio, ex-Governador do Banco de Portugal e actual Presidente do Banco Central Mundial com seus mega ordenados ao fim do mês; Faria de Oliveira (da CGD): 390.000.00 ; Guilherme Costa ( da RTP): 280.000.00; Carlos Tavares (CMVM): 260.000.00; Fernando Nogueira (ISP): 250.000.00; Amado Silva (Ana Com): 240.000.00 ; Mara da Costa (CTT): 230.000.00; José Reis (Parpublica): 180.000.00;António Fonseca (metro Porto): 120.000.00; Cardoso Reis (CP): 100.000.00
Tudo isto mais PREMIOS mais BONUS mais CARROS mais TELEMÓVEIS mais CARTÃO CREDITO etc., etc., etc. ... tudo à conta do zé pagode que fica impávido e sereno perante tanta IMORALIDADE em Portugal.
Está na hora de mudar a RES PUBLICA PORTUGUESA! Para isso estou dando já aqui a minha modesta contribuição dizendo o que se passa de errado dentro da Nação.
Pausa para reflexão!
Rui Palmela
qual a fonte de onde o senhor foi retirar estes ordenados aqui apresentados?
ResponderEliminarImporta saber a 'fonte', caro Ramos, ou saber se é verdade ou mentira aquilo que se revela publicamente e vai sendo do conhecimento de toda a gente?
ResponderEliminarpelos vistos os ordenados por si apresentados só são do seu conhecimento. poderia partilhar comigo onde foi tirar tal informação? sabe.... é que um homem devidamente informado com a verdade vale mais do que 390.000.00 euros.
ResponderEliminar