sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A DESIGUALDADE SOCIAL EM PORTUGAL OU O DESCALABRO DA DEMOCRACIA



Segundo um estudo apresentado no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa em Lisboa, Portugal é o 2º país onde existe maior desigualdade social na União Europeia, pior só na Letónia, estando a Bulgária e Roménia em 3 e 4º lugar.

A par de tudo isso a Corrupção no país tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente desde 2007, apesar dos pseudo esforços dos Partidos e do governo PS em querer combatê-la eficazmente, pois há muitos interesses instalados dentro do Estado e da própria Assembleia da República onde grande parte dos deputados são gestores empresariais e/ou têm outras ligações que estão em conflito com o papel que desempenham mandatados pelo próprio povo que representam.

De resto, a maior parte dos portugueses (mais de 83%) tem uma ideia muito negativa sobre a classe politica que considera corrupta e cheia de impunidade perante a Justiça do país que pior do que não actuar protege a própria Corrupção, segundo opinião generalizada do povo que assiste ao descalabro e má qualidade da “Democracia” que tem favorecido tudo isso e precisa ser revista na República.

A verdade é que muita gente já vai dizendo que os novos politicos e governantes do pós 25 de Abril de 1974 são piores do que os anteriores e pesam no bolso dos portugueses que pagam caro para sustentar partidos, privilégios e mordomias de deputados e toda uma prole de gente que se governa e se reveza na roda das Eleições prejudicando cada vez mais as populações.

Tanto assim é que o estudo sobre as Desigualdades sociais refere que o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e Portugal já se situa no segundo lugar da lista dos países mais desiguais, sendo que os rendimento dos 20 por cento da população mais rica é 6,1 vezes superior ao dos 20 por cento mais pobres, segundo conclui o investigador Renato Miguel do Carmo.

Usando dados de 2007, ele concluiu também que 18 por cento da população estava em risco de pobreza, apontando o alto índice de Desemprego que no último trimestre de 2009 afectava mais 504 mil portugueses, contando apenas com os inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Enfim, não é este o país ‘democrático’ que queremos e sim um outro mais justo e igual em que acabe a impunidade, a precariedade, a injustiça e desigualdade social. E é de cima que tem de vir o melhor exemplo para que se limpe a má imagem que vai tendo Portugal.

Fica aqui mais esta questão.

Ponto final. Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. António Claret Marialva10 dezembro, 2010

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    É com grata satisfação que transmito ao amigo em notícia recente que os Mistros das Finanças de Portugal e do Brasil estão em entendimento para a aquisição, por parte do Brasil, de Títulos do Tesouro Português, afim de se evitar que Portugal caia nas mãos "famigeradas" do FMI. Já assistí ao "filme FMI" aquí no Brasil e posso assegurar que não foi nada emocionante nomeadamente para nós funcionários públicos. O FMI dá com uma mão e tira com duas semelhantemente à uma pessoa endividada que recorre a bancos para pagar suas dívidas, ou seja, paga-se dívidas antigas e cria-se uma nova impagável. Além disso, cria-se uma "pena infamante" (livro V das Filipinas") que afasta os investidores bons e atrai os exploradores.
    Esta colaboração brasileira vem a calhar com a visão de um novo mundo e uma nova economia mundial que seja justa e distributiva que permeia o BRIC e que certamente "contaminará" salut armente todo o Planêta.
    Embora eu e o amigo saibamos que não pertencemos à casta dos economistas e que não temos interesses materialistas, por outro lado, também não temos a ingenuidade de que possamos viver, neste planêta, tão somente das "criações do espírito" pois se não manutenermos nossas necessidades biológicas básicas fatalmente desencarnaremos em exíguo lapso de tempo. O MESTRE disse: -"Nem SÓ de pão vive o homem", o que equivale dizer que o pão é necessário também. Portanto, esta união entre o Brasil-Portugal deverá minorar os efeitos de uma crise que os "Das Trevas" criaram. Esta união ´certamente contará com a participação indispensável da China, Russia e também de alguns países árabes, nomeadamente Irã-Pérsia, que pode estar certo o amigo possuem reservas auríferas maior ou igual aos Judeus-Sion, posto que o "tronco-genético" é o mesmo. Tenho-me mantido em efusiva alegria por estar a viver e a participar dest a nova era planetária e por ver cumprirem-se as PROFECIAS de uma forma mais suave do que interpretávamos. Isto reforça-me a Fé na Bondade Infinita de Deus, Seus e nossos Anjos, das Hostes de Luz desencarnadas e de nosso irmãos Cósmicos.

    Grande abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo e irmão Marialva,

    É bem verdade tudo o que dizes e espero que o FMI não venha impôr suas regras dificultando ainda mais a vida aos portugueses.

    No entanto não deixo de dizer-te, meu amigo, que em certa medida não seria mal feito, para que todos aprendessem a lição. Entendes? Muita gente não se deu conta de que estava se endividando acima de suas posses comprando tantas coisas com cartões de crédito ao seu dispôr, adquirindo carro novo de último modelo, hi-fi, ecrans de plasma, férias fora do país, etc., etc., e agora não têm como pagar tudo isso nem a própria renda de casa, água, luz, gás, e recorrem ao banco alimentar pedindo comida.

    Há cada vez mais pedidos de ajuda de gente da classe média que está passando sérias dificuldades devido ao Desemprego que vai aumentando em Portugal. Mas os governantes e os senhores dos Partidos Politicos, esses não têm qualquer problemam claro, a não ser de consciência que era verdee o burro comeu. A Banca, essa está sempre facturando e vai tendo seus lucros fabulosos em tempo de 'Crise'...

    Enfim, amigo, os portugueses deviam era perceber melhor o que se está passando neste país "democrático" dos pós 25 de Abril de 1974 e devia pedir contas aos senhores da (des)governação pelo estado em que o país se encontra. Afinal Salazar esteve no poder 40 anos e morreu pobre porque não foi corrupto!

    Percebes o que quero dizer, caro amigo?

    Grande abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails