terça-feira, 18 de outubro de 2011

POR UM MUNDO MAIS JUSTO E HUMANO



O Dia 15 de Outubro foi mais uma data de manifestações de protesto em Portugal e em mais 80 paises no Mundo (incluindo os EUA) contra a tirania, ganância e ambição desmedida dos poderosos que originam as crises para sujeitar os  Povos aos seus ditames cujo objectivo é o enriquecimento ilícito pouco se importando com o aumento do Desemprego, a pobreza e miséria que possam provocar e os tumultos sociais de revolta e indignação das populações que protestam nas ruas contra seus governos que elegeram para os defender mas se sentem traidos quando respondem pela força do bastão e cortam no pão com as medidas de austeridade que afectam a classe mais desfavorecida a quem pedem sacrifícios extremos e não tocam na classe mais abastada.

Os INDIGNADOS é um movimento social apolitico e apartidário que se mobiliza nas redes sociais e começa a crescer por todo o lado fazendo ouvir sua voz, integrando desde os mais jovens aos mais velhos, lutando todos pelo mesmo direito à sobrevivência digna, justa, equitativa, por uma vida melhor, que obviamente não é a do consumismo e do materialismo mas sim  de uma Sociedade auto sustentável, ética e ecológica, que respeite a própria vida e integridade no Planeta. Só nesse princípio me solidarizo na mesma luta por um mundo melhor, com mais Verdade e mais Amor.

A marcha dos Indignados começou nos EUA por um grupo de activistas que ocuparam pacificamente  Wall Street (centro do grande ‘Monstro’ do Capital) onde desencadearam  uma onda de protestos na América que se alastrou também à Austrália, Ásia, Europa e África.  

O movimento “Occupy Wall Street” espalhou-se por 25 cidades dos EUA contra o sistema financeiro que está na origem desta Crise Global que obviamente não é só a do “Vil Metal” mas sim de valores e princípios éticos que se descuraram há muito levando a uma Crise geral, moral e espiritual, no século actual.

Não basta pois desejar um mundo melhor, mas sim mudar comportamentos e melhorar os discernimentos acabando os desregramentos. Só assim é possivel viver no verdadeiro sentido da vida sem mais dores ou  sofrimentos. É preciso sobretudo alterar o ‘karma’ desta Humanidade pelo conhecimento e entendimento da Verdade.  Doutro modo não adianta qualquer onda de protestos ou lutas de indignação se não vivermos à luz de nossa humana e verdadeira condição.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

8 comentários:

  1. Sr. Rui Palmela, os "Indignados" dizem-se apartidários, mas houve um dia que eu perguntei à "Geração Rasca" via Facebook, o porquê se irem para a rua fazerem manif's, gritar o se descontentamento. E depois fiz uma bela pergunta, que foi em que partido é que votaram nas ultimas legislativas, e em qual votarão nas próximas(2011). Eis que um membro da geração à rasca me respondeu, de uma maneira resumida, que a única alternativa era votar em PS, PSD e noutro partidozito qualquer(provavelmente o partido supositório, o CDS).

    Ora com esta resposta não me venham dizer que são apartidários. É assim Sr Rui, no meu ver eu até acho bem fazermo-nos ouvir nas ruas fazendo, manif's, temos direito de expressão, temos o direito de censurar, mas têm-se visto que isto não vai resolver nada, o povo num dia protesta, no dia ou no futuro o governo não faz nada. A única manif's que funciona em Portugal é a dos Camionista que faz parar o País.

    Sr Rui Palmela, eu queria deixar uma observação aos nosso jovens "Indignados", para que apliquem bem o poder que tem, que é a maior arma do Povo o direito ao VOTO, aí sim mostrem o descontentamento.

    Mais uma coisa para os "INDIGNADOS"="GERAÇÃO à RASCA", desculpe ,mas acho que é isso.

    ps: Se quiser que eu lhe envie por mail o excerto da resposta do membro da geração à rasca, à minha pergunta no Facebook, para lhe mostrar que não estou a mentir, faço isso com todo o prazer.

    ResponderEliminar
  2. Caro Martins,

    Decerto haverá muitas opiniões divergentes entre tanta gente que contitui a "Geração à Rasca" e o Movimento dos INDIGNADOS do mundo inteiro que são os tais "99%" face aos que dominam pelo poder das armas e do dinheiro.

    Se a População Mundial soubesse o Poder que tem, exigiria de seus governantes a verdadeira Justiça e Igualdade Social, como aquela que prometem nas Eleições enganando as multidões. Mas eles sabem como dominar, dividindo para reinar, e sobretudo mantendo as pessoas na ignorância dando-lhes "pão a circo" para as controlar.

    Mas o POVO já começa a despertar por força das circunstâncias pelas quais estamos todos a passar e começamos a perceber que... "é mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separa".

    É irrelevante, pois a resposta de alguém a quem você perguntou em quem votou e qual a melhor solução para a saida de toda esta situação, pois decerto não será nenhum PS, PSD, CDS, PCP, BE ou outros partidos que se venham a formar que resolverão a Crise Global mas sim uma mudança total na Civilização a nível mundial que terá de mudar também seus próprios comportamentos e unir-se em torno de um verdadeiro Trabalho por um Mundo melhor, com mais verdade e mais amor.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Rui Palmela, eu respeito a sua opinião, mas na minha opinião se acha que é irrelevante votar em PSD, PS,CDS,BE ou PCP e outros partidos; então estes "Indignados"="Geração à Rasca" têm bom remédio, cortar o mal pela raiz, ou seja, acabar com estes governos e este sistema politico. Vamos lá ver se conseguem...

    ResponderEliminar
  4. Caro Martins,

    Eu repito o que disse em meu post anterior:

    "...não será nenhum PS, PSD, CDS, PCP, BE ou outros partidos que se venham a formar que resolverão a Crise Global mas sim uma mudança total na Civilização a nível mundial que terá de mudar também seus próprios comportamentos"...

    O que eu acho irrelevante é a resposta da pessoa a quem você perguntou em quem votou e qual seria o melhor governo para Portugal que na opinião dessa pessoa seria uma ligação PS,PSD e noutro partido (provavelmente o CDS).

    Estou certo que no meio das centenas de milhares de pessoas que se juntam nas manifestações apartidárias (não promovidas por partidos), haverá quem tenha suas ideias diferentes uns dos outros mas unindo-se em torno do mesmo objectivo que é uma Sociedade mais justa e humana. É nas horas de dificuldades que se esquecem as diferenças e se fazem convergências...

    Esperemos que o mesmo se passe com todos os paises do Mundo.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Rui Palmela, posso não estar visionar o seu raciocínio, mas para que as Civilizações realizem essa mudança que o Sr refere, para isso teria que haver um novo sistema político ou algo do género que impulsiona-se a civilização para tal, ou seja, que houvesse algo que fizesse com que a nossa Civilização mudasse de comportamentos e de mentalidades(dito de uma forma resumida).

    Se não recorrermos a um novo sistema politico mais justo, mais democrático e capaz de resolver os problemas socio-económicos, então não precisamos de politica para nada, nem existir um Governo, e então isto era tudo uma balda.

    ResponderEliminar
  6. Não tenho uma visão anárquica da Sociedade futura, caro Martins, antes pelo contrário, mais ordenada e mais unida.

    Aliás essa minha visão de uma Civilização mais evoluida e avançada tenho-a há muito tempo e sei que esta Crise Global que a Humanidade atravessa é o princípio do fim duma velha Ordem Social que vai dar inicio a uma outra mais perfeita e Universal.

    Já agora deixo aqui o link de uma Mensagem que resume aquilo que penso e enviei em 1995 para a Assembleia-Geral das Nações Unidas:

    http://www.novaera-alvorecer.net/Mundo_Novo.htm

    ResponderEliminar
  7. Antonio Maria Claret Soares de Marialva23 outubro, 2011

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Estou a endender a muito bem posta manifestação do Sr. Martins. Porém, desejo reforçar que tais movimentos e manifestações de descontentamento está a acontecer à nível mundial e num "efeito dominó" jamais visto em toda a história da humanidade. Primeiro, estão a cair todos os déspotas, ditadores de um sistema político não mais exequível. Após e imediatamente será e já está sendo a vez dos corruptos dos governos ditos democráticos. Também, político algum ou funcionário Público escapará da "espada da Justiça". Assim sendo, não importa os partidos políticos ou a forma de governo, pois o que vale e é irreversível é a vontade livre e justa do POVO. Este é o princípio básico da democracia, ou seja, o governo do povo, pelo povo e para o povo. Já nossas democracias postas foram uma grande farsa a enganar o povo seja de um País ou do Bloco Ocidental ou Oriental. Agora, está tudo a mudar rápida e espantosamente inclusive as grandes corporações empresariais já estão cientes que não devem mais corromper políticos, posto que a "espada da Justiça" chegará a elas também, pois se existem corruptos é porque existem corruptores.
    De tudo o mais, pode-se concluir que definitivamente o "tempo das injustiças e da fome" chegou ao fim num triste agonizar das trevas e dos trevosos. Tudo está a se modificar e renovar e tudo o que foi há 70 séculos já foi.

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  8. É como dizes, caro amigo e irmão Marialva, estás certo em teu raciocínio. Alguém dizia que "a mentira só reina enquanto a verdade não chega" e essa já está vindo por aí pondo a descoberto tudo o que é falso das obras dos homens.

    Eu sempre tenho dito que esta "Demo-cracia" onde vivemos é mais uma subtileza do 'Demo' que vai corrompendo ainda mais os homens incutindo ideias de 'Liberdade' onde abunda a INIQUIDADE.

    Os verdadeiros valores foram esquecidos e corrompidos e hoje muita gente até já aceita tudo como sendo 'normal', chamando ao mal de bem e ao bem de mal, tal como Jesus tinha previsto e alertado para tudo isto.

    Mas o tempo das trevas está chegando ao fim sim e os trevosos sabem isso, tentando dalgum modo manter ainda seu reinado que tem persistido desde o passado.

    Bem aventurada 'CRISE' que está obrigando muitos a pensarem e ponderarem para tomar uma verdadeira decisão e o Mundo não será mais o mesmo, como bem o dizes, após a necessária mudança e transformação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails