terça-feira, 5 de abril de 2011

FUKUSHIMA PIOR DO QUE CHERNOBYL?



Na AFP.com Noticiário Internacional, vem uma publicação de 1 de Abril 2011 onde se diz que:

"A catástrofe nuclear de Fukushima no Japão é bem pior que a de Chernobyl de 1986 na Ucrânia, estimou uma especialista russa em energia atômica. Chernobyl foi como a explosão de uma "bomba suja".

A nova bomba suja é Fukushima, e ela vai custar ainda mais caro em termos humanos e econômicos, advertiu Natalia Mironova, engenheira especializada em termodinâmica que se tornou uma das principais adversárias da energia nuclear em seu país após a tragédia de 1986.

"Fukushima é bem pior que Chernobyl", declarou ela à imprensa, estimando que o acidente nuclear japonês poderia ultrapassar o da central soviética em escala internacional. No nível "sete", o acidente de Chernobyl, considerado o mais grave da história da energia nuclear civil, está no auge desta escala internacional de acontecimentos nucleares e radiológicos. "Chernobyl estava no nível sete e não havia um só reator acidentado;  a catástrofe durou duas semanas". Em Fukushima, "nós já estamos há três semanas e quatro reatores estão num estado muito perigoso", acrescentou Mironova.


MEU COMENTÁRIO:

Segundo os noticiários que acompanho sobre este assunto, o nível de radiactividade que já existe nas águas do mar junto à Central é de milhares de vezes superior ao 'normal e nuvens perigosas de radiações na atmosfera já chegaram à Europa, mostrando a incapacidade da ciência e tecnologia dos homens em deter mais este grave desastre ambiental no século actual.

Por outro lado, verifico também que há uma certa desculpabilização face ao sucedido apesar da Agência de Energia Atómica Internacional ter alertado o governo japonês há uns anos atrás para as fragilidades que se verificaram na Central Nuclear que agora não resistiu ao forte terramoto de 9.0 no país, seguido de tsunami.

E assim vai o homem do século XX - XXI tão imprudente naquilo que criou sem pensar nas consequências futuras que terminam sempre em tragédias para a Humanidade. Este é um exemplo disso. Imaginemos o que poderá suceder se outras centrais nucleares espalhadas pelo mundo forem atingidas e ficarem acidentadas por sismos de grande magnitude que se prevêm venham a acontecer. 

De nada serve tanta Ciência enquanto não houver uma verdadeira Consciência! A Terra está reagindo ás agressões sistemáticas do homem à Natureza e esta penaliza a Humanidade que vai passar por "tempos dificeis" que há muito foram previstos para a Actualidade. O homem tem de alterar sua marcha de condenação com esta forma de Civilização que precisa sim de sofrer uma grande e necessária Transformação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. De novo a terra tremeu no Japão, um sismo de grande magnitude a 66 kilómetros da costa atingindo o grau 7.4

    Enquanto isso, já se noticiou hoje que apesar de terem contido o derramamento de água radiactiva na Central nuclear de Fukushima, corre-se o risco de nova explosão.

    Que mais virá por aí...

    ResponderEliminar
  2. Finalmente aconteceu o que tanto se temia, hoje (12-4-2011) houve uma nova explosão na central de Fukushima e o nível de radiações passou para o máximo da escala, sendo já pior do que o desastre de Chernobyl em 26 de Abril/1986.

    Entretanto a terra continua a tremer no Japão após o sismo de 9.0seguido de tsunami no dia 11 de Março com mais de 28.000 mortos contabilizados até ao momento.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails