segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A MUSICA E A DANÇA, UMA BOA SOLUÇÃO...



É simplesmente fantástico!!! Este é um bom exemplo de como deviam ser os programas educativos nas prisões onde a música e a dança poderiam fazer muito mais pelos jovens do futuro do que castigos e condenações.

O video acima foi feito no Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu na Filipinas, onde os prisioneiros fazem sucesso dedicando-se a exercícios de danças e coreografias fantásticas, muitas estando no youtube como essa e foram uma idéia de Byron Garcia, um consultor de segurança do governo da província de Cebu. Ele afirma mesmo que esta nova rotina na vida dos detidos melhorou drasticamente o seu comportamento, tal como o mesmo se consegue por uma mudança radical na dieta alimentar em prisões de alta segurança nos EUA como já referi neste meu Blog. Ver aqui.

Quanto aos prisioneiros de Cebu nas Filipinas, não há duvida que a dança ali obrigatória para todos os detidos, excepto idosos e doentes, foi a melhor coisa que podia ter acontecido na vida de muitos jovens que se tornam grandes dançarinos e confessam que sua mente fica ocupada longe de sentimentos de vingança ou violência e até do consumo de drogas, podendo ser um bom exemplo para prisões de outros países, incluindo Portugal.

O video acima é também uma justa homenagem a Michael Jackson, o famoso cantor, dançarino, coreógrafo e filantropo norte-americano falecido em 25 de Junho de 2009 com uma carreira de sucesso iniciada aos 11 anos de idade que maravilhou o mundo.

Vale a pena assistir, pois, a alguns momentos de ‘exercícios’ de coreografia dos prisioneiros do CDRPC nas Filipinas que mostram bem como a música e a dança pode educar e recuperar jovens delinquentes, muitos dos quais se tornam brilhantes profissionais não do crime mas de uma vida digna em Sociedade fazendo jus à sua própria identidade.

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails