terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ATÉ AS ANDORINHAS CHORAM A MORTE DE KIM JONG-IL?


Não escreveria nada sobre a morte do ditador denominado de “Querido Lider” pelo povo da Coreia do Norte, se não fosse o facto de terem acontecido algumas coisas estranhas durante os 11 dias de luto decretados pelas autoridades.

Não me refiro ao conpungimento generalizado (falso ou não) no rosto do povo que mostrou sua dor ou seria castigado decerto se não a mostrasse em honra do ditador, mas sim a alguns fenómenos como o ruido estranho de um lago gelado que rachou após sua morte e um brilho que foi observado numa montanha considerada sagrada no país. Por fim,  um bando de andorinhas surgiu e pousou nas árvores junto ao local onde se homenageava o falecido lider norte-coreano. É o endeusamento total ou culto da personalidade caracterizado pelos ditadores do mundo.

Não me cabe ajuizar o regime politico do país onde parece que o povo vive feliz ou em auto-suficiência debaixo duma ditadura militar com um exército poderoso que o mundo teme, mas sim tentar perceber o significado do sucedido quanto ao bando de andorinhas que surgiu por coincidência no local onde milhares de pessoas homenageavam Kim Jong-il, pousando nas árvores onde permaneceram quietas, facto que foi observado e amplamente divulgado pela imprensa oficial que aproveitou o acontecimento para mostrar ao mundo que até mesmo os pássaros (e as crianças) se juntam no luto do povo norte-coreano que por mais que tentem mostrar seu pesar eu não vejo lágrimas nos seus rostos. 

Uma coisa é certa: enquanto milhares de pássaros cairam mortos do céu durante o ano de 2011 em várias partes do mundo, estes pelo contrário se aninharam para descansar naquele lugar...

Cada um tire sua ilação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Bom dia Sr Rui Palmela. Também fiquei um pouco confuso com o povo Norte Coreano chorar a morte de um ditador, talvez ou tinham que chorar ou eram mortos por desrespeito ao Líder. Será que o sinal das andorinhas era para mostrar o bom líder que provavelmente era? não sei. como não vejo uma ditadura ser boa para o povo em alguns casos, a educação e a saúde são 100% gratuito (wikipedia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Norte#Pol.C3.ADtica), mas no entanto torna um Estado forte e independente.

    É engraçado ver como o povo se mostra contente com o regime que tem no seu país, vivem tudo de uma forma normal. Será que sabem que um país democrata pode ir ao fundo? Será que tem de se mostrar contentes para não irem presos ou serem mortos?

    Digam Sr Rui Palmela, porque que é que o PCP votou a favor ao voto de condolências da Coreia e não ao ex-lider da antiga Checaeslovaquia?

    ResponderEliminar
  2. Grato pelo seu comentário e participação neste Blog, caro Sérgio.

    Quanto ao tema em questão pouco mais tenho para dizer a não ser que um povo que vive isolado do resto do mundo, subjugado a um regime fechado sobre si mesmo, acaba por se adaptar à governação de um lider que toma o poder e nele se mantém por herança directa semelhante ao das Monarquias embora com sentidos diferentes. Na verdade as "Democracias" que conheço não me seduzem pelas suas iniquidades e impunidades de quem nos governa. Portugal é um bom exemplo disso, porém ainda assim prefiro a liberdade de poder escolher um PM ou PR, coisa que o povo norte-coreano não pode fazer.

    Estranho por isso os votos de 'condolências' do PCP que se identifica com aquele regime ditatorial e neste caso é fácil de perceber porque não teve o mesmo comportamento em relação à morte de Vaclav Havel que foi um combatente dos regimes totalitários comunistas, tendo mesmo escrevido um importante livro falando sobre os mecanismos e os meios que o comunismo totalitário exercia para oprimir as sociedades e as transformar numa massa homogénea e manipulável.

    Portanto é natural que não se agradasse nem se manifestasse por Havel.

    ResponderEliminar
  3. Antonio M C S Marialva30 dezembro, 2011

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Em tempos idos eu tinha um amigo português que era funcionário da General Eletric Corporation em Angola ou Moçambique (não me lembro), quando das intifadas comunistas na região de lá fugiu para cá, Brasil, trazendo consigo algum ouro e pedras preciosas. Pessoa culta, conhecia toda história dos "Marialvas" e muito me ensinou. Dizia ele constantemente, que "as andorinhas vão e as andorinhas voltam".(conforme o ciclo vital delas).
    No caso que o amigo disserta, não vejo qualquer conotação mística com o finado Kim, porém um certo "aconchego" na relação homem-animal muito bonita. Quanto aos regimes políticos, estes são apenas o reflexo da vontade do povo e seu "conciente coletivo", podendo ter um ditador bom, como um Presidente eleito péssimo. Houve muitos ditadores bons e amados pelo povo, não obstante o vassalismo aos EUA, no século passado, como Salazar(Portugal), Getúlio Vargas (Brasil)e outro (Alemanha), cuja massificação imperialista me proíbe de citar. Regime algum ou forma alguma de governo é "entidade per si", mas psssoas humanas e o agrupamento delas, estas sim são "entidades vivas". Mais estranho, acho, é que o povo do extremo-oriente (mongóis) são um povo com características sócio-culturais absolutamente diversa dos povos nórdicos, semíticos-latinos, ou africanos. Tal fato, é em si a prova de que as raças humanas não derivam de um tronco evolucionário único ou absolutamente terrestre. Logo, a lógica leva à concluir que nós, seres humanos, temos diversas origens extraterrestres e que entramos numa época de globalização e miscigenação racial que talvez e provávelmente será una daquí há mais mil ou dois mil anos. Assim, se os niilistas e outros "aproveitadores, nomeadamente religiosos", pregam e propalam um "fim do mundo", estão a "abestalhar-se", posto que o Planêta Terra e seu povo ainda "engatinham feito miúdos" no sistema evolucionário cósmico e universal. Como ainda crianças, temos a proteção e amparo de nossos Irmãos Cósmicos, dos Anjos e do Pai Mestre e Uno do universo.
    Do mais, espero para breve além de uma revoada de pássaros, também uma revoada de "naves espaciais" de nossos irmãos cósmicos para "abrir de vez por todas" os olhos, as mentes e os corações humanos.
    Grande abraços a todos os Irmãos do Planêta Terra!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails