sexta-feira, 22 de julho de 2011

AS 'DEFICIÊNCIAS' DO SER HUMANO



Mário Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro falecido em 1994 com 88 anos de idade, deixou sua obra valiosa para a posteridade. Aqui fica algo que recebi hoje como Lembrete e repasso para todos os que desconhecem ainda o valor de se estar vivo e nada fazerem pelo bem da Humanidade:

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais."

“A Amizade é um amor que nunca morre”



Mário Quintana


8 comentários:

  1. Antonio Maria Claret Soares de Marialva23 julho, 2011

    Amigo e irmão Rui Palmela (do outro lado do Atlântico).

    Esplendoroso vosso artigo que transcreve o pensamento do grande Mario Quintana, que confesso com pejo nem mesmo conhecia.

    O Mário parece sintetizar de forma ímpar tudo o conhecemos d'alma humana bem como tudo o que nos foi dito de bom pelas religiões e filosofias mundiais.

    Sinto-me impelido a dar mais um voto de louvor ao amigo que mantém este valiosíssimo Blogue a espalhar sementes de vida e amor por todo amado Planêta. Também meu louvor a quem vos lembrou de tais palavras preciosas!

    Abraços a ambos, pois enquanto houver pessoas de "boa fé" nossa "morada" seguirá teu curso de VIDA!

    ResponderEliminar
  2. to seguindo, adorei seu blog! é muito interessante.

    boa semana
    beijos.

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia esse texto, mas não me importei mesmo nada de rele-lo!

    Rui, já está a par do 1º despacho da Presidente da A.R? Veja aqui:
    http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=22030&visual=3&layout=10&tm=10

    É inacreditável!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Começo por agradecer sempre a paticipação dos Amigos (de aquém e além mar) que seguem este Blog. O meu abraço em especial para o irmão de alma António Marialva.

    Pois é, Fernanda, os privilégios são sempre os mesmos, mudem ou não de governo e o país esteja ou não em Crise. Os dinheiros públicos são sempre gastos do mesmo modo com os que fazem parte dessa grande Máquina politica/partidária que todos sustentamos de nossos bolsos sem que nos peçam opiniões. Aliás, mais inacreditável ainda é muitos milhões de euros gastos com os partidos nas campanhas eleitorais, que deviam ser eles próprios a pagar e não os cidadãos que os elegem.

    Isto ainda não foi mudado na Constituição porque nenhum partido (da Esquerda á Direita) está interessado nisso e é um escândalo esta situação.

    Enfim, continuemos a pagar e já de pouco adianta protestar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sábias palavras de meu conterrâneo. Gostei imensamente de seu blogue. Abraços,fraternos, JAIR.

    ResponderEliminar
  6. Antonio Maria Claret Soares de Marialva05 agosto, 2011

    Meu irmão d'alma, Rui.

    Hoje, estou extremamente irritado e ranzinza. Velho e ranzinza é um adágio popular verdadeiro. Irrita-me a burrice, a cegueira, o desamor, o apegar-se à metéria, o "ser inútil" que ainda, grande parte de nossos terráqueos vivem. Custa-me a crer que seres humanos dotados de mente-espírito ainda vivem como animais inferiores num determinismo "Darwiniano", pululando feito macacos à caça de bens materiais inúteis, fúteis que se transformarão em pó (elementos químicos originais).
    Porém, de repente, por instintivo impulso (animal)acesso teu blogue e tal atitude apascenta meu espírito como a brisa suave e quente que sopra dos oceanos nos verões...Observo que os demais poetas e poetisas que de teu blogue participam e adentram em uníssona comunhão d'almas que contrariam a física tradicional e me fazem compreender a física quântica. Como bela quimera parece que as fracções individuais se somam em sentimentos e pensamentos únicos, onde a própria vida se renova. Rui, Lucy, Fernandinha,Estranha..sedução,o Jeri, o Jair e todos os outros que conosco participam, verdadeiramente somos irmãos d'alma, corpo e espírito.
    Neste exato momento entre o espaço e o tempo, deixo-me de irritar-me e sinto um "batismo" de calma por estar entre todos vós!
    Obrigado a todos...

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo e irmão de além mar, António Marialva,

    Esse teu comentário foi a coisa mais linda que escreveste até agora e me deixa feliz por saber que aqui encontras sempre algo que se torna como um 'bálsamo' para teus estados de alma.

    Um grande abraço do coração, meu Irmão de caminhada nesta vida, que a Luz te ilumine sempre!

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails